Gospel

Acaba a proibição de bíblias em Cuba, após quase 50 anos

Imagem: DivulgaçãoApós a reaproximação dos Estados Unidos e Cuba, surgiu uma oportunidade rara para os missionários. Há quase 50 anos Bíblias não eram encontradas nas livrarias cubanas. Um cristão tinha acesso a elas apenas pela rede de igrejas subterrâneas. Agora essa situação mudou.

Este mês, a International Missions Board (IMB), maior agência missionária dos Estados Unidos, enviou 83.000 bíblias para a ilha caribenha. Há relatos que existem extraoficialmente cerca de 1.200 igrejas evangélicas em Cuba. O regime comunista dos irmãos Castro proibia a abertura de templos “não registrados”.

O IMB relata que este é um tempo de crescimento dos evangélicos. A nação comunista proibiu a distribuição da Bíblia abertamente em 1969. Até recentemente as bíblias que chegavam até os cubanos precisavam ser contrabandeadas e seguidamente eram apreendidas pelas autoridades. Centenas de missionários já foram presos e extraditados por tentarem levar literatura bíblica escondida desde a década de 1960.

Segundo David Isais, que faz parte da Comissão Bíblia de Cuba (CBC), o ministério Revival Fires (Fogo do Avivamento) pretende entregar pelo menos 250 mil bíblias em Cuba este ano. O seu objetivo é que as ofertas possibilitem atenderem o pedido de 1 milhão feito por pastores cubanos. Isais explica que o governo está fazendo um programa experimental que pode ser interrompido a qualquer momento se a distribuição “criar muitos problemas”.

A Comissão Bíblica de Cuba serve como “ligação” entre o governo e as igrejas em Cuba há mais de seis décadas. Para ele é um grande alívio essa liberdade. Algumas igrejas têm apenas uma ou duas bíblias para toda a congregação e muitos pregadores cubanos precisam dividir um mesmo exemplar para estudar e pregar.

A CBC firma que foram autorizados a colocar bíblias não só nas igrejas, mas também em escolas, prisões e bibliotecas. Sua expectativa é que a ampla distribuição da Palavra de Deus gere um avivamento entre os cubanos.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Gospel Prime, CBN e Joplin Globe

20 comentários

  1. VIVIANI COSTA disse:

    Resultado de muita oração pode demorar, mas Deus é fiel.

  2. Débora Sheila Andrade disse:

    E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.(Mateus 24:14)

  3. alda disse:

    Operando Deus, quem impedira!

  4. Thiago Costa disse:

    Com certeza Deus está trazendo um grande avivamento em Cuba.

  5. Ivo disse:

    Isso não significa que a Igreja Evangélica em Cuba agora tem liberdade para realizar suas atividade.

  6. sandro Jackson disse:

    É certo q estamos vivendo a última hora e o Espírito de Deus tem trabalhado para q a todos seja revelada a salvação em Cristo q é a palavra de Deus.

  7. cicero sampaio disse:

    um país verá agora o poder de jesus cristo

  8. Frederico Pedreira Lannes disse:

    Eu só quero saber agora se o PT vai tirar, de suas atas de fundação, o artigo em que defendiam o fim dos valores cristãos. Os ditadores fascistas do comunistas ao declarem guerra contra a Bíblia deram murro em ponta de faca. Eles vão e a Bíblia fica, glória a Deus.

  9. Luciana O Metzner disse:

    Dê graças a DEUS, pela liberdade de Adorar a CRISTO. Não vamos deixar ninguém de nós impedir de adorar a DEUS PAI, a JESUS CRISTO e ao ESPÍRITO SANTO e
    ninguém tirará a BÍBLIA de nós.
    Amém.

  10. kildare disse:

    O marxismo é uma ideologia do mal.

  11. André disse:

    Parabéns, Presidente Raul Castro. Por causa dessa decisão seu país será imensamente abençoado. Que Jesus Cristo o abençoe e a toda sua família e a esse povo alegre e maravilhoso que são os cubanos. Enquanto a maioria dos países estão sufocando a palavra de Deus, Cuba está abrindo as portas. Amém.

  12. Giselaine Teixeira disse:

    E mais uma vez o diabo é derrotado.

  13. Luiz Felipe Radzki disse:

    Quando os ensinos dO SENHOR JESUS CRISTO, forem largamente difundidos lá, Cuba será uma poderosa nação.

  14. vagner disse:

    DEUS seja louvado…pega essa satanás…

  15. Manoel disse:

    Ótimo, desde o princípio da notícia percebi que com a aproximação USA vs Cuba, a palavra de Deus, seria pregada em Cuba, pela misericórdia de Deus, muitos irão alcançar salvação.

  16. Karina disse:

    Glória a DEus!!

  17. Vinícius disse:

    O socialismo cientifico é uma ideologia ateia. Tem na religiosidade um adversário a ser aniquilado.

  18. GILBERTO TOESCA DE AQUINO disse:

    Marcílio; nenhum extremismo é valido. Nem o dos cubanos, nem o dos partidos políticos, nem o de qualquer cidadão, seja vc ou eu.
    Precisamos, sim agirmos com bom senso e pensando naquilo que entendermos ser o melhor para nosso país e o mundo.

  19. MARCILIO ROLIM CAMARGO disse:

    A BIBLIA PROIBIDA,E O PT E O PSOL,PARTIDOS POLITICOS QUE IDOLATRAM O REGIME COMUNISTA,VOCE CRISTAO VAI DAR SEU VOTO PRA PARTIDOS DE EXQUERDA NAS PROXIMAS ELEIÇOES?VOÇE NAO ACHA QUE ESTARIA TRAINDO AQUELE QUE VOCE QUER CONVERTER SALVAR PARA DEUS GLORIOSO,CASO VOCE ELEJA UM POLITICO DE IDIOLIGIA SOCIALISTA?

    1. Claudio Barbosa disse:

      Os cristãos PTistas e Socialistas só olham para seus umbigos. Não estão nem aí para os irmãos que sofrem nesses países facínoras.

Comentários encerrados.