Gospel

Aumenta a violação da liberdade religiosa em Cuba, diz CSW

Imagem: DivulgaçãoA Christian Solidarity Worldwide (CSW) preparou um relatório sobre a situação atual da Liberdade Religiosa em Cuba, com dados de 2013 e primeiro semestre de 2014, baseados em pesquisas e denúncias recebidas pela entidade neste período. Segundo o documento, somente nos primeiros seis meses deste ano, a CSW documentou aproximadamente o mesmo número de casos que apresentam violações à liberdade religiosa em Cuba registrados em todo o ano de 2013, ano este em que já havia ocorrido um aumento destes problemas em 50% se comparado com 2012.

A CSW pede que a comunidade internacional cobre respostas do Governo cubano para as crescentes violações da liberdade religiosa em Cuba, sobretudo porque o país faz parte do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (PIDCP) e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Culturais e Sociais (PIDECS), que possuem ações que visam proteger a liberdade religiosa.

Contrariando o PIDCP e o PIDECS, as dificuldades criadas pelo governo em seus rígidos controles estatais fazem com que igrejas não consigam finalizar os procedimentos de registro e sejam obrigadas e ter uma atuação legal. Denúncias de dificuldades para liberação de vistos, acesso à mídia para impressão de literaturas religiosas, credenciamento de seminários, construção e renovação de prédios aumentam no país. Cresce também a quantidade de casos de fechamento ou confisco de prédios de igrejas, incluindo as históricas e registradas.

Através de seus agentes de segurança, o Governo vigia, investiga, e muitas vezes até detém os líderes religiosos que estejam envolvidos com atividades consideradas suspeitas de serem ‘contra-revolucionárias’. São muitos os casos em que detenções ocorrem sem que existam justificativas, e que posteriormente são embasadas em falsas acusações. Mervyn Thomas, Chefe do Executivo da CSW, disse: “Estamos profundamente preocupados porque o governo cubano parece entender a defesa da liberdade de religião ou crença como atividade contra-revolucionária”.

O pastor Mario Barroso, já citado no Brasil pela ANAJURE, que inclusive recebeu ameaça de detenção mais de uma vez enquanto esta matéria era preparada (Clique aqui e veja o relato completo do caso *em inglês), é citado no relatório da CSW como um dos pastores que tem sofrido com a perseguição em Cuba, que alcança também católicos, Testemunhas de Jeová, Adventistas e outras minorias religiosas.

Líderes religiosos também denunciam que o Departamento de Assuntos Religiosos cubano, pertencente ao Comitê Central do Partido Comunista, existe apenas para monitorar, esconder e restringir atividades dos grupos religiosos. O Departamento tem o histórico de negar autorização para uma série de atividades religiosas, tendo cooperação das agências do governo. Penas de multa e confisco das propriedades particulares das igrejas e de outras organizações religiosas também são emitidos com facilidade. A mesma facilidade de atuação não ocorre quando o setor é procurado para agir em defesa destes líderes.

A conclusão do documento diz que o Governo Cubano usa de artimanhas e truques para convencer a comunidade internacional de que está comprometido com a defesa dos Direitos Humanos e da Liberdade Religiosa no país. Os dados apresentados neste relatório da CSW provam que há uma crescente onda de intolerância religiosa em Cuba e que o Governo tem sido ineficiente em resolver tais conflitos.

Clique aqui e confira o relatório traduzido pela ANAJURE para o português.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: CPAD, Anajure e CSW

18 comentários

  1. wdson barrtyss disse:

    no brasil ainda não tem perseguição , daqwi um tempo vai começar Deus fortaleça a igreja brasileira , q o povo de Deus volte ao 1° amor

  2. Eliene disse:

    O que mais doi é saber que muitos cristãos votaram no PT , o PT de Dilma e Lula, digo isto porque até creio que poderia no meio deles ter pessoas com idéias não tão envolvida com essas sujeitas. O problema que um grande jogo de interesse está por trás de ” igrejas”, que não representam os evangélic

  3. roberto adriano de sousa baraboza disse:

    concordo com valdir no meio do povo envagelico so tem murmurao ver ser faz alguma coisa

  4. Essa é para quem acha que só se deve ficar orando e não mover as mãos para fazer algo, para quem acha que a igreja não pode se envolver com política. HIPÓCRITAS!! Jesus está voltando, e a palavra que ele disse está se cumprindo: odiados de todos sereis por causa do meu nome!

  5. Enoque louredo disse:

    Muitos que se dizem “crentes” votaram no PT, na verdade são pessoas que não leem Bíblia não oram e nem assiste ou lê jornais, são assistidores de novelas, e até hoje não conheço uma pessoa assistidora de novelas que é de oração, jejum e leitor assíduo da Bíblia.

  6. Ge Monteiro disse:

    As igrejas cristãs do Brasil estão correndo sério risco com a continuidade dos amigos de Fidel no poder. Culpa dos 30 milhões de covardes que não votaram em Dilma, mas concordaram em que o PT, partido anti-cristão permaneça no comando.

  7. VALDIR disse:

    CREIO QUE POR ISSO QUE DEUS DIZ, OS COVARDES NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.

  8. VALDIR disse:

    UMA DAS PRINCIPAIS ARMAS QUE O MAL APROVEITA PARA SE INSTALAR É A OMISSÃO DOS BONS.

  9. VALDIR disse:

    MINHA INDIGNAÇÃO É COM OS BRASILEIROS OMISSOS NESSA ELEIÇÃO, PELO MENOS 30 MILHÕES DE VOTOS EM BRANCO, NULOS OU ABSTENÇÃO. ISTO É UMA VERGONHA, E ESTES SÃO OS PRINCIPAIS MURMURADORES CONTRA O SISTEMA QUE ESTÁ INSTALADO EM NOSSO PAIS, MAS NÃO FAZEM NADA PARA MUDAR A NÃO SER RECLAMAR.

  10. luciana disse:

    o povo fala mas nao vai para as ruas , igual na venezuela onde mostraram o descontentamento, estao esperando o que?? o exercito fazer isso ???

  11. anderson disse:

    você quase matou a charada jaziel… acabar com o cristianismo, principalmente o Protestante e o modelo de família Judáico/Cristão é o grande objetivo do comunismo…já dizia Lênin e Gramci…

  12. joao disse:

    pelo menos metade da do brasil está mais consciente.mas temos que aguentar esse governo omisso na questao da segurança por mais 4 anos graças as pessoas corruptas,ignorantes e covardes no rio de janeiro ,minas gerais e o nordeste ,que eu faço parte .

  13. Luanda disse:

    É preciso fortalecer, no campo espiritual e financeiro, as instituições que verdadeiramente militam pela causa de Cristo e sua Noiva e alinham-se pela liberdade religiosa. Já faço isso, mas gostaria de fazer mais!

  14. MARCILIO disse:

    estao vendo o que e comunismo,fidel o grande amigo do lula que a dilma respeita e o jo soares dis ter grande adimiraçao, pt psol pv toda essa corja de esquerda adora cuba,mas ninguem vai morar la

  15. Jaziel disse:

    Acabar com as religiões, principalmente o cristianismo, faz parte do comunismo.

  16. Vilmondes disse:

    Que o Deus vivo possa revestir seus filhos que estão no campo enfrentando todas essas dificuldades.

  17. carla disse:

    Preparem-se pois logo essa lei chegará por aqui.Alguém duvida?

  18. Marinaldo disse:

    Esse é o governo que Lula tanto elogia e aplaude!

Comentários encerrados.