Brasil

Base de Michel Temer vai comandar 81% do eleitorado do país

Das 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos

Das 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos

Os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff e hoje formam a base do governo de Michel Temer vão comandar 81% do eleitorado do país. O resultado consolida uma ampla base municipal formada pelas legendas com assento na Esplanada e, ao mesmo tempo, revela a ampliação do espaço dos partidos nanicos. a informação é de ‘Veja’.

Das 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos — sendo 12 em capitais. Ao todo, contando o resultado do primeiro turno, foram 4.446 eleitos. A conta inclui PMDB, PSDB, PSD, PP, PSB, PR, DEM, PTB, PPS, PRB e PV.

A exemplo do primeiro turno, o maior vitorioso ontem foi o PSDB, que levou cinco das oito capitais em que disputava. Destaque para Porto Alegre, onde a legenda terá o comando da prefeitura pela primeira vez. O partido, porém, perdeu em Belo Horizonte, quarto maior colégio eleitoral do País e crucial para os planos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de viabilizar seu nome para a disputa presidencial de 2018.

O PMDB venceu metade das seis capitais em que disputava. Em Florianópolis, a vitória de Gean Loureiro sobre Ângela Amin (PP) foi por pouco mais de mil votos. Também levou em Goiânia, com Iris Rezende, e Cuiabá, com Emanuel Pinheiro. As outras vitórias vieram de partidos menores que também fazem parte da base aliada, como o PRB, que venceu no Rio, o PSD, eleito em Campo Grande, e PPS, que administrará a capital capixaba, Vitória.

Oposição

Dos partidos da oposição, o PDT venceu nas duas em que estava no páreo. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio foi reeleito com 53,57% dos votos. Sua vitória fortalece os planos nacionais do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato ao Planalto. O partido conquistou São Luís, onde o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi reeleito com apoio do governador maranhense Flávio Dino. O PCdoB venceu em Aracaju. PSOL, que disputava no Rio e em Belém, e PT, que tentava voltar à prefeitura do Recife, não venceram em nenhuma cidade.

Leia também: Eleição 2016 escancara desgosto do brasileiro com classe política

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

13 comentários

  1. marcos guimaraães disse:

    Pobre do Didi,tendo a infeliz ideia de ler alguns comentários,deparei-me com o seu,quando diz que esse atual congresso está podre,nisto eu concordo com você,mas todos ou quase todos eram do PT até o Paulo Maluf era do PT,aproveito e lembro a você que o Temer é do PMDB e não do PSDB.

  2. marcos guimaraães disse:

    Está bom,se você não quiser orar pelo Temer ao menos seja brasileiro e ore pelo Brasil e pare de chorar a boquinha que você perdeu.

  3. marcos guimaraães disse:

    Didi,você comentou que o congresso e o governo são sujos,você queria que a Embusteira e o Luladrão ainda dirigissem o País,se isso acontecesse provavelmente não teríamos 12 milhões de desempreg.e sim 15 ou talvez 20 milhões,mesmo não gostando do Temer ore por ele,pelo Brasil,é o q/temos no momento.

  4. fernando disse:

    Gostaria q o Pastor Silas fizesse um analise e desse sua opinião sobre a PEC 241. Dá equipe econômica, desse q se diz PRESIDENTE. mas foi o PT q colocou ele ai, não foi “CUNHA”. Viva a lava jato fora os mal políticos. Povo brasileiro vamos separar o Joio do Trigo…

  5. Roberto disse:

    O governo de Temer e contra o povo! Ate o pastor Silas esta enganando!

  6. didi disse:

    eleição presidencial e outra coisa,e do jeito que anda as coisas o temer/golpe vai afundar o navio,e com ele o PSDB e corja junto…

    1. Manoel disse:

      Golpe? Só mesmo na tua cabeça. Vc e o Tenório, podem chorar o leite derramado. O Brasil com o Presidente Temer, livre daquela que foi deposta, viveremos dias melhores.

  7. marcos guimaraães disse:

    Esperemos que o Gov.Temer possa de posse desta maioria beneficiar a nossa tão sofrida população,vamos orar a Deus para que isso ocorra.

    1. didi disse:

      inocente!com um governo sujo,e um congresso apodrecido,vai melhorar sim…

    2. Manoel disse:

      “tão sofrida população” Situação esta que foi provocada pela péssima gestão daquela que foi… deposta!

    3. Roberto disse:

      Meu amigo voce precisa conhecer a historia do PMDB! Nao espere boa coisa desse imundo nao!

  8. mauro disse:

    SE NÃO HAVER LISTA FECHADA COMO OS CORONÉIS COMUNISTAS ESTÃO AS PORTAS FECHADAS TENTANDO IMPOR SEUS INTERESSES MACABROS PRESUNÇOSOS PRA PERPETUAR NO PODER PRA CUMPRIR COM AGENDAS DO FORO DE SÃO PAULO QUE ESTA POR TRÁS COMANDANDO OS INTERESSES ANT.DEMOCRÁTICOS E DITA POSIÇÕES COMUNISTAS NO PAÍS

  9. André Vincent disse:

    Até que os partidos da direita percebem que estão com a faca e o queijo na mão e está porcentagem cai por uns 30%. Mais perto de 2018 inverta-se o ditado dos quatro mosqueteiros.

Comentários encerrados.