Mundo

Bento XVI renuncia por ‘não ter mais forças'; entenda

O papa leu o anúncio de sua renúncia durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano

O surpreendente discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano.

O Vaticano anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, ficará vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra “o mais rápido possível” e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que deixará a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer as obrigações do cargo.

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia.

O pontífice afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto.

“Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, disse Joseph Ratzinger.

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

O Vaticano afirmou que a renúncia será formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.

Até lá, o Papa estará “totalmente encarregado” dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados, segundo a Santa Sé.

O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.

Decisão surpreendente

O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.

Lombardi afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar em um mosteiro dentro do Vaticano, que vai ser reformado para recebê-lo.

Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave.

O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou “grande coragem” no seu gesto e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.

Lombardi também descartou que Bento XVI vá interferir no papado de seu sucessor.

Aparência frágil

Nos últimos meses, o Papa parecia cada vez mais frágil em suas aparições públicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar.

Em seu livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVI já havia falado sobre a possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar no cargo.

Georg Ratzinger, irmão do Papa, afirmou à France Presse que o pontífice já planejava a renúncia havia alguns meses.

O diretor do jornal do Vaticano, o ‘L’Osservatore Romano’, Giovanni Maria Vian, disse que a decisão foi tomada há quase um ano.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

119 comentários

  1. Andre disse:

    VOU DEIXAR CLARO IRMO; EU NÃO FAÇO PARTE DA TUA IGREJA QUE PREGA O REI MAMON TAMPOUCO DA OUTRA QUE VENERA ESTATUAS.VOCÊ OMITIU UMA VERDADE. VOCÊ QUERENDO OU NÃO ESTÁ ACONTECENDO.QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.

  2. André disse:

    Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:5).

  3. André disse:

    “São também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição”. Vaticano = monarquia. Último papado =7 anos.

  4. André disse:

    ““…e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto
    é o princípio das dores”” Pesquisem HAARP. ,Chemtrails.
    “Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz
    descer à terra, diante dos homens.” (HAARP) (emportuguês
    : “Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequencia”)e fogo do céu ” meteoro” Russia.

  5. Angelo Marcio disse:

    Thiago T.S.Eu não interpretei nada,eu sou citei as escrituras,em nenhum momento eu usei de interpretação meu irmão,mas uma vez digo eu só citei as Escrituras,nem capitulo e versículo eu postei,mas me perdoe por qualquer coisa,mas a unica coisa que fiz foi citar as Escrituras…Deus Abençoe meu irmão…Em nome de Jesus…

  6. ricardo disse:

    Gostaria de saber a Opnião do pastor sobre a renuncia do papa…e o apocalipse

  7. Thiago.T.S disse:

    Angelo Marcio, Essa interpretação sua sobre Apocalipse 17 é um desastre. Mais sobre deramamento de sangue, por que você não comenta aqui sobre a Inquisição Calvinista ou Protestante, muito sangue cristão foi derramado, e ai ? o que acha ?

  8. Angelo Marcio disse:

    Tornei-me seu inimigo por te disser a Verdade?

  9. Angelo Marcio disse:

    A Mãe de todas as prostituições está julgada,ela fez o povo se prostituir com outros deuses,derramou o sangue dos profetas e dos santos,que se convertiam apos conhecer a verdade das Escrituras,Deus disse na sua Palavra,sai dela povo meu,para não serem participantes nas suas pragas.Não são as pessoas é a grande cidade que se encontra rodeada de sete montes e que dominam sobre muitos povos línguas e nações,e não ensinam a Palavra, mas revertem a Verdade de Deus em mentira. Sai dela Povo meu…

  10. diego rangel disse:

    Tenham a plena certeza de que a Palavra de Deus não pode mentir, e lá está a profecia de Apocalipse 17 sobre a GRANDE MERETRIZ e o anticristo saíra dela, é tempo de anunciar a vinda do Senhor!, pois o fim está próximo, enquanto isso tem gente brigando com gays, lésbicas, partido A, partido B, opinando assuntos fúteis… vamos focar na Palavra, e nada desse blá, blá, blá de que somos cidadãos e etc…nem dando entrevista dizendo que tá representando o povo de Deus… acorda!!

  11. elvis disse:

    vejam bem meus caros irmaos a igreja catolica sempre foi contra os protestantes… emtao e normal que vc catolicos se simtam ofendidios….mas a palavra de Deus e clara…nao havera outros deuses diante de mim e os catolicos fazem procissao,adoram imagems d”santos”padroeras.. e querem defemder papa
    me digam catolicos. emque cap e versiculo da biblia fala que eu devo fazer isso fala que eu devo adorar santo.caminhar para santo.rezar para morto.batizar criamça. bamdo de idolatras…

  12. Emerson S. Félix disse:

    ” Dizem que nos Estados Unidos existe um cemitério que tem a seguinte frase( aqui estão enterrados muitos que pensavam que o mundo não passariam sem eles), ou seja, quantos “iluminados”, já pregaram contra a Igreja Católica a mais de 20 seculos e, no entanto ela continua com seus pecados e erros por ser habitada por homens, como qualquer outra instituição, mas Santa por ter sido Fundada por Jesus.Obrigado por Ela chegar até nós e, nos trazer o berço da Fé.

  13. Emerson S. Félix disse:

    ” Por favor , como todos dizem no mundo “Evangélico”, que é uma verdade ( Romanos 10;17 – A fé vem pelo ouvir e, ouvir pela Palavra de Deus ), mas antes de se apoiar dentro do contexto Biblico, procurem saber ao longo dos seculos qual foi a instituição que nos trouxe a Palavra de Deus( Bíblia ), depois tenha um pouquinho de respeito, e de reconhecer que a Igreja Católica nos proporcionou ao longo seculos, chegar até nós a Palavra de Deus. “

  14. patricia disse:

    Eu creio na única verdade a Bíblia Sagrada e ela não mente. Nós estamos prestes a ver o arrebatamento da igreja de cristo. Precisamos acreditar nessa verdade p o bem de todos. O apocalipse é uma revelação dos últimos dias. Só um cego não ver que algo de terrível está p acontecer nesse mundo. Oremos p os que ainda não acreditam na verdade Bíblica. Está mais próximo do que muitos pensam…

  15. Carla disse:

    Imaginem esse homem que é representante da sua religião, ter que renunciar por não poder mudar nada dentro da igreja que ele tanto se dedicou. Ele deve sentir a maior tristeza e eu desejo que o Espírito Santo de Deus faça a obra de conversão em sua vida.

  16. Presb. Edson disse:

    Simples o Papa se converteu ao verdadeiro cristianismo e não mais adorará aos ídolos da igreja católica.

  17. Novaes disse:

    A QUEM O PAPA ESTÁ QUERENDO ENGANAR NOVAMENTE?

  18. humberto!voce me lembrou,o odio que martinho lutero tinha com nossos irmaos mais velhos,os judeus que a quem ele tinha um ódio imenso,ao ponto de afirma que os judeus nao eram filhos de DEUS,por colocar a culpar da morte de jesus a eles.e ainda seu comentario para com nos catolicos e um comentario narzista.essa amor que vc diz ter para com nos catolicos,nós dispensamos,irmao ou o DEUS que vc conhece é diferente?pois o DEUS que sirvo criou o ceu e a terra,e tudo que nele existe.irmao rebelde.

  19. Alberto disse:

    Pesquisem sobre a Opus Dei na internet e vão saber o que pensa o governador Geraldo Alkimin do PSDB. e DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI!!!!

  20. Silvio Machado disse:

    JESUS CRISTO pregava contra a religião e foi perseguido. O nosso único exemplo é ELE e CRISTO não tinha religião. A igreja católica prega que o papa é o representante de Deus na terra. Se estudarmos a BÍBLIA SAGRADA veremos que se trata de uma inverdade, assim como outras práticas tais como: celibato, canonização de “santos”, casamento na igreja, prestar culto a outros a não ser Deus, batismo de crianças, missa de sétimo dia, acender velas, rezar para os mortos, rezar o terço e o rosário, ETC. E

  21. leandra!o papa BENTO XVI se converteu a jesus desde que foi batizado,e ainda consagrou toda a sua vida inteira a jesus,voce quer convençao melhor que essa?severino por um brasil sem fanatismo religioso!

  22. debora! vai estudar a biblia e deixa de falar besteira que a besta que o apocalipse fala,nao tem nada haver com o papa! eita povinho pra falar besteira.

  23. Rodrigo/AVEC disse:

    Não sei por que tanta surpresa na renúncia do papa. Foi atitude de humildade em reconhecer a idade avançada e preferiu não prosseguir no cargo. Qual alarde nisso?

  24. Dim disse:

    Matheus, tentando responder sua pergunta: Em Apocalipse 17:11, diz: E a besta, que era e já não é, é ela também o oitavo, E É DOS SETE, e vai a perdição.

    Se o texto acima, estiver realmente relatando a fase atual que está se passando no igreja católica: O texto acima fala que 8° rei é um dos sete: tudo indica que um dos sete vai voltar e será o 8° rei.

  25. Tiago S. Pereira disse:

    corrigindo… meu post… nao é por obra nossa. é pela GRAÇA de DEUS mediante a fé em Jesus Cristo.
    aproveitando o post quem avisa amigo é…

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

  26. Tiago S. Pereira disse:

    ola irmaos… o Débora eu vi no youtube um video sobre explicando sobre isso… bem esse tipo de coisa…
    o Senhor ta perto de nos arrebatar MARANATA… pra quem é salvo ooooo Gloriasssssss
    tomara que nao tenha irmaos com medo do bicho ruim… ate pq vai ser arrebatado intaum pra que se apavora…? e vcs varoes cre no SENHOR JESUS e seras salvo simples assim… nao é por obra pra que ninguem se glorie… hoje é o dia aceitavel. nao espera o povo dizaparece pra se arrepender dos seus pecados.

  27. Débora disse:

    IRMÃOS ACORDEM! ASSISTAM PRIMEIRO A ESSE ESTUDO DA PROFECIA E ANALISEM NAS ESCRITURAS! “PROFECIA ASSUSTADORA” NO YouTUBE !
    E TAMBÉM BUSQUEM LER SOBRE A ESTATUA DE JOÃO PAULO lI QUE ESTA VIAJANDO POR TODO O MUNDO! O NOME DELE SOMA 666! Eh SO EXAMINAR A PROFECIA! ELE Eh O OITAVO REI QUE EH A BESTA QUE SUBIRA DO ABISMO, ELE NAO TEM PODER PARA TRAZER NINGUÉM A VIDA MAS AGiRA ATRAVÉS DO ENGANO! PORQUE COLOCARAM UMA CÂMERA 24 HORAS NO TÚMULO DELE? SAIAM DO ENGANO! ESTAMOS VIVENDO A PROFECIA DE APOCAL.

  28. humberto!QUEM prega mentira nao é a igreja catolica e sem alguns fanaticos religiosos como voce que se coloca no lugar de deus,e sobre a veneraçao a maria nao há pecado algum,visto que a igreja nao tem maria como deusa e sim como intercessora,e interceder nao é pecado pois se for vc nao precisas ir mas a igreja pedir ao pastor para orar por vc.se for pra pregar ao per da letra,nao precisamos horar por alguem que pede nossa intercessao.vai te converte.pois quem és tu para julgar nos catolicos.

  29. APC disse:

    São também sete reis. Cinco já caíram, um ainda existe, e o outro ainda não surgiu; mas, quando surgir, deverá permanecer durante pouco tempo.
    A besta que era, e agora não é, é o oitavo rei. É um dos sete, e caminha para a perdição.
    [ Apocalipse 17:10-11 ] NVI

  30. claudio!nao tem nada haver
    com o apocalipse 17 vai estudar melhor a biblia!

  31. HUMMMbertoh disse:

    Por mais que amemos os católicos, infelizmente não podemos dizer que são nossos irmãos. A ICR está firme na adoração às milhares de ‘nossas senhoras'; eles fizeram-na “rainha do Céu”. Falam muitas vezes em ir a Deus pela mediação de Maria, e isso é totalmente antibíblico (1 Tim 2:5). Criaram um lugar chamado “purgatório”, lugar desconhecido na Bíblia. O catolicismo é uma seita herética que leva as pessoas para a mentira.

  32. Rose-r.j disse:

    Andrey´,
    O 8º Papa foi São Telesforo no ano de 125, no total a Igreja ja teve 263 papas.E que ignorância de tal autor que diz que um homem ressuscitara e qual a sua inteligência que acredita em tal baboseira.Que evangelho vc anda lendo o do relativismo e do ajismo como muitos andam pregando.

  33. Thiago.T.S disse:

    Na interpretação de Apocalipse 17, todos os pastores que a fizeram, dizendo que o Papa é a besta disseram que Bento 16 iria morrer logo e não renuciar, dizer que João Paulo 2 vai ressucitar é uma blasfemia contra Biblia, pois só o SENHOR pode trazer de volta dos mortos. Mais cuidado com o Livro da revelação !!! amém

  34. Thiago.T.S disse:

    Se não são Católicos, não fiquem ai julgado o Papa, renucio por que ama a Igreja e quer passar o papado para um Papa que possa transmitr o evangelio com mais forças, não que ele não as tenha, mais sua idade já é elevada e não é para qualquer pessoa atravessar oceanos. Enquanto Apocalipce 17, tenham paciência, O teologo João disse que quem tirar ou acrecetar alguma coisa neste livro pagara, cuidado com essas interretanções sem pé nem cabeça.

  35. Leandro Ribeiro disse:

    Até isso a bíblia já havia nos alertado;os cristãos que são alicerçados na palavra não são pegos de surpresa. Amós 4:12 b ”Prepara-te oh Israel para te encontrares com o Senhor teu Deus”.

  36. Marco Antonio disse:

    A verdade sobre o por quê da renúncia de Bento XVI será mais uma daquelas que só saberemos na eternidade.

  37. LEANDRA disse:

    Quando ouvimos a notícia, meu esposo, comentou que ele poderia ter aceitado JESUS.Acredito que não.Mas acredito que éssa “renuncia” é na verdade uma imposição do vaticano.Uma vez que referido Papa, luta incessantemente contra aborto e prática homosexual..E isso, para alguns “não é bom”….Pois resulta em diminuição dos fiéis..dentre outras coisas.

  38. HUMMMbertoh disse:

    Na cerimônia de ontem (13/2), ele condenou a falta de união e a hipocrisia. Claro, que isto acontece na cúpula do Vaticano. Mas a igreja romana não consegue se curar da idolatria, e cada vez mais se afunda nela de forma crescente. É que o pecado abre portas para a entrada de espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, e não há quem queira resistir ao diabo nesse assunto, pois todos estão muito satisfeitos com isso.

  39. ANTONIO FILHO disse:

    ESSE ANO TEM ELEIÇÕES DA CONVENÇÃO CGADB!
    JÁ QUE NÃO RENUNCIA PELO PODER,
    VAMOS MUDAR NO VOTO!!!

Comentários encerrados.