Mundo

Bento XVI renuncia por ‘não ter mais forças'; entenda

O papa leu o anúncio de sua renúncia durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano

O surpreendente discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano.

O Vaticano anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, ficará vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra “o mais rápido possível” e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que deixará a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer as obrigações do cargo.

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia.

O pontífice afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto.

“Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, disse Joseph Ratzinger.

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

O Vaticano afirmou que a renúncia será formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.

Até lá, o Papa estará “totalmente encarregado” dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados, segundo a Santa Sé.

O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.

Decisão surpreendente

O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.

Lombardi afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar em um mosteiro dentro do Vaticano, que vai ser reformado para recebê-lo.

Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave.

O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou “grande coragem” no seu gesto e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.

Lombardi também descartou que Bento XVI vá interferir no papado de seu sucessor.

Aparência frágil

Nos últimos meses, o Papa parecia cada vez mais frágil em suas aparições públicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar.

Em seu livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVI já havia falado sobre a possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar no cargo.

Georg Ratzinger, irmão do Papa, afirmou à France Presse que o pontífice já planejava a renúncia havia alguns meses.

O diretor do jornal do Vaticano, o ‘L’Osservatore Romano’, Giovanni Maria Vian, disse que a decisão foi tomada há quase um ano.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

119 comentários

  1. claudio disse:

    cumprimento da palavra, apocalipse cap. 17! Isso deveria ser pregado com mais enfase! Jesus esta voltando!!!

  2. Leocélio disse:

    Considerando que para a Igreja católica o papa é o representante de Cristo na terra estamos diante de um líder religioso que renuncia a esta importante missão.
    Curiosamente vemos isto todos os dias em nossas igrejas – infelizmente. Cristãos que em um determinado momento temporaria ou definitivamente renunciam a grande missão dada a cada um que se identifica como cristão, evangélico ou não. Representar a Cristo é missão de todos aqueles que se auto proclamam cristãos.

  3. paulo solano disse:

    SOU EVANGÉLICO E ESTOU ORANDO MUITO PELA SAÚDE DO PAPA Bento XVI, PEÇO A DEUS QUE DÊ UM SUSSESSOR ILUMINADO A IGREJA DE NOSSOS IRMÃOS CATÓLICOS…PAZ A TODOS

  4. aff disse:

    ESCOLHIDO POR DEUS, RENUNCIA POR CONTA PROPRIA KKKK

  5. Andrey disse:

    Luiz Fernando estudioso do apocalipse diz que não haverá mais papas eleitos (conclave) no vaticano, mas que esse oitavo rei (papa) subirá do abismo, mas antes haverá um impasse e o Vaticano será dividido em quatro governantes (cardeais)….. Luiz Fernando diz que o Oitavo papa (rei) será uma pessoa idêntica a João Paulo II, habitada por um demônio… Eles chegam a dizer que João Paulo II ressuscitarás dos mortos. Ele será a besta que subirá do abismos como está escrito em Apocalipse….

  6. jefferson costa disse:

    Pra mim ele renunciou o ministério por que não aguentou a pressão dos escândalos sofridos pela igreja católica.Ele mesmo disse que a barca de Pedro estava afundando.O que ele quis dizer com isso?

  7. ALEXANDRE MAGEIKA disse:

    hummm !!!! Esta renuncia para mim está um pouco estranha, acho que tem algo mais por trás disso. Talvez ela estava sendo pressionado pelos…..

  8. Que decisão difícil, que drama este home deve estar vivendo. Que Deus tenha misericórdia desse seu filho.

  9. maikeu limas disse:

    na minha opiniao e pelo que a biblia esplica . apocalipse 13:8 o oitavo é a besta, ou seja o sexta que era e nao é, e que a de vir e sera o oitavo, apocalipse 17:10,11 isso nos revela que é um sinal para nos localizar-mos no tempo em que jesus, viria. é so caucular. estamos muito pertinho de jesus vim.
    ate a pascoa acontecera muitas coisas.

  10. Os reais motivos da renuncia de Bento XVI podem ser bem mais extensos do que católicos e evangélicos possam imaginar.Conhecemos a Bíblia e nada pra nós deve ser surpresa.Os temas atuais tanto para a igreja Católica quanto evangélica(que é o nosso caso) são desafiadores. Se rastrearmos a história do papado veremos que tal decisão não foi única na cadeira de Roma. A saída deste papa deve servir como ponto de reflexão para a liderança evangélica do Brasil. Pastor Ornelas

  11. fernando chagas disse:

    agora vamos orar para que ele possa aceitar jesus como unico salvador .

  12. Nelio moraes disse:

    Isso éh bíblico,ap.17.

  13. ezer tandas disse:

    Um dos mais cultos papas de todos os tempos. Não gostei quando ele disse: ” Fora da Igreja Católica não há salvação”! Uma prova de que ele não sabe nada da graça de Deus, da verdade da Palavra de Deus e da verdadeira interpretação da Palavra de Deus: a salvação é pela graça de Deus e pela fé em Jesus Cristo. Doutrinas de igrejas não salvam!

  14. Leandro Ribeiro disse:

    Isso e a palavra do Senhor se cumprindo, pois o livro do apocalipse fala sobre isso,quem pé entenda.

  15. DIOGO disse:

    Poblemas de saúde? Argumento fraco para justificar uma decisão tão radical!

  16. lucas disse:

    qual a importancia deste acontecimento para a Igreja protestante?tem alguma relação com a proximidade do arrebatamento?

  17. Edmo Paiva disse:

    Na realidade o motivo da saída do atual papa se deve exclusivamente ao infeliz e desastrado pronunciamento do Diretor do Vaticano para Assuntos de Familia, um tal de Paglia.
    Nesse pronunciamento de acordo com o Verdade Gospel esse individuo declara a aceitação do casamento entre gays e outros lixos.
    E hj o papa fez um pronunciamento dizendo que a igreja não deveria aceitar modernidades que comprometam suas bases e alertando para o perigo de se seguir o caminho fácil de um populismo eclesiástico.

  18. Edo Ferreira de Noronha disse:

    Os escandalos são inevitáveis. A renúncia NECESSÁRIA

  19. Murillo disse:

    Espero que ele tenha sentido o toque do Senhor Jesus verdadeiramente, porque quando agente é tocado de uma maneira sobrenatural e verdadeiramente pelo Todo Poderoso, as escamas dos nossos olhos caem, e aí não tem como vivermos enganados, mas sim livres para o nosso Deus, Único, Fiel, Justo e Verdadeiro fazer a vontade Dele em nossas vidas. Espero que seja esse o motivo!!! Que Jesus o abençõe.

  20. alan kevedo disse:

    O bem da humanidade se sobrepõe ao bem da Igreja. Antes de renunciar, o inteligente Papa deveria ter aberto a biblioteca do Vaticano a pesquisadores imparciais. Quem conhece latim, grego e hebraico sabe que não há no ocidente, uma só versão bíblica, confiável.

  21. Glauber disse:

    Bento XVI, o papa que é contra o uso de preservativos e da pílula anticoncepcional em pleno ano de 2013, eu só digo uma coisa: JÁ VAI TARDE. Que o próximo papa seja alguém que não seja fora da casinha, que tenha percepção de que está em pleno século XXI, e não mais na idade média.

  22. Giovanni Brighente Silveira disse:

    E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
    Apocalipse 17:10 Dure pouco tempo. É a profecia se cumprindo, a figueira está sacudindo. Firme-se na palavra de Deus. Se João Paulo 2º ressucitar, mantenha-se firme em Cristo!

  23. Raimunda Santos Palhano disse:

    Quem será o sucessor de Bento xvi?( o Anticristo?)

  24. Raimundo Costa disse:

    Eu não acredito que isso tinha sido o motivo, dentro do vaticano a política e voraz, para você ter uma ideia o antecessor ficou curvado de tão idoso que era e até sua morte não pediu para sair, na minha opinião eles querem um papo que “encante” o mundo e parece que esse não satisfez o ímpeto dos que estão lá!

  25. Lucidio Carvalho disse:

    Haverá outro sucessor no comando da igreja católica, mas, sucessor de Pedro não. Pedro nunca foi papa de igreja nenhuma, foi uma discípulo amado de Jesus e um dos 12 apóstolos escolhidos por Nosso Senhor. Não querendo afirmar nada mesmo porque Deus é o único que sabe a hora de quando virá o juízo sobre o mundo com a volta do Seu Amado Filho o Rei da Glória, mas é bom estarmos preparado povo de Deus.

  26. Rose-r.j disse:

    Sua atitude é exemplo de desprendimento de cargo,sinonimo de humildade ao reconhecer sua fragilidade humana,pois é necessário uma boa saude física para exercer uma missão ardua em exortar e indicar o caminho para milhares de igreja e fieis.Acho louvavel sua atitude ao reconhcer que o corpo já não lhe permite tantas viagens e tantas missões.

  27. … ao acessar no google O ESPELHO DOS MÁRTIRES após assistir o Vídeo aparece vários outos para se ver, um DVD documentário sobre a vida do Sr Joseph Ratizinger, apelidado de Papa Bento 16 muito antes já falando da possibilidade da sua ABDICAÇÃO do Pontifício , há também outros vídeos , um sobre a vidade João Paulo Segundo, seu Ministrério e morte e algumas estranhas coincidèncias para uma interessante reflecão sòbre o tempo do fim ….

  28. sandra disse:

    Sendo que o vaticano tem UTI movel é claro que se refere aos escandalos em que ele deve estar envolvido e para o mordomo não falar mais nada e a igreja passar por santa, ele renúncia e se coloca um menos pecador no lugar. Pois de santo ele tbm não tem nada. só quem é Santo é nosso Senhor Jesus!!

  29. Cininha Lima disse:

    Sugiro que leiam no GOOGLE sobre os escandálos do vaticano, é uma podridão, casos de pedofilia, lavagem de dinheiro…etc. Ou vc concorda e se faz de “cego” ou renucia, como está acontecendo, não sou eu que digo, é só procurar e ler a respeito, tem um livro de um escritor famoso que escreveu com base em “segredos” contados pelo próprio mordomo do papa, quando li fiquei com nôjo, incentivo a lerem p/ conhecerem um pouco mais sobre o vaticano.
    Fiquem na Paz do Senhor Jesus.

  30. Cininha Lima disse:

    Na boa? Quando ele afirma não ter mais forças e depois fala que foi para o bem da igreja e ainda que falou muito com Jesus Cristo para depois tomar essa decisão, é no mínimo contraditório, na minha opinião, foi pressão da cúria, política e tem muito a ver com os documentos roubados do vaticano o futuro dirá, tem muito mais por trás dessa decisão.
    Substituto de Pedro? Pois sim. Rs rs rs

  31. Thiago.T.S disse:

    Foi um ato de grande coragem do Papa, grande Teologo do seu tempo, que o espirito santo cai na eleição do proximo, para conduzir a Igreja conforme a Palavra,Tradição e magisterio. Que Deus ajudenos a passa por este mundo tentador e dificil, a missão do papa é muito linda !!!! Salve Cristo !!! amém

  32. MARIA disse:

    D’ Debaixo desse angu tem caroço’. O outro Papa que o antecedeu sofreu várias cirurgias e foi até o fim bem mais idoso. No ‘reinado de Bento XVI, vimos muitíssimos “furos’ da Igreja Católica na mídia envolvendo o próprio Vaticano como: roubos, pedofilia etc além do mais a situação da aprovação do casa mento gay está se agravando. Para mim o papa quer ficar omisso a isso tudo. E acho que o crescimento das igrejas evangélicas o está assustando muito. Dar a cara a tapa? só mesmo Pr. Silas

  33. J.Francisco disse:

    A profecia está se cumprindo.Prepara-te Igreja do Deus Vivo;Pois Jesus está voltando!

  34. Wister disse:

    2Tm.4:7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

  35. Novaes disse:

    NÃO ESQUEÇAMOS QUE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS A IGREJA CATÓLICA FOI DESMASCARADA, PELA MÍDIA, COM O MAIOR VOLUME DE NOTÍCIAS ESCANDALOSAS QUE JÁ EXISTIU EM TODA A SUA HISTÓRIA! SERÁ QUE O PAPA, INTELIGENTEMENTE, NÃO ESTÁ SE APROVEITANDO DA IDADE E SAÚDE FRÁGIL PARA FUGIR PELA TANGENTE? DEVO LEMBRAR TAMBÉM QUE A IGREJA SE INTITULA “SANTA IGREJA CATÓLICA” E O PAPA COMO “INERRANTE”! ME DEIXA, VIU!?

  36. Matheus disse:

    Desculpe! o texto é no livro de Apocalipse 17!! abraçosss

  37. Matheus disse:

    Segundo o livro de Apocalipse capítulo 13, o 8º papa seria o 8º rei e é o que vai a perdição, deixando claro que se trata do anticristo. O texto deixa claro também que o 7º papa(7º rei) duraria pouco tempo, que foi o que acabou de acontecer. Mas pelo espanto de tamanha rapidez com que deixou o cargo, alguns teólogos estão dizendo que o 8º Papa nao será o 8º Rei… e agora?? alguém poderia me explicar como o 8º não significa mais 8º??????????????????

  38. rafael natal de jesus disse:

    eu considero a decisão do papa BENTO XVI uma atitude muito sabia e louvável pois preferiu admitir suas limitações e renunciar ao cargo. todos sabemos que o mundo não esperava tamanha decisão logo agora as vésperas da jornada mundial da juventude, mas se foi para o bem da igreja e dos cristão católicos, o papa BENTO XVI deu uma linda demostração de humildade. que DEUS abençoe o sucessor de BENTO e que esse conclave possa escolher um bispo justo, integro e humilde assim como BENTO o foi.

  39. Renato Rosa disse:

    Tem muito crente ai pregando as profecias de São Malaquias, acho um absurdo que pastores na internet que dão tais profecias por fonte escatológica, é inacreditavel que cristão evangélicos estão caido nessa onda de falsos profetas , a Biblia é a única fonte escatologica para o cristão, até hoje não falhou, enquanto o tal São Malaquias ja preveu a terceira guerra mundial no papado de Bento XVl , ai eu vejo crentes apavorados perplexos , com o cumprimento das profecias de Sâo Malaquias. !!!!!!!!

  40. maicon disse:

    Tudo isso está em APOCALIPSE 17

Comentários encerrados.