Brasil

Bolsonaro é acusado de racismo por frase em palestra na Hebraica

Duas representações são encaminhadas à Procuradoria-Geral da República em razão de crítica a negro quilombola; ‘nem para procriar ele serve mais’, disse

Duas representações são encaminhadas à Procuradoria-Geral da República em razão de crítica a negro quilombola; ‘nem para procriar ele serve mais’, disse

Dez parlamentares do PT e uma do PCdoB e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) entraram nesta quinta-feira (6) com duas representações na Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pelo crime de racismo em razão de comentários feitos durante uma palestra na sede da Hebraica, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira.

O ponto em comum nas duas representações são os ataques a indígenas e quilombolas (descendentes de escravos) – o parlamentar prometeu, caso seja eleito presidente da República em 2018, acabar com todas as demarcações de terra para essas comunidades. “Pode ter certeza de que, se eu chegar lá, não vai ter dinheiro pra ONG (..). Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola. Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí”, afirmou.

Ele também fez crítica aos quilombolas. “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas (arroba é uma medida usada para pesar gado; cada uma equivale a 15 kg). Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”, disse, sob risos da plateia de cerca de 300 pessoas.

Na representação, a Conaq diz que Bolsonaro “compara um integrante de comunidade quilombola a um animal que tem sua massa corporal medida através de arrobas” e lembra que “durante mais de três séculos e meio, pessoas negras foram legalmente comercializadas como escravas no Brasil, comercializadas inclusive em função da massa corporal que ostentavam.”

Outras críticas

O deputado também criticou o acolhimento a refugiados pelo Brasil. “Não podemos abrir as portas para todo mundo”, disse. Mas não se mostrou avesso a todos os estrangeiros. “Alguém já viu algum japonês pedindo esmola? É uma raça que tem vergonha na cara!”, afirmou.

Em outra frase polêmica, ele prometeu revogar o Estatuto do Desarmamento e incentivar o armamento da população. “Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa”, afirmou.

Mesmo quando pretendeu descontrair a plateia, o deputado provocou polêmica, como ao falar dos seus cinco filhos. “Foram quatro homens, na quinta, dei uma fraquejada e veio uma mulher”, afirmou, novamente sob risos da plateia.

Protesto

Bolsonaro deu palestra na Hebraica do Rio depois de ter a sua participação cancelada em evento na Hebraica de São Paulo, após protestos de parte da comunidade judaica. No evento do Rio, o deputado também foi recebido com protestos – cerca de 150 pessoas fizeram uma manifestação do lado de fora.

O parlamentar ironizou. “O pessoal aí embaixo [manifestantes] eu chamo de cérebro de ovo cozido. Não adianta botar a galinha, porque não vai sair pinto nenhum. Não sai nada daquele pessoal”, afirmou. Foi aplaudido.

Na representação, os parlamentares pedem quem, além da condenação por racismo, o deputado seja processado por improbidade administrativa (por violação aos princípios da administração pública) e que que seja proposta contra ele também uma ação de reparação moral por danos coletivos pela violação da dignidade das populações indígenas e comunidades quilombolas.

Assinaram a representação os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Rocha (PT-PA) e os deputados federais Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS), Vicentinho Paulo da Silva (PT-SP), Paulo Fernando dos Santos (PT-AL), Wadih Damous (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Carlos Zarattini (PT-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Procurada, a assessoria de Bolsonaro disse que ele iria se manifestar por meio de suas redes sociais, o que não havia feito até as 21h40 desta quinta-feira.

Incitação ao estupro

Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, todos os recursos de Bolsonaro em dois processos e manteve o parlamentar como réu pela suposta prática dos delitos de incitação ao crime de estupro e injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, em dezembro de 2014, Bolsonaro, durante discussão com a parlamentar gaúcha, disse que a deputada “não merecia ser estuprada”. No dia seguinte, segundo a acusação, em entrevista ao jornal Zero Hora, Bolsonaro reafirmou as declarações, dizendo que Maria do Rosário “é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”.

Veja as frases polêmicas de Bolsonaro, destacas por ‘Veja':

“Se eu chegar lá, não vai ter dinheiro pra ONG (…). Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola””.

“Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais”.

“Não podemos abrir as portas para todo mundo (…) Alguém já viu algum japonês pedindo esmola? É uma raça que tem vergonha na cara!”

“Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa”.

“Foram quatro homens, na quinta, dei uma fraquejada e veio uma mulher”.

Deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), na Hebraica do Rio

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

38 comentários

  1. Os sílviculas são verdadeiros dono do Brasil, foram os milicianos invasores q.criaram esta desordem.Agora podemos até melhorar isto. Pq.não copiam os americanos, q.indenizaram os indios de nova york e deram condições de vida! Pelo cont.Temos q. dá condiç. de vida melhor para todos e espaço p.cultura

  2. Roberto disse:

    O “politicamente correto” foi criado justamente pra isso: calar a boca dos adversários que pode ameaçar o sistema corrupto. Quantas fezes os esquerdistas falaram que crentes deveriam ser exterminados da face da terra? Mas nada disso da processo. Não adianta chorar e Bolsonaro 2018..

  3. Roberto disse:

    Parece que alguns evangélicos também entrou na onda do politicamente correto (foram influenciados pelo marxismo cultural).Um país comandado por uma quadrilha, onde o povo é tratado pior que um vazo sanitário, e nada disso faz ninguém ficar indignado,mas basta Bolsonaro falar pra começar o vitimismo

  4. Samuel de j cassimiro disse:

    só faz demarcação indígena em área rica de minerais,como grafeno Titanium.para depois entregar aos países de primeiro mundo, e os brasileiros fica chupando o dedo.bolsonaro para presidente!!a lava jato já tá separando o joio do trigo.Disse Jesus:E Conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará.

  5. Felipe disse:

    Como tem gente aqui nos comentários ,analfabeto político dizendo que bolsonaro é Hitler , quanta burrice , continuem sendo massa de manobra da esquerda e o Brasil continuará indo mais pro fundo do poço ,esse povo não aprende !!!

  6. É isso ai o tempo do PT e seus aliados desviarem dinheiro através de ONG acabou,esse é o motivo de tantos processos nada mais.

  7. Cléber Santana disse:

    O Deputado Bolsonaro tem posturas firmes, todavia exagera no português direto e descontraído e com um pouco de humor, num momento onde esta ocorrendo uma inversão enorme de valores na Sociedade e estão tentando de tudo para afronta-lo, inclusive pela ala comunista Brasileira.

  8. alei disse:

    II – Não dão nada a mais doque um direito, oque precisa ser feito é acabar com essa mordomia dos politicos, em q um suplente qe responde seis meses pelo cargo, pode se aposentar com remun. integral e gozar tds os privilégios dessa cambada. QUERO UMA INTERVENÇÃO IMEDIATA, que esses merdas se mexam.

  9. alei disse:

    I-No caso da “fraquejada”, concordo q exorbitou, mas nos demais assuntos, concordo plenamente, são tds sanguessugas, como os da tal lei Rouanet, agora vêm com proposta para tirar o 13º salário. Ora, é um direito absoluto, vejam como é o cálculo que resultou na sua criação… cont II

  10. Elias disse:

    Os comunas vagabundos querem condenar o Bolsonaro por crime nenhum,acusando-o de fazer justamente aquilo que eles fazem.
    A medida que as eleições de 2018 se aproximarem,um número cada vez maior de mentiras irão ser fabricadas contra Bolsonaro,sem falar que vão inventar que Dória é de direita.

  11. Natanael disse:

    Pode falar sou bolsonaro presidente, seus esquerdistas o Zé de Abreu cuspiu numa mulher e mídia não fala nada , maduro matou na Venezuela não falam nada .

  12. j carlos disse:

    A culpa é do PT que deu muita trela para esse cara. e do Jean Wylles que cuspiu na cara dele.Se não fosse isso eu nunca teria ouvido falar dessa criatura, porque politicamente é zero a esquerda.

  13. j carlos disse:

    É a face escancarada de um deputado que nunca teve um projeto aprovado em 30 anos de mandato.Se acaso ele ganhasse ,que Deus nos livre dessa tragédia, nada disso seria aprovado.

  14. Welerson disse:

    Pode se falar qualquer coisa desde que não ofenda o semelhante .Da para entender ou tem que desenhar.Quanto mais conheço o ser humano mais eu vejo que a volta do Mestre está próxima.

  15. mos disse:

    GO BOLSONARO 2018, PODEM TENTAR O QUE QUISER MAS VÃO TER QUE ENGOLIR BOLSONARO NO ANO QUE VEM

  16. Jorge Gustavo disse:

    Tem meu voto para 2018. Bolsonaro na urnas.

  17. Elton disse:

    Todos que acompanhan bolsonaro a algum tempo sabem que ele nao e racista estuprador nem a favor do fim do desarmamento para que todos se matem por ai essas frases dele foram pinceladas do contexto e usadas de maneira baixissima por pessoas anti eticas e pelo jeito o verdadegospel esta fazendo igual

  18. Roberto Machado Brandão disse:

    é claro que o deputado federal , tem seu eleitorado, mas para ser presidente tem que agregar todas as classes sociais num todo, somos brasileiros trabalhadores, e na hora do voto, ele vai precisar de todas as classes para ser eleito, e não de uma elite conservadora que não pensa no próximo,JESUS

    1. Welerson disse:

      Parabéns

  19. Rodrigo Carvalho disse:

    Bolsomito

  20. wilkison disse:

    Triste ver quem defenda qualquer tipo precoceito

    1. Leda Belliard disse:

      Você como todo analfabeto da esquerda, certamente não sabe interpretar textos não é mesmo? Não sabe interpretar ironias em uma fala ou discurso não é? Sinto pena de vocês, massa de manobra dos vermelhos e da imprensa “fake news”, ops, claro que não sabe o que é isto, não é? kkkkk

  21. mercius disse:

    Mais uma vez parabéns bolssonaro desmascarando os verdadeiros vampiros do Brasil estes sim quebram a previdência os bancos o país um basta aos oportunistas pilantras e não. Adianta se apoiar sobre uma cor se fazendo de vitima chegaaaaaaaaaaaaaaaaaa parabéns bolsonaro.

  22. Israel disse:

    Cuidado com a extrema direita meus caros! Foi de lá que veio Hittler

  23. Márcio disse:

    São os mesmos egocêntricos e hipócritas querendo o poder de qualquer maneira para continuar apoiando a corrupção,os traficantes,os assassinos,ladrões,estupradores,todo tipo de prostituição.Contudo,anulam os pais o direito de educar disciplinar seus filhos e distorcem tudo que é correto.

  24. Lucio Prezotto disse:

    Bolsonaro 2018

  25. A situação do Brasil é realmente critica,sem duvida precisamos de mudança,porem se fecharmos os olhos a historia recente do Brasil,não vamos conseguir mudar,eu nasci em 1967,em meio a um periodo negro da nossa historia chamado de ditadura militar,regime que matou,estuprou,seria a nossa solução?pence

  26. FEUBER disse:

    PASTOR QUE PEDIR VOTO PRA PT, REDE, PC do B, PARTIDO VERDE, PSOL e PDT tem que ser escomulgado.

    1. Welerson disse:

      Agora vejo que essas pessoas que visitam aqui realmente não são evangélicas.kkkkkkkkkk

  27. Marcio Pedro da Silva disse:

    Esses esquerdinhas se ofendem com tudo, menos com os roubos do PT e Lula!

  28. fernando saggioro disse:

    Tem que falar mesmo. Pára com esse negócio de não poder se expressar. O Bolsonaro tem dito o que muitos de nós tem intalado na garganta. Uma das coisas é em relação a arma. Foi feita uma consulta popular, gerou um resultado de 2 contra 1 a favor e, simplismente ignoraram achando que iam arrebentar.

  29. thiago disse:

    O Povo trabalhador honesto que vivem nas grandes cidades, podem e são humilhados, chingados e roubados de todas as formas, e se vai na delegacia fazer queixa, sai algemado. Mas se falar de um quilombola ou de gay, e processado? vão para os décimos dos infernos!!!!!!!!

  30. GERALDO SILVÉRIO disse:

    O problema não é esse elemento, é quem votou nesse excremento digo elemento.

  31. Manoel disse:

    Bolsonaro, não é racista ou homofóbico como dizem por aí, é somente intriga da oposição. Possivelmente, caso ele seja candidato a presidência, votarei nele! Serão dois presidentes com atitudes próprias, digo: Trump EUA e Bolsonaro BR. Ciro, é um bom candidato e bem preparado, mas anda falando muito.

  32. Rogério disse:

    Não se pode falar mais nada?! E o direito de livre expressão? Essa doença chamada de “politicamente correto” é triste, não se pode falar mais nada que dá processo!

    1. Vanda disse:

      Aguenta Bolsonaro, porque vai vir muito mais. Bolsonaro 2018. Vai que é tua.

Comentários encerrados.