Brasil

Câmara mantém mandato de deputado preso; Pr. Silas comenta

Deputado foi condenado por peculato e formação de quadrilha pelo STF

Deputado foi condenado por peculato e formação de quadrilha pelo STF

A Câmara dos Deputados deu mostras de que esqueceu a agenda positiva e manteve na noite desta quarta-feira (28) o mandato do deputado Natan Donadon, que foi condenado por formação de quadrilha e peculato, e está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Numa sessão que foi esticada para tentar recolher o maior número de votos, faltaram 24 votos para cassar o mandato do deputado. Foram 233 a favor da cassação, 131 contra e 41 abstenções. Eram necessários, no mínimo, 257 votos. Donadon, que foi autorizado pela Justiça a se defender em plenário, ajoelhou-se e rezou, com as mãos para cima, logo após saber do resultado.

Apesar da vitória na votação, Donadon não poderá exercer o mandato. Dizendo-se constrangido com o resultado, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mandou convocar o suplente de Donadon, Amir Lando (PMDB-RO), em caráter de substituição enquanto durar o impedimento do titular. Alegou que, por estar preso, Donadon não poderá cumprir as funções de parlamentar. Alves foi elogiado pelos poucos parlamentares que ainda estavam em plenário.

Primeiro deputado condenado em último instância, Donadon saiu de camburão da Penitenciária da Papuda para fazer pessoalmente sua defesa no plenário da Câmara. Às 23h15m voltou para cadeia algemado no mesmo camburão, mas ainda com o mandato. “Agradeço a Deus. A justiça está sendo feita”, afirmou Donadon ao deixar o plenário.

A reação foi imediata. “A Câmara dos Deputados está de luto”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). “É um terrível constrangimento. Devemos apressar a aprovação do voto aberto, para não salvarmos futuros deputados”, disse Sérgio Zveiter (PSD-RJ), relator do processo e que pediu a cassação de Donadon.

Alves anunciou que só vai voltar a pôr outro processo de cassação em votação depois de aprovado o projeto que acaba com o voto secreto.

Sessão constrangedora

Quando chegou ao plenário, no início da sessão, Donadon adotou tom religioso. O deputado-presidiário evocou Deus, disse que não é ladrão e que nunca roubou um centavo. Diante dos olhares constrangidos de alguns colegas, o deputado, num longo discurso, descreveu sua situação na cela da Papuda, queixou-se da falta de água e do vaso sanitário. O parlamentar reclamou também que foi obrigado a seguir algemado do presídio para a Câmara e na parte de trás do camburão, e ainda chegou a mandar aos colegas um recado dos presos, que reclamam da qualidade da comida na penitenciária.

A votação começou às 20h30m. Incomodado com baixo quorum, Alves decidiu dar maior prazo para que os parlamentares comparecessem ao plenário e estendeu a votação até as 23h. Às 22h, o painel registrava 405 votantes. No início da sessão, 469 parlamentares tinha marcado presença. Até as 23h, ninguém mais votou.

Donadon saiu da Papuda com autorização da Vara de Execuções Penais de Brasília, assinada pelo juiz Ademar Vasconcelos. Quando foi agendada a votação em plenário, a Câmara formalizou um pedido ao juiz para ingressar na Papuda e notificar pessoalmente Donadon.

Nesse mesmo documento, Alves solicitou que o juiz, se julgasse possível, adotasse as providências cabíveis caso Donadon tivesse interesse em se defender pessoalmente. A sessão começou com a acusação do relator, Sérgio Zveiter. Ele disse que não era uma situação agradável: “Foi uma ação criminosa, um assalto aos cofres públicos. Vivemos um momento histórico, e a sociedade tem o direito de impedir que essa impunidade se alastre”.

Da tribuna, Donadon implorou para não tirassem seu mandato, alegando que sua família passa por dificuldades financeiras. Também acusou o MP de seu estado de só enviar ao STF provas que o condenavam, não as que o absolviam.

Ele contou até que, para terminar o banho de ontem, precisou recorrer a garrafinhas de água de um colega preso.

Donadon é acusado de, em 1997, fazer parte de uma quadrilha que desviou mais de R$ 8 milhões quando era diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O deputado afirmou, ainda, que quem foi condenado como chefe de quadrilha, na ação, pegou seis anos de cadeia.

Donadon fez um apelo final aos deputados: “Amigos deputados, amo minha profissão, amo fazer política. Quantas pessoas culpadas estão soltas por aí?! Pelo mais sagrado, não desviei nada. Deus sabe que sou inocente. Não sou louco de pagar ninguém sem nota fiscal. Não sou ladrão, nunca roubei nada. Por favor, peço a esta Casa que me absolva. Esta Casa é independente. A verdade libertará”.

Quando se esgotaram os 25 minutos a que Donadon tinha direito para se defender, o Henrique Alves pediu que ele encerrasse. Nesse momento, houve uma reação de parte dos deputados que estavam no plenário: “Deixa ele falar! Deixa ele falar!”, gritavam vários colegas.

Após o discurso, Donadon ficou num canto do plenário, cercado por familiares e alguns deputados. Comeu um sanduíche e tomou um suco. Com o plenário esvaziado, pediu a palavra de novo para transmitir recado dos presos da Papuda aos políticos: “Pediram-me para falar sobre a alimentação, que é muito ruim. Peço às autoridades que olhem para isso. Lá não é marmitex. É chamado de xepa. Não é de boa qualidade. Eu também sinto isso, tenho síndrome de intestino irritado”, disse.

No plenário, enquanto aguardava o resultado da votação, Donadon foi encorajado por colegas. O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) disse a ele que não haveria os 257 votos necessários para a cassação de mandato.

Antes da sessão, no plenário, o parlamentar foi se encontrar com a família, que estava numa das laterais do plenário. Ele abraçou a filha Rebeca e pediu perdão. Abraçou também o filho caçula, Nathan, que chorava muito. A mulher, Rosângela, e ex-assessores estavam presentes.

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou no mesmo dia com ação de reintegração de posse do apartamento funcional da Câmara cedido a Donadon (sem partido-RO) e que ainda está sendo ocupado por sua família.

Poucas horas antes de Donadon ir ao plenário se defender, sua defesa entrou com mandado de segurança no STF pedindo que a Corte anule o ato da Mesa Diretora da Câmara que suspendeu seu salário, verba de gabinete e determinou também a devolução do apartamento.

Imagem: divulgaçãoPr. Silas comenta:

É estarrecedor e vergonhoso para a sociedade brasileira ver um deputado condenado pela instância superior (STF), e ainda a Câmara de Deputados ter que votar se vai cassá-lo ou não. QUE VERGONHA!

A condenação em última instância encerra qualquer discussão, pois como um representante do povo, condenado por roubo, pode continuar em seu cargo? A própria Constituição já prevê perda de cargos públicos para os condenados em última instância, onde não cabe mais recurso. Isto é um ensaio da “banda podre” do Congresso Nacional sinalizando o que pretendem fazer com os deputados condenados no mensalão, onde o STF está analisando os últimos recursos.

Para vergonha do Brasil e do Congresso Nacional, o único país no mundo onde deputado ladrão e corrupto continua com mandato. É bom ressalvar para não cometermos injustiças que 233 deputados federais votaram a favor da cassação. E esperamos que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) mantenha a sua postura louvável de só colocar em votação outros casos de cassação de mandato quando for aprovada a obrigatoriedade do voto aberto.

HOJE É UM DIA TRISTE NA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA! DEPOIS RECLAMAM DA REVOLTA DO POVO.

147 comentários

  1. Estevam disse:

    Realmente é uma vergonha…. Mas tem uma ÚNICA SAÍDA…. o ano 2014 está vindo…. simplesmente NÃO VOTE MAIS nesse Indivíduo de caráter duvidoso!!!

  2. jose disse:

    Entao e assim:

    os 233 estao com medo de que o meliante abra o bico e entregue-os tambem,
    Os 41 que se abstiveram, estao na duvida cruel: será que ele sabe dos meus podres? bom, na duvida, vou livrar a cara dele, vai que amanha seja eu.

    Restaram entao, 257 que parecem ser honestos, pera ai, eu disse parecem,

    Que coisa horrivel, eita brazilzinho corrupto. e o pior, eles vieram do meio do POVAO.

    Ps. e com z mesmo.

  3. Diogo Luiz disse:

    Um parlamentar que desvia dinheiro do povo mereçe estar numa cadeia que não seja de luxo. Já tô cansado de ver na Tv gente que, tendo cometido crimes bárbaros, conseguem usufruir numa cadeia de luxo.

  4. edy marcos disse:

    essas lei que protege essas autoridades foram feita numa época em que o brasil estava saindo da ditadura. hoje já não cumpri mais a finalidade para a qual foi criada. eles estão a usando para roubar e ficar impune. temos uma democracia que não esta no ideal, mas já esta bem firme. vocês estão plantando, sera que a colheita não vai ser farta.

  5. COMO VOTOU A NOSSA BANCADA EVANGÉLICA ?

  6. altair disse:

    isto e uma vergonha más devemos lutar até o fim.

  7. Marcelino disse:

    Se tratando de Brasil, isso aí não é novidade.

  8. Antônio nagib disse:

    DEVERIAM ACABAR COM O VOTO OBRIGATÓRIO TAMBÉM COMO É NOS EUA. POR MUITO MENOS UM TRABALHADOR QUE COMETE UM DELITO POR QUE ERROU, MESMO SE ARREPENDENDO VAI PRA CADEIA.

  9. J.Ferreira disse:

    Porque só o Deputado Donadon deve ser preso e ter o mandato cassado?Onde estão os demais que foram julgados e condenados pelo STF?Respondam se tiverem coragem! Com a palavra os Ministros do STF.

  10. Daniel Lopes de Souza disse:

    Quando vi essa frase ” TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI” A VERDADE É BOM SERIA QUE A LEI FOSSE IGUAL PARA TODOS……….

  11. Silas Garrido disse:

    Com certeza existe muito “rabo preso” . Grande parte dos deputados votaram por continuar a pratica que a anos esgotam o povo, Corrupção já, infelizmente. O povo se mobiliza por 0,20, mas logo esquece.
    A Bíblia tem que se cumprir!

  12. Faltou a sessão, o Marco Feliciano? Que pena, Marco, confio em ti, apesar de certas coisas que vc fala. Explique-se, por favor. Queremos uma resposta.

  13. ANTONIO FERREIRA FILHO disse:

    O PR MARCO FELICIANO ESTAVA VIAJANDO PARA E.U.A PARA REUNIÃO EM FAVOR DOS BRASILEIROS PRESOS POR ESTAREM ILEGAIS NAQUELE PAIS… NO MOMENTO DA VOTAÇÃO…. CERTO

  14. Ezequiel disse:

    Até onde sei o “Pastor” Marco Feliciano estava no plenário e votou a favor da continuação do mandato do ladrão. Pastor cuida de suas ovelhas, Pastor Marco ouve as suas, saia daí logo.

  15. marcelo ferreira disse:

    Político adora proteger a classe, estamos mal de representantes.

  16. FRANCISCO ANDRADE disse:

    OS POLÍTICOS estão brincando com o povo. E um absurdo tremendo essa imoralidade. O POVO VAI VOLTAR e os resultados serão imprevisíveis. Estão trabalhando contra o governo, e, CONTRA O POVO BRASILEIRO. FALTA DE RESPEITO, CORPORATIVISMO, tudo contra a decência, a ordem. O BRASIL EXIGE RESPEITO. Os políticos foram colocados lá para trabalhar PELO POVO E PARA O POVO. VERGONHA TOTAL.

  17. andre luiz disse:

    NÃO EXISTE LEI PRA QUEM TEM DINHEIRO É UMA VERGONHA E O INFELIZ AINDA DA UMA DE CRENTE ISSO SO VAI MUDAR NO ARREBATAMENTO

  18. suzi disse:

    e o pastor marcos feliciano faltou a seçao!!!

  19. andre santos frança disse:

    VERGONHA VERGONHA BRASIL MEU PAIZ E UMA VERGONHA ONDE AS LEIS EXISTEM MAIS NAO SAO CUMPRIDAS, AMADOS IRMAO VAMOS ORAR MAIS E MAIS MI-SE-RI-COR-DIA

  20. francisco disse:

    são os restantes dos safados que votam para absorver politicos ladrões, pq pra quem vota para absorver ladrão, é o mesmo vagabundos

  21. francisco disse:

    vou dizer uma coisa: mas que pilantragem esses deputados fizeram com o povo brasileiros. esse canalhece de votos secretos no senado. na camara federal e em outro orgão tem que acabar, so assim o

  22. Erinaldo disse:

    quem votou a favor desse ladrão. e ladrão igual a ele. e seu acubertador de crime também..

  23. HERÁCLITO MELO disse:

    Meu caro Pr. Silas, o senhor tem toda razão no seu comentário. Vivemos num país sem justiiça e os políticos daqui resolveram escancarar a boca do balão, para fazer coisas erradas , como a corrupção e roubalheira. Deus tenha misericórdia dessa nação chamada Brasil. O povo tem que voltar as ruas desse país prá exigir uma postura correta daqueles que dirigem esse país chamado Brasil. Tudo que acontece hoje envolvendo os políticos do Brasil só nos enoja e nos causa raiva.

  24. Sou a favor da população votar nulo, simples!!

  25. NARA RÚBIA de Cuiabá-MT disse:

    Meus Deus… que país é esse????….. socorro Senhor…….. é muito mais que VERGONHA …..!!!! é pra acabar!!!!!!!!!!!!

  26. jamesson disse:

    vergonha! vergonha ! vergonha ! as vezes pensamos que moramos em sua sociedade composta por uma favela que os traficantes mandam e desmanda na favela e terra sem lei assim eo congresso nacional terra sem lei , todos podres …

  27. Matheus disse:

    Pelo jeito so podemos esperar pela justiça de Deus por que nesse pais jaz o maligno e realmente ver esses deputados subir na vida sem fazer força é revoltante.

  28. Não é mais vergonhoso um congresso que vota o assassinato de indefesos (aborto)? E como fica uma decisão de um Supremo Tribunal aprovando o aborto? Como será o julgamento do Deus Todo Poderoso: condenará ou absolverá os que aprovam e autorizam o aborte e não se arrependem dos seus atos ou alguém que mesmo condenado pelo Juízo dos homens mas se arrepende de sua conduta erronea?

  29. donizete disse:

    EU CREIO QUE TAMBÉM TERÍAMOS QUE TROCAR ESSES POLÍTICOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E COLOCARMOS HOMENS E MULHERES DE DEUS NO COMANDO. MAS INFELIZMENTE MUITOS EVANGÉLICOS DEIXA DE VOTAR NO POVO DE DEUS, E VOTAM NOS QUE ESTA NO COMANDO FAZENDO ESTAS BARBARIDADES. VAMOS MUDAR ESSE QUADRO IRMÃOS!

  30. pedro disse:

    VERGONHA NAO, QUEM DEVERIA TER VERGONHA SOMOS NOS,QUE MANTEMOS ESSAS IMUNDICIAS NO PODER,ESSA GENTE FEDE.

  31. paulo augusto lima disse:

    QUE VERGONHA SÓ NO BRASIL!!!!!! DEPOIS NÃO QUEREM QUE O PV VAI PARAS AS RUAS PROTESTAR, O CARA FICA PRESO E DEPOIS VAI PARA A CAMARA FAZER LEIS, FALA SÉRIO!!!!!

  32. É vergonhoso para a naçao e a camara que agora se desmostrou ser um lugar que a coberta ladrao,ou estaria o stf cometido um desvaneio em amandar um ladrao para cadeia,os nossos parlamentares já nao sao dignos de receber os nossos votos nas urnas ou melhor já que nao se tem mais lesura naquela casa que se diz se do povo e que os representa e que agora parece mais um pinico,com tanto descaso com os seus eleitores que vao e faças as suas escolhas e que as urnas nao aceite tanta merda assim…

  33. NARA RÚBIA disse:

    Povo brasileiro. Povo brasileiro….. eu não tenho nem palavras para expressar ….de tanta indignação…. É pra acabar!!!!!!!!!!!! socorro Jesus……sara essa nação….. e povo de Deus…..atenção nas próximas eleições……fora PT……..

  34. Yasmin disse:

    AINDA PREFIRO QUE A PRESIDENTA DILMA SEJA ELEITA A PRESIDENTE ANO QUE VEM, POIS VAMOS SER REALISTA MUITA COISA MUDOU COMO O PT NO PODER QUE ANTES NÃO TINHAMOS, É SO OBSERVAR. APESAR DE TUDO A DILMA TRABALHA CONTRA A CORRUPÇÃO.

  35. edson antonio da silva disse:

    senhores deputados que votaram afavor, que bom que o voto e secreto para os senhores. Agora divulgue seus nomes e veras se nos cidadao brasileiro apoiamos ladroes assim como os senhores apoiam. Isso so nos revolta………………

  36. Eu tenho repúdio a Câmara de Deputados Federais do Brasil que não sabem discernir o CERTO do ERRADO. Trazendo assim vergonha ao nosso País, que ao ver tal decisão fica perplexo com tamanha impunidade.
    Será que a lei é para os pobres de classe menos favorecida?

  37. VERDADE ESSE PAIS BRASIL ESTA MESMO UMA VERGONHA SE O PAIS E DEMOCRATICO POR OS VOTOS NAO SÃO ABERTOS DEVERIA SER ABERTOS PORQUE VOTOS FEICHADOS SAO PROTEÇÃO DE LADROES QUEM, NAO DEVE NAO PRECIZA DE TEMER QUEM NAO TEM RABO PREZO NAO PRECIZA DE ESCONDER DE NIMGUEM PODE ANDAR DE CABEÇA ALTA SEM SER UMILHADO QUEM NAO DEVE NADA MANDA VASCULAR SUA CONTAS EM TODAS AS INSTANCIAS PORQUE NAO ACHARAS NADA MAS QUEM DEVE NAO PODE FAZER ISSO PORQUE OS PODRES VAO FEDER MUITO

  38. LEONARDO disse:

    minha arma é meu voto. FORA PT CORRUPTO !!!

  39. Orlandino J.Santos disse:

    Acho que resta a nós brasileiros, na próxima eleição, fazermos o “VOTO DECLARADO”, para mostrar aos atuais deputados, o nosso descontentamento. Vamos renovar nossos representantes.

  40. laercio disse:

    estamos no pais sem lei, agora ser fosse pobre estaria aprodecendo, na cadeia, isto e´ uma afronta para nosso para nosso pais isto e´uma vergonha,isto e´para ver que esta acontecendo no pais.

Comentários encerrados.