Brasil

Cartilha que ensina a usar drogas é dada às crianças

Uma cartilha instruindo sobre o uso de drogas mais fortes, preparada com base na política de redução de danos, foi parar na mão de crianças e adolescentes em Sorocaba, interior de São Paulo.

Pais que viram a cartilha ficaram espantados e procuraram autoridades municipais exigindo satisfações.

O “manual” ensina em que parte do corpo o dependente deve injetar drogas, explica também o que se deve fazer para não vir a ter overdose. O folheto é uma publicação do Ministério de Saúde e deveria ser divulgado apenas para jovens que utilizam drogas injetáveis. O material alerta para o perigo do contágio de doenças entre usuários que compartilham a mesma seringa e agulha.

“Se caiu nas mãos de pessoas que não eram o público-alvo, a gente está investigando como isso aconteceu e vai estar conversando com as equipes para ter mais cuidado. Também dizer por que eventualmente caiu na mão de alguma pessoa que não é usuária, que lê aquilo e vai fazer com que ela comece a usar droga, eu acho que é uma visão totalmente ingênua do problema”, declarou a secretária municipal de Juventude de Sorocaba, Edith di Giorgi.

Os vereadores de Sorocaba solicitaram a secretária de Juventude para uma reunião de esclarecimento sobre os motivos desse material chegar até as crianças. Eles querem um controle maior na distribuição dos folhetos, que já foram retirados de circulação.

O Ministéria da Saúde enfatizou que a distribuição destes folhetos deve ser feita somente para quem faz uso de drogas injetáveis, como forma de prevenção ao contágio de Aids e hepatite.

Fonte: Globo.com

21 comentários

  1. SONINHA disse:

    Um absurdo !
    Acho que essa cartilha não deveria ser dada nem para os usuários.Fazendo isso os mesmos achariam que o que eles fazem é o correto,tendo assim,até um manual.O mundo esta descontrolado.

  2. diane disse:

    CARAS DE PAU, mentirosos, isso é q vcs são. Primeiro vem o ministro da educação a cara mais lavada do mundo e agora o da saúde. Pq essa gente não cai como aconteceu c o do transporte?

  3. André disse:

    Observei logo de cara, que, o governo não combate mais as drogas, estão se acomodando á essa situação podre que passa o Brasil. Percebi também a pobreza de intelecto da parte dos governantes, que acharam que não se espalharia essa cartilha, eles se acham inocentes e responsáveis fazendo isso. E outra, conhecem tanto, que explicam detalhadamente.

  4. Esperança Pires da Costa disse:

    Esse é o retrato da imcopetência por parte do governo. É o fim!
    Por isso digo, familias, a orientação dentro de casa é FUNDAMENTAL!!!
    Senhor, salve as nossas crianças…

  5. JOBSON disse:

    ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS, QUE O NOSSO DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!

  6. André de Alencar disse:

    Em vez de distribuirem folhetos ensinando a não ter uma overdose, deveriam ter distribuidos folhetos que incentivassem o abandono do vici, isso sim. Dizer como usar é dizer que se pode continuar aou mesmo começar a usar, concordam?

  7. Anderson BispO disse:

    Que compromisso estes governantes têem conosco?

    Esta cartilha não chegou até os filhos deles, garanto!

  8. Magdiel disse:

    Não é de se assustar com notícias como essa. Governo federal investe mais em manter o vício de um dependente químico do que com o cidadão trabalhor. O que vai aparecer de dependente químico não é brincadeira. Também, nosso governo vai dar uma ajudinha de R$900,00 por mês para os viciados que estiverem em “tratamento”, hehehe. E o salário mínimo? Fica como? Trabalhador brasileiro, tá compensando mais ser um viciado do que um trabalhador compromissado com a moral, com o compromisso, com valores próprios. Ironia irmãos, rsrsrs. Temos que rir de uma coisa dessas. É claro que temos e devemos dar o total apoio à pessoas que se encontram nessas condições. Mas espera aí, nãe é mesmo? Cada coisa devida à suas prioridades. Vamos investir em educação, saúde, vamos abrir as portas desse Brasil para a Palavra de Deus. Deus continue nos abrnçoando cada vez mais e mais e que Ele possa nos dar sabedoria para sabermos escolher aqueles que vão administrar nosso país. Chega de crentes mesquinhos, crentes que têm preço. Passou da hora de fazermos a diferença nesse Brasil. Graça e Paz amados.

  9. Júnior Garcia disse:

    Porcaria de governos e secretarias incompetentes.Quem acredita que esse inúteis resolverão os problemas de nosso país?

  10. PAULO RAMOS disse:

    A falta de informação ou a informação incompleta é um convite à conclusões precipitadas. A cartilha não pretende ensinar as pessoas a se drogarem, mas os viciados e minimizarem as indiscutíveis ” besteiras ” que já fazem com a própria vida. Não se pode tratar uma questão séria e complexa como essa, com a simplicidade dicotômica da moralidade média. Os agentes de saúde conhecem melhor do que qualquer outro a realidade desse universo. Não se trata de defender nem incentivar o uso de drogas, mas de reconhecer um problema social de difícil equação, que necessita de uma abordagem específica, atendendo as necessidades daqueles a que se direcionam. A referida cartilha não faz parte do programa de combate às drogas, mas de assistência social aos usuários e dependentes químicos. É coisa séria. Não é falha de caráter. É um problema de saúde. E triste ver como as pessoas se sentem ofendidas com atitudes importantes de assistência à essas pessoas, que – não importa aqui como entraram nesse mundo – precisam de cuidados especiais. Muitas vezes, esses cuidados podem até parecer pouco ortodoxos inicialmente, mas deveriam, sim, ter o apoio da sociedade. É humano – e mais ainda, cristão – entender e diminuir o sofrimento daquele precisa. Sem hipocrisia. Sem julgamentos absurdos e sem conhecimento do problema. P.R.

  11. Mike Oliveira disse:

    Quanto a declaração da secretria municipal de juventude de Sorocaba é muita falta de informação pro alguem que ocupa tal cargo, a ingenuidade esta mesmo é na declaração feita pela mesma. É evidente a alta capacidade de acimilação e curiosidade das crianças , dessa forma é um no minimo um equívoco dizer diser que o materia não vai influencir ao uso do intorpecente.

  12. Adriela disse:

    Só Deus para nos socorrer nestes dias! Cade aqueles governantes que na campanha politica nos dizem que vao nos ajudar, ”independente de religião” isso é uma vergonha, daqui uns dias vao dar alvo para saber onde devemos atirar para não Matar, só falta isso!

  13. Temos o dever como pais,cidadãos de bem de moldar nossas crianças para estes assuntos que cada vez mais nos apavoram nestes tempos,mas tudo tem o seu tempo determinado ( Eclesiastes cap. 3 :22 )
    O mundo tá cego mesmo não é não,os nossos magistrados,professores,educadores e outros com formação podem criar um instrumento como estes,tais manuais de conduta onde se mostra absurdos antes do tempo com isso poluindo as mentes “Puras” de nossas crianças esses manuais ou cartilhas já deu as caras outras vezes,houve aquela onde se mostrava assuntos relacionados ao “Sexo” ou a sexualidade,algumas com desenhos fora do padrão para elas “crianças” agora vêm esta nova ah!ah! quanto a “instruir” é brincadeira “DESTRUIR” nossos jovens brasileiros,que dizem ser o futuro da nação como?Será drogados,loucos,desrespeitosos aos pais,assassinos,será que tal manual foi realmente criado para orientar,talvez a intenção foi boa mas o conteúdo é de longe péssimo porque está chegando antes do tempo nas mão de nosso futuro, pensem nisso!
    MAGISTRADOS,PENSEM NISSO!!!

  14. Fagner disse:

    PR. SILAS SEI QUE VC NÃO GOSTA QUE FAÇAM COMENTARIOS SOBRE OUTROS COMENTARIOS POREM PALHAÇADA NO SEU SITE JÁ E DEMAIS ESSE CIDADÃO AE QUE SE DIZ PASTOR JJ ESTÁ FAZENDO EM EUS COMENTARIOS CONTRA A CONDUTA CRISTÃ E O SENHOR FALO (SOU DE TOTAL ACORDO) QUE QUANDO TEM ESCANDALOS OS FIÉS SE MANIFESTAM. COM TODO RESPEITO A SEU SITE QUE GOSTO MUITO NÃO PERMITA ISSO!
    ME PERDOE SE NÃO FUI CLARO!

  15. Que absurdo, além de oferecer uma cartilha inlustrando o local para realizar a aplicação da droga, estas pararam nas mãos de nossas crianças? Aonde vamos parar? Podem tentar esconder, mas a verdade é que o dia da Grande Tibulação, está bem próximo, bem mais próximo que imaginamos!!!
    Será que estamos preparados para este dia?
    Sei que só o Senhor Jesus pode nos salvar. Glória a Deus!!!

  16. Eduardo Melo disse:

    Bacunçou tudo, cartilha para drogas, camisinhas na escola, cade os deputados evangelicos cade a bancada em pro da família, vamos distribuir seringas nas escolas também, ta tudo invertido igual o que ta profetizado em toda Biblia. Olhemos para o alto pois a nossa redenção está proxima.

    Que alternativa nos temos nemhuma, homeschooling seria uma ?

  17. ANAVERTON MACEIÓ disse:

    EU PENSO QUE, COM ESSA VISÃO, O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTÁ CONTRIBUINDO PARA O ÓBITO DAQUELES QUE AOS POUCOS ESTÃO SE MATANDO POR MEIO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E AUMENTANDO A VULNERABILIDADE DOS NOSSOS PEQUENOS INOCENTES.

  18. pastor j,j.souza disse:

    NORMAL USAR DROGAS…………PORQUE NAO??????????????????

  19. Caco Cam disse:

    Folheto que instrui como usar drogas injetáveis seja lá pra quem for é PIADA né?!

  20. jose disse:

    Diante da incapacidade Publica em todas as esferas da federação, de atuar de forma significante contra a entrada, distribuiçao e comercio varejista das drogas no pais, acho que so restava isso mesmo, Ensinar os drogados e futuros drogados a Usár Drogas Com “SEGURANÇA” ( perdao, preciso rir pra nao chorar )

    Ja que estamos nesse caminho, gostaria de sugerir, outros temas a serem abordados nas proximas publicaçoes infanto juvenis:

    Cartilha Armas: Use com Sabedoria e Parcimonia
    Cartilha Sequestro Relampago: como escolher bem suas vitimas.
    Cartilha O assalto melô, o bicho Pegô, e agora ?
    Cartilha Tiroteio com policiais no meio da cidade, E agora, como agir.?
    Cartilha, Propina, fraudes e subornos, como ficar impune?

    Anciosos, esperemos pelas novas publicaçoes.

    A paz do Senhor.

  21. adriane orrico disse:

    Bom dia a todos. No meu ver eu espero que esta cartilha deve ser para todas as crianças, no intuito de instruir. Se meus filhos pegassem essa cartilha eu com certeza instruir por caminhos que eles não devem andar. Meus filhos vão ficar adolescentes e quem sabe podem vir a ter contatos com outros adolescente que possam a vir usar drogas. Eles estando instruídos com certeza vão identificar o malefício e não ver querer conversa e não serão ludibriados pelas tentações que os próprios colegas fazem. Quem oferece as drogas são os amiguinhos do colégio, das rodas de papo. Se a cartilha já está em circulação, cabe a nós, os pais , educar e mostrar que esses caminhos só levam à destruição. Idem para o álcool, bebidas fermentadas, fumos, maconha, jogos, pegas de carro, cocaínas e essas drogas injetáveis. vamos fazer do limão uma limonada. Tudo é questão da leitura que vc faz.

Comentários encerrados.