Colunistas

Catástrofes naturais são sinais da ira de Deus?

Terremotos, tornados, tsunamis, tempestades, deslizamentos, aquecimento global. Este é só o começo de uma vasta lista de catástrofes naturais que o mundo tem acompanhado nos últimos anos. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores como nos dias de hoje. Mas, por que tudo tem de ser considerado castigo divino ou ação diabólica?

As leis da natureza explicam os desastres naturais. O maior responsável pelo desequilíbrio ambiental é o ser humano. A poluição dos rios e mares, o desmatamento, as construções irregulares em encostas, os lixos jogados na mata e o aumento da emissão dos gases gerando o efeito estufa, ações provocadas pelo homem, são os principais agentes de tantas calamidades e tristeza.

Segundo o representante da Swiss Re Brasil, Rolf Steiner, autor da palestra Meio Ambiente e Seguros de Catástrofes, os efeitos das catástrofes naturais são agravados pelas ações humanas por meio de comportamentos inconsequentes e negligentes, como a impermeabilização dos solos e as construções em leitos de cheias. Ele ainda informou que as dez piores catástrofes naturais registradas ao longo de 2010 ocorreram nos países em desenvolvimento, deixando um rastro de quase 300 mil mortos ou desaparecidos.

Durante muitos séculos, as catástrofes (sismos, erupção de vulcões, furacões, cheias) eram menos comuns, mas a revolução industrial, que aumentou a emissão de gazes tóxicos e o despejo de poluentes no meio ambiente, provocou um aumento considerável de catástrofes súbitas. Esses cataclismos imprevisíveis resultam em prejuízo humano, na morte de várias vítimas inocentes, bem como em prejuízos econômicos, visto que, por vezes, cidades inteiras e toda a sua infra-estrutura são destruídas.

Quantas vezes você já assistiu na televisão a reportagens sobre o grande número de animais mortos no leito seco dos rios, ou então sobre o derretimento das geleiras, o que aumenta o nível do mar? Se o ser humano respeitasse as leis da natureza, a biodiversidade não seria prejudicada, e a frequência de desastres naturais seria infinitamente menor.

É claro que Deus é absolutamente soberano e tem o controle de todas as coisas, mas isso não significa que é Ele quem produz os desastres, afim de castigar a humanidade, como fez enviando o Dilúvio, para inundar a terra (Gênesis 6), e fogo em enxofre, para destruir Sodoma e Gomorra (Gênesis 19). Também não se pode afirmar que esses desastres sejam obras malignas, como vemos em Jó 1.16,19, embora eles sejam um sinal do fim dos tempos, o princípio das dores, conforme revelado em Mateus 24.6-8.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Gênesis 6—8; 19; Jó 1; Ezequiel 38; Mateus 24; Lucas 21.5-36; Apocalipse 6; 9; 16

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

9 comentários

  1. Marcos Guimarães disse:

    O diabo está pensando que vai levar muitas almas para o inferno,ele esta enganado,vamos ganhar almas para Jesus,faça a sua parte,pregue a tempo e fora de tempo.Jesus já falava a 2000 anos que a seara era grande e poucos eram os ceifeiros,com certeza Jesus lhe recompensará,tenha certeza disso !

  2. Valdemir Pereira dos Santos Júnior disse:

    A Bíblia diz que tudo isso só é o princípio da as dores. Como se o Senhor (Deus) estivesse dizendo que a mão dEle não faria essas coisas naturais e que se fosse ELE que estivesse ordenado isso, seria, tudo, infinitamente mais destruidor.

  3. Marcos Guimarães disse:

    Eu não preciso fumar maconha para ganhar o Maconheiro para Jesus,e nem me prostituir para ganhar a prostituta,basta obedecer a alguns critérios como: honestidade,bom caráter,temente a Deus,ser um bom conhecedor da palavra de Deus e praticá-la entre outros,mas um dos principais é lançar-te,vamos !!!!

  4. Marcos Guimarães disse:

    O próprio homem está caminhando a passos largos p/sua auto destruição e existem vários vs na Bíblia que predizem o final dos tempos,e o nosso Deus é rico em misericórdia,prova disso que Ele delegou a nós a importante missão de evangelizar o mundo,no trabalho,escola,nos Bares,nas Baladas,etc.

  5. alerrandro disse:

    Malafaia, acho que é preciso cautela. A Terra foi amaldiçoada pelo pecado. A tese do aquecimento global será usada pelo Anticristo pra unificação. Minha opinião.

  6. Marcos Guimarães disse:

    todo este desajuste das forças naturais,são respostas a ações realizada pelos ser humano.Vejamos como Deus não tem culpa de nada,a mais ou menos 3000 atrás o profeta Jeremias já era usado por Deus,a profecia está em LAMEN.3:39 De que se queixa pois o homem vivente?queixe-se cada um dos seus pecados.

  7. Luis Francisco Alves disse:

    escrevi mais 5 argumentos .Gostaria que postasse ao menos o texto que eu afimo acreditar que 90% é a ira de Deus se manidestando no clima ,na terra e debaixo da terra

  8. Tem um trecho na Biblia que descreve muito bem a situação: ”Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.” Isaias 24:5

  9. Luis Francisco Alves disse:

    6- Todos os livros que eu li sobre escatologia bíblia e que versavam sobre Mateus 24,nenhum deles apontavam a 20 anos trás um cenário tão profético como a que estamos vivendo .Todos os textos proféticos de Mateus 24 está se cumprindo concomitantemente .

Comentários encerrados.