Brasil

Claudia Cruz pode ser presa a qualquer momento, após pedido do MP

Os procuradores querem que Cláudia Cruz cumpra pena em regime fechado e devolva 7 milhões de reais aos cofres públicos

Os procuradores querem que Cláudia Cruz cumpra pena em regime fechado e devolva 7 milhões de reais aos cofres públicos

Os procuradores da Operação Lava Jato pediram ao juiz Sérgio Moro que a jornalista Cláudia Cruz seja condenada por lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Os 12 procuradores que assinam os “memoriais escritos” entregues ao juiz Moro querem que a esposa do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comece a cumprir a pena em regime fechado. Nas próximas semanas, o juiz Moro deverá anunciar  sua sentença no processo em que Cláudia e o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada são réus.

O pedido de condenação de Cláudia Cruz se baseia em cinco fatos, todos ligados à manutenção de dinheiro não declarado no exterior. A jornalista sempre alegou que jamais teve conhecimento das movimentações ilegais do marido na Suíça, mas não convenceu os procuradores. “É claro que Cláudia Cruz, pessoa bem esclarecida, sempre teve conhecimento de que o salário de Eduardo Cunha, como servidor público, jamais seria capaz de manter o elevado padrão de vida por eles mantido”, diz a petição do MPF.

“Cláudia Cruz não foi simples usuária dos valores, mas coautora de Eduardo Cunha em lavar os ativos mediante manutenção de conta oculta com os valores espúrios, cuja abertura foi assinada por ela, bem como por converter os ativos criminosos em bens e serviços de altíssimo padrão”, dizem os procuradores. Para eles, Cláudia pagou despesas internacionais suas e de sua família com recursos ocultos que sabia serem provenientes do crime.

O MPF listou as compras de Cláudia e de sua filha Daniele Ditz Cunha nas melhores lojas do mundo, com dinheiro de propina que o marido ganhou em negócios ilícitos em contratos com a Petrobras, dinheiro esse que era depositado na Suíça. A lista inclui compras em lojas como Chanel, Louis Vuitton, Hermès e Cristian Dior, em cidades como Paris, Dubai, Lisboa e Roma.

Os procuradores estipularam um valor mínimo para a reparação do dano causado aos cofres públicos. Cláudia, se condenada, terá de ressarcir a União em 2,3 milhões de dólares (7 milhões de reais). Os réus Jorge Zelada, João Henriques e Idalécio Oliveira terão de ressarcir 77,5 milhões de dólares (240 milhões de reais).

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

7 comentários

  1. Socram disse:

    Verdade, Pedro Caetano. o Eduardo Cunha foi um herói para o povo brasileiro!

  2. julio chaves regis disse:

    Como esses dois tem o conhecimento da palavra e conseguem colocar a cabeça no travesseiro? A bíblia diz q os ladrões vão p/o inferno e q depois da morte segue-se o juízo.Será q esses 2 já leram isso na bíblia?e os seus filhos,serão q vão seguir o mesmo exemplo dos pais? Esse mundo tá perdido! Jesus!

  3. PEDRO ACREANO disse:

    Pode falar o que quiser, mas se não fosse o Eduardo Cunha, dilma, o pt e satélites estariam lá até hoje. A pior ditadura é a ideológica (essa mesmo, a da esquerda). Bolsonaro 2018.

    1. Noslen Candido Ferreira disse:

      Meu irmão, defendendo ladrão?
      Então o que ele fez se justifica?
      Se a vossa justiça não exceder a dos fariseus, de modo algum entrareis no reino de Deus.

  4. Paulo Cezar Leal da Silva disse:

    Dinheiro sujo, raiz de todos os males, isto se chama a ” Lei do Retorno”, o que veio de bem e super bem mas mascarado com a cara do mal, pra ela e família, com dinheiro ilícito, agora é só desgraça pra todos também. Efeito dominó, os grandes estão caindo até atingir os menores, foi o contrário.

  5. Essa seria uma grande oportunidade para trazer de volta a esposa do ex-governador Sérgio Cabral para o presídio para as duas madames ficarem juntas, se lembrando do tempo de luxúria, patrocinado pelas roubalheiras do dinheiro público pelos seus maridos.

  6. Cezar Laino disse:

    A gang de Politicos e suas damas vivendo uma vida de reis agora vem empurrando os deficites do rombo do para povo brasileiro pagar, isso que é o grande absurdo.

Comentários encerrados.