Mundo

Clérigos islâmicos causam polêmica ao emitirem fatwa contra a Copa

Imagem: DivulgaçãoClérigos salafistas causaram polêmica no mundo árabe ao emitirem fatwas contra a Copa do Mundo, segundo o jornal “Jerusalem Post” nesta sexta-feira (04). De acordo com o Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio (MEMRI), críticos ao mundial alegam que muçulmanos estariam negligenciando seus deveres religiosos e se expondo a influências negativas ao assistirem os jogos. A Argélia é o único país árabe que participou da Copa neste ano.

“Não há dúvida de que o futebol, jogado de acordo com (as regras internacionais), fez com que muçulmanos adotassem alguns dos costumes dos inimigos do Islã, que estão preocupados com jogos e frivolidade. (Este jogo) causa muitos atos abomináveis ​​e corruptos”, disse o clérigo saudita Sheikh Abd al-Rahman al-Barrak em uma fatwa publicada em seu site em 21 de maio.

O xeque saudita Saleh al-Fawzan seguiu a mesma linha: “Os muçulmanos devem se distanciar de jogos e frivolidades e assumirem a obra de Deus. Eles não devem perder tempo com jogos e frivolidade, especialmente durante o mês sagrado do Ramadã”.

Clérigos egípcios da Universidade Al-Azha, principal centro de ensino islâmico sunita do mundo, no entanto, rebateram essas vozes, dizendo que é permitido acompanhar o campeonato e que extremistas afirmando o contrário devem ser desconsiderados.

Muitos árabes estariam ignorando os apelos e assistindo aos jogos, segundo relatos dos jornais. Algumas pessoas do reduto do Hezbollah no Sul do Líbano veem os jogos de graça na TV israelense para não terem que pagar por canais árabes fechados, segundo o diário libanês “al-Nahar”.

Na Síria, há relatos de que extremistas estariam proibindo a população de assistirem aos jogos em algumas cidades.

Deixe seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: O Globo

11 comentários

  1. HUMMMbertoh disse:

    Parece que a ‘maldição’ lançada p islâmicos sobre o futebol veio a cair justamente sobre a Seleção do Brasil, país q sediou a Copa. Este 7X1 nunca será esquecida, assim como ninguém esqueceu o ‘Maracanazo’ de 1950, com a perda da Copa em casa, 2X1 para o Uruguai. E os bilhões gastos inutilmente?

  2. MARCIO SUAREZ disse:

    AMEI O COMENTARIO DO PAULO SERGIO MACEDO,ASSINO EM BAIXO.FORA O FANATISMO CRISTAO

  3. Charlie disse:

    Comentei mais cedo e volto a insistir, não é o ato de jogar uma bolinha com os amigos, mas o comércio obscuro que está por traz. Disseram essa semana, cada gol um ponto nas pesquisas para Dilma. Tomara que esse momento de anestesia da população passe logo.

  4. ana disse:

    sou contra a jogo porque as pessoas ficam fanática, e um esporte mas e vicioso, quem serve a Deus tem que saber onde pisa a porta e estreita.

  5. Manoel disse:

    Embora Deus tenha dito que de Ismael faria uma grande nação, Gênesis 21:18, os filhos de Israel e o mundo civilizado em muito tem padecido com essa raça maldosa de fundamentalistas. Religião sem Jesus, é igual a (terrorismo mundial).

  6. Reynaldo disse:

    Ala e maome tambem estao vendo os jogos ta nem ai pra eles! Brasil!!

  7. Paulo Sergio Macedo disse:

    Meu Deus, quanta inguinorancia dos muçulmanos e de crentes.Graças a copa o mundo pode conhecer nossa cultura e saber que aqui tem crente de verdade e não esses fanáticos religiosos, que querem proibir tudo e se esconder em cavernas.Acorda crentes das cavernas, e vai se purificar.

  8. aneraldo disse:

    Louvado seja Deus que na igreja que sirvoa Deus meu pastor sempre nos orientou pra não asistir tipo de jogo algum por ser erado e agora essa notícia e ima vergonha aqui pastores e membros asistindo jogo acorda povo não se curvem diante das obras do mal

  9. charlie disse:

    SERÁ QUE DEUS VAI TER QUE ANTECIPAR A PERSEGUIÇÃO NO BRASIL PARA PURIFICAR A IGREJA?
    OU VOCÊ ACHA MESMO QUE TODO MUNDO QUE DIZ SENHOR SENHOR ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS?
    RADICALISMO ?
    TALVEZ MAS A NOSSA VIDA NÃO É MAIS NOSSA E SIM DE JESUS, ESSAS PAIXÕES NÃO SERVEM PARA NÓS.
    DESPERTA PARA CRISTO!

  10. charlie disse:

    QUE EXEMPLO, PRINCIPALMENTE PARA OS PASTORES NO BRASIL QUE ESTÃO CANCELANDO CULTO AO NOSSO DEUS PARA CULTUAR UM DOS dEUSES DESSE MUNDO, O FUTEBOL. NÃO ESTOU FALANDO DE JOGAR COM OS AMIGOS MAS DESSE COMÉRCIO MUNDIAL E QUE ESTÁ SERVINDO PARA DAR VOTOS A INIMIGA DO EVANGELHO NO BRASIL, DILMA !

  11. Leandro disse:

    Bem que Jesus disse que os filhos das trevas são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. Lucas 16:8
    DEVEMOS NOS HUMILHAR DIANTE DE DEUS PELA MANEIRA SUPERFICIAL QUE MANIFESTAMOS NOSSA FÉ NO VERDADEIRO SALVADOR JESUS CRISTO.
    TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS SENHOR!

Comentários encerrados.