Brasil

Comissão de plantão no Congresso Nacional terá deputados condenados

Os deputados Celso Jacob (esq.) e João Rodrigues (dir.)

Os deputados Celso Jacob (esq.) e João Rodrigues (dir.)

A Comissão Representativa do Congresso, que responde pelo Poder Legislativo durante o recesso parlamentar nas questões urgentes no período (entre esta quarta e dia 31), terá entre os integrantes os deputados João Rodrigues (PSD-SC) e Celso Jacob (MDB-RJ).

Condenados pela Justiça, eles chegaram a ser presos, mas atualmente estão autorizados a exercer o mandato parlamentar na Câmara em razão de decisões judiciais – leia detalhes mais abaixo.

Na semana passada, o Conselho de Ética da Câmara arquivou os dois processos que poderiam levar à cassação dos mandatos de Jacob e Rodrigues.

Comissão do Congresso

A comissão representativa responde pelo Congresso Nacional em eventuais questões urgentes que surgirem no período.

O grupo é formado por sete senadores e 16 deputados, eleitos na última sessão de votações do semestre.

Cabe à comissão fiscalizar atos do Poder Executivo, zelar pelas prerrogativas do Poder Legislativo, convocar ministros de Estado e exercer atividades urgentes que não possam aguardar a retomada dos trabalhos do Congresso.

João Rodrigues

João Rodrigues voltou a trabalhar na Câmara em 11 de junho, depois que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o deputado a exercer atividades durante o dia.

O parlamentar foi condenado pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4) por fraude e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho (SC) – a pena é de 5 anos e 3 meses de prisão.

O STF determinou o cumprimento imediato da pena e o deputado chegou a ser preso em fevereiro. Hoje, ele passa o dia na Câmara e, à noite, retorna para a cadeia.

O ‘G1′ buscou contato com João Rodrigues, mas no horário em que a assessoria foi procurada, o deputado já havia retornado para o local onde cumpre pena. A assessoria informou que só conseguirá contato com ele nesta quarta.

Em depoimento ao Conselho de Ética, em 20 de junho, João Rodrigues disse que não cometeu crimes e é inocente.

Celso Jacob 

Também em junho, Celso Jacob foi autorizado pelo juiz Fernando Messere, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a cumprir a pena em regime aberto.

O deputado foi condenado a 7 anos e 2 meses de prisão, em regime semiaberto, por falsificação de documento público e dispensa de licitação quando era prefeito de Três Rios (RJ).

Em 13 de junho, Jacob afirmou em depoimento ao Conselho de Ética ser inocente, acrescentando estar “muito tranquilo” em relação às acusações contra ele.

Nesta terça-feira (16), o deputado afirmou que já participou da Comissão Representativa em outras ocasiões e tem experiência na função.

“No final disso tudo, não teve dano ao erário. Não tem prejuízo, não tem roubo, não tem desfalque, não tem desvio. Então, não tenho que me envergonhar disso. […] Eu vou trabalhar [na comissão]. Independentemente do que aconteceu comigo ou não, eu vou trabalhar”, afirmou.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

5 comentários

  1. Msuro disse:

    CONT….NOS ESTADOS UNIDOS , EUROPA, E LIBERARAM PRA NÓS AQUI ESSES SÃO OS CRÁPULAS QUE. COLOCAMOS NO PODER PRA APROVAR VENENOS PERIGOSÍSSIMOS PRA MATAR A POPULAÇÃO OU NOS ACORDAMOS OU IREMOS TODOS FICAR DOENTES E DEIXAR ESSES CRÁPULAS CONTAMINAR TODA NOSSA AGRICULTURA # ACORDA BOIADA……..

  2. Msuro disse:

    CUIDADO QUANDO VC FOR. NOS MERCADOS LEGUMES FRUTAS VERDURAS PENSANDO QUE ESTA COMPRANDO ALIMENTOS SAUDÁVEIS VC ESTA ENVENENANDO SUA FAMÍLIA E TRANSFORMANDO TUA SAÚDE EM ENFERMIDADE COMO ALERGIAS BAIXA IMUNIDADE CANCER E OUTRAS OS POLÍTICOS DE APROVARAM UMA PEC LIBEREM PESTICIDAS PARA PROIBIDAS

  3. Msuro disse:

    90% DESTES CRÁPULAS SÃO. BANDIDOS PERIGOSÍSSIMOS TODOS PARLAMENTARES FAZEM PARTE DESSE SISTEMA CRIMINOSO IMPLANTADO PRA NOS MATAR A CONTRA GOTAS ELE APROVARAM UMA PEC PRA MATAR OS BRASILEIROS…..APROVARAM O ENVENENAMENTO DOS BRASILEIROS LIBERANDO MAIS PESTICIDAS DOS ALIMENTOS QUE. COMPRAMOS # FORA

  4. arley disse:

    Apenas quero deixar aqui minha queixa pelo seguinte pela saúde e educação esses vagabundos do congresso não fazem plantão, será porque, cambanda de VAGABUNDOS.

  5. Msuro disse:

    BANDIDOS SÓ ATUAM ONDE ONDE HÁ COVIL DE BANDIDOS E BRASÍLIA E O QUE FORA O CIDADÃO COMUM ? É UM COVIL ENTRANHADOS DE BANDIDOS POR TODOS OS LADOS FICA. MEU REPÚDIO PRA. ESSE GOV FACISTA E PERDULÁRIO # FORA COMUNISTAS NÃO ACEITAMOS VCS SANGUESSUGAS FORA TODOS FAXINA GERAL ….

Comentários encerrados.