Colunistas

Como é a hierarquia no reino das trevas?

Imaginamos que o reino do mal seja uma bagunça, sujo e desorganizado, mas não é assim. Mesmo consciente de que é um derrotado, Satanás é altamente organizado.

Existe uma hierarquia infernal. O diabo comanda espíritos malignos organizados em vários grupos: principados e potestades, príncipes das trevas e hostes espirituais, cada um com sua incumbência. É isso que observamos em Efésios 6.11,12: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Assim como os príncipes, primeiros-ministros e presidentes de nações, os principados exercem autoridade sobre outros grupos de demônios que, por sua vez, comandam outros hierarquicamente inferiores.

As potestades representam outro nível na hierarquia, inferior ao dos principados, mas também muito poderoso, que comanda milhares de demônios.

Os príncipes das trevas são os demônios que comandam outros que agem em áreas específicas. Enquanto os principados e potestades trabalham exclusivamente no mundo espiritual, para que o homem não veja a glória de Deus, não reconheça Jesus, os príncipes das trevas atuam diretamente contra o Reino de Deus e a Igreja.

As hostes espirituais da maldade são formadas por tropas, exércitos de demônios, que estão prontos para atacar a qualquer hora e em qualquer lugar onde a batalha for mais renhida. Essas entidades malignas são enviadas a todo instante contra pessoas, grupos ou nações. Exercem autoridade também sobre os homens perdidos e sobre aqueles que rejeitam Jesus.

O reino das trevas é tão organizado que não há divisão. Os demônios trabalham unidos. O próprio Jesus reconheceu isso em Mateus 12.25,26. Satanás é o príncipe deste século, e o mundo jaz no maligno.

Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (1 João 5.19). O diabo tem muitos planos, mas o principal é matar o homem. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir (João 10.10a).

O inimigo é tão terrível que pode transformar um simples fato em um caos na vida de qualquer pessoa. Contudo, não é onipotente. Mesmo não sendo todo-poderoso, ele tem alguns poderes. Quando caiu pela sua rebeldia, Lúcifer perdeu sua glória, mas não todo o seu poder. Então, fique atento e permaneça firme em Cristo, orando, lendo a Sua Palavra e sendo fiel à Sua vontade.

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

33 comentários

  1. Presb. Edson disse:

    Adriane, não sou especialista em demônios e muito menos em psicologia, más conforme seu relato imagino que esses espíritos vem para tentar te dominar e fazer algo ruim para tí. Pode ser um trabalho de feitiçaria ou algum tipo de oferenda malígna. Más o que vc. tem feito está totalmente certa, repreenda toda sensação ruim pelo nome de Cristo Jesus, pois isso sim eu entendo. entendo que em Nome de Jesus tudo e todos tem que se curvar, não existe nada nem ninguém que possa contra JESUS!!!

  2. Giovana. disse:

    Muito obrigada por esta explicação…. foi muito boa para eu entender como é que o mal age, e buscar as armas certas nesta guerra.

  3. Jasiel Matos disse:

    A paz do Senhor! Pr. Silas!
    Tenho visto algumas entrevistas que tem dado a alguns programas, rádio,Tv, etc.
    Sabemos que você tem sido perseguido e muito caluniado, mas cremos que sua vitória ja está garantida e quão grande será teu galardão.
    Um forte abraço Pastor! meu (Jasiel), da minha mulher (daltilene) e de meu filho (Danth Guilherme) de apenas três anos.
    A paz do SENHOR meu irmão em cristo!

  4. rosana disse:

    gosto de ouvir o pastor sou catolica praticante, porem gosto de ouvir as explicaçoes claras que o senhor dar aos assuntos que lhe sao solicitados, assisto seus programas todos os sabados as 7:00h, e dou graças e peço pela sua saude e que o Senhor Jesus Cristo revista-o com o sangue Dele fazendo o senhor invisivel para todo o mau.

  5. Apóstolo Paulo do Rio disse:

    Deus falou poderosamente por teus lábios nesta mensagem amado Pastor Silas Malafaia.
    O Senhor continue lhe abençoando, usando, protegendo, e prosperando juntamente com toda tua família e amigos.

    Um abraço em tua alma, um beijo em teu coração. Paz.
    @ApostoloPaulo1

  6. Eliu de Oliveira disse:

    erramos muitas vezes já não é por tanta falta de conhecimento e sim por teimosia, busquemos a verdadeira paz que e a verdadeira alegria que estar em Crsito Jesus nosso Senhor

  7. FERNANDO MARIO disse:

    Tantos se acham poderosos neste mundo, mais poderoso mesmo é jesus é só falar em nome dele e todos esses espíritos imundos vão embora

  8. elias disse:

    muito boa explicação.

  9. MARIA HAIDEE disse:

    Eu já tive várias experiencias com DEUS ,é maravilhoso poder contar com JESUS em todo tempo ,mas tambem já tive experiencia com o maligno não é brincadeira mesmo porque ele não está brincando de fazer maldade quem estiver pensando nisso tomem muito cuidado, se volte para DEUS que só ELE pode te dar garantia garantias. OBS. PASTOR ,por favor explique melhor o que é ( paralisia do sono) obrigado e fique com DEUS O GENERAL DE GUERRA!!

  10. Maria disse:

    PARA LUCAS PARRA: EM LLUCAS 11:17, JESUS EXPLICOU QUE SATANÁS TEM UM REINO ORGANIZADO, POIS SE FOSSE DIVIDIDO NÃO SERIA REINO. ISTO PORQUE OS FARISEUS DISSERAM QUE JESUS ESTAVA EXPULSANDO DEMÔNIOS EM NOME DE BELZEBU. O MAL É UNIDO PARA DESTRUIR O HOMEM, SEMPRE. ESPERO QUE TENHAS ENTENDIDO. A PAZ.

  11. Nelio moraes disse:

    Isso éh sério,eles estão aí p tirar-nos o foco da salvação,mais o sangue de JESUS,tem poder p expulsar toda e qqr espírito imundo!

  12. Marcelo Santos Silva disse:

    Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

    Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

    Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

    Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
    Tiago 4:7-10

  13. Paulo disse:

    Boa noite, muito boa matéria!!!

  14. Carla disse:

    Eu só sei que o manda chuva lá é o adversário de Deus e nosso também e que o único que ele obedece é o Senhor Jesus e o Seu Nome poderoso, falei certo?

  15. Rodrigo/AVEC disse:

    Para a armadura temos que ter sabedoria da palavra de DEUS,vigiar,orar e pedir perdão para nossos pecados! A comunhão com DEUS é importantíssima,por que nós,sozinhos não temos poder para nos defender dos demônios.

  16. Laécio Oliveira disse:

    Artigo ótimo, edificou minha fé, queria pedir ao pastor Silas, para futuramente editar um artigo sobre a habitação do demonios, porque vi um certo teologo dizer, que satanaznunca esteve no inferno, e não concordei com esse pensamento.

  17. Helen Alencar disse:

    Tive Sindrome do Panico,e pude ter um encontro com satanas e seus demonios(com essa doenca).Realmente o mundo espiritual do maligno e muito organizado.Mas gracas a Deus.Consegui vencer a doenca.

  18. cleusa disse:

    Eles tem estrategias e atua no meio da família com os membros revoltados ,no meio da igreja com os falsos irmãos,na politica ,nos programas de televisão, na internet,nas musicas,nas danças,nas vestimentas,nas religiões,etc.Precisamos das armaduras de Deus para nos proteger e principalmente o dom de discernimento a perseverança e a vigilância.

  19. Silvio Rodrigues disse:

    Caro Lucas Parra, no evangelho escrito por seu “Xará”:
    “Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.
    E, SE também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
    Lucas 11:17-18
    Percebeu o “se”? Jesus apenas estava provando que ele não espulsava os demônios por belzebul.

  20. carla disse:

    Lucas, não quero me meter na sua postagem. Mas confesso que fiquei curiosa, e fui ler Lucas 11.17.
    Pelo que “eu” entendi foi: Não quer disser que o reino de satanás esteja divido e sim “se” ele estiver. Porque se os demônios “brigassem” entre si o reino dele estaria dividido. Um abraço.

  21. paula disse:

    vamos pedir a Deus sabedoria e discernimento espiritual para combater todo mal

  22. valdienepaulasilva disse:

    que o Senhor nos ajude nesses dias difíceis que a humanidade já vai caminhando!!

  23. valdienepaulasilva disse:

    é só a misericórdia de Jesus na nossa vida e vigia e orar em todo tempo mesmo,pq muita gente não entende a profundidade do assunto!!!!!!!!!!!

  24. Lucas Parra disse:

    Pr. Silas malafaia… A paz do Senhor !

    Meu nome é Lucas e quero com toda modesta lhe pedir um esclarecimento !

    De acordo com Lucas 11:17-18… A palavra de Jesus não quer dizer que o Reino de Satanás esta dividido ?

    O Senhor poderia me esclarecer esta passagem ?

    Muito Obrigado !

    DEUS VOS ABENÇOE EM NOME DE JESUS

  25. Gustavo disse:

    Aiiiiii que medo……huauahahuauahua

  26. Italo Bruno disse:

    Deus seja a honrá e glória para sempre ámen.

  27. ROSEMARY DE CASTRO SOARES GERTH disse:

    ORAÇÃO PELO MEU CASAMENTO .PRECISO DE UM MILAGRE URGENTE

  28. Gisele Magalhães disse:

    Muito esclarecedor… Considero o pr. Silas a maior referência de autoridade, sabedoria e vida vitoriosa no Brasil. Sou intercessora do seu ministério e família!!!

  29. CARLOS MIGUEL TORRES disse:

    Todo esse aparato está sujeito ao maior poder do Eterno Salvador (yahushua/Jesus) que recebeu todo o poder no céu e na Terra e controla suas atividades em relação aos seus escolhidos e ou predestinados, permitindo, ou não atingí-los, dependendo das circunstâncias e do seu propósito para com eles.

  30. Adriane - Estados Unidos disse:

    Jo’ tb teve experiencia semelhante a minha , leiam :

    13 Entre pensamentos vindos de visões da noite, quando cai sobre os homens o sono profundo,

    14 Sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram.

    15 Então um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos da minha carne.

    16 Parou ele, porém não conheci a sua feição; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, e ouvi uma voz que dizia:

    Livro de Jo’ capitulo 4 : 13 – 16

  31. Adriane - Estados Unidos disse:

    A ciencia diz que e’ paralisia do sono, mas sei que e’ ataque demoniaco. Desde crianca tenho experiencias espirituais profundas com Deus e com demonios. Consigo discernir o que e’ de Deus e o que nao e’. Converso com outras pessoas que tb tiveram a mesma experiencias e assisto testemunho na internet de pessoas que tb tiveram ”paralisia do sono”. O Pastor Silas Malafaia com certeza sabe do que estou falando ….

  32. Adriane - Estados Unidos disse:

    Ja tive experiencias profundas com Deus e ainda tenho e com o reino das trevas tambem (contra a minha vontade). Eu nao sei porque os demonios as vezes gostam de vir no meu quarto em forma de sombra escura e o meu corpo fica todo paralisado. Nao consigo me mexer quando vejo essas coisas. Somente consigo pronunciar algumas palavras usando o Nome de JESUS e essas coisas desaparecem.

Comentários encerrados.