Colunistas

Como vencer as tentações e ter uma caminhada cristã triunfante?

Com o episódio da tentação de Jesus, registrada em Lucas 4.1-11, podemos aprender algumas lições sobre como vencer as tentações. A primeira condição para ser um vencedor é esvaziar-se de si mesmo e encher-se do Espírito Santo, da Sua presença, do Seu poder, da Sua unção. Se formos cheios do Espírito Santo, com certeza conseguiremos vencer aquilo que nos tenta.

Satanás conhece aquele que está cheio do Espírito Santo, revestido de unção. E o maior exemplo da importância deste revestimento é o próprio Jesus, que, ao ser batizado nas águas do rio Jordão, os céus se abriram, e veio sobre Ele, como uma pomba, o Espírito de Deus. Houve um revestimento especial de poder.

Se estivermos cheios do Espírito Santo, poderemos deixar que o Senhor dirija a nossa vida. Esta é a segunda condição para vencermos as tentações: não agir baseado em “achologias”, em intuição, em sentimentos. Jesus foi dirigido pelo Espírito Santo. Então, devemos deixar o Espírito Santo guiar-nos. Certamente, guiados e dirigidos por Ele, seremos levados a lugares mais altos e melhores.

Você quer vencer a tentação? Ore e jejue! Jesus venceu o inimigo com jejum. Foram 40 dias e 40 noites jejuando. Isto leva à santificação e é uma das armas mais poderosas para dominarmos nossa natureza pecaminosa, para disciplinarmos nossa vontade.

Jejuar é sair da dimensão da terra, e entrar na dimensão do céu. Jejuar não é deixar de comer para apresentar a Deus um sacrifício. É deixar de alimentar o corpo, para enfraquecer a carne, alimentar a alma com a Palavra de Deus e vivificar o espírito.

Sabemos que a nossa luta não é contra carne nem contra o sangue, mas contra os espíritos malignos (Efésios 6.10-18).

Não poderemos combater Satanás, que é espírito, com armas humanas, mas sim com armas espirituais. O jejum é uma arma com a qual podemos derrubar as fortalezas do diabo. Outra arma que você deve usar para vencer a tentação é a Palavra. Se Eva tivesse usado a espada do Espírito no jardim do Éden, com certeza ela teria vencido Satanás. A Palavra de Deus não deixa dúvidas (Gênesis 2.16,17).

Você quer vencer as tentações? Ore e vigie! Vigiar é estar atento ao jogo, é saber a origem, é estar apercebido das coisas. Vigiar é estar em uma vigília constante. Além disso, seja obediente a Deus! Jesus foi totalmente obediente ao Pai em tudo (Filipenses 2.8). Apesar de ter a mesma glória, a mesma imagem, o mesmo poder para realizar as mesmas coisas, Cristo obedeceu.

Nada é tão importante aos olhos do Senhor como obedecer à Sua vontade (Hebreus 5.8). Você pode conhecer tudo o que diz respeito à luta contra os espíritos malignos, mas, se não for obediente a Deus, se não tiver Jesus como seu Salvador e Senhor absoluto de sua vida, não vencerá tentação alguma, por menor que ela seja.

Em suma, você quer vencer as tentações? Seja cheio do Espírito Santo e deixe-o dirigir sua vida; jejue; conheça e use a Palavra de Deus; vigie e ore; fuja da aparência do mal; seja obediente ao Pai. O diabo conhece os que são obedientes ao Senhor. Ele até os tenta, mas sabe que já é um derrotado.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Efésios 6; Hebreus 4.12; O livro Vencendo as tentações, de Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

23 comentários

  1. Edriene Alves dos Santos disse:

    Nossa estava precisando tanto de algo como essa msg acima!!!!!!

  2. Jaziel disse:

    Tudo muito edificante, mas, como ser cheio do Espírito Santo?

  3. André Vincent disse:

    Olá Adriana!
    Dizem os Evangelhos sinóticos que Jesus jejuou quarenta dias é quarenta noites no deserto e depois teve fome. Com certeza essa fome de Jesus não era de alimentos sólidos mas sim uma fome de Deus a ponto de recusar todas as iguarias de Satanás. Hoje você teve fome de Deus? Abrs.

  4. Cléber Augusto disse:

    Prezada Adriana,
    Jejuar é reservar-se durante um período de tempo exclusivamente as coisas de Deus, tanto espiritualmente como em ações. É se esvaziar, e não apenas do alimento, mas das coisas deste mundo. Sugiro que leia os capítulos 58 e 59 de Isaías, assim como também o capítulo 6 de Mateus. Procure nos evangelhos os momento de oração e jejum do nosso Senhor, pois estes te ensinarão muito mais do que nossos comentários.

  5. eu até hoje não sei mesmo como se faz um jejum corretamente, como um cristão deve jejuar se poderem me explicar eu agradeço.

  6. leandro disse:

    exelente artigo muito exclarecedor que Deus te abenoe muito mesmo pr silas
    pois a muito tempo o acompanho e vejo que voçê é um verdadeiro homem de Deus
    A paz do Senhor

  7. Cléber Augusto disse:

    Prezada Regina.
    Antes da fé em Cristo (aquela que produz arrependimento e mudança de vida) para o Cristianismo baseado no Novo Testamento (Bíblia), não existe nada. Pois é por meio da fé que nos tornamos filhos de Deus (João 1:12). Somente pela fé somos justificados e temos paz com Deus (Romanos 5:1). A caridade é consequência da fé em Cristo (mudança de vida) e não o motivo para Salvação. Sugiro a leitura da carta de Paulo aos Gálatas, com especial atenção ao capítulo 2.

  8. André Vincent disse:

    Olá Regina Zugaiar!
    Eu não me preocupa se serei salvo porque isso vêm depois o que me preocupa e se estou todos os dias em sintonia com Aquele que fez tudo para que eu encontro o caminho da salvação. Lei e medita a Palavra em Mc
    10,17-22

  9. regina zugaiar disse:

    me responda uma coisa se eu tiver caridade em meu coracao , em primeiro lugar antes da fe , serei salva…..

  10. maria do carmo disse:

    maravilhosa essa palavra gloria a Deus pela sua vida continue nos ensinando sempre em nome de jesus

  11. Marcos Guimarães disse:

    Ler e viver a Palavra de Deus diariamente , meditar muito na Palavra de Deus ,tomar para si os ensinamentos da Palavra de Deus, respeitar o próximo , etc . . .
    Como alguém diz que acredita em Deus que é invisível ,e desrrespeita o próximo que é visível ?

  12. Cléber Augusto disse:

    Prezada Monique,
    Quando Eva foi tentada, a serpente atiçou o desejo dela, tanto que as Escrituram revelam que Eva achou a árvore “agradável aos olhos” e “desejável para dar entendimento” (Gn 3:6, ARA). Ou seja, tudo começou nos pensamentos da Eva, o que a Serpente fez foi apenas aguçar o sentimento da transgressão e, pelo motivo que somente Deus sabe, ela perdeu o controle, seguida por Adão e em última estância, por nós.

  13. Monique disse:

    Olá! Muito boa essa palavra. Seriam maus pensamentos ou pensamentos indesejados uma forma de tentação?

  14. Cléber Augusto disse:

    errata: carta aos Gálatas

  15. Cléber Augusto disse:

    Porém, como o apóstolo Paulo nos diz em sua carta ao Efésios, as obras da carne pertencem a nossa natureza, por isso um dos frutos do Espírito Santo é o domínio próprio (temperança). Confiar em si mesmo na tentativa de vencer os nossos próprios desejos é o começo para o fracasso, antes, confiai no Senhor com suplicas e ações de graça, a fim de vencer o nosso maior inimigo, nossa natureza humana decaída.

  16. Rebeca disse:

    Verdade,ótima palavra! Deus continue abençoando o Pr Silas!

  17. Leandro Clarindo disse:

    Me ajudou muito precisava ler isso hj.DEUS O ABENÇOE SEMPRE

  18. ……………1 CORINTIOS 1O:13
    .
    NAO….VEIO…..SOBRE….VOS…TENTACAO,……SENAO….HUMANA;
    .
    MAS….FIEL…E…..DEUS,…..QUE….VOS….NAO….DEIXARA….TENTAR
    .
    ACIMA….DO…QUE……PODEIS;
    .
    ANTES,….COM…A…TENTACAO…DARA…..TAMBEM…..O……ESCAPE,….
    PARA…QUE…A…POSSAIS…SUPORTAR.

  19. APRENDI……..EM…..UMA…..DAS…….PREGACOES………….DO….PASTOR
    .
    SILAS…..MALAFAIA…….A………FUGIR……DE……..TUDO
    .
    O…….QUE…….NOS……….ATRAI.

  20. Weverton disse:

    Gloria a Deus por essa palavra edificante!!!

  21. André Vincent disse:

    Olá!
    Viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” E, levantando-se,
    ele deixou TUDO e o seguia. Os três passos de Levi para fugir das tentações: 1- levantou-se. 2- Fechou a porta da coletoria. 3- Deixou Satanás falando sozinho. ( Atitude, determinação, convicção).

  22. Silas disse:

    Palavra maravilhosa Pastor, falou tudo!!

  23. andre santos frança disse:

    Gloria DEUS por essa palavra maravilhosa, PR. SILAS DEUS EM CRISTO JESUS te abençoe mais e mais , posso repassar essa menssagem no meu facebook , obrigado.

Comentários encerrados.