Colunistas

Crente pode ser possuído por demônios?

Pr. Silas, qual a diferença entre opressão e possessão demoníaca?

Satanás não vem senão a roubar, a matar e a destruir (João 10.10). Para isso, ele utiliza, entre outras estratégias, a opressão e possessão. Qual a diferença entre as duas? Opressão é a influência direta de demônios sobre as pessoas, como podemos constatar em diversas referências bíblicas no Novo Testamento (Lucas 4.18,19; Atos 10.38).

As forças malignas invadem um lugar e começam a exercer pressão sobre as pessoas, enfraquecendo a resistência moral e espiritual. O ambiente parece “pesado”. Se as pessoas não estiverem armadas nos caminhos do Senhor e atentas às investidas do inimigo, poderão ser levadas à preguiça, ao desânimo, às incertezas, à desobediência, à exaustão física e até à depressão. Para isso, os demônios procuram os pontos mais vulneráveis e investem o máximo até encontrarem uma brecha para destruir a pessoa ou seu lar.

Qualquer um está suscetível à opressão maligna, inclusive os cristãos. Outro meio de oprimir as pessoas é tentar levá-las à mentira, a práticas ilícitas, à obsessão por dinheiro, à idolatria, e causar enfermidades.

Veja o caso de Jó, que foi oprimido com a permissão de Deus e coberto por uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça (Jó 2.7). Para vencer essas investidas de Satanás e seus demônios, é preciso estar em constante oração, jejum e leitura da Palavra.

E o que é possessão? É a presença de um ou mais demônios no corpo de uma pessoa. Embora não tenhamos certeza da razão pela qual acontece a possessão demoníaca, sabemos que os espíritos malignos podem prejudicar a pessoa e fazer com que ela se afaste de Deus.

Um exemplo bíblico conhecido é o gadareno endemoninhado, que dia e noite andava clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras (Marcos 5.5). Então, quando os demônios não só oprimem a pessoa, mas passam a controlá-la, existe um caso de possessão [veja outros casos em Mateus 9.32,33; 12.22; Marcos 9.17-27].

Resumidamente, qualquer pessoa pode ser oprimida pelo diabo, mas só os que não são templo do Espírito Santo podem ser possuídos. Afinal, onde o Espírito de Deus habita o inimigo não pode entrar. Por isso, aquele que está ¬ firme nos caminhos do Senhor não corre o risco de ser possuído.

Atente para a Palavra de Deus, que alerta: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8).

SUGESTÃO DE LEITURA:

Livro Guerra espiritual, de Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

69 comentários

  1. zenilde disse:

    Controle e domine essa lingua , não fale mal e nem julgue a ninguem , não tenha nenhuma maldade e malícia . Não guarde mágoa d ninguem . Não minta em hipóse alguma . Evite ir a lugares onde o E. Santo não possa ir c/ vc ! Cuidado c/ seus olhos no q veem , novelas ? nem pensar nesse lixo ! Leia e obedeça a Bíblia , ore , vigie !! Do contrário o demo pula no seu cangote !! cruzcredo … credoincruz !!!

  2. leonardo disse:

    É a mesma coisa perguntar se uma pessoa pode ficar doente? Toda e qualquer pessoa crente ou descrente pode ser possuida por um demônio é só deus permitir.

  3. OSVALDO - CONTAGEM /MG disse:

    Minha irmã, não tenho nada a lamentar, a crítica querida não oprime, liberta. Não sou oprimido, apenas sigo aquilo que a Bíblia, minha regra de fé e prática me ensina, e não no que os homens às vezes falam. Aprendi isto em quase 60 anos de vida, numa caminhada com Jesus. Se você ler os textos citados por mim, despida de qualquer pré-conceito, verá que tenho razão infelizmente. Não inventei nem torci nada. Tá escrito. Fique na paz de Jesus.

  4. jefferson costa disse:

    Acho que se a pessoa cristã,ou não,der espaço ao que o mundo lhe oferece aí sim pode ser usado e ser ferramenta do inimigo.Mas,se vós aceitou verdadeiramente a Jesus,não vos pertubeis,pois o que de Deus está bem guardado pois foi comprado por um alto preço.

  5. Lamentavelmente desprezível esta crítica do tal senhor de Contagem-MG, criticando um homem de Deus, como o Pr, Silas Malafaia, cooperador e conhecedor profundo da Palavra de Deus.Se este senhor de MG realmente é cristão, duvido que ele vive uma virgula do que ele falou.

  6. jurandir disse:

    ola amados tenho certeza sim que se o crente de luga ao demonio ele entra e faz estrago na vida da pessoa sim pois as pessoas estao brincando de ser filho de Deus e por isto fica sem a proteçao porque acha que realmente pode tudo mais o apostolo paulo fala que todas as coisas me sao licita mais nem todas me comvem e por isto e que se nao vigiar tenho certeza que o inimigo vai sim destruir a vido daquele que verdadeiramente teve um encotro com jesus .

  7. Rodrigo/AVEC disse:

    Até o diabo é crente,ele crê que DEUS exista.Então,ser crente não significa que não vamos ser influenciados diretamente pelo diabo.Ser Cristão,ter o Espírito Santo de DEUS,isso sim significa que não vamos ter influencias malignas,por que estaremos protegidos com a armadura do SENHOR.Paz de Cristo!

  8. lamentavel as suas criticas hein senhor oswaldo. O senhor nos provou o qto um crente pode ser oprimido.

  9. OSVALDO - CONTAGEM /MG disse:

    Não acho que foi o Malafaia que respondeu a esta questão, porque a exegese cheira a exejegue. Pelo menos, ele deveria colocar estas questões tão importantes para serem respondidas por pessoas que pelo menos entendessem o que estão lendo. Resposta errada só cria mais confusão nas cabeças dos crentes que não se preocupam muito em ler a Bíblia, mas apenas, repetir o que outros dizem ler. Resposta lamentável e infeliz.

  10. OSVALDO - CONTAGEM /MG disse:

    Ô gente, vão parar de ler a Bíblia errada. Onde é que está escrito que é satanás que veio matar, roubar e destruir ? Quem vem fazer isto é o ladrão, e o ladrão e o mercenário que Jesus cita são tipos humanos e não Kpêta. O tinhoso é o lobo (animal). Isto está tão claro no texto que não sei porque ainda crentes continuam a interpretar este texto de modo errado. Erram por ler este texto sob a ótica dos mercenários de púlpitos (para não serem notados pelas incautas ovelhas) que abundam os templos de 4 paredes. Releiam João 10:10-13.

  11. Aierdna Sousa disse:

    Acredito que um crente “qualquer,”pode ser posssuído pór demônios,mas não um crente “livre” e dise Jesus:-Se pois o Filho vis libertar, verdadeiramente sereis livres.Mas há uma espécie de “crente” que são assim chamados apenas porque crêem que Cristo existe mas não que seja capaz de libertá-lo,e ainda pior,não deixam que ELE o faça,por ainda emprestarem seus corpos, seus membros, seus corações para que satanás os use.

  12. LV Bragança disse:

    A Bíblia diz que aquele que crê em Cristo, é filho de Deus por adoção; Como pode um filho de Deus ser possesso de demônios? O Senhor Jesus disse “…se alguém me ama, guardará a minha palavra…e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo.14:23). Como pode o demônio tomar posse da morado do Senhor? Este senhor seria muito fraco, o que não é o caso de Jesus Cristo. Paulo falando aos Efésios, disse que eles eram selados com o Espírito Santo, que era o “penhor”, a garantia que eles pertenciam a Deus

  13. vilson borba/rs disse:

    Conheço um pastor; temente á Deus, onrado pelos homens, e muito conhecido, principalmente por seu excelente carater. Mas porém, não venceu ainda o demônio da inveja; e não é pouca coisa não. Isso não é possessão? Resumindo: é preciso vigiar!

  14. Quesia disse:

    Com certeza.Se o cristão não tiver como a Biblia ordena que é estar em comunhão com nosso Deus,com a vida no altar todos nos estamos sujeitos.Pois tem na Biblia orai e vigia.Se tiver fazendo o que o inimigo gosta e que o inimigo quer pode possuir essa pessoa.

  15. Gesiel disse:

    Gostei da palavra do Pastor Silas.

  16. vilson borba/rs disse:

    Uns dizem: satanás só não entra no coração regenerado. O que é um coração regenerado? O APOSTOLO PAULO DIZIA: Prossigo para a perfeição. Então o q é?

  17. cinthia disse:

    E a casta de demônio uma espécie uma caracteristica que a pessoa nasceu com ela ,mas ela nunca abandona,Jesus libeta com JeJUM e oração

  18. Léa Abreu disse:

    Aquele q não consegue o que o Pr. Silas falou, por favor, leia a Palavra. O Senhor diz em JOÃO 8: 32. ” Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’.

  19. Carla disse:

    Crente que se submete a Palavra de Deus em obediência, não. Mas aquele crente rebelde, que peca deliberadamente e entristece o Espírito Santo de Deus a ponto de não servir mais como habitação para Ele, sim pode sim.

  20. valdemir disse:

    correm atraz deles como pessoas mega espirituias depois veem que estao envolvidas ate o pescoço com coisas erradas se eu fosse inumerar aqui iria ficar horas para escrever o nome de todos mas nao tenho tempo para isso e nem precisa voces tambem sabem o alerta que a biblia nos da esta em geremias cap 17 ver 5 assim diz o SENHOR maldito o homem que confia no homem faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coraçao do SENHOR ou seja nao devemos confiar nem em nos mesmos

  21. valdemir disse:

    e principalmente respeito as coisa de DEUS tem pessoas que fazem a obra de qualquer jeito como caim que ofereceu a DEUS um sacrificio sem o devido cuidado talvez pegou a oferta e jogou la no chao e virou as costas ao contrario de abel que respeitava as coisas sagradas DEUS conhece nossos coraçoes a ELE ninguem engana e tem mais a biblia diz que o SENHOR envia falsos profetas para espirimentar a fidelidade do povo para com ELE hoje acontece a mesma coisa vira e mexe aparece ai um falsos e todos

  22. valdemir disse:

    meu caro e amigo irmao vilson borba leia primeira aos corinthios cap 10 e voce entendera que se o crente nao agrada a DEUS automaticamente ele esta agradando o diabo ai ele abre as portas pro inimigo entrar e fazer o que quiser o problema e que tem pessoas que acreditam em predestinaçao eu acredito em chamamento e responsabilidade pessoal ou seja quando voce e chamado voce tem uma grande responsabilida com o nome do SENHOR e essa responsabilidade passa pelo carater dignidade comportamento

  23. Jean disse:

    Respondendo ao Carlos Miguel,no velho testamente o Espírito Santo podia ser retirado sim,só pegarmos o exemplo de Sansão,enquanto estava com Deus o Espírito Santo estava nele,mas no momento em que ele abandonou e desobedeceu ao Senhor ele perdeu o Espírito.No novo testamento o Espírito Santo é permanente,Jesus nos prometeu o seu Espírito pois ELE iria para o Pai,mas enviaria o Consolador.(João 14-16),e isso se cumpriu lá em (Atos 1-2),como o pasto Silas disse,somos templos do Espírito Santo.

  24. CARLOS MIGUEL TORRES disse:

    O salmista Davi, certa feita, escreveu: “…não retires de mim o teu Espírito Santo…”(Sal.51:11), ora, vê-se, aqui, que existe a possibilidade da retirada do Espírito e, em sendo assim, se um templo, ou uma morada estiver vazia, poderá ser invadida, contudo, sendo um escolhido, ou predestinado à glória do Eterno(Deus) poderá ser reintegrada a posse ao seu legítimo dono, portanto, crente pode ser possuído pelo demônio, até porque, os demônios são crentes, já escreveu o apóstolo Tiago(Tia.2:19)

  25. ALCERIO disse:

    NÃO ENTENDI MUITO BEM OQ O PASTOR SILAS QUIS PASSAR. EM DETERMINADO TRECHO DE SEU COMENTÁRIO ELE DIZ Q OS DEMÔNIOS PODEM POSSUIR UMA PESSOA E AFASTA-LA DE DEUS, EM OUTRA PARTA ELE DIZ Q UMA PESSOA Q É DE DEUS NÃO PODE SER POSSUÍDA PELOS DEMÔNIOS.
    EU TAMBÉM CONCORDO Q UMA PESSOA CONVERTIDA NÃO PODE SER POSSUÍDA, MAS POSSUIR PRA AFASTAR A PESSOA DE DEUS..SÓ SE PODE AFASTAR UMA PESSOA DE DEUS SE ELA FOR DE DEUS!!.. FICOU UM POUCO CONFUSA ESTA COLOCAÇÃO..

  26. HUMMMbertoh disse:

    Claro que um crente verdadeiro, mas sem conhecimento, pode ser possuído. Ele “encheu o coração de de Ananias e Safira”; ele falou pela boca de Pedro; ele pode prender um crente no erro (2Tm 2.26). O diabo só não pode é entrar no espírito regenerado do salvo, porque é aí que o Espírito Santos faz a sua residência.

  27. HUMMMbertoh disse:

    Na História da Igreja vemos que pessoas piedosas e influentes no meio cristão, sem o saber, foram possuídas por espíritos enganadores e causaram muito estrago no Cristianismo. A Escritura é bem clara: “Não deis lugar ao diabo”. e “Satanás se transfigura em anjo de luz”. Ele é capaz de imitar o Espírito Santo, e se essa imitação for aceita, haverá possessão. O crente deve reagir, “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10.5). Só nosso espírito renascido é o novo homem.

  28. vilson borba/rs disse:

    O Irmão Valdemir, enrolo, enrolo e não entndi nada!

  29. carlos ferreira disse:

    ao Ricardo Batista vc é dizimista?? da oferta ?? ajuda pessoas necessitadas q tipo de irmão em cristo vc é ??? vc tem q ler mais a biblia seu materialista avarento malaquias 3:10 q moral vc tem pra falar do Pastor Silas a instituião AVEC é uma benão AJUDA MUITAS PESSOAS CARENTES COM OS DIZIMOS E OFERTAS Q RECEBE DOBRE A LINGUA PRA FALAR DE UM HOMEM DE DEUS SEU CRENTE FRUSTRADO

Comentários encerrados.