Gospel

Cristãos podem ser proibidos de usar cruz ou crucifixo no trabalho

Em um caso que tem chamado atenção da mídia, duas mulheres britânicas procuraram estabelecer o direito de exibirem sua fé cristã no trabalho. O assunto será decidido pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. É a primeira vez que o Governo da Inglaterra é forçado a esclarecer se apoia ou não o direito dos cristãos usarem seu símbolo de fé no trabalho.

Segundo o jornal The Sunday Telegraph, os ministros que julgarão o caso argumentam que, por não ser um “requisito” da fé cristã, os empregadores podem proibir o uso de cruzes por parte dos trabalhadores e punir os que insistem em fazê-lo.

A posição do governo recebeu acusações revoltadas de figuras proeminentes, incluindo Lord Carey, ex-arcebispo de Canterbury, líder máximo da Igreja da Inglaterra. Ele acusou os ministros e os tribunais de “censurarem” os cristãos e disse que esse era outro exemplo de cristianismo sendo marginalizado no Reino Unido.

A necessidade de o Governo anunciar se os cristãos têm o direito de exibir ou não o símbolo de sua fé surgiu depois da discussão similar sobre o uso de lenços hijab sobre a cabeça das mulheres muçulmanas.

As leis que garantiriam o direito de se usar uma cruz ou crucifixo no trabalho seguem os termos do artigo 9 da Convenção Europeia de Direitos Humanos. Ele afirma: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de, seja sozinho ou juntamente com outros, seja em público ou privado, manifestar sua religião ou crença, sobre adoração, ensinos, práticas e rituais”.

As mulheres cristãs que deram origem ao processo, Nadia Eweida e Shirley Chaplin, alegam que foram discriminadas quando seus empregadores as proibiram de usar o símbolo no local de trabalho. Elas querem que o Tribunal Europeu decida se os patrões violaram o direito delas manifestarem sua fé religiosa.

O Governo deve dar como resposta oficial que o uso da cruz não é uma “exigência da fé” e, portanto, não é contemplado pelo artigo 9.

Os advogados das mulheres alegam que o Governo está sendo exigente demais e que “manifestar” uma religião inclui fazer coisas que não são uma “exigência da fé”, e elas estão, portanto, protegidas pelas leis de direitos humanos. Afirmam ainda que os cristãos recebem menos proteção do que membros de outras religiões que já garantiram seu direito a usar roupas ou símbolos, como o turbante e a pulseira kara dos sikh, ou o hijab muçulmano.

Fatos e argumentos 

O caso da senhora Eweida data de 2006, quando ela foi suspensa pela empresa aérea British Airways, onde trabalhava, por se recusar a tirar a cruz que carregava no pescoço. Aos 61 anos de idade, ela argumenta que a empresa permitia aos membros de outras religiões usarem livremente seus símbolos religiosos, sem que isso violasse as regras sobre uniforme.

A senhora Chaplin, 56, foi impedida de trabalhar na enfermaria pela Royal Devon and Exeter NHS após se recusar a esconder a cruz que usou durante seus 31 anos de enfermagem.

A resposta do governo, elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores, afirma: “O Governo alega que… usar uma cruz ou crucifixo visível não é uma manifestação de sua religião ou crença, na acepção do artigo 9, e… a restrição sobre as rés usarem uma cruz ou crucifixo visível não se trata de uma interferência de seus direitos protegidos pelo artigo 9″.

E acrescenta: “Em nenhum dos casos existe qualquer sugestão de que o uso de uma cruz ou crucifixo visível é uma forma reconhecida de praticar a fé cristã, muito menos pode ser considerado (inclusive pelas próprias) uma exigência da sua fé”.

O Governo inglês atualmente responde a ações movidas por outros dois cristãos que sofreram represálias no trabalho depois que se opuseram publicamente à realização do casamento de homossexuais.

Lillian Ladele, após trabalhar por 17 anos para o Conselho de Islington, norte de Londres, disse que foi forçada a se demitir em 2007, depois de ser disciplinada pelo seu chefe e alegou que fora humilhada por defender suas crenças.

Gary McFarlane, um conselheiro registrado, foi demitido por se recusar a fazer terapia sexual para casais homossexuais.

Grupos cristãos têm dito que a postura do Governo é “inaceitável”.

Lord Carey disse: “A ironia é que quando os governos e tribunais impõe aos cristãos que a cruz é uma questão insignificante, ela se torna um símbolo ainda mais importante de expressão de nossa fé.”

Os juízes em Estrasburgo devem decidir quais dos casos irão progredir até as audiências completas em uma instância superior.

Andrea Williams, diretor do Centro Legal Cristão, protestou: “É inacreditável que um governo conservador permita que… nos últimos meses, os tribunais se recusem a reconhecer o uso de uma cruz, a crença no casamento apenas entre um homem e uma mulher e os domingos como um dia de adoração como expressões centrais da fé cristã. E agora? Será que nossos tribunais vão anular os Dez Mandamentos?”.

Fonte: Gospel Prime

30 comentários

  1. Richard disse:

    Poxa cara eu nem ia comentar mais depois de ler este comentário idiota…. “”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”" SE AMOSTRAR “”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"”"” QUE IDIOTISSE.
    RAPAZ UM BANDO DE ENCAPETO USA TATUAGEM DE DEMÔNIO NO CORPO VAI PARA O TRABALHO E NINGUEM FALA NADA, AGORA USAR A CRUZ OFENDE?????? OFENDE O CAPETA RAPAZ!!!
    QUE ABSURDO, O PESSOAL USA CORRENTE DE MOVIMENTO GAY, DE PORCARIA DE TIME E QUALQUER OUTRA COISA. EU NÃO SEI NÃO!!! IMAGINE, POR VOCÊ USAR UM CRUCIFIXO VOCÊ É HIPÓCRITA???? QUEM FALOU ISSO É MALUCO CARA.

  2. Alefe disse:

    hum
    legal, ja nao uso mesmo
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ao meu ver nao faz diferença, JESUS é algo pessoal, só os hipocritas gosta de se aparecer e + a cruz é so um simbolo mais nada, Cristo é o sentido.

  3. Leonardo disse:

    Bom no meu modo de ver a Cruz não pode ser adorada ou com Cristo preso nela como usa os catolicos , mas eu não sou contra um Cristão usar uma cruz porque representa a vitoria de Cristo sobre a morte .. mas enfim cada um tem a sua opinião eu respeito e entendo quem não gosta .

  4. Joel Alves de Araujo disse:

    É possível expressar crença cristã com utilização de símbolos religiosos e mesmo assim faltar a verdadeira experiencia de salvação através do sincero arrependimento dos pecados e confissão de aceitação de Jesus Cristo como Único Salvador e Senhor que produz o novo nascimento que inclui justificação, regeneração e nome escrito no Livro da Vida para ter direito a vida eterna. Mas o que podemos concluir que ja está havendo indícios do espírito do anti-cristo, desprezo ao cristianismo…..

  5. Rose-r.j disse:

    Satanas não conseguiu vencer Jesus no deserto,agora tentar atacar o seu povo!
    Só há uma maneira de vencer as trevas e a satanás,oração,perdão e amor.Satanás não resiste aquilo que Cristo impregnou a nossa alma e aí ele não tem como penetrar se estivermos revestido no amor e na paz de Cristo.

  6. “O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.” (Deuteronômio 21 : 23), no entanto, os que se dizem cristãos querem usar esse sinal de maldição, e eu que pensei que os sinais que seguem os crentes fossem os que estão lá em Marcos, cap.16:17, ora vejam só!

  7. Lara disse:

    MAIORIA CRISTÃ? O QUE É SER CRISTÃO PARA VCS? CATÓLICO É CATÓLICO, NÃO É CRISTÃO.

  8. Jorge Roberto disse:

    A bola da vez agora é o Ira que quer matar um pastor por sua Fé em Jesus mas não se iludão porque uma emissora famosa mostrou, Muitos não sabem o que acontece com nossos irmãos como escr no outro comentario nossos irmãos estão sendo assacinados são espancados queimados e torturados para negar a Fé em Jesus somos estrangeiros neste mundo e um dia o Senhor vira nos Buscar Amem!

  9. Jorge Roberto disse:

    Amados irmãos esta-mos vivendo tempos dificeis Jesus disse não venho trazer paz ao mundo e sim guerra, ficamos indiguinados pelos nossos sentimentos e emoções os governos nos dão poucos direitos e o que temos é tirado. Mas na luz da palavra sabemos que tudo o que Jesus disse esta se cumprindo, em paizes como Paquistão India Russia China Afeganistão cristãos estão sendo assacinados literalmente queimados vivos e não pelas autoridades mas por civis leia mateus cp 25 vs31 ao 46 A Paz Do Senhor!

  10. Frank disse:

    Ainda tem evangélico voador que não entende o cenário político que pretende destruir o cristianismo, olha o argumento do cidadão – oh! isso não importa, pois tenho Deus no coração. Bom, um dia seus ignorantes eles tiraram a vida de seus filhos e tudo por culpa dessas mentes tapadas, só falta vir esse mesmo retardado dizer : é porque Foi ASSIM QUE DEUS PLANEJOU. Quando o Nazismo perseguia o Judeus ninguém se importava, mas quanto começou a perseguir o mundo milhares de pessoas já havia morrido.

  11. Isso só prova que JESUS está voltando, marranata, hora vem Senhor JESUS!!!

  12. O Atalaia :D disse:

    É mais do que óbvio que já é uma perseguição. Lembre-se que é de “pouquinho”, pelas beiradas.

  13. douglas silva disse:

    quero ver quem é que proíbe alguem usar o pentagrama.

  14. Ingrid disse:

    Sem palavras. Eu só tenho a pedir a proteção de Deus para todos nós cristãos.

  15. Rosa disse:

    …E enquanto isso os cristãos, ou os que se dizem cristãos pelo menos, ficam se degradiando entre sí, e assistindo juntos o avanço de tudo que reprovam, Somos o sal da terra, e a luz do mundo, vamos sím , dizer ao mundo, em quem acreditamos, através do nosso amor , com os cuidados com os mais necessitados, das nossas ações em nossas vidas, ou se preferir , através do simbolo da crúz , porque não… Que os CRISTÃOS AJAM , POR AMOR A CRISTO,todas as vezes que sua liberdade for ameaçada.

  16. Rosa disse:

    É , realmente , não precisamos de amuletos, mas sim confiar no Deus vivo que padeceu na Crúz por nós, precisamos ser espiritual sim, … mas como estamos num mundo NÃO TÃO ESPIRITUAL NÉ, vamos lutar sim , pelo direito de manifestar a nossa fé. Pois hoje estão condenando pastor, proibindo o uso da crúz … Enquanto isso, vão liberando tudo que não presta… o aborto , o casamento Homossexual, a eutanásia…e tudo o que Deus não aprova…

  17. Gilberto disse:

    A questão não é o uso ou não de um símbolo religioso. A questão é de liberdade de expressão! O que temos notado nesses “últimos dias” é uma perseguição aos cristãos nos países ocidentais e um favorecimento a minorias e outras religiões em detrimento a uma maioria cristã. É possível convivermos com as diferenças e respeitar a individualidade de cada um. É possível defender nossas idéias e permitir que os outros discordem de nós.

  18. Gilberto disse:

    Jesus está voltando, mas antes muitos serão purificados e embranquecidos. A perseguição está aí, e se Jesus não abreviasse a sua vinda, nem os escolhidos se salvariam.

  19. welbert disse:

    eles nucao vao tirar DEUS do nosso coracao …DEUS e MAIOR q um crucifixo

  20. Lara disse:

    Não acho legal cristãos usarem a cruz, foi a arma que foi usada para torturar Jesus Cristo.

  21. Wellington disse:

    É fato que ser cristão está ligado como se vive e com o testemunho demonstrado no dia-a-dia e não com símbolos ou adornos, entretanto nenhum estado democrático pode impedir ninguem de usar qualquer símbolo referente a sua fé. Temos que estar atentos, pois trata-se de uma perseguição, é um país de primeiro mundo e considerado cristão.

  22. alex disse:

    que eu saiba. um cristão não costuma usar cruz ou crucifixo . ah não ser que seja um catolico cristão

  23. FELIPE disse:

    isso pode ser interpretado com intolerãncia religiosa, apenas isso, na frança as mulheres muçulmanos foram proibidas de sair as ruas com o hijab…isso não passa de intolerancia religiosa, apenas as mentes mais esclarecidas da política no país tem que reverter isso.

  24. Manoel Pinto disse:

    Gostaria muito de entender como alquem pode se dizer Cristão e se sujeitam as besteiras do mundo,se dizem Cistãos mais não Conhcem o REI dos reis,Jesus deixou tudo pronto para os que são SEUS,é muita ignorãncia da Fé e seu Consumador,Paulo da um exelente exemplo de como DEUS corrige isso,Leiam aos Galatas 1 (7-16 ),tem outras dezenas de mandamentos.O que ele era como fariseu e depois passou a ser com Cristo Jesus,só Jesus o resto é papo furado.

  25. Rosivaldo Aguiar disse:

    Jesus disse que seu Espírito habitaria no coração do salvo não no peito,cruz no peito é idolatria,feiticaria,pois temos que adorar o jesus que morreu na cruz não a cruz que matou Jesus,o Brasil está cheio de crentes idolatras.cruz na fachada da Igreja?dentro da Igreja,nos jornais e revistas.Leiam a Biblia gente pois ela diz que a cruz é simbolo de maldição.

  26. Adriane - Estados Unidos disse:

    Concordo com voce Carla. A perseguicao aos cristaos no mundo inteiro esta’ aumentando. Vejam o que acontece com o Pastor Yousef, que foi preso porque se tornou cristao. Outro caso e’ dos ativistas gays que querem a todo custo por uma mordaca na sociedade e construir um imperio homossexual no mundo. E tem mais esse caso na Inglaterra, os cristaos nao podem mais usar cruxificos ou cruzes no trabalho. O que falta agora? Vao querer fechar as igrejas e nos proibir de ler a Biblia? …. :)

  27. Ana paula-Holanda disse:

    e realmente estar acontecendo os sinais do fins dos tempos,cada dia perseguicao atras de perseguicao.

  28. Carla disse:

    A perseguição está aumentando fiquem ligados no Senhor.

  29. luciano disse:

    Olha eu vou te contar, é brincadeira em. Quer dizer q se um cristao usar uma cruz ele é considerado criminoso, mas se o governo faz palhaçada com o povo, isso é considerado normal?

  30. SIMPLESMENTE BESTEIRA A FÉ NAÕ TEM NADA A VER COM AMULETOS, A FÉ É TER ESPERANÇA
    NO AMANHÃ, COMFIAR EM DEUS E PEDIR SUA ORIENTAÇÃO PARA PROSSEGUIR NO TEMPO DE
    NOSSA PEREGRINAÇÃO, PARA TERMOS EQUILIBRIO EM NOSSAS AÇÕES.

Comentários encerrados.