Colunistas

Qual é o papel do homem, e o da mulher no casamento?

O sucesso do relacionamento familiar e a durabilidade do casamento também dependem do modo como o marido e a esposa desempenham seus papéis conjugais e sociais.

Tanto na sociedade como na família, exercemos funções importantes: a de marido ou esposa, a de pai ou mãe, a de filho ou filha, a de irmão, a de provedor, a de educador, a de amigo, a de patrão ou empregado, a de pastor ou ovelha, a de aluno ou professor etc., e precisamos exercê-las com sabedoria e excelência.

De um modo geral, podemos afirmar que o homem é mais lógico e racional do que a mulher. O papel social dele, designado por Deus em Gênesis 2.15, é proteger, prover e liderar a família.

O Senhor o capacitou para lavrar o jardim do Éden, cuidar dele e guardá-lo. Todas as regras lhe foram dadas pelo Criador. Por isso, após a queda, Deus não cobrou tais responsabilidades diretamente da mulher. Cobrou do homem.

Quando Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus dirigiu a palavra primeiro ao homem (Gênesis 3.9), pois sobre este pesava a responsabilidade de desempenhar bem a função de líder, protetor e provedor do jardim. Assim, até hoje, quando o homem não cumpre com suas atribuições, transferindo para a esposa a responsabilidade dele como líder e provedor, enfrenta problemas em casa.

E quanto ao papel da mulher? Biblicamente falando, compete à mulher ser adjutora, ou seja, auxiliar do marido na missão de proteger, prover e liderar a família. Deus delegou à mulher uma função de extrema importância na família. A mulher foi criada com intuição e sensibilidade mais aguçadas que as do homem, para equilibrar os relacionamentos familiares, agindo como uma sábia mediadora, trazendo harmonia ao lar. Por isso, em Provérbios 14.1, é dito que toda mulher sábia edifica a sua casa.

Podemos afirmar, então, que a mulher é quem edifica a casa, mas compete ao homem fornecer proteção e o material para sua edificação. A mulher não pode construir a partir do nada. O provedor tem de desempenhar bem seu papel. Como líder, ele tem de dispor tudo o que for preciso para a esposa edificar a família, evitando que a esposa se sobrecarregue com todo o trabalho.

Tanto na educação dos filhos como no relacionamento conjugal e nas tarefas domésticas, a mulher edifica a casa, mas é o esposo que provê os meios necessários, cooperando com ela.

Embora a mídia secular dissemine o discurso de que os papéis tradicionais do homem e da mulher no casamento não sejam mais viáveis, hoje, numa sociedade em que a mulher ascendeu profissionalmente e que as famílias não têm mais a mesma estrutura nuclear devido a divórcios e novos casamentos ou “produções independentes”, devemos continuar enxergando os papéis do marido e da mulher à luz da Palavra de Deus, a fim de que os vínculos afetivos que ligam o casal sejam saudáveis e redundem em bênçãos para os cônjuges, para seus descendentes, para a Igreja e para a sociedade como um todo.

Sendo assim, tendo em vista a atual conjuntura econômica, entendemos que a esposa pode até ganhar um salário maior do que o marido, ser profissionalmente mais bem preparada e obter melhores oportunidades no mercado de trabalho; contudo, como mulher sábia, ela deve continuar exercendo seu papel de adjutora idônea.

A mulher sábia não inverte os papéis nem age de maneira arrogante, a fim de não humilhar o marido e não minar a liderança dele. Se fizer isso, estará agindo como uma tola, que, em vez de edificar, destrói sua casa com as próprias mãos, e a família toda sofrerá com problemas de ordem espiritual, emocional e até material, podendo desagregar-se com a separação do casal.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Tito 2.4,5; 1 Pedro 3.1-7

Você também poderá assistir ao DVD A responsabilidade do homem e da mulher no casamento, de Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

38 comentários

  1. WELLIS disse:

    Concordo e procuro está repassando para os meus filho, pois só assim poderemos educar os nossos filhos no caminho certo, que é o da palavra de DEUS. Que DEUS abençoe a todos

  2. naldo disse:

    Se lermos e colocar-mos em pratica este estudo que o nosso sabio e inteligentimo pr passou para todos que leram essa materia , nosso lar será bem aventurado. Parabéns Pr Silas por este ensinamento para a familia

  3. Dona Iris, eu louvo a Deus por esta escolha maravilhosa que fez e, tenho certeza que o SR. JESUS continuará sustentando a SRA como coluna espiritual dessa família. Deus não a escolheu por acaso, na verdade ele tem um grande plano de salvação para sua família e também para tantas almas que podem ser influenciadas pelo seu maravilhoso tetemunho. Parabéns e, que neste ano de 2013 o SR.JESUS derrame bençãos sobre ti e toda a sua família e aqueles que os cercam. paz.

  4. e quando o marido da gente fica conversando com alguem q ele nem tem intin=midadea mulher tem razao de falar,né,mas esse alguem é mulher

  5. Adriana disse:

    concordo com o Pastor Silas!!!!abraçossss pastor

  6. jurandir p/ oliveira disse:

    É POR TODAS ÉSSAS EXPLICAÇÃES E MUIT.. MAIS QUE FAZ O PASTOR SILAS MALAFAIA SER O MELHÓR PREGADOR DA VERDADEIRA JUSTIÇA E DO VERDADEIRO AMOR, DO BRASIL NA MINHA OPINIÃO

  7. ka.. disse:

    stou com problemas e não sei que atitude tomar , fui casada a 23 anos ,,, me separei mas vivo na mesma casa com meu ex marido e encontrei uma pessoa e me envolvi cm essa pessoa a 3 anos vivo uma vida de fornicação .. , mas não consigo sair de casa e viver cm esse homem , embore sei que ele me ame , mas tbm sei que meu ex nunca deixou de me amar aff .. fico perdida sem saber q fazr pq os dois me ama ,,, não sei que faço .. tenho um casal de filhos ….quero mudar d vidaaa..

  8. Sandra disse:

    Oi Adriane. Que Deus te abençoe muito. Não caso com ele de jeito nenhum. Deus está comigo. Já tenho minha estratégia para sair dessa bem. Um feliz ano novo pra ti.

  9. Larissa Barrozo de Lima disse:

    Graças a Deus no meu lar, os referidos papeis acima estão de acordo com a palavra de Deus, pois o homem é o cabeça da casa, assim como Cristo da Igreja, nesse sete anos juntos, aprendi que tudo quanto fizer para o meu esposo debaixo da vontade de Deus é para manter bem o nosso relacionamento, sendo assim estou sempre em prontidão para fazer o que me pedir e dessa forma sou agraciada com a sua gratidão. E estou sempre a orar por ele, a oração de uma esposa por seu esposo é fundamental.

  10. zilmar alves amorim disse:

    Concordo com pastor Silas,

  11. Que o Senhor Deus continue te dando sabedoria e intrepidez Pastos Silas., porque as verdades têem que serem ditas. Doa a quem doer. Que Deus o guarde e a toda sua família.

  12. Adriane - Estados Unidos disse:

    Sandra, se eu fosse voce nao aceitaria viver essa situacao e mandaria esse homem e a mae dele para bem longe. Voce merece um homem que a ame de verdade e nao um amamaezado. Procure alguem do seu nivel, maduro e integro. Pense bem antes de casar-se na igreja e no civil com esse cidadao que vive com voce. Veja se vale a pena. Se voce tomar a decisao errada na sua vida, sofrera’ as consequencias da ma’ escolha no futuro. Voce merece ser feliz e nao derramar lagrimas de sofrimento. Jesus a abencoe.

  13. paulo disse:

    Muitos papéis se inverteram porque ambos não valorizaram o valorizaram o papel do outro gerando uma crise existencial…

  14. Lucas Rodrigues disse:

    Maravilhosa explicacao Pr Silas, que Deus continue te abencoando para ser sempre este vaso nas Maos de Deus!

  15. Sergio Zubelli disse:

    O que descreve o Pr. Silas é o mais abrangente possível, entretanto, não somente de papeis definidos deve viver o casal, pois existem outras ações e atitudes que o ministério de uma só carne deve adotar. Ficaria longo demais relatar tudo aqui mas este artigo abençoado do Pr. Silas merece este aprofundamento bíblico e assim abençoar ainda mais as nossas famílias que tanto carecem de ter Deus em seus casamentos!

  16. Sandra disse:

    Sou nova convertida pela graça do Senhor Jesus. Parentes sempre deram opinião no meu relacionamento com meu companheiro que mora comigo há 2 anos. Estamos juntos há 9 e já cancelamos pelo menos 4 vezes nosso casamento devido minha sogra e a falta de sabedoria dele. Estou em oração e jejum. Sei que Deus pode transforma-lo. Caso contrário agora quem não casa sou eu. Alem disso tudo ganho 4 vezes mais que ele… Deus vai me dar um vaso novo. Tenho fé que Deus abençoará sempre sua vida meu querido Pastor Malafaia!!!!

  17. Linda explicação “Qual é o papel do homem, e da mulher no casamento? Gostei, muito valioso em nossos dias e muito gratificante vivenciar estes ensinamentos maravilhosos que a Bíblia nos proporciona. Pastor Silas Malafaia deixa DEUS te usar cada dia, cada momento de sua VIDA. Pois o inimigo de nossas almas tem atacado ferozmente na área conjugal, mas DEUS tem levantado nosso amado Pastor Silas Malafaia para combater contra os aguilhões de satanás. A Paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Abraço

  18. Adriane - Estados Unidos disse:

    Ha’ muitos anos atras a minha irma mais velha resolveu se envolver com um cidadao que ate’ hoje nao saiu da casa da mae. Eles viveram juntos e tiveram 2 filhas. A minha irma teve que se submeter a humilhacao da mae do cara! Foram muitos anos de sofrimento e minha irma resolveu separar-se do ”maridinho amamaezado”. O ”ex-maridinho” dela sempre pos a mae dele em primeiro lugar e jamais amou de verdade a minha irma que tinha que fazer todos os desejos da ex-sogra.

  19. Adriane - Estados Unidos disse:

    Acredito que hoje existem muitas esposas que sao humilhadas por sogras e sao tratadas como escravas. Eu aconselho as mulheres que se amam a nunca casarem com homens que ainda moram na casa da mae. A mulher tem que exigir que o homem compre ou alugue uma casa. Que ambos juntos possam construir um lar juntos e constituirem uma linda familia. Nao concordo de sogro ou sogra morarem com os filhos depois de casados.

  20. Adriane - Estados Unidos disse:

    Eu nunca e jamais tentarei ocupar a lideranca que pertence ao meu marido dentro do meu lar. Sou submissa ao meu marido e procuro fazer o maximo para ter um casamento maravilhoso e feliz. Busco aperfeicoamento em Deus todos os dias.
    Trabalho com design grafico, cuido do meu marido, cuido da minha casa, cozinho , lavo roupa e etc… As vezes o meu marido me auxilia nos afazares domesticos. Amo cozinhar!

  21. gilda gomes disse:

    Gloria DEUS q existe homens de coragem pra fala a verdade ,em uma sociedade onde alguns homens e mulhere tem muitas vezes se gladiando como inimigo.quando DEUS tâo maravilhosamente nos para ser parceiro um do outro se amando e se respeitando!!!!Eu glorifico a DEUS pela sua vida pastor Silas!!!!!!q DEUS possa acrecentar riquezas espirituais na sua vida em todas as areas!!!!!

  22. wania lobo disse:

    Pastor malafaia eu cheguei uma grande conclusao que se todos ssoubesem ou colocase estas obrigaçoes em praticas. eu falo com toda sinceridade de coraçao. Nos nao tinhamos meeem um divorcio no mundo. acho q os Pastores de antigamente se sabem disto, devia comentar com os casais porque o homem nao iria deixar munca uma esposa dedicada e q edifica seu lar,munca.A esposa por sua vez nao deixaria seu esposo que assume o seu papel de lider do lar.

  23. André Vincent disse:

    Olá
    o que devemos entender em Gn 2,24: 1) Não deixar os palpiteiros influenciar seu casamento ( Pais, sogra(o), vizinho ect…). 2) reciprocidade no afeto, no sevir. 3) Não cobrar o outro, mas se cobrar sempre. 4) se lembrar que Deus quer fazer parte dessa aliança. Tg 1,5-6

  24. K palavras sabias,isso é uma verdade biblica pastor,Deus te use super+++++++

  25. Rayna Silva disse:

    Leano, acredito que isto ocorre somente se o provedor, que é o marido permite. Quando é defendido como diz a carta magna ” os direitos e deveres são iguais entre homens e muheres”, isto dá- se ao fato histórico da violência doméstica, e o preconceito da mulher inserida no mercado de trabalho. Acredito que o homem tem que ser a cabeça da casa, o líder, porém quando este não o exerce, cabe a esposa fazê- lo. Chegando ao ponto da separação. Pois é um absurdo o marido viver as custas da esposa.

  26. HUMMMbertoh disse:

    As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem. Para que ensinem às mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Aposto que pouquíssimos crentes sabem que estas palavras acima são do Novo Testamento. O papel da mulher está claro aí.

  27. Adilson disse:

    Meu caríssimo Silas Malafaia: Que exposição maravilhosa de idéias em relação a essa matéria que tem sido tão polêmica nos dias de hoje. Eu quero ser assim!!!!!!! Saber expor as idéias com clareza conseguindo não ofender as partes e fazendo com todos tenham entendimento sobre o assunto! Parabéns! Que o Senhor continue te habilitando e te capacitando cada dia mais. Um grande abraço!!

    Adilson

  28. Renata Silvestre disse:

    Amém SENHOR!!!

  29. Carla disse:

    Concordo com tudo o que foi dito no artigo. No casamento, o homem e a mulher tem o papel de manter a família íntegra, blindada e feliz e com os ensinamentos da Palavra de Deus fica menos difícil.

  30. Sandramara Reis disse:

    Admiro homens de Deus como você Pr. Silas que se deixa ser usar por Deus. eu ja havia assistido um dvd com essa mensagem pegada pelo senhor e me ajudou muito a ser a esposa que sou hoje. Meu casamento melhorou muito pois tenho como base essa mensagem.
    Que Deus continue a te usar dessa forma poderosa!

  31. DANIELLE ALMEIDA disse:

    AMEI ESTA PALAVRA E SEI QUE É POSSÍVEL SIM MANTER UM CASAMENTO HOJE, BASTA TER SABEDORIA E DIREÇÃO TOTAL DE DEUS. VOU INDICAR ESTA MENSAGEM PARA TODAS AS MINHAS AMIGAS.

  32. fernando luiz disse:

    pastor silas admiro seu ministerio e com essa palavra familias serao abencoada

  33. Como eu faço para enviar uma pergunta para a verdade gospel para ser respondida pelo pastor Silas ?

  34. Michele Pereira disse:

    Muito boa a matéria, a mulher sabia atrai bençãos para o seu lar!!!

  35. Mateus disse:

    É incrível como eu concordei com cada palavra sua, Que Deus continue te abençoando…

  36. E………………….POR…………………..ISSO
    .
    QUE……………………SOU
    .
    PARCEIRO……….MINISTERIAL
    .
    DA…………………..A.V.E.C..

  37. Silas. você é ó cara. um verdadeiro milagre na vida das pessoas!!! \ Deus te abençoe irmão….

  38. Leano Silva disse:

    Um dos problemas para o aumento da instabilidade do casamento é a mulher querer levantar a bandeira do feminismo. Querer ser independente. Dizer que os direitos e deveres são iguais, não se posicionando como mãe para cuidar dos filhos, da casa e do marido. Querendo igualdade em tudo passa a fazer mal o seu papel…..

Comentários encerrados.