Brasil

‘Devia pedir a própria prisão’, disse Gilmar Mendes sobre Janot; procuradores reagem

Essa foi a manifestação mais dura já feita pelo ministro Gilmar Mendes. Ele defendeu que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão

Essa foi a manifestação mais dura já feita pelo ministro Gilmar Mendes. Ele defendeu que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão

Os procuradores da República reagiram à manifestação mais dura já feita pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na sessão plenária da Corte, na quarta-feira (20) defendeu que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão diante do desdobramento das investigações do caso JBS.

Em nota pública, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) – principal entidade da classe – rechaçou “os ataques claramente pessoais do ministro em relação ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot”. A nota é assinada pelo procurador regional da República José Robalinho Cavalcanti, presidente da associação.

A ofensiva de Gilmar se deu na sessão em que os ministros decidiram encaminhar à Câmara a segunda denúncia de Janot contra o presidente Michel Temer. O julgamento foi retomado no dia seguinte e dez ministros votaram nesse sentido – apenas Gilmar votou contra.

O ministro disse, ainda, que o ex-procurador Marcello Miller, que atuou no gabinete de Janot por três anos, “é conhecido como o Maçaranduba”, que emprega “métodos policialescos, violentos” e fechou contrato de consultoria em fevereiro com escritório de advocacia ligado ao grupo JBS, quando ainda exercia as funções no Ministério Público Federal. Na sessão, sentada à esquerda de Gilmar, estava a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“A avaliação jurídica de fatos por um magistrado é livre e base de sua função jurisdicional”, diz a nota da ANPR. “Mas é estranho e espanta o País, mais uma vez, assistir a um juiz, a um ministro da Corte Suprema, usar o sagrado assento que ocupa, e suas prerrogativas, para tecer considerações pessoais, com expressões rudes e juízos definitivos sobre um cidadão, um membro de outra instituição, autoridade que sequer tinha ou caberia ter qualquer conduta sob escrutínio da Corte neste momento ou neste processo”.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Correio Braziliense

12 comentários

  1. Roberto machado Bramdão disse:

    O Ministro Gilmar Mendes está há 15 anos no cargo, é o fiscalizador da Constituição .eu só não entendo a sua intenção de desqualificar um procurador geral, que graças a ele muitos estão presos a roubalheira é geral, só o ministro é que não enxerga, será porque a justiça é cega? respondam……….

  2. Adilson disse:

    Os dez ministros estão errados, estão mentindo, somente este senhor estranho está com a verdade….
    Parece que já vimos algo parecido… Um certo lider, diante do juiz Sérgio Moro também disse que o único que falava a verdade era ele, o restante eram mentirosos…

  3. Evânio da silva lopes disse:

    Esse gilmar defende os seus amigos, com unhas, dentes e interesses pessoais. Abra o olho os militares e o povo vão te derruba STF corrupto e covarde.

  4. florisvaldo oliveira disse:

    ao que parece Gilmar mendes esta devendo ao acusado e com certeza tem rabo preso,
    votou contra o parecer de dez ministros, estranho ……….!!!!! ai tem coisa que não podem ser descobertas.

  5. Pr.Arnaldo disse:

    O Brasil atravessa momentos difícil, tanto os Procuradores como os Juízes, precisão contar até 10 (dez) para tecer um comentário contra um dos membros da Instituição. A população esperar solução dos grades problemas que estamos atravessando. Pensa nisto.A pronuncia da historia biblica Pr.Arnaldo.

  6. Quem deve ser preso é o ministro Gilmar Mendes por ser dúbio e falso em seu comportamento como magistrado da mais alta instância do pais.

  7. Deve ter rabo preso, acho q. o rabo começou a balançar o cachorro!

  8. edmo paiva disse:

    ….engraçado, qdo o Gilmar Mendes descia o pau INDEVIDAMENTE sobre o Lula e o PT
    todo o mundo ficava calado!!!
    Agora que ele tem agido com total correção contra pessoas IRRESPONSAVEIS como o
    Rodrigo Janot e de leve sobre o falso do Sergio Moro vcs acham de malhar o Gilmar…

  9. mauro disse:

    CONT….QUANDO ELE SE SENTE PRESSIONADO O QUE ELE FAZ …..VIAJA COM O MEU E TEU DINHEIRO RESPIRAR OUTROS ARES EU CREIO QUE NEM NO BRASIL ESSE CAMBALACHEIRO MORA ESSE PESSOAL TEM MORADIA NO EXTERIOR ELES PASSAM POR AQUI FAZ CONFUSÃO E CAI FORA…INDO DE ACOMODAR EM SUAS MANSÕES LUXUOSAS…..

    1. PEDRO ACREANO disse:

      Concordo em tudo irmão Mauro. O que pegou é que o Janot deu trela (utilizou-se de uma perícia fragilíssima) para o G. Mendes.
      Justiça brasileira? É caríssima mesmo. Depois a gente fica pedindo intevenção militar e os caras e a rede esgoto apelam. É difícil. Já sabe o meu voto né??

  10. mauro disse:

    ESSE CANALHA ANTES DE ABRIR ESSA BOCA NOGENTA ELE MESMO PESE SUAS PALAVRAS IDIOTAS E VAZIAS …..JANOT PODE TER ERRADO ….MAS ESSE IDIOTA DE TOGA ERROU MAIS ……ENQUANTO A JUSTIÇA PUNE E PRENDE ELE COM SUA CORJA VÃO. LÁ. E SOLTA…ENTÃO ESSE CARA DE PAU NÃO TEM MORAL PRA ARGUMENTOS OCO E VAZIO

    1. jose diogo guilen disse:

      Mauro. Eu entendo que esse “togado” deveria ter vergonha na cara e renunciar esse cargo que lhe foi dado indevidamente. Tá se sentindo ofendido por estarem mexendo no “dele”. Vendido.

Comentários encerrados.