Brasil

Educação: Brasil aparece em penúltimo no ranking mundial

Divulgado nesta terça-feira (27), o índice de qualidade elaborado pela empresa Pearson, de materiais e serviços educacionais, coloca o Brasil na penúltima posição da lista, atrás de nações como Colômbia, Tailândia e México. Apenas os estudantes da Indonésia perdem para os brasileiros. Foram avaliados 39 países mais a região de Hong Kong.

O indicador, batizado Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, foi feito com base em três testes internacionais de educação: o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), o documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e o Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS). Essas avaliações compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciências durante o ciclo fundamental (1º a 9º ano).

No topo do ranking, figuram Finlândia, na primeira posição, e Coreia do Sul, na segunda. “Ao comparar os sistemas educacionais dos dois países pode ser difícil imaginar resultados semelhantes obtidos a partir de sistemas tão diferentes: o último é frequentemente caracterizado como rígido e de intensa carga de provas e avaliações. Já o sistema finlandês é considerado muito mais tranquilo e flexível. Um exame mais detalhado, porém, mostra que ambos se desenvolvem por meio de professores altamente qualificados, cujos resultados são mensurados”, diz o estudo.

Além do Índide Global, a Pearson lançou nesta terça-feira o portal The Learning Curve (ou “A curva do aprendizado”), site que traz informações dos sistemas educacionais de 50 países. Índices, vídeos, indicadores, cases, artigos, mapas, dados socioeconômicos, infográficos podem ser acessados na nova plataforma.

Confira o ranking e deixe o seu comentário no Verdade Gospel:

1. Finlândia

2. Coreia do Sul

3. Hong Kong

4. Japão

5. Cingapura

6. Grã-Bretanha

7. Holanda

8. Nova Zelândia

9. Suíça

10. Canadá

11. Irlanda

12. Dinamarca

13. Austrália

14. Polônia

15. Alemanha

16. Bélgica

17. Estados Unidos

18. Hungria

19. Eslováquia

20. Rússia

21. Suécia

22. República Tcheca

23. Áustria

24. Itália

25. França

26. Noruega

27. Portugal

28. Espanha

29. Israel

30. Bulgária

31. Grécia

32. Romênia

33. Chile

34. Turquia

35. Argentina

36. Colômbia

37. Tailândia

38. México

39. Brasil

40. Indonésia

Fonte: Veja

66 comentários

  1. dailayne disse:

    Chupa Indonésia kkkk

  2. edinaldo disse:

    Uma vergonha para um país tão rico, que se preocupa apenas com o futebol , e que também já está perdendo sua posição. Cadê o incentivo para a educação?

  3. Quênia Cristina dos Santos disse:

    Eu acho que os veículos de comunicação não devam deixar esse absurdo cair no esquecimento, porque só assim pra começar a mudar… Mas também, esperar o quê de um país onde já tivemos até um presidente semi analfabeto e um cara como o Tiririca como deputado… Sem comentários

  4. Amanda disse:

    Bom, isso vai ficar cada vez pior se o governo brasileiro não começar a investir na educação e nos professores ! eu to no ultimo ano do ensino medio, minha escola é estadual e é um lixo! em termos. O Governo anda preocupado demais com a copa do mundo! pra eles o resto é que se dane! VERGONHA BRASIL!

  5. Jay Fernandes disse:

    Pelos menos na avaliação de 40 paises não ficamos em último…más em penútima posição!! Isso é uma VERGONHA!!!!
    Agora me respondam ai: Se tivesse avaliado 500 paises qual seria a posição do Brasil?

  6. George disse:

    POR ESSA A INDONÉSIA NÃO ESPERAVA !

  7. HUMMMbertoh disse:

    “NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS”, ninguém fez tanto pela educação dos brasileiros. A prova desta verdade foi apresentada por uma entidade internacional. Parabéns, Brasil; continue votando naquele que é chamado de “Apedeuta” (uma pessoa adestrada, mas que odeia livros e jornais, porque não entende o que lê).

  8. KILDARE disse:

    agora com a criação de cotas ele vai ficar em ultimo!

  9. valdemir santos disse:

    Esse é o fruto da GLOBO EDUCAÇÃO (homossexualismmo, traição, bandidagem, )

  10. xxx disse:

    O que importa e que vai ter copa do mundo.

  11. murilo disse:

    chupa indonesia

  12. Silvana disse:

    Finlândia em 1º lugar e o MEC manda profissionais para outro país!! Na Finlândia a educação é “simples”: professores valorizados e um método mais simples ainda: aula dada é aula estudada HOJE! Indico aos irmãos um livro: Estimulando inteligência, no qual o Professor Pier fala sobre o assunto… Alás, são três livros (um para os pais, outro para o professor e outro para os alunos). Procurem no google.. A Paz.

  13. ricardo disse:

    Tenho um filho de 14 anos e vejo como é dificil para ele e seus amigos entenderem matematica, fisica e quimica. Por ser engenheiro tenho facilidade com numeros e consigo ensina-lo em casa mas uso métodos que não seja apenas de faze-lo decorar formulas e não dão sentido algum de aplicação na vida prática. Um dia ensinando sobre energia potencial ao mostrar-lhe uma queda d’ agua na pia do banheiro vi como ele se apaixonou pelo assunto. Temos que mudar o método de ensino dessas materias

  14. matheus disse:

    Nós jovens precisamos de políticos (em geral) que se preocupam de verdade com a educação brasileira, ao em vez de perderem tempo discutindo sobre leis que, sem a educação, nunca iram ser respeitadas.

  15. Anonimom disse:

    (cont do coment de baixo)..”Ah, se está assim, poderia estar poir né, então deixa para lá, que outro resolve!” o mal mora nesse tipo de conforto onde no futuro, esse “conforto” se ñ for questionado, criticado, se tornará o pior e maior desconforto que o sujeito vai sofrer na vida

  16. Anonimom disse:

    (cont. do coment de baixo)..Vocês acham que o Brasil irá desenvolver se o povo nãodesenvolver? O páis, ou melhor os resultados do país é o reflexo do qual povo realmente é!, ou seja, se temos um resultado “não muito bom” (vou usar esse termp para mais educado), ñ somos um povo que questiona os resultados q o pais obteve… existem varios tipo de males no brasileiro, mas para mim, esse mal se encontra na zona de conforto q o brasileiro tem; “Ah, se está assim, poderia estar poir né! (cont acima)

  17. Anonimom disse:

    É horrivel mesmo ver estes resultados, ainda mais se forem em relação a nossa nação.
    Mas o nosso governo é o que o povo é. Por que vocês acham que aqueles paises, digo os desenvolvidos, são de fato, desenvolvidos? Porque o povo é desenvolvido…o povo cobra do governo… e eles fazem isso ñ de forma agrassiva, como vemos nos telejornais, que por sinal modoficam as informações. Sim, na maioria das vezes acontece alguns tumultos… mas isso gera resultados. Vocês acham que o Brasil (Cont. abaixo)

  18. JOBSON disse:

    O QUE ESPERAR DE UM PAÍS QUE ESTÁ MAIS PREOCUPADO COM A COPA DO MUNDO DO QUE COM MILHARES DE FAMÍLIAS PASSANDO FOME?
    VERGONHA…

  19. Vera disse:

    Não tem o que dizer….É UMA VERGONHA………..

  20. Marcelo Salzedas disse:

    Ola Marcos Tulio, sou brasileiro e estive por 2 anos estudando Medicina na Russia. VOltei ao Brasil por nao estar satisfeito com a educacao por la.
    Voce comentou ai que se interessa em levar estudantes para a Filnandia. Poderia me contatar por email para conversamos sobre o assunto?

    Um abraco

  21. Marcos Túlio disse:

    Moro na Finlândia há pouco mais de um ano; faço pesquisa científica na área de genética e dou aulas no nível de graduação/mestrado. A União Européia acabou de aprovar um projeto de pesquisa meu, o qual planejo estabelecer forte colaboracão com o Brasil, tanto no âmbito educacional quanto científico. O mesmo projeto submetido ao CNPq, cujo montante em dinheiro seria 8X inferior, não foi sequer avaliado pelo conteúdo científico; rejeitado, pois meus laços com o Brasil não eram tão fortes. (cont.)

  22. Marcos Túlio disse:

    É claro que a avaliação em questão se refere ao ensino fundamental, mas o resultado da avaliação em conjunto com meu exemplo à cima mostra claramente a falta de prioridade com a educação e o avanço científico que o Brasil tem. Já que o governo não faz nada, vou tentar fazer um pouco por ele. Com este dinheiro da UE vou tentar trazer estudantes universitários brasileiros pra cá, pra aproveitando o sistema finlandês de ensino e pesquisa. (continua)

  23. Marcos Túlio disse:

    Quem sabe estes retornarão ao Brasil e ajudarão no estabelecimento de uma sociedade/governo sério, em que a preocupação é com a educação do povo. Quem sabe assim, fazendo alguma coisa, de pouco a pouco, ninguém mais ouvirá que as crianças de seu país são classificadas entre as mais ignorantes do mundo.

  24. Gretta disse:

    É a realidade triste que vivemos hoje.
    Mas se formos analisar a culpa, são varios “culpados” – poder público, pais (que não participam da educação dos filhos junto com a escola), professores que não gostam do que fazem (independente da remuneração).
    Tudo deve ser revisto !

  25. Maicon Vinicius disse:

    Que vergonha meu Deus

  26. Fernando disse:

    Bolsas… não “bolças”

Comentários encerrados.