Mundo

Emissora pública japonesa divulga falso alerta de míssil norte-coreano

Imagem: DivulgaçãoO site da TV pública japonesa NHK divulgou um falso alerta sobre o lançamento de um míssil norte-coreano nesta terça-feira (16), mas corrigiu o erro minutos depois, mostram mensagens no site da NHK.

Não ficou claro o que causou o alarme falso, que ocorre depois que um alerta falso de míssil causou pânico no Havaí no fim de semana.

O alerta, disparado às 18h55 (hora local), dizia: “A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil… O governo alerta a população a se abrigar dentro de prédios ou no subsolo”.

Em cinco minutos, foi enviada a correção. Não há relatos de situações de pânico geradas pelo falso alerta.

Não foi informado o que causou o erro. “Ainda estamos checando”, disse um porta-voz da emissora.

Pânico no Havaí

No sábado (13), uma mensagem oficial enviada por celular dizia que um míssil estava a caminho do estado americano.

O alerta dizia “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure por abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação”. Segundo a rede americana CNN, o alerta foi disparado por um erro de um funcionário.

A mensagem afirmava também que a ameaça havia sido detectada pelo Comando Militar do Pacífico, e que o míssil poderia cair em terra ou no mar dentro de poucos minutos. A instrução dada foi de procurar abrigos e ficar longe de janelas.

No Twitter, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí afirmou que o alarme era falso, mas não informou o que aconteceu.

Erro humano e a falta de medidas de segurança durante um treino de defesa levaram ao alerta falso, afirmou um porta-voz da agência de gerenciamento de emergências havaiana.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

Um comentário

  1. Roni pauli disse:

    Não seria a tentativa de por a culpa de uma guerra em outros?

Comentários encerrados.