Brasil

Fachin envia pedido de liberdade de Lula para manifestação da PGR

Condenado na Lava Jato, ex-presidente está preso desde abril deste ano em Curitiba. Defesa de Lula vê irregularidades no julgamento e pediu que cumprimento da pena seja suspenso

Condenado na Lava Jato, ex-presidente está preso desde abril deste ano em Curitiba. Defesa de Lula vê irregularidades no julgamento e pediu que cumprimento da pena seja suspenso

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (11) à Procuradoria Geral da República (PGR) que se manifeste sobre um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Condenado a 12 anos e 1 mês, em regime inicialmente fechado, Lula está preso desde abril na Polícia Federal em Curitiba (PR).

A defesa do ex-presidente argumenta que há irregularidades no processo e, por isso, pediu ao Supremo que suspenda o cumprimento da pena.

“Diante da relevância do tema, faz-se mister que se ouça a Procuradoria-Geral da República previamente”, escreveu Edson Fachin ao analisar o pedido.

Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro do Supremo se reuniu com Sepúlveda Pertence, advogado de Lula e ex-presidente da Corte. No encontro, Sepúlveda pediu celeridade na análise do caso.

“Nós pedimos presteza e ele nos prometeu”, disse Sepúlveda após a reunião. Para o advogado, a prisão é “injusta”.

Prisão de Lula

Lula está preso desde abril por ter sido condenado, em segunda instância, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A prisão foi decretada porque, no entendimento do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), o presidente recebeu da OAS um triplex em Guarujá (SP) em retribuição a contratos firmados pela construtora com a Petrobras.

Desde o começo das investigações, Lula nega a acusação, afirmando que o imóvel não é dele e que ele não praticou crimes. A defesa do ex-presidente também afirma que a acusação do Ministério Público não apresentou provas.

O pedido de liberdade

Na semana passada, a defesa do ex-presidente pediu a suspensão da prisão para Lula responder em liberdade até o julgamento dos recursos nas instâncias superiores.

Nos pedidos, a defesa reitera argumentos já apresentados ao próprio TRF-4 que apontam supostas irregularidades no processo, como incompetência de Sérgio Moro para analisar o caso, falta de imparcialidade no julgamento e de isenção por parte dos procuradores do Ministério Público.

Os advogados de Lula alegam que a soltura “não causará nenhum dano à Justiça Pública ou à sociedade” e que a manutenção dele na cadeia causa “lesão grave de difícil reparação”.

Leia também: Nova cela que pode receber Lula está quase pronta; confira

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

13 comentários

  1. José Edson Barbosa Bispo disse:

    Complemento:
    Às suas artimanhas.
    É melhor prevenir do que remediar!

  2. José Edson Barbosa Bispo disse:

    Escrevam o isso: Se o Lula for solto, irá concretizar todos os seus intentos contra a nação. Não precisa ser analistas. Estão destampadas e bem visíveis as

  3. João Guilherme disse:

    Vários generais já falaram se o STF soltar o Lula, vai haver uma intervenção militar, o povo irá para as ruas pedir. E se isso acontecer todas as nossas instituições serão fechadas e uma delas será o STF e com certeza vários ministros irão sair algemados lá de dentro, como o ex-governador S. Cabral.

  4. JORGE SANTANA disse:

    LULA TEM QUE PAGAR TODA DESGRAÇA QUE ELE DEIXOU DE LEGADO PARA O POVO BRASILEIRO PAGAREM,COM TODA ROUBALHEIRA COMANDADA POR ELE E ESQUEMATIZADA COM JOSÉ DIRCEU,ANTONIO PALOCCI E CIA.O POVO NÃO PODE PERMITIR ESSE DESCALABRO DA NOSSA “JUSTIÇA”.E AS FORÇAS ARMADAS TEM QUE SER CHAMADA POR TODA NAÇÃO.

  5. JORGE SANTANA disse:

    O STF,ESTÃO CIENTES DE QUE SOLTAR O MAIOR CORRUPTO PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL DA CADEIA,PERMITE AS FORÇAS ARMADAS USAR O QUE DETERMINA A CONSTITUIÇÃO,A INTERVENÇÃO MILITAR,POIS UM EX-PRESIDENTE DO STF,SEPULVEDA QUE DEFENDE UM CRIMINOSO COMO LULA NÃO PODE DETERMINAR A SUA SOLTURA COM AMEAÇAS.

  6. Evânio da silva lopes disse:

    A máfia do judiciário corrupto começou a mover o seu interesse no dinheiro que o Lula ladrão tem. Um pergunta como ele consegue pagar tantos advogados. Outra pergunta bandido pode ser candidato, vamos solta beira mar e outros do comando vermelho e PCC. O STF corrupto solta todo mundo .

  7. Manoel disse:

    Soltem o Lula, desde que não possa concorrer a presidência da República, porque se concorrer é capaz de ser eleito no primeiro turno. A turma dos ociosos, ou seja, do bolsa família, sindicatos e MST, esses são os eleitores do Lula. Não “sabem eles” que quem come e não produz, vive do suor alheio.

    1. Manoel disse:

      Na Venezuela, os que ganhavam tudo de graça são os mesmos que hoje pedem asilo ao Brasil, o governo de lá, de tanto tirar dos empresários quebrou as empresas, o poço secou, neste caso vamos por as barbas de molho, o mesmo que acontece por lá, puderá acontecer no Brasil. Deem emprego, nunca de graça!

    2. I Timóteo, 6 : 10 “Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11.Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.”

    3. Manoel disse:

      Os versículos bíblicos, quem puderá contestar? Trabalhar e ganhar dinheiro não é a raiz do mal, mas ter amor a ele. Quem quiser atrair os RATOS (preguiçosos), deem comida de graça. O PT faz isso, não por bondade, mas para ganhar os votos e se manter no poder.

    4. Manoel disse:

      O PT é caridoso, dá tirando das empresas e de quem trabalha, com isso destroem à economia da nação. Quando resolvo ajudar alguém dou do meu e nunca aquilo que foi usado. Fazer economia com prudência é dever de todos, Isaías 55:2. Dê emprego, ñ de o pão graça. Se manter no poder é igual a corrupção.

  8. Josiel disse:

    Tomara que solte e seja eleito porque o povo merece esse governo corrupto esquerdopata , os brasileiros só vão as ruas em paradas gays e carnaval e continuam na merda ,cada país têm o governo que merece essa geração atual são inertes não reivindicam seus direitos um monte de bandidos serão eleitos .

  9. Aluzair junior disse:

    A soltura de Lula sim, causaria danos graves e de difícil reparação aos brasileiros, como foi o governo PTista em toda a sua trajetória. Causará um caos institucional e, certamente, levará o estado brasileiro a um levante social violento em que as Forças Armadas terão que escolher a quem defender.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Você tem caracteres para usar.