Gospel

Fotos: Central Gospel comemora os 500 anos da Reforma Protestante; confira!

O painel discutiu o movimento sob a ótica assembleiana, batista e presbiteriana

O painel discutiu o movimento sob a ótica assembleiana, batista e presbiteriana

O evento teve como debatedores os pastores e estudiosos da história da Igreja, Walter Brunelli, da Assembleia de Deus; Luiz Longuini, da Igreja Presbiteriana; e Brian Kibukka, da Igreja Batista. O Pr. Ronaldo de Jesus, superintendente de Escola Dominical da Advec

O evento teve como debatedores os pastores e estudiosos da história da Igreja, Walter Brunelli (Assembleia de Deus), Luiz Longuini (Presbiteriana) e Brian Kibukka (Batista); e como mediador o Pr. Ronaldo de Jesus (Advec)

Cerca de 200 pessoas participaram, neste sábado (7), do Painel Teológico, evento promovido pela Central Gospel, na sede da editora, para debater os 500 anos da Reforma Protestante.

O painel, que discutiu o movimento sob a ótica assembleiana, batista e presbiteriana, teve como debatedores os pastores e estudiosos da história da Igreja, Walter Brunelli, da Assembleia de Deus; Luiz Longuini, da Igreja Presbiteriana; e Brian Kibukka, da Igreja Batista. O pastor Ronaldo de Jesus, superintendente de Escola Dominical da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, mediou o debate. Fundamentos teológicos, movimentos iniciais, como a pré-reforma, desafios, a contribuição nas áreas religiosa, social, política e educacional, e o legado deixado por esse movimento que teve início no século 16, foram alguns dos assuntos abordados.

“Não se faz Teologia sem história. Conhecer a história da Reforma Protestante é de uma força muito grande para todos os que se envolvem com ela. Hoje, precisamos ter uma reforma não como aquela que aconteceu há 500 anos, mas acredito no reavivamento espiritual, quebrantamento, perdão dos pecados e na atenção voltada para o céu. Este deve ser o nosso foco!”, ressaltou o pastor Walter Brunelli a respeito da importância do tema para os dias de hoje.

Os participantes, em sua maioria educadores cristãos, puderam fazer perguntas que foram respondidas pelos debatedores

Os participantes, em sua maioria educadores cristãos, puderam fazer perguntas que foram respondidas pelos debatedores

Luiz Longuini destacou a herança do protestantismo. “A Reforma Protestante trouxe uma nova maneira de se relacionar com Deus e com a Igreja. Estudar o movimento é importante para tomarmos conhecimento de nossas origens”, afirmou o pastor, que ainda enfatizou a importância da participação feminina nesse período da história. “Olhamos para a história dos homens, mas as mulheres tiveram grande relevância nesse momento, entre elas Catarina de Bora, esposa de Martinho Lutero”, citou.

Já Brian Kibuuka ressaltou a contribuição da Reforma Protestante para a educação. “O movimento teve um peso significativo na promoção da alfabetização. Além disso, as maiores universidades do mundo foram fundadas por protestantes”.

Tema importante e atual

Equipe de trabalho da Central Gospel

Equipe de trabalho da Central Gospel

Os participantes, em sua maioria educadores cristãos, fizeram perguntas que foram respondidas pelos debatedores. Para o pastor Flávio Laureano, da Igreja Batista em Colégio, ao contrário do que muitos pensam, a Reforma Protestante é um tema muito atual. “Estamos começando a entender que a Igreja precisa passar novamente pelos mesmos moldes da Reforma Protestante que ocorreu há 500 anos”, enfatizou o pastor, elogiando a iniciativa da Central Gospel em promover o evento.

Edivanei Fernandes, professor de Escola Dominical da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, frisou a relevância do Painel para toda a igreja. “O painel foi importante não somente para quem atua na Escola Dominical, porque o contexto histórico revela o nosso passado e nos faz entender mais o nosso presente. A parte histórica é tão densa que necessitaríamos passar mais tempo discutindo sobre ela”, disse ele.

Arthur Moreno, da Igreja Presbiteriana, considerou o Painel interessante. “Foi um evento de uma riqueza histórica muito grande, com pastores que falaram com propriedade trazendo a sua contribuição histórica e teológica sobre esse tema relevante”, opinou o jovem que é professor de Escola Dominical.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Central Gospel

3 comentários

  1. benedito bento de campos disse:

    É importante esses debates para despertar esse cristianismo presente que nem é frio nem quente, mas morno. a maioria das denominações não tem zelo pela palavra do SENHOR. não se unem a comunhão é como água e óleo, tem um pé no templo outro no mundo, vivendo de total aparência, não é assim q Cristo.

  2. Jones BIdart Lopes disse:

    Como aconteceu no livro de Atos , colocar o mundo de cabeça para baixo e função dos missionarios e arautos das Boas Novas do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Pois a inversao de valores judaicos cristaos neste presente tempo virou guerra.Que se trava todos os dias, pelos hedonistas e anormais .

  3. João Guilherme disse:

    Com as violências, com a depravação dos valores morais que a humanidade está passando, será que nós não estamos nos encaminhando para uma nova Reforma Protestante?

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Você tem caracteres para usar.