Brasil

Golpe baixo: Dilma editou decreto antidemocrático mirando as eleições

A um mês do início da campanha eleitoral, presidente editou um decreto que afaga os movimentos sociais, mirando as urnas nas eleições de outubro

A um mês do início da campanha eleitoral, presidente quer afagar movimentos sociais, mirando as urnas nas eleições de outubro

Desde a sua fundação, em 1980, o PT se apoia nos chamados “movimentos sociais” para avançar. Ao chegar à presidência com Lula, em 2002, o partido não descuidou da relação com grupos de sem-terra, indígenas ou estudantes com os quais já tinha laços. Eles tiveram financiamento e interlocução privilegiada com o governo. Do lado petista, nada mudou na passagem da administração Lula para a administração Dilma Rousseff. Chefe de gabinete do ex-presidente e atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho continua sendo o czar dos movimentos sociais no Planalto. O dinheiro continua a fluir. Ainda assim, o controle que o PT detém sobre essas organizações se esgarçou nos últimos tempos, ao passo que novos grupos de esquerda – como mostraram as manifestações de junho de 2013 – já não se alinham de maneira imediata à legenda.

Nesse cenário, a edição no dia 23 de maio do decreto presidencial 8.243/2014 é um passo evidente na direção de cooptar, ou recooptar, os “movimentos sociais” para o projeto petista. A medida instituiu a participação de “integrantes da sociedade civil” em todos os órgãos da administração pública e, feita numa canetada, representa um assombroso ataque à democracia representativa.

Entenda: Contra a democracia: Dilma aprova decreto que transforma o Brasil em Cuba

Nesta semana, em um claro exemplo das dificuldades recentes de interlocução do PT com os movimentos sociais, Carvalho admitiu preocupação com a ameaça do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) de realizar um protesto nos arredores do estádio do Morumbi, palco do último amistoso da seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo. Alinhados historicamente ao PT, os sem-teto se tornaram a pedra no sapato da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), promovendo atos diários, que na maioria das vezes terminam em confusão com a polícia. Há meses, o governo federal monitora a ação de grupos que realizam protestos pelo país, mas rechaçam aproximação com partidos políticos. No ano passado, durante a onda de manifestações de junho, o presidente do PT, Rui Falcão, até tentou capitalizar e infiltrar militantes petistas nos protestos. O resultado foi pífio: petistas foram hostilizados e isolados nas ruas.

Os números da mais recente pesquisa feita pelo instituto Datafolha, divulgada na semana passada, mostram que a rejeição à presidente Dilma é a pior entre os pré-candidatos: 35% dos eleitores do país afirmam que não votariam nela de jeito nenhum em outubro. Segundo o instituto, a queda nos índices de Dilma foi mais acentuada em redutos eleitorais do PT – Regiões Norte (queda de 53% para 44%) e Nordeste (de 54% para 48%). “Ironicamente, movimentos sociais e sindicais levam o governo do PT, partido que tem sua origem ‘nas ruas’, a conhecer um de seus mais elevados patamares de reprovação, equivalente apenas aos observados depois das denúncias de Roberto Jefferson sobre o mensalão, em 2005″, escreveu o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, no jornal Folha de S.Paulo.

Nos governos do PT, sindicatos, movimentos sociais como o MST, o MTST e entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), foram generosamente tratados pelo governo federal – a UNE recebeu 30 milhões de reais de indenização para a construção de uma nova sede no Rio de Janeiro e quase 13 milhões de reais em convênios no governo Lula. O onipresente MST amealhou 64 milhões, em 2005, ano do escândalo do mensalão, por meio de ONGs, cujos caixas foram previamente abastecidos pelo governo por meio de convênios. Na gestão Dilma, porém, esses grupos e entidades já não consideraram suficiente ter canal direto com o Executivo federal. Resultado: cenas de indígenas, sem-terra e sem-teto tentando invadir o Palácio do Planalto ou acampados em frente à sede do governo viraram rotina.

“A criação desses mecanismos de participação popular serve para dar voz a partidos e movimentos que não têm presença eleitoral. É um atalho, um golpe de esperteza, dando presença e direito decisório a grupos sem representatividade efetiva”, afirma o historiador Marco Antonio Villa, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Carlos. “Com os conselhos populares, o PT toma o aparelho de Estado de uma forma subreptícia. É uma estratégia de leninismo tropical”, diz.

No Congresso, dez partidos se mobilizam para tentar barrar o decreto de Dilma. Segundo o Radar on-line, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sugeriu ao Palácio do Planalto que revogue o decreto. Pressionado, Alves resiste em colocar em votação um decreto legislativo para anular os efeitos do texto presidencial.

Leia também: Pressão: Alves agora sugere revogar decreto bolivariano de Dilma

“É um escárnio colocar como conselheiros um leque de movimentos que são apenas corrente de transmissão de partidos de ultraesquerda e de setores mais bolivarianos do PT. É a clientela do Gilberto Carvalho. É uma coisa botocuda e grosseira fazer esses conselhos”, diz o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

“A presidente já vinha flertando com esse pessoal ao receber o ‘radical chique’ do MST, o Movimento Passe Livre depois das quebradeiras que eles promoveram”, diz Aloysio. “Como está se esvaindo o prestígio da presidente Dilma nas franjas do eleitorado que o PT agregou nesses anos todos, ela se volta agora para os setores mais radicais e sensíveis a uma visão não institucional da política”.

“É claro que a presidente tenta capitalizar nas eleições. Medidas como essa são para ‘inglês ver’ porque é capitalizar em cima de jogo de cena. Com esses conselhos populares ela tenta encenar um teatro de marionetes com os movimentos sociais um ano depois das manifestações de julho e no período eleitoral”, diz o presidente do DEM, senador José Agripino (DEM-RN). “Isso tudo agora que ela está em processo de queda de popularidade e de intenções de votos e quer posar com um teatro de fantoches”, completa.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

37 comentários

  1. Eudes disse:

    Temos que publicar essas vergonhas do PT, e divulgar as foca truas desse partido nojento que tem abado com o país, para as pessoas que são inocentes que não voltem mais, em nome de Jesus vamos agir pelo país melhor.

  2. SELMA ANTONIA DA SILVA QUEIROZ disse:

    fora PT do inferno

  3. Fábio disse:

    FORA Dilma!!! FORA PT!!!
    Vivemos numa democracia, pra sabermos se essa gestão está boa temos que alternar o poder.
    Vamos eleger qualquer presidente de outro partido, pois, já estamos a quase 12 anos debaixo desse jugo. Dessa forma, poderemos avaliar a atual gestão.

  4. João Luiz disse:

    Padres/Pastores está determinado: “Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor. I Coríntios 5: 13. (…), abstende-vos de toda forma de mal. II Tessalonicenses 5: 22. (…). Tudo, porém seja feito com decência e ordem. I Coríntios 14: 40.” É hora de REMOVERMOS do GOVERNO de nossa Nação os comunistas.

  5. ivo disse:

    as materias realmente urgentes,dilma nao manda votar: 1-reduçao da maioridade penal(foi derrubada na ccj pelo governo a mando dela)ela nao esta nem ai pra voz das ruas(95% da populaçao quer a reduçao da maioridade).ideologia de partido e leis eleitoreiras sao mais urgentes pra esse governo.

  6. Alex Sena disse:

    Governo mafioso e antidemocrático. Temos que tirar essa gente do poder, urgente! Muda Brasil, já!

  7. Adriana Pacheco disse:

    Fora pt fora Dilma

  8. Silas disse:

    Não adianta orar e jejuar, mas votar em partido de orientação MARXISTA. Viu ô teimoso!!!

  9. Aurora Augusta Araújo disse:

    Fora DILMA PT e companhia

  10. Marcos disse:

    Vamos ter fé e consciência irmãos. Precisamos votar corretamente! Caso contrário, tudo o que é ruim vai piorar.

  11. ANA PAULA BATISTA DE LIMA disse:

    Infelizmente o povo brasileiro ainda é do tipo que se deixa levar pela mídia. Não sei porque isso ainda acontece. Se a mídia diz que Dilma será reeleita todo mundo acredita e parece que perdem completamente o censo. Já é tempo de usar a cuca! O poder para mudar está em nossas mãos.

  12. O Poubel tem razão, precisamos tirar essa corja do poder, ou viraremos cuba, venezuela ou sei lá o que.
    Presta atenção Brasileiros.

  13. Eu peço a Deus todos os dias para que ele nos ajude a arrancar desta nação principalmente o ( P T ).

  14. jefferson disse:

    Mas que droga é essa, da população ainda votar na Dilma, mas que margem é essa que apare nas pesquisas de voto, quem vota na Dilma, concorda com essa droga de governo, que não cumpre o seu papel de estado e nem hora seus compromissos, chega a hora de mudar chegou, Fora Dilma, Lula, PT p/ sempre!!!!

  15. Washigton Amorim disse:

    E difícil acreditar que em pleno século XXI, um bando de sorrateiros, calculistas, comunistas, implantem a “lei da palmada” proibindo de educarmos nossos filhos, enquanto que, por outro lado, querem aprovar o “aborto”, pelo amor de Deus gente vamos parar com tanta hipocrisias.
    #ForaDilma

  16. Bernardino disse:

    vamos tirar do comando essa raça de ladrão, q.envergonhou , o mundo, um paiz. tão rico como Brasil. sendo dominado por , ladrões, esqueçam, de bolça familia, e vote com conciencia, vamos tirar essa carniça , q. esta fedendo dentro do congresso ,,,

  17. João Luiz disse:

    “Alguém dê um Rivotril para Dilma. Ou: quem surrupiou quem (…). De surrupiar programas, ora vejam, quem entende é o PT. Já escrevi isto aqui dezenas de vezes e o farei quantas vezes for necessário.” Veja no Blog de Reinaldo Azevedo. (Padres/Pastores 11 Anos de ENGODO e devassidão. Reajam! Reajam!)

  18. Neri mello disse:

    O mais triste nisso tudo , é que a igreja ou seja o povo de Deus, esta dividido nesta questão .Quem apoia esse regime a ser implantado ,com a clara destruição da família , esta de fato negando a Deus . È um verdadeiro tiro no pé.

  19. girlane disse:

    Se o magno malta se candidatar para presidência, pode crer que, meu voto e dele.

  20. Zadok disse:

    Satan é astuto e sagaz… Marxiistas dissimulados e tiranos!

  21. Marcos Guimarães disse:

    Aí P. de Deus,se esta dissimulada for reeleita,quem não tiver o nome escrito no livro da vida e não tiver a palavra de Deus escondida no coração,provavelmente irá se vender por um Bolsa Família com a desculpa que está com fome,mal sabe ele que quebrou o compromisso de Jesus com ele.Deus abomina isso

  22. narcizo modeneis neto disse:

    Pouca coisa a dizer: governo corrupto de administração duvidosa sem escrúpulo nenhum sem caráter nenhum e o mais doloroso cristãos defendendo a imoralidade e as atitudes de políticos inescrupulosos e o povo como está? Tá com a corda no pescoço por favor não chutem o banquinho.

  23. Carla disse:

    A chance de acabar com isso está chegando agora em Outubro/2014. Essa é a hora!

  24. Roberli disse:

    “Dilma” forma ou de outra, Dilma já se reelege em primeiro turno, segundo pesquisas. O povo gosta né. Fora PT.

  25. Renato Batista disse:

    Esses ateus do PT estão tentando implantar o comunismo em nosso país às custas da ignorância ou desinteresse da maioria dos eleitores. Foi dessa forma que ocorreu na revolução russa de 1917, onde os tais movimentos sociais foram usados por Lênin para a tomada do poder. ACORDA BRASIL….

  26. Renato Batista disse:

    Fábio, eu acho que essa é a grande questão. Essas pessoas sofridas que são beneficiadas com esses programas eleitoreiros do PT, funcionam muito mais como marionetes votantes do que como eleitores conscientes. E a falta de informação, de conhecimento é gritante em nosso país. Aí o PT nada de braçada.

  27. Adriano Oliveira Matos disse:

    Eu, realmente estou frustado, desanimado, triste, temeroso, com nojo e vontade de vomito. Não é possivel que esse povo vai continuar no poder, nem pode e nem deve continuar em nenhum cargo politico nesse país. Espero que o povo não deixe passar essa oportunidade de excluir esse pt, imundo, ladrões.

  28. Fábio disse:

    A maioria dos PTistas são os famigerados do Bolsa Família do Norte/Nordeste.
    Será que eles sabem o que é corrupção, ou comunismo, ou ditadura???
    Trata-se de informação, quem a busca no Brasil???

  29. Fábio disse:

    Os PTistas sabem que é Gilberto Carvalho???
    Esse é o cara que acompanhava o prefeito de Santo André Celso Daniel quando foi sequestrado e morto.
    Por quê os bandidos não fizeram nada a Gilberto??? Uma vez que ele estava dentro do carro blindado junto com o prefeito???
    Mistééério!!!

  30. João Luiz disse:

    Padres/Pastores, os Senhores lembram deste Versículo? “Então, Pedro e os demais Apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus que aos homens. Atos 5: 29.” E deste? “Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Efésios 5: 11″. Posicionem contra o comunismo.

  31. João Luiz disse:

    “Dilma consagra a violência como método de reivindicação e cede às chantagens do MTST. É a institucionalização da desordem! Movimento suspende protestos durante a Copa. Mais um mandato, e esta senhora leva o país para o buraco” Veja no Blog de Reinaldo Azevedo. E agora Padres/Pastores? E o silêncio?

  32. João Luiz disse:

    Comunistas são: sorrateiros, ardilosos, velhacos, ateus e dão – “Golpe baixo.” Veja o exemplo: “Golpe baixo: Dilma editou decreto antidemocrático mirando as eleições.”

  33. Dudu disse:

    Esse des-governo do PT é uma praga que se apossou do Brasil! O povo tem que sair as ruas e pedir a saída desses comunistas canalhas, IMEDIATAMENTE!!!

  34. João Luiz disse:

    Padres/Pastores “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: (…). Eclesiastes 3: 1.” Por isso, em razão das Eleições deste Ano, os Senhores devem ORIENTAR os Membros de suas Congregações a não votar em COMUNISTAS. Comunistas são ardilosos, velhacos, ateus, etc.

  35. Gerdiane Marques disse:

    O nosso maior problema é cultural, não temos líderes segundo a vontade de Deus, não há temor, respeito, amor ao próximo, precisamos acordar, levantar, mudar este pais para que de fato seja do Senhor Jesus, é hora de mudança.

  36. Brucutu disse:

    Esses rachas são apenas aparentes e tudo devidamente combinado. Inclusive entre partidos de esquerda e tudo jogo de cena. Fique de olho, pastor Silas, eles não respeitam e nem consideram a Constituição. Você tem se amparado muito no Art. V e com uma canetada este pode ser revogado. Não duvide!

  37. Poubel disse:

    Acho que nos Brasileiros devemos acordar e tirar esse Ptralhas da presidência e de qualquer outro cargo politico, queremos um Brasil serio onde um sapo barbudo paz e amor mande e desmande e ficando rico a nossas custas, manobrando tudo ao seus interesses. Acorda Brasil.

Comentários encerrados.