Brasil

Lei inclui ‘Dia do Buda’ no calendário oficial brasileiro

Na última semana a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que inclui no calendário oficial do Brasil o ‘Dia do Buda’, em comemoração ao aniversário de Buda Shakyamuni, figura chave do budismo. De acordo com a Lei nº 12.623, todo segundo domingo de maio passa a ser ‘Dia do Buda’. A data é comemorada junto com o ‘Dia das Mães’.

A lei foi proposta pelo deputado federal William Woo (PPS-SP), que é budista. Quando cumpriu mandato como deputado estadual em São Paulo, Woo também conseguiu colocar essa mesma data no calendário oficial do Estado.

Além de instituir o ‘Dia do Buda’, o decreto assinado pela presidente Dilma permite que o Poder Executivo ceda espaços públicos para eventos relacionados a essa comemoração e também preste todo apoio necessário a estas atividades.

De acordo com dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 200 mil praticantes do budismo no Brasil. No Japão o aniversário do Buda é comemorado no dia 8 de abril.

Na mesma ocasião em que a o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni foi sancionada, outras cinco datas comemorativas passaram a fazer parte do calendário oficial brasileiro: ‘Dia Nacional do Turismo’, ‘Dia Nacional da Música Popular Brasileira’, ‘Dia Nacional do Atleta Paraolímpico’ e ‘Dia Nacional do Maquinista Ferroviário’.

Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Não deixe de registrar o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: The Christian Post

108 comentários

  1. Antonio disse:

    Caríssimos, lamentei muito ter lido os comentários sombrios e desrespeitosos aqui postados em relação ao budismo e aos homossexuais. O Brasil é um país único, plural como poucos, e sobressai num mundo conturbado também por sabe conviver com as diferenças e aceitar as manifestações humanas, sejam religiosas ou sexuais. Quanto ao budismo, talvez seja a religião mais pacífica desenvolvida pela raça humana e vem agregando simpatizantes no país. A criação da data comemorativa me parece justa.

  2. juleno santos damasceno disse:

    querem destruir o nosso pais.como uma lei que nao vai nos ajudar em nada pode ser aprovada querem tornar o nosso pais mistico,mas não irao conseguir o Brasil é de Jesus.

  3. Leonardo Alves disse:

    Jesus amado, como se já não existissem datas suficientes pra tantas outras heresias aqui no nosso Brasil, tão carente, que se apega a qualquer coisa, agora mais essa.
    Povo sem informação, sem conhecimento profundo da Palavra.
    O caso é que, os adeptos “disso”, podem até conhecer a bíblia, o problema é que não acreditam nela, como meus pais que são espíritas (por enquanto, em Nome de Jesus).
    É a cegueira espiritual que segue pelo Brasil.

    Isso é prova de que estamos PARADOS quanto ao IDE E PREGAI.

  4. Alex Sandro Pereira Santos disse:

    como catolico que sou,acho que se isso pode ser feito tambem pode ter o dia do evangelico sem problema algum.
    E JÁ TEM DIA E FERIADO DE JESUS E DO ESPIRITO SANTO

  5. gilberto disse:

    Irmãos/ãs, realmente devemos orar para essas pessoas que criaram essa lei do dia do buda, pois quem faz isso é porque realmente não conhece a Bíblia, e por conseguinte, está na escuridão espiritual, vamos orar meus amigos/as, por todo o Brasil e também para todos os países que não aceitam a Jesus e que o Senhor Deus realmente abra o entendimento destas pessoas para enchergar que isso que fizeram é idolatria, e a Bíblia condena essa pratica, que Deus abençoe a todos em nome de Jesus

  6. frederico westphal disse:

    Respeito o ponto de vista de todos, mas antes manifestarmos contra outras religioes diferentes da nossa, devemos combater os grupos homosexuais que estao ai, queendo que o governo reconheca seus direitos e ameacando quem pensar o contrario. Nao e hora de desviarmos o foco de nossa luta, falando mal de outras religioes (seja que denomnacao for) ou ate de outras seitas nao cristas, no caso o budismo que tambem ja disse ser contra o homosexualismo, por ser um comportamento impropio.

  7. O Atalaia =D disse:

    Agora se falarmos sobre o Cristianismo, simbolos cristãos em plenários o pessoal te crucificam…

  8. Solange Machado disse:

    Acredito, que isso não deva nos incomodar, pois como cristãos, sabemos que estamos aqui, mas daqui não somos, portanto, livre arbítrio, pois cada qual, dará conta de si. Existem tantos outros dias comemorativos que para nós nada significam, daí… A Paz!!!

  9. Ezer Tandas disse:

    Toda essa leva de novidades do Inferno é início do começo do princípio da avalanche de podridão que Satanás está derramando no mundo inteiro. Os comprometidos que a pregação do Evangelho não podem abater-se, pois Jesus está voltando!

  10. manoel disse:

    dia de satanas ja existe ou voce acha que essas datas nao sao obras dele

  11. MARCOS PAULO disse:

    SE TEM FERIADOS CATÓLICOS, PORQUE O DIA DA BUDA

  12. cinthia disse:

    é confuso,ah! temos o natal se chama só natal e muitos acham que é arvore de natal,ah!temos pascoa,muitos acham que é coelho,mais o significado real é Jesus,e por que fora desses feriados de grande porpoção “de compras”,vamos fazer o dia do nosso Jesus

  13. Joaquim Oliveira disse:

    Só falta agora o dia de SATANÁS.
    Muitas vezes tenho vergonha de dizer que somos um povo unido, pois os próprios cristãos ficam falando de pastores, irmãos, da igreja, de tudo. Mas na hora da votação deixam de lado o povo de Deus e votam em qualquer um. Jesus nunca disse que deveriamos aceitar tudo do mundo. Vamos a luta povo de Deus. Existe dia pra tudo agora. Daqui a uns dias, será instituido o dia de SATANÁS! Nós devemos aceitar tudo mesmo.

  14. Pastor Joel disse:

    Enquanto muitos evangelicos na hora de votar, abandonam seus irmãos na fé para votar em homosexual, ateu, satanista, e candidatos seculares o mundo estar se organisando e elegendo os seus, vejam todo projeto não é mais de interesse do Brasil, é de interesse de uma classe segundo seu representante que esta lá, se continuar assim vai chegar o dia em que terá uma lei proibindo de ler a biblia e pronunciar o nome de Jesus, nem basta ser profeta pra saber disso. Desperta povo de Deus, leiam Rm 13.

  15. Teófilo Alves Neto disse:

    O engraçado é que evangélico não pode nada nesse país…mas todos que querem fazem o que quer.Vamos ter dia do Buda,Maomé,M L King,

    o DIA DE JESUS NINGUÉM CRIA KKKKKKKKKK

  16. ISAIAS disse:

    SE EU DESCUBRO QUE UM CANDIDATO EM QUEM VOTEI,ANDA GASTANDO TEMPO DE MANDATO CRIANDO DATAS COMEMORATIVAS,SEJA LÁ,DO QUE FOR.NUNCA MAIS LEVA MEU VOTO.

  17. Manuel disse:

    que palhaçada mesmo, essa Dilma ta ficando loca, o que um buda do capeta tem haver com o Brasil, oramos para que essa mulher não entregue o Brasil para esses deuses do inferno, nossa nação é do Senhor, o Brasil virou um celeiro de missionarios e vai continuar sendo pois é da vontade de Deus.

  18. Oooooooooooooooo, so faltava essa.

  19. Dinha disse:

    Corrigindo: Um presidente verdadeiramente temente à Deus e servo de Deus, vetaria esta lei, tanto pelo fato do Estado ser laico, quanto pelo fato de ser mais uma LEI INÚTIL.

  20. Dinha disse:

    Qualquer presidente assinaria leis sem sentido como esta. Tenho até dúvidas se a Marina a vetaria…
    Enfim, o outro candidato do partido das aves cruéis é MAÇOM e ele tb não vetaria esta lei sem objetivo nenhum e q não traz nenhum benefício para a população.

  21. Num pais de 90% de cristãos, mas LAICO vale tudo exceto levar a sério religião.

    Ao invés de ficar criando homenagens e entidades que não são quase nada valorizadas por nós, deveriam fazer um estudo SÈRIO das religiões.
    Um representante da população vota e de repente um dia especial pro buda! Uma porção de cristãos clamando por temor e obediência e Deus e conversão do país e nem prestam atenção.

    Quem mandou ser laico Brasil? Quem mandou ser rebelde… Isso aqui é um cativeiro, isso sim.

  22. Rubens disse:

    Como assembleiano e petencostal na maioria são ignorantes, respeito a religião alheia. RESPEITO TAMBÉM É UMA FORMA DE EVANGELIZAR DEMOSTRANDO O CARÁTER DE CRISTO.

  23. Paulo P. disse:

    Quando a Bíblia é mencionada em brasília, há intervenções dos deputados dizendo que “no congresso não pode ter opiniões baseadas na Bíblia, não podemos misturar a política com a religião”… e agora, o que podem dizer disso? o direito e de todos ou não?

  24. Socorro Rosa disse:

    Gente ela vai querer ser Reeleita ou a volta de Lula, fiquem ligados, e fora com essa corja para bem longe da vida do povo brasileiro. Que Deus levante lideres conforme o coração dEle, como o Rei Davi. Paz a todos e fiquem ligados, eu tambem não voto nele e nem no PT.

  25. MARCOS PAULO disse:

    Interessante, pelo que eu saiba, tirando o Ano Novo, Pascoa e Natal, os outros feriados não tem ligação alguma com a Nação Evangélica. Povo este que trabalha, e não precisa ficar inventando feriado de dia de fulano de tal. NÓS SOMOS TRABALHADORES, até por que DEUS não faz distinção de A ou B.

  26. Ricardo de Oliveira Fonseca disse:

    Essa invensão me lembra Daniel 3:19, onde os jovens foram jogados na fornalha. Espero que não façam lei que obriguem a cultuar este deus pagão.Se isso vier acontecer, espero que muitossssssssss sejam levados à ser jogados na fornalha. Que velha o nosso Rei Jesus,Aleluia para todo sempre!!!

  27. Edmilson Deus disse:

    Quem foi buda? O que ele fez? Onde ele está?

  28. frederico westphal disse:

    Se os gaye e homossexuais querem que o governo reconheca seu movimento no calendario oficial, porque nao os budistas que nao reconhecem o homosexualismo por ser um comportamento improprio, nao podem ter seu dia no mesmo calendario ?

Comentários encerrados.