Gospel

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DO NEW YORK TIMES EM PORTUGUÊS

Por Simon Romero

Os Livros de SILAS MALAFAIA, que vendem aos milhões no Brasil, têm títulos como “Como derrotar as estratégias de Satanás” e “Lições de um Vencedor”. O jato particular Gulfstream, que ele viaja, trás em sua fuselagem a inscrição em inglês “God´s Favor” ou “Favor de Deus”.

Como tele evangelista, o Sr. Malafaia atinge espectadores em dezenas de países, incluindo Estados Unidos, onde a Daystar e Trinity Broadcasting Network transmitem suas pregações dubladas. Em 30 anos, o Sr. Malafaia, 53, vem reunindo prosperas Igrejas e negócios em torno de sua pregação pentecostal.

Ainda assim, Sr. Malafaia, poderia ter atraído pouca atenção, além de seus próprios seguidores, se ele não tivesse se envolvido fortemente na versão brasileira de guerra cultural. Afinal, o Brasil tem outros líderes evangélicos que comandam grandes impérios, como Edir Macedo, cuja Igreja Universal do Reino de Deus controla a Rede Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil. Outros, como Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, são conhecidos por maior zelo missionário.

Mas é o Sr. Malafaia que recentemente tem atraído a maior atenção, com seus ataques verbais contra uma ampla gama de inimigos, incluindo os líderes do movimento gay do Brasil, os defensores do direito ao aborto e os que apoiam a descriminalização da maconha.

“Eu sou o inimigo público n º 1 do movimento gay no Brasil,” disse Malafaia em uma entrevista este mês em Fortaleza, uma cidade no nordeste do Brasil, onde ele veio liderar uma de suas chamadas “cruzadas”, um evento misturando pregações e música para cerca de 200.000 pessoas. Lágrimas correram dos rostos de alguns dos participantes mais apaixonados, enquanto outros dançavam ao som das performances que serviram de abertura para o evento.

Antes de subir ao púlpito, o Sr. Malafaia nos contou como se tornou um cobiçado convidado de programas de TV, atuando como antagonista em debates com a liderança gay. Mas isso é apenas uma pequena parte de seu repertório, e a televisão é apenas um dos muitos meios de midia à disposição do Sr. Malafaia. No Twitter, ele tem quase um quarto de milhão de seguidores e em vídeos distribuídos no YouTube, ele não só ataca seus inimigos liberais, mas também jornalistas e líderes evangélicos rivais.

Não surpreendentemente, sua proeminência crescente fez dele fonte de admiração e inquietação. Ele mobilizou este ano milhares de pessoas em uma passeata na capital do país, Brasília, contra um projeto de lei que visava ampliar a legislação anti-discriminação para incluir a orientação sexual.

“Ele é como Pat Robertson, no sentido de ser um pioneiro na movimentação da direita evangélica brasileira para a esfera política nacional”, disse Andrew Chesnut, especialista em religiões latino-americano da Virginia Commonwealth University, comparando o Sr. Malafaia ao conservador evangelista de televisão americano.

A elite brasileira esta procurando entender o crescimento de uma figura tão polarizada, e como pudera influenciar a politica nacional. Piaui, uma revista equivalente a “The New Yorker” nos Estados Unidos, escreveu um grande artigo este ano sobre o crescimento do Pr. Malafaia, oriundo da obscuridade do Rio de Janeiro, onde ele cresceu em uma família de militar, para o poder que agora domina.

Alem do Sr. Malafaia, a larga expansão da fé evangélica, particularmente o pentecostalismo e décadas recentes está alterando a política brasileira. (Enquanto o pentecostalismo varia largamente, seus princípios incluem a fé para curar, profecia, e exorcismo.) Os líderes em Brasília devem consultar em uma série de questões com grupos políticos evangélicos de grande influência.

Aproximadamente 1 em 4 brasileiros se pensa pertencer a uma congregação evangélica protestante e pentecostais, como o Sr. Malafaia, estão na dianteira deste crescimento. Numa transformação religiosa marcante, pesquisadores dizem que enquanto o Brasil ainda possui o maior número de católicos romanos do mundo, agora são rivais dos Estados Unidos na condição de possuir a maior população pentecostal.

Nem todos no Brasil estão entusiasmados com esta mudança.

Em um artigo em novembro, a jornalista Eliane Brum escreveu sobre a intolerância com ateus no Brasil por simpatizantes evangélicos, descrevendo sobre o que ela chamou de “uma disputa cada vez mais agressiva por participação de mercado” entre as grandes igrejas.

O artigo da Sra. Brum desencadeou uma onda de reações entre os pentecostais e as palavras do Sr. Malafaia estavam entre as mais cáusticas.

Durante esta entrevista, ele chamou a Sra. Brum de “vagabunda”, e repetiu seu argumento de que “os ateus comunistas” na antiga União Soviética, Camboja e Vietnã foram responsáveis por mais mortes do que “qualquer guerra por questão religiosa produziu.”

Se planejado ou naturalmente, sua linguagem agressiva tem frequentemente se tornado um espetáculo. Em novembro, a Revista Época informou que o Sr. Malafaia, durante comentários em uma tensa entrevista tratando da tomada de medidas legais contra Toni Reis, um proeminente defensor dos direitos gays, Malafaia disse que iria “fornicar” o Sr. Reis.

Sr. Malafaia deu uma explicação dizendo que o que ele de fato havia dito era que iria “funicar” o Sr. Reis. Enquanto pesquisadores informaram que não tinham sido capazes de encontrar a palavra dita por Sr. Malafaia em nenhum dos dicionários de referência, ele informou que era uma gíria significando algo como “punir”.

A visibilidade do Sr. Malafaia obtida em tais episódios tem alimentado dúvidas sobre suas ambições políticas. Ele disse não ter vontade de se candidatar, pois isto o prenderia a um partido político específico, limitando assim a visibilidade que ele tem agora.

“Deus me chamou para ser um pastor”, disse ele, “e não vou trocar isto para ser um político”.

Mas influência política é outra questão. O Sr. Malafaia disse que votou duas vezes para o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e durante anos teve acesso aos corredores do poder de Brasília. Mas ele também contou uma anedota sobre a sucessora de Lula, a Presidente Dilma Rousseff, que sugere quão importantes as figuras evangélicas estão se tornando nas eleições nacionais.

Ele disse que ela falou com ele por telefone durante 15 minutos durante a campanha presidencial do ano passado, tentando atrair o seu apoio. Mas ele disse que recusou por causa de diferenças ideológicas com o Partido dos Trabalhadores do governo do Sr. da Silva, um ex-líder trabalhista, e Sra. Rousseff, uma ex-participante em um grupo guerrilheiro.

Eu disse a ela: ‘Eu não tenho nada pessoal contra você. Eu acho que você é uma mulher inteligente e qualificada “, disse ele. “Mas como posso votar em você se eu passei quatro anos lutando com um grupo de seu partido que quer apoiar um projeto de lei que beneficia gays e me prejudica?”

O Sr. Malafaia, enquanto cortava o ar com seus dedos adornados com aneis de ouro e diamante, falava de estórias com português carregado com um sotaque carioca. Contava estas estórias em um português carregado de sotaque carioca.

Sua persona ganhou quase um status de estrela do rock entre alguns de seus apoiadores.

“Eu não o reconheci sem bigode”, disse Erineide Mendonça, 39, uma empregado do hotel de Fortaleza onde o Sr. Malafaia estava hospedado, referindo-se a seu bigode, que era sua marca registrada que havia sido cortada a não muito tempo. “Mas eu reconheci a voz dele”, disse ela, pedindo para ser fotografada com o evangelista que ela adora.

Tanto o Sr. Malafaia como a sua esposa, Elizete, são formados em psicologia, e quando ele sobe ao púlpito, sua voz ecoa nos sermões carregados de lições de auto-ajuda e perseverança.

Seu tema favorito envolve o sucesso e como alcançá-lo. Enquanto ele próprio diz viver em relativa humildade, e não como um milionário, ele não se desculpa por sua própria ascensão material. Na verdade, ele a celebra, divulgando, por exemplo, o seu Mercedes-Benz – uma doação de um amigo próspero, explica.

Há também o Gulfstream, adquirido de segunda mão nos Estados Unidos, ele disse, não por ele, mas por sua organização religiosa sem fins lucrativos, a um preço razoável.

“O papa voa em um jato jumbo”, disse referindo-se ao avião fretado da Alitalia que transporta o bispo de Roma, e chateado com o que ele vê como um comportamento de duplo padrão de julgamento que os líderes emergentes no Brasil enfrentam. “Mas, se um pastor viaja em um avião a jato antigo, ele é considerado um ladrão.”

 

17 comentários

  1. henderson melo disse:

    parabens malafaia

  2. zaqueu e família disse:

    Pr. Malafaia, siga em frente que nós estamos juntos!

  3. Givanildo Santos disse:

    O Senhor, nosso Deus, está no comando de tudo!!!
    Que bom seria se, nesse país, outros Silas surgissem…
    Forte abraço Pr. Silas!!!

  4. Fabio disse:

    Parabens ao Pr Silas !!

    Que Deus continue te usando muito em sua obra

  5. Alessandra disse:

    Eu admiro e gosto demais do Pr. Silas. Atrav~es das pregaçoes dele, eu consegui vencer muitos desafios em minha vida cristã. Louvo a Deus pela vida dele e da Pra Elizete. Parabens! Que o Senhor possa coloca-lo em lugares cada vez mais altos. Um grande abraço, Alessandra

  6. Lourival Silva disse:

    Parabéns…
    Louvo a Deus pela vida desse homem de Deus que é o Pastor Silas Malafaia, pois tem levado aos quatro cantos do mundo a verdadeira palavra de Deus e denunciando as estratégias dos falsos profetas para ganhar almas para satanás…
    Excelente matéria.

  7. Estevam disse:

    “A INVEJA é a ARMA dos INCOMPETENTES”
    Que o ETERNO continue abençoando você e seu ministério, Pastor Malafaia.

  8. VICTOR FERNANDES disse:

    o pastor silas é o maior defensor da fé cristã em nosso país ,o vejo assim …os protestante tem na figura do silas uma voz que está sendo ouvida …é lógico que quando uma pessoa se destaca como o pastor
    haverão notícias boas e ruins ,críticas e elogios isso é normal .
    Enquanto alguns ou melhor a maioria dos pastores ficam exclusivamente no trabalho pastoral …o silas carrega o piano para assegura o direito dos mesmo .
    Que Deus o abençoe ,pois compartilho dos mesmo ideais .

  9. Marcelo disse:

    Silas, continua nessa tua força. Quem está no Brasil as vezes não tem a visão dos que estão de fora. A mídia Brasileira tem que abrir seus olhos. Dilma, e líderes político fiquem atentos, os evangélicos merecem mais respeito. Evangélicos, sejam mais inteligentes e não dêem lucros para seus inimigos, com sua audiência.

  10. MÁRIO MARCIUS FERREIRA E SANTOS disse:

    DEUS ABENÇOE FARTAMENTE ESSE HOMEM DE DEUS, QUE MEDE ESFORÇOS PARA QUE A VERDADE DE DEUS CHEGUE AOS QUATRO CANTOS DOS MUNDO. DISSE JESUS: “CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”

  11. Osmar Dias disse:

    o pastor Silas é a voz profética que o Brasil precisava. DEUS SEJA LOUVADO. Que Deus continue te ajudando nessa missão.

  12. Fátima Borges disse:

    Gosto d eouvir o Pr. Silas Malafaia mesmo sem ser da sua denominação. A palavra de Deus precisa ser pregada de forma clara e chamando o pecado pelo nome. Ele é verdadeiro no que prega e se etá rico, quem falou ou onde está escrito na bíblia que cristão ou crente é pra ser pobre, como ministrar a palavra de Deus morrendo de fome e frio? Até Salomão com toda sabedoria que Deus o dotou, a benção da riqueza veio junto. Leiam mais a história da humanidade, a “BÍBLIA” Deus é fiel, infinitamente fiel

  13. Daniel Ribeiro disse:

    O pastor Silas tem sido um canal de bençãos pra nós evangélicos e tem nos representado de forma dinâmica e incisiva em pontos considerados conflitantes, mas Deus tem dado direção e entendimento. Homem de Deus e abençoado. A Deus seja dada toda honra e louvor.

  14. João Victor disse:

    Um grande líder sabe das dificuldades que surgirão, mas nem por isso é derrotado pelo medo delas. Por exemplo, de ser criticado ao dar posicionamento, com referência bíblica, diante de um fato. Esse ato tem se refletido nas vidas dos evangélicos, pois aprendem a cada pregação do Pastor Silas que devemos seguir “a Palavra”. Aí fica fácil Jesus Cristo operar em nossas vidas. Hoje tive receio em me posicionar, mas Deus tem colocado as palavras certas e fui compreendido. “A DEUS SEJA A GLÓRIA”.

  15. Isaias Santos Filho disse:

    Que Deus continue abençoando seu ministério e sua família, e que Ele lhe fortaleça para permanecer de pé ( sem altivez, sem prepotência, sem hipocrisia), ante as batalhas que vieram e estão por vir. Mantenha-se firme, orando e vigilante, que o povo de Deus, lhe cobre com orações.

  16. carlos disse:

    vamos cobrir o pr Silas de oração, pois por seu trabalho, tem se destacado no Brasil e fora dele tambem, portanto, por este destaque, precisa, ser alvo da oração de todo o povo de Deus. Oro por ele todos os dias, contrubuo com seu programa, compro seus produtos mesmo sem as vezes utiliza-los, nao ligo se é milionário, contribuo pois é uma forma que tenho de pregar o evangelho indiretamente através de sua pessoa. que Deus continue te usando pr Silas. pr Carlos (Igreja Batista Jeruel Petrópolis rj

  17. Laodicéia disse:

    “Ide e pregai o evangelho a toda criatura…,” Esse foi um dos mandamentos de Jesus. E o pastor Silas tem empenhado a sua vida nisso. Parabéns ao jornal pela materia.

Comentários encerrados.