Gospel

Na ‘ilha de Fidel’ liberdade religiosa ainda é um desafio

Imagem: DivulgaçãoCuba não aparece na Classificação da Perseguição Religiosa atual, mas sua pontuação fez com que se posicionasse em 63º lugar na lista. A liberdade religiosa nesse país ainda é um desafio, mesmo que o reconhecimento do direito dos cidadãos de praticar qualquer crença religiosa faça parte da Constituição. A lei permite na teoria, mas condena na prática, através de restrições cada vez mais específicas. Bíblias e outras literaturas cristãs só podem ser importadas e distribuídas por grupos religiosos registrados e monitorados pelo governo cubano. O governo também não permite o ensino religioso nas escolas públicas.

Em visita a Cuba, no mês de março, o presidente americano Barack Obama, levantou certa esperança de que a política do país pudesse mudar em algum aspecto. Obama é o primeiro presidente em exercício a visitar Cuba desde a revolução de 1959. De acordo com a CSW (Christian Solidarity Worldwide – Solidariedade Cristã Mundial), algumas horas antes do presidente chegar ao país, o líder cristão Mario Felix Lleonart Barroso foi preso e sua esposa ficou detida em prisão domiciliar e a igreja que eles administram ficou cercada pela polícia cubana.

“O presidente Obama encontrou em Cuba o regime de Fidel Castro, que continua a reprimir a liberdade. Essa decisão de prender Mario Felix e sua esposa, juntamente com suas filhas, e ainda na semana santa, representa um total desprezo pelos direitos humanos. O líder religioso está com sua saúde muito debilitada e é fácil perceber que ele está doente, só pela aparência. O que eles fizeram foi desumano”, disse o congressista americano Jeff Duncan, que é o presidente do Comitê dos Representantes na Subcomissão de Assuntos Exteriores no Hemisfério Ocidental.

“Essa aproximação entre os Estados Unidos e Cuba pode ser algo positivo, mas ainda não serviu de nada para alterar a situação negativa da liberdade religiosa no país. Mario Felix foi preso injustamente, simplesmente para ser impedido de participar das atividades públicas relacionadas à visita do presidente americano. Ele não é bem visto pelo governo por ser um ativista da liberdade religiosa proeminente. Muitos outros líderes religiosos são ameaçados de prisão e sofrem vários tipos de violência, com suas igrejas e casas destruídas. A justificativa da polícia é sempre a mesma: insubordinação. Basta falar contra o governo e as algemas já estão prontas”, conclui um dos analistas de perseguição. Interceda por essa nação.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Portas Abertas

12 comentários

  1. Adenilson Figueiredo disse:

    Esse Governo do PT em pouco tempo veio com um pacote de leis de poluição sonora que fechou igrejas, também casamento homoafetivo, material do MEC que ensina as crianças das escolas de 6 anos a como fazerem sexo e desenvolvendo relacionamento homosexual em crianças, sem falar das leis do Pl 122.

  2. edney disse:

    tem cristão que safado não ta nem ai com o cristianismo como um todo tem muitos presos no bolsa familia nos favores e esquece do resto

  3. humberto disse:

    O que acho inexplicável é haver cristãos que aprova que o Brasil prossiga para o comunismo tipo cubano e vezuelano. Mas será que não sabem que comunismo é ateu e persegue cristãos? Essa é a ideologia mais assassina de todas, pois em menos de 100 anos matou mais de 100 milhões.

  4. FRANCISCO disse:

    É bom ter a liberdade religiosa? É bom sim. Mais o que importa é que, o EVANGELHO está sendo pregado em Cuba. Como diz a Bíblia: “por todo mundo”. Mais eu oru para que os nossos irmãos cubanos um dia gaze dessa liberdade. Que Deus os abençoi. Amem.

  5. martins disse:

    AGORA VEJAM: É PLAUSÍVEL UM CRISTÃO, SEJA EVANGÉLICO OU CATÓLICO VOTAR EM ALGUM VEREADOR, PREFEITO, DEPUTADO,GOVERNADOR, SENADOR OU PRESIDENTE COMUNISTA? OU QUE APOIE ESSA DESUMANA IDEOLOGIA Q, ONDE ENTRA DESTRÓI TUDO? NÃO EXISTE UM ÚNICO PAÍS COMUNISTA Q DEU CERTO, TODOS FORAM UM FIASCO. REFLITA.

    1. martins disse:

      ASSIM, EU PERGUNTO: COMO VOTAR NESTES PARTIDOS COMUNISTAS OU SIMPATIZANTES DA CAUSA NO BRASIL? VEJAM O QUE VEM ACONTECENDO ATE AGORA, E NEM CHEGAMOS PERTO DO COMUNISMO AINDA, POIS, SOMOS POR DEFINIÇÃO E CONSTITUIÇÃO UMA NAÇÃO DEMOCRÁTICA.
      LUTEMOS PARA Q CONTINUE ASSIM, E COM LIBERDADE PARA IR E VIR

  6. alerrandro disse:

    Conversem com os missionários e verão a realidade cubana.

  7. almeida disse:

    Agora, o “engraçado” para não dizer que é trágico.
    Quase impossível de acreditar!! que tem pastor que
    ainda apoia movimento de esquerda. Se fosse ovelha!!
    ainda poderia até compreender; agora, pastor fica difícil.
    A primeira coisa que essa gente faz é proibir todo tipo
    de reunião, espionam tudo.

    1. PEDRO disse:

      Até ovelha, Almeida…Não consigo entender…
      Chega a dar ojeriza crente burro…É dificílimo tolerar…

  8. Nosso país tem liberdade religiosa,mas cadê a prática da Palavra de Deus,sem enganação,candidatos sendo eleitos por iniciativa de pastores,show e muto dinheiro para ser curado,prosperidade num passo de mágica.O Ide tem chegar até lá em Cuba,
    Aleluia ,Salvação para todos em Cristo Jesus.

  9. Luiz Felipe Radzki disse:

    Esses ditadores cairão.

    1. marilane clara guimarães disse:

      Assim espero em nome de Jesus

Comentários encerrados.