Brasil

Maioria dos brasileiros acha que país está no rumo errado

Imagem: divulgação

Pesquisa do instituto Ipsos aponta que, pela primeira vez em seis anos, mais brasileiros acham que o país está no rumo errado do que no rumo certo

Pela primeira vez em seis anos, mais brasileiros acham que o país está no rumo errado (58%) do que no rumo certo (42%). A inversão da opinião pública aconteceu em junho, após a série de manifestações de rua, e se manteve em julho, segundo histórico de pesquisas nacionais do instituto Ipsos.

Foi uma reversão abrupta, sem paralelo nos oito anos de pesquisa: de um mês para o outro, um em cada cinco brasileiros mudou de opinião. Em maio, 63% diziam que o Brasil estava no rumo certo, e 37%, que estava errado. Um mês e 500 protestos depois, as taxas quase se inverteram: 43% a 57%. Pela primeira vez desde 2007, mais gente passou a achar que o país marcha para o lado errado.

Em julho, segundo o Ipsos, a tendência se manteve, com pequena oscilação: 42% acham que o Brasil está na direção correta, e 58%, que o país precisa mudar de rumo. Não há diferenças significativas entre classes: na “C”, 41% dizem que o rumo do país está correto, contra 43% da A/B e 46% da D/E.

A resposta da opinião pública a essa questão não é igual à avaliação que as pessoas fazem do governo federal. Em junho, quando houve a inversão e mais pessoas passaram a achar que estamos na contramão, a avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT), embora tivesse despencado, ainda tinha saldo positivo: 37% de ótimo/bom contra 25% de ruim/péssimo, segundo o Ipsos.

É mais uma medida do humor, do sentimento geral da população. É um alerta para os governantes de que algo precisa ser feito. Significa também que o eleitorado está muito mais propício à mudança e, em tese, mais permeável a um discurso de oposição. Mas o indicador deve ser analisado com cuidado pelos opositores.

De abril de 2005 até o final de 2006, mais brasileiros achavam que o país estava no rumo errado do que no certo. No auge dessa onda de pessimismo, em outubro de 2005, 71% apostavam que Lula conduzia o Brasil pela contramão. Essa taxa passou a cair mês a mês e, um ano depois, o ex-presidente acabou reeleito.

A pesquisa foi feita com mil entrevistas face a face, no domicílio do entrevistado, em 70 cidades do país. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Ipsos é um dos cinco maiores institutos de pesquisa do mundo.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Estadão

26 comentários

  1. edmilson disse:

    Tem que neutalizar o esquema do lula, ele continua no controle. o que ele ajeitou no começo do mandato dele, na jestão da dilma, ele ta cobrando

  2. Marcos Guimarães disse:

    Faço tal afirmação porque fui o responsável por esta pesquisa,realizada pela FIRJAN, após a tabulação dos dados chegou-se ao resultado de 80% de adesão a greve. Ao chegar em casa ,ao ver as notícias no JN noticiou-se que a greve tinha fracassado.

  3. Marcos Guimarães disse:

    Sabemos como é fácil manipular uma informação,sugiro as pessoas que acreditam nessas pesquisas a estudarem um pouco de Estatística, com tal conhecimento pode-se afirmar que este ou aquele setor ou o crescimento da economia cresceu ou não.Digo isso porque no final dos anos 80 houve uma Greve Geral,foi feito um acompanhamento com o objetivo de avaliar o sucesso ou fracasso do movimento.O resultado foi de 80%a favor,e este resultado não se leu nos jornais.

  4. Pedro Sezo Borges disse:

    Gente, tá na hora do povo de Deus acreditar que pode sim mudar o Brasil. Amo demais o Brasil e não aguento vê-lo tão metido em corrupção. Vamos ter mais fé. Na época da ditadura, a coisa era muito pior. Os roubos aconteciam mas não eram denunciados como agora.

  5. Manoel disse:

    HUMMMbertoh, pelos seus comentários vejo que és homem de Deus, não sou partidário de nenhuma legenda política e nem tenho time de futebol por preferência, mas não sou aleio a estas coisas. Até o gov. FHC, o que mais se ouvia nos meios de comunicações era FMI, o PT, não é mais da minha preferência e votarei no próximo candidato que eu achar melhor, observe hoje, o mundo evoluiu, não existe mais brechas para ditaduras, mesmo o mundo árabe aos poucos está se democratizando.

  6. TiSP disse:

    eu acho não… certeza… o mundo prossegue pro juizo. to mintindo? 2 Timóteo cap 3 vers 1

  7. julio chaves disse:

    EU NÃO ACREDITO NO BRASIL. Se eu disser que acredito, eu estaria me enganando. Não quero ser hipócrita comigo mesmo. No Brasil falta CORAGEM, VERGONHA NA CARA e TEMOR DE DEUS. Não adianta mudar de Partidos e de Políticos porque a Base está contaminada e essa Base é INTOCÁVEL. Eu gostaria de continuar dizendo que acredito no Brasil! Estamos vivendo um SODOMA e GOMORRA. Só o PODER sobrenatural de Deus pode mudar essa nação. Que Deus abençoe a todos!

  8. maria disse:

    concordo plenamente .só JESUS,PARA NOS ABENÇOAR,TEMOS QUE DEPENDER SÓ DE DEUS ,PORQUE DO HOMEM ,É COMPLICADO SE TRATANDO DE POLITICOS ,…………

  9. Muitas vezes o discurso das políticas econômicas e sociais não condizem com a realidade das ruas, o povo cansou de esperar por melhorias , principalmente na Saúde, Educação,transporte e habitacional, sem melhorias de salários de um modo geral, e o governo com seus impostos absurdos, retirando dos empresários e repassando na diminuição dos salários, um governo rico e o povo pobre, vamos ser pacífico nas manifestações, mas não acomodado individualmente, fora a corrupção que todos os dias vemos.

  10. Por Favor meus comentarios disse:

    Na minha opinião, nos Estados Unidos, onde existe a ONU que é o berço de leis Universal dos direitos humanos, e mesmo assim com a sua democracia, lá existe leis de severas de prisão perpetua e pena de morte para criminosos, é o rumo certo. ONU intervir nos países que há abuso dos governantes, nada é cumprido, drogas e muitos assassinatos a ONU tem que intervir inclusive no brasil. Intervir enérgica igual eles fazem lá na síria, iraque, egíto contra ditadores. ONU inserir essas leis no brasil.

  11. HUMMMbertoh disse:

    Olá Alberto: Por que não comparar o desempenho do 1º semestre/13 (vagas abertas), com o 1º semestre de anos mais recentes; mas foi buscar dados do ex-presidente FHC? O FHC passou por várias crises financeiras, mas deixou o governo em bom estado. Esse pessoal que você elogia está deixando o país arruinado, pois acham digno de imitação o o golpe a la Hugo Chaves.

  12. ivani corrêa bento disse:

    O que está acontecendo é que no Brasil, as leis não são levadas a sério há muitos anos, e como os entendidos no assunto falam, as leis existentes são ultrapassadas ! ! !
    É necessário uma reavaliação ! ! !

  13. Manoel disse:

    Quando chega próximo as eleições, escuto nas rádios, “saiba em quem votar, seu voto é uma arma poderosa” fico a pensar, dos candidatos presidenciável, qualquer um que for eleito dá do mesmo tamanho, até quem sabe, surja um homem abençoado por Deus e mude a história deste país.

  14. JARIO disse:

    Erro pensar a desgraça de tudo desse país é do governo atual, mas não é verdade e estamos nos enganando se pensamos assim. Isso vem de anos atrás, os políticos são os mesmo só muda de endereço ou de partidos, é só observar isso! O problema do brasil é a corrupção e o monopólio, mas combater com leis severas prisão perpetua e pena de morte para corruptos e criminosos, se não o país nunca vai tomar o rumo certo. Com leis assim o bandido covarde que mata para roubar vai trocar a arma pela enchada.

  15. Marcos Guimarães disse:

    Vamos passar constantemente por apuros , seja com um Governo do PSDB, PMDB ou PT e outros,enquanto não se reconhecer que Deus é o Senhor ,e triste é a Nação cujo deus não é o Senhor Jeová.

  16. Alberto disse:

    Só no primeiro semestre de 2013, foram criadas 826,2 mil vagas com carteira assinada. “Em dados comparativos, esse número representa a quantidade de empregos criados em toda a primeira gestão do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, lembrou Dilma. Isso assusta a direita. Não tem mais como manipular a opinião pública.

  17. Alberto disse:

    E diz mais:Para o índice dos que julgam o seu governo regular oscilou de 43% para 42%. Já para aqueles que achavam o ruim/péssimo caiu para 22%. A pesquisa foi feita entre quarta-feira e ontem em 160 municípios do país, com 2.615 entrevistados.

  18. Alberto disse:

    Informação mais atualizada diz: “Acompanhando a semana de bons resultados, especialmente com a confirmação de que a inflação está sob controle, o número de empregos gerados numa curva ascendente e a expectativa de crescimento no azul, pesquisa publicada neste sábado (10), pelo Datafolha, aponta que a aprovação do governo Dilma voltou a subir. “

  19. João disse:

    Espero que esses números não retornem ao patamar de antes. Melhor, espero que eles se acentuem cada vez. Chega desse governo que só surrupia os recursos públicos, o dinheiro suado de milhões de brasileiros retido em impostos e mais impostos. Fora com esse governo petista, cuja principal doutrina é a destruição da família. Já é hora de escolhermos um presidente com princípios e valores cristãos!

  20. jo disse:

    chega de PSDB E PT,PORQUE JÁ SE SABE O QUE ESPERAR DELES,VOU VOTAR NA TERCEIRA OPÇÃO.QUERO UM GOVERNO DE CORAGEM PRA FAZER AS MUDANÇAS.

  21. afinal que rumo o Brasil ta indo?

  22. Adriane - Estados Unidos disse:

    Espero que a Dilma nao seja reeleita.

  23. Manoel disse:

    Já trabalhei de carteira assinada ganhando salário mínimo nos anos 60, depois consegui um serviço público, hoje sou aposentado, com ganho de classe média baixa, vejo a minha mesa farta, as vezes me dá um sentimento profundo em saber que tem tanta gente trabalhando para o meu sustento, nas minhas orações em agradecimentos a Deus, peço que o Senhor Deus abençoe aqueles que produzem tudo que eu consumo, na minha infância também trabalhei na roça e lá no nordeste, conheço bem o serviço pesado.

  24. Celia Maria Almeida disse:

    TENHO PERGUNTADO DESDE JUNHO ,QUE RELÂMPAGO FOI ESSE QUE MUDOU TUDO DE UM DIA PARA O OUTRO. TENHO DESCONFIANÇA, MAS VOU AGUARDAR OS ACONTECIMENTOS…………..

  25. Leandro disse:

    Até cego, surdo e mudo percebe isto!

  26. Roberto disse:

    E esta sim, concordo plenamente, para melhorar tem que tomar o conselho da Palavra de Deus (II Cronicas 7:14, 15), se humilhar, orar, buscar e se converter dos seus maus caminhos, então Deus ouvirá dos céus e perdoará os pecados.

Comentários encerrados.