Mundo

Nelson Mandela completa 94 anos e África do Sul faz festa; veja fotos

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela completa 94 anos nesta quarta-feira (18). Dezenas de eventos estão previstos por todo o país. Desde 2010 é celebrado no mundo todo como o Dia Internacional de Mandela, que é cristão metodista.

O ex-líder sul-africano passará seu aniversário acompanhado de sua família na sua casa em Qunu, localidade onde viveu durante sua infância e à qual se transferiu em maio após uma breve internação em Johanesburgo para submeter-se a uma laparoscopia devido a uma dor abdominal.

Sob vigilância médica desde 2011, Mandela “goza de boa saúde”, assegurou em maio passado o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

O mundo celebra o Dia Internacional de Mandela, uma iniciativa da ONU para estimular todos os cidadãos a dedicarem 67 minutos a causas sociais, um minuto por ano que o líder sul-africano dedicou a lutar pela igualdade racial e ao fim do apartheid.

Na África do Sul, o Centro da Memória de Nelson Mandela contou pelo menos 80 eventos organizados por ocasião do aniversário, indo desde a recuperação de escolas e a construção de casas até uma expedição ao Kilimanjaro, o monte mais alto da África.

A jornada começou com uma canção de aniversário, a Madiba – nome do clã de Mandela em língua xhosa – entoada por 20 milhões de pessoas em diversas localidades do país. Estudantes em suas escolas e empregados em seus ambientes de trabalho se somaram a esta iniciativa para desejar-lhe um dia feliz.

Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após vencer as primeiras eleições multirraciais do país, em 1994, ano em que chegou ao fim o regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana.

Sua mensagem de reconciliação e convivência entre as diferentes raças, que possibilitou a transição rumo a uma África do Sul democrática, lhe valeu o Nobel da Paz em 1993, prêmio que recebeu junto ao então presidente, Frederik Willem de Klerk.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

Veja algumas fotos de Nelson Mandela:

Foto de arquivo de 16 de maio de 2011 mostra Nelson Mandela com a mulher, Graça Machel, em sua residência na África do Sul

 

Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993

 

O jovem Mandela (último à direita) em cerimônia de passagem para a idade adulta

11 comentários

  1. Suzana disse:

    Devemos escolher o caminho do bem como fez Mandela.

  2. Um exemplo de homem, de político, de líder de uma nação. Uma honra para a humanidade. Não sem motivo, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993…

  3. Lucas disse:

    Carlos Miguel 75% dos Sul Africanos são evangelicos,a maior % dos Africanos são monoteistas. Cristãos ou Mulçumanos. O espiritismo e praticado por menos de 5 % dos Africanos. VIVA MADIBA

  4. CARLOS MIGUEL TORRES disse:

    A África, não só a do Sul, carece da transição para o regime político de Cristo, que é a monarquia abosuluta do reino de Deus, só, assim, os escolhidos dentre eles terão a paz que nem a democracia, ou qualquer outro regime político não pode dar, pois lá há muita miséria, fome, sede etc.

  5. bento disse:

    VIVA O GRANDE MADIBA!!!

  6. bento disse:

    VIVA E SALVE MANDELA POR SEU EXEMPLO DE VIDA E AMOR. A NAÇÃO ARCOIRIS ESTÁ NO MUNDO E É ORGULHO DE TODOS VIVA MANDELA

  7. John disse:

    Grande líder, grande líder, grande ser humano. Enquanto houver humanidade, Nelson Mandela vai ser lembrado – “VIVA O REI, PARA SEMPRE!”

  8. Alan Cardoso disse:

    A história de Mandela é fantástica, ele mostra que “contra amor não há Lei”.

  9. nwamdidy disse:

    Deus é Pai. Bem aventurados os humildes porque deles é o reino dos céus.

  10. Tais N. disse:

    q Deus o abençõe!!!!!

  11. Daniel disse:

    Ai está um exemplo de perseverança.

Comentários encerrados.