Mundo

Morar junto antes do casamento pode aumentar as chances de divórcio

Um artigo publicado no jornal The New York Times, pela psicóloga Meg Jay, da Universidade de Virgínia, nos EUA, destaca que casais que moram juntos antes do casamento (e especialmente antes de um noivado ou compromisso claro) tendem a ser menos satisfeitos com a união e mais propícios ao divórcio.

De acordo com a psicóloga, a maioria dos jovens, na faixa dos vinte anos, vive com o parceiro romântico pelo menos uma vez, e mais da metade de todos os casamentos serão precedidos de coabitação. Uma das principais crenças é de que morar juntos antes do casamento é uma boa maneira de evitar o divórcio, mas a crença é contrariada pela experiência.

A revolução sexual, o controle de natalidade e a situação da economia atual, que faz com que compartilhar contas seja mais atrativo, são fatores que contribuem para a decisão de namorados viverem juntos. Porém, na maioria dos casos, não há um discussão sobre por que eles querem viver juntos e o que isso significará.

De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, em 2001, as mulheres são mais propensas a ver a coabitação como um passo para o casamento, enquanto os homens são mais propensos a vê-lo como uma maneira de testar o relacionamento ou adiar o compromisso, e esta assimetria de gênero está associada com interações negativas e de menores níveis de compromisso, mesmo após a relação progredir para o casamento.

A maioria dos entrevistados durante a pesquisa concorda que os critérios para a escolha de um parceiro apenas para morar juntos são diferentes da escolha de um cônjuge. Segundo Meg Jay, os casais acreditam que vão viver juntos e que, se não der certo, eles podem voltar a levar a vida de antes, mas, com o tempo, eles compartilham os amigos, a residência, o cachorro, e fica difícil o processo de separação.

Um relatório divulgado em março de 2012, pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos, nos EUA, mostrou que essa conexão desfavorável entre a coabitação e o divórcio pode estar diminuindo. A pesquisa revelou que quase dois terços dos americanos veem a coabitação como um passo para o casamento. O risco maior de divórcio está entre os casais que usam a coabitação como um teste.

A psicóloga, que iniciou os estudos no assunto com base na situação de alguns de seus pacientes, destaca que é importante discutir a motivação de cada pessoa e o nível de comprometimento de antemão e, melhor ainda, ver a coabitação como um passo com direção intencional, em vez de um teste conveniente para o casamento ou para a parceria.

Fonte: Pernambuco.com

26 comentários

  1. Demetrios disse:

    A maioria dos jovens evangélicos vai pra cama antes do casamento.

  2. Ingrid disse:

    E o pior que isso está cada vez mais comum. As pessoas não dão mais valor ao casamento, não respeitam a si próprias, ao próprio corpo, então também não terão um casamento regido ao respeito e ao amor. É triste.

  3. Ezer Tandas disse:

    Desde os primórdios da humanidade, duas (2) famílias convidam a sociedade para a união entre dois filhos delas (uma mulher e um homem). Aí há festa, alegria e comprometimento! Isto é casamento! As outras uniões são fruto dos conselheiros que trabalham para o Diabo (alguns artistas, alguns cantores, muitos políticos, muitos intelectuais, muitos cineastas, muitos filósofos, etc.).

  4. Ezer Tandas disse:

    Há um ditado popular que diz: ” Quem ama com fé, casado é”. Só na rima! Para que haja uma relação duradoura entre um homem e uma mulher, são necessárias, pelo menos, três (3) condições : 1) Que se gostem muito; 2) Que saibam exatamente o que querem; 3) Que não se precipitem em nada. Depois, se casem! Desde os primórdios da humanidade, o casamento é a união entre homem e mulher com o consentimento das respectivas famílias, isto é, o casamento é a união entre duas (2) famílias.

  5. carol disse:

    viver amasiado é pecado e deus nao se agrada disso mas tem muita gente conhecedora da palavra de deus q nao querem se casar mas querem viver amigado e tem muitos lideres conhecedores e nao pregam essas coisas e nem praticam jesus falou o q adainta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a propia alma quem estiver vivendo amigado casese ou separese porq em apocalipse fala q os prostitultos e fornicarios porque o salario do pecado é a morte romanos,6;23 fica ai a mensagem

  6. Renato disse:

    Sempre que a verdade é dita, muitos se incomodam, ja que não estão em comunhão com a luz. Aqui é um site evangélico, entra cristãos bebes na fé, impios etc mas verdade tem que ser dita.É claro, que individualmente, poderia ser de forma diferente, Deus passa estrategia para alcançar a pessoa. Mas de forma aberta, ampla tem q ser dita, pregada a verdade sem churumelas. Infelizmente, por muita”prudencia” digamos assim, temos excercitos de Cristãos q nao carregam a sua cruz.

  7. Cléo disse:

    Acho que pessoas cristãs devem ser menos agressivas em seus comentários, deveriam ser mais sabias e prudentes,e saber guiar as pessoas pela palavra com amor as almas, e não espanta-las, e lhes causarem repulsa. mais não é o que vejo em muitos momentos.. Talvez por isto Jesus tenha afirmado que os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz !

  8. Renato disse:

    sexo antes do casamento é prostituição, q é pecado e, se morrer assim vai para o inferno. Antes mesmo de se casarem as pessoas vivem juntas, em pecado, se prostituindo, fornicando, pegando demonios, maldições. Depois, se casarem, terão q ter passar por processo de libertação.
    A Biblia é o manual de vida para todo Cristão, em todas as areas e, em todos os sentidos.

  9. muriloBH disse:

    Tal procedimento só reforça a tese de que o casamento é uma instituição falida.

  10. Eduardo Andrade disse:

    Deus fala para obedecer a Lei do homem né ?
    então , na realidade o casamento de cartario e só para compartilha bens rs..
    e porque se a pessoa não se casar no papel , só na união estavel perde muito direito de bens q os 2 construiu durante a vida de casado .. Mas lembrando q a Lei mudou no sentido de União estavel , tem mesmo direito q as pessoas casadas no papel na hora da separação …

    Casamento mesmo e Amar a sua mulher ou Amar seu Homem de todo o coração , com respeito , carinho ..

  11. cibele gonçalves disse:

    quem obedece tem muitos anos de um unico casamento para testemunha o quanto obedecer é bom d+.

  12. HUMMBERTO disse:

    Em João 4.18, Jesus diz à mulher samaritana: “Tiveste 5 maridos, e o que agora tens não é teu marido”
    A Bíblia mostra a diferença da mulher ter marido e viver amasiada (sem ser casada). Importante: Ter relacionamento sexual fora do casamento é ‘fornicar’ e isto um pecado listado em Apoc 21.8, onde diz que os ‘fornicários’ entre outros, a sua parte será no lago de fogo e enxofre. Claro, poderá haver perdão, se houver arrependimento real.

  13. helio disse:

    As historias são bem claras, sabemos que se algo começa errado a tendencia infelizmente é piorar, vale lembrar também que a vida é resultado de nossas escolhas e decisões.

  14. Samuel Gregory disse:

    Mais uma vez temos uma observação científica que atesta correção do que a bíblia fala sobre o assunto. Se o motivo que leva ao casamento for o bíblico, tornarem-se ambos numa só carne em amor, se houver problemas quanto ao sexo, creio que este poderá ser resolvido facilmente pelo casal.

  15. Carina disse:

    Acredito que seguir naturalmente amando sem tem que dividir casa com o noivo é um passo para o respeito mútuo. Respeitando o tempo de cada a etapa, namoro , noivado, casamento se chega lá!

  16. Caco Fields - SP disse:

    Ainda bem que existe o portal Verdade Gospel, pois noticias como esta nunca são veículadas na Globo.sta e Folha de SP por exemplo. Glórias a Deus pela sua vida e ministério, Pr. Silas Malafaia!
    PS: Gostei da foto do casal entrando no Morumbi, estádio do meu Tricolor! rs

  17. Fácil de entender: quando não se começa dentro da vontade de Deus, e, pra piorar, se prossegue fora da vontade do criador (tudo registrado na poderosa Palavra, que é a Bíblia), o “produto final” não pode ser bênção, não é? Facinho, facinho de entender. Cabeçadurice não é de Deus!!!
    Eduardo – Coordenador do MOVIMENTO Escola Bíblica Diferente

  18. Adriane - Estados Unidos disse:

    Ainda bem que segui excelentes orientacoes, fiz excelentes escolhas na minha vida e estou colhendo maravilhosos frutos…. Estou muito feliz…… E’ tao bom obedecer a Deus………. :) Sou uma mulher segura, pois tenho um marido cristao, lindo, fiel e super presente… O mundo esta’ cheio de homens bons e so’ quebra a cara quem quiser.Nao quer obedecer a Deus querida? Entao vai se tornar uma mulher frustada, vai dividir esse vagabundo com as outras, vai ser abandonada, vai envelhecer so.

  19. Adriane - Estados Unidos disse:

    O proprio Pastor Silas em sua pregacoes orienta as jovens mulheres a se envolverem com rapazes que tenham objetivos serios e justos na vida, mas tem muitas que insistem em ficar correndo de homens que so’ querem saber de curtir, sair com os amigos para o bar e balada. Outra coisa que eu acho terrivel e’ ver 2 mulheres brigando por causa de um vagabundo que nao quer nada com a vida. O pior de todos e’ casar com homem amamaezado, que diz que nunca vai amar outra mulher como ama a mae dele …

  20. Adriane - Estados Unidos disse:

    Ainda bem que fui muito bem orientada pelos meus pais e pelas pregacoes do Pastor Silas Malafaia, a respeito de casamento. Fui bem seletiva como a Sarah Sheeva, esperei no Senhor e Ele me abencou com um homem maravilhoso. O meu casamento foi a coisa mais linda. A minha sogra me deu de presente a alianca de brilhantes que tem mais de 40 anos que ela usou no dia do casamento dela. O meu sogro faleceu meses antes do meu casamento., infelizmente…..

  21. Adriane - Estados Unidos disse:

    Deus nao se agrada de ver mulheres e homens vivendo e mantendo relacoes sexuais antes do casamento, mas infelizmente milhares de casais vivem nessa situacao. E sou totalmente contra isso!
    Tambem sou contra mulheres que se casam com homens que ainda vivem na casa dos pais e nem se quer tem condicoes de alugar um espaco para ambos viverem juntos. Se o homem nao tem condicoes para casar, entao nao se case. Sei de historia de mulheres que foram morar na casa da sogra e sofreram muito.

  22. Cassimiro disse:

    Casamento é Compatibilidades de CULTURA é não de ESCOLARIDADE e nem de FINANÇAS é Propósito de VIVER o AMOR de VERDADE para Sempre o Resto é SIMBOLISMO Social

  23. SE ALGUÉM ME PERGUNTAR ONDE ESTÁ NA BÍBLIA QUE TEM QUE SE CASAR NO CARTÓRIO, E ME MOSTRAR NA BÍBLIA : ” DEIXARÁ O HOMEM SEU PAI E SUA MÃE E UNIR-SE-Á A SUA MULHER E SERÃO AMBOS UMA SÓ CARNE .” , ALEGANDO QUE É ISSO EXATAMENTE O QUE ELE FEZ, CONSTITUINDO ASSIM UMA FAMÍLIA ?

  24. Ana clara disse:

    Deus é sábio,eu fico com a bíblia e também é dificil o casamento durar fazendo certo imagine fazendo errado.

  25. Carla disse:

    Sou a favor do casamento, preto no branco, tudo certinho, esclarecido, agradando a Deus como deve ser.

Comentários encerrados.