Brasil

Movimento tenta limitar ensino religioso em escolas públicas no Brasil

Cinco instituições educacionais e ligadas a direitos humanos entraram com recurso judicial esta semana para restringir o ensino religioso nas escolas públicas. Os que assinaram o recurso foram: Ação Educativa, Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação, Conectas Direitos Humanos, Ecos e Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

As instituições se baseiam no censo da educação básica feito pelo Inep em 2009 que aponta que metade das escolas do país têm ensino religioso na grade curricular.

O documento está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal, que analisa a constitucionalidade da disciplina religiosa obrigatória do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Este pedido de veto inclui São Paulo e Rio de Janeiro.

Um dos principais argumentos é que os Estados infringem a instituição laica, que prevê que “ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

As instituições contra a disciplina defendem que o ensino religioso deve se restringir a exposição de práticas e da história. Hoje, a lei não impõe uma diretriz sobre o conteúdo, proibindo somente que seja feita propaganda religiosa.

Ainda serão convocados para serem ouvidas instituições religiosas e não religiosas para as escolas tanto de ensino católico, quanto “de outras confissões”.

Também não há data para a votação da nova medida. O grupo de entidades espera que o relator, Carlos Ayres Britto, defina seu voto ainda neste mês.

Fonte: The Christian Post

33 comentários

  1. Tropa dos Lanternas Verdes disse:

    O pais é laico. Nao pode ser tolerado ensino religioso em instituiçoes publicas.

  2. Domingas disse:

    O mundo JAS O MALIGNO MESMO!!!! O que leva o ser humano a qrer afastar-se tanto de Deus? A tentar calar a todo e qualquer ato que tenha relação comos bons princípios? PRECISAMOSSSS MAIS DO QUE NUNCA VIGIARMOS. ELE ESTÁ AS PORTAS

  3. isaias disse:

    Sou evangélico e sou contra o ensino religioso nas escolas.Ensino religioso deve ficar a cargo das instituições religiosas.Quanto ao evangelho,a palavra de Deus diz que,não é por força nem por violência
    mas pela ação do Espirito Santo de Deus.O Espirito Santo de Deus faz de nos,pessoas livres.

  4. cristiane disse:

    o estado e laico fora das eleiçoes,mas nas eleiçoes o estado deixa de ser laico porque depende das igrejas para se eleger,nao podemos calar devemos nos unir e reagir,a igreja nao depende de governo e
    seus projetos e nem de bolsas eleitoreiras distribuidas para os brasileirinhos e brasileirinhas .fora os
    brasileiroes aposentados.essa e a cara do pt da dilminha rainha da (ONU).

  5. TOM disse:

    Em tratando de aula religião, nas escolas, porque só apenas ensina aula de catolicismo? pois deveria falar acerca de Cristo todas que profere a Cristo, fui aluno até 2010 ouvir apenas falar de religião catolica nas aulas de religião, como se ela predominasse ao mundo, o papa quer apenas pessoas para integrar na sua religião e não para aceitar a Cristo, pois o Brasil no seu descobrimento forçava os indio e negro confessar sua crença a religião catolica se não, seriam perseguidos ou mortos.

  6. mary disse:

    O Ensino ou Educação Cristã sempre foi e faz parte da nossa História. Trata da Verdade verdadeira, a Verdade em relação ao Homem [ser humano]. É o que pode formar um indivíduo, formar um cidadão consciente, e projetar para um futuro cheio de Esperanças, num mundo hediondo e conturbado, que está perdendo a identidade e rumando cada vez mais para um futuro incerto. O Princípio é Imutável. Não podemos tirar a Verdade Absoluta de nós, nem afastar a criatura do Criador. Tirar Deus é tirar a Vida!

  7. Ezequiel disse:

    Kit Gay com safadeza pode religião não !! Aff…….

  8. Tiago disse:

    Nas escolas publicas fazem educacao religiosa quem quer!
    No lugar de educacao e ensino religioso muda o nome para formacao moral!
    Sucesso…

  9. Eliel disse:

    Estas instituições educacionais que são contra o ensino religioso precisam que suas lideranças voltem aos bancos de escolas e aprendam o que é realmente ser um Estado Laico para não sair por aí falando besteiras.

  10. Eliel disse:

    O problema é que o pessoal confunde estado laico com estado ateu. O Estado brasileiro é laico, mas a constituição não diz que é ateu. Existe um minoria que quer transformar o estado brasileiro em ateu ao tentar confundir a população com o termo laico. Os constituintes à época da CF de 88 não estavam se referindo estado laico com ateu, é questão de hermenêutica jurídica. Um estado laico significa um estado neutro para assuntos religiosos, mas não ateu, portanto, o ensino religioso é constituciona

  11. Leo Barroso disse:

    É facultativo mas também precisa contemplar todas as religiões existentes no país e não apenas as evangélicas.

  12. Edmilson Leal disse:

    Sou prof. desde do ano 2002, e nesse período tenho observado que todas as vezes que se fala, ou quando se ensina religião nas escolas, é uma verdadeira afroanta ao Deus da bíblia. O que tenho percebido é que há uma grande preconceito contra os evangelicos. Também sou presbítero na igreja Unida em São Paulo, e acredito esta ação é demestrema importância, pois cabe a nós anunciarmos o evangelho verdadeiro e não incentivarmos a pregação católica.

  13. Paulo disse:

    As nossas escolas estão ficando cada vez mais abarrotadas de lixo filosófico que tem como único objetivo de afastarem jovens e crianças da crença em Deus.Tenho visto com meu próprios olhos jovens expressarem duvidas a respeito de Deus e até a descrença nele, por causa dessa doutrina de Satanás.
    Pastor Silas,por favor,permita Deus te usar para lutar contra o ateísmo nas escolas como ele está te usando para lutar contra a PL122.Trave uma batalha da mesma proporção,Deus te dará a vitória.

  14. jamerson disse:

    ja estamos vivendo uma verdadeira perseguiçao contra tudo que fala de DEUS,pois parece existir uma articulaçao para tirar a presença das pessoas a figura de DEUS.penso que como cristao estamos vivendo o tempo apocaliptico,mas vamos lutar ate o fim para que o nome de jesus seja glorificado eos principios morais da biblia sejam ensinadas as futuras geraçoes

  15. Ivan Rocha disse:

    O ensino religioso se identifica com ética, moral e cívica, cidadania, noções de direito e outras matérias comportamentais indispensáveis ao bom cidadão da terra e futuro do céu. Esses defensores dos direitos humanos preferem ensino do kit-gay, do homicídio opcional(aborto e eutanásia), filhos sem correção(lei da palmada), abandono a vítima, auxílio ao bandido ao invés de buscar mudança do caráter pela Palavra de Deus; em fim, coisas nocivas a sociedade transvestidas de politicamente correto.

  16. hummberto disse:

    A Teoria da Evolução é uma teoria atéia, portanto é religiosa também, sendo ensinada nas escolas em aulas de ciência, e não é facultativa. Já há projetos de Kit-gay obrigatório e de ensino de religião pagã, com disfarce de”cultura” afro. Estão desvirtuando o papel da escola. O totalitarismo procura destruir a moral cristã a partir da escola fundamental.

  17. Paulo Sergio P. Ramos disse:

    A midia joga a disputa da Liderança Religiosa e desvia sua atenção daquilo que realmente diz respeito a Educação de seus Filhos. Alguém ai ouviu alguma matéria abordando este assunto??
    Vamos trazer questoões relevante para comentar-mos, onde podemos, pela mobilização tentar evitar ou mudar algo que esteja diretamente nos prejudicando.

  18. Valtamiro W. Santana disse:

    Ensino religioso! Que ensino? O da católica? Então realmente não precisa ter ensino religioso nas escolas, pois a doutrina católica com suas imagens, purgatório, infalibilidade papal, etc, é falsa. Que cada família cuide de seus filhos, pois em outras religiões também esta cheio de heresias, fiquemos com a Bíblia, porém, sem adultera-la.

  19. thiago disse:

    satanas está cada vez mais tomando conta dos estados LAICOS.

  20. adriane nunes disse:

    Na Lei de Diretrizes e Base da Educação no Brasil, o ensino religioso é de oferta obrigatória ,porém de matricula facultativa,ou seja ninguém é obrigado a assistir aula de religião.Participa quem quer,se os pais assim não quiserem que seus filhos tenham esta aula eles têm o direito de escolha. Conclusão ,é mais uma alfinetada do diabo pra tentar tirar Deus de dentro das escolas .Depois mídia não adianta sensacionalismo e hipocrisia diante dos possíveis fatos que possam acontecer aos pequenos

  21. Gabriel P disse:

    Acho que o ensino religioso quando implantado ele deve somente expor conhecimento sobre as diversas religiões que existe no país e nunca tentar convencer ninguém, pregar o evangelho é a missão da Igreja e não do Estado. Então na minha opinião deve ser averiguada a situação e decidir se acata ou não ao pedido das organizações. O ensino religioso bem feito pode diminuir o preconceito no país e aumentar o conhecimento da população o que é bom.

  22. mendes disse:

    EBD e EBF. Não reclamem depois prq as crianças são violentas. Eu eduquei meu filho que sermpre respeitou seus colegas e professores. Será que as crianças de agora são educadas o suficiente para respeitarem seu professores, não digo nem os colegas.

  23. FRANCISCO ANDRADE disse:

    Os estudantes brasileiros precisam ESTUDAR A BÍBLIA SAGRADA, LER A BÍBLIA SAGRADA, con hecer os ensinamentos de JESUS.
    A família brasileira precisa ler a BÍBLIA SAGRADA, ESTUDAR A BÍBLIA SAGRADA.
    Porque não existem CADEIRAS para ESTUDAR A BÍBLIA, nas ESCOLAS E UNIVERSIDADES?
    “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” (Provérbios 9 : 10)
    SEM JESUS, nada somos.

  24. Antônio disse:

    INTERESSANTE, QUER DIZER ENTÃO QUE TODOS VCS QUEREM ENSINO RELIGIOSO, POIS BEM,
    QUAL SERÁ A RELIGIÃO ENSINADA? A CRISTÃ? E O DIREITO DE QUEM NÃO É CRISTÃO ONDE FICA?
    ENTÃO SE VCS SÃO TÃO HUMANOS ASSIM, VAMOS RESPEITAR O DIREITO DE TODOS E IMPLEMENTAR O ENSINO DAS RELIGIÕES, OU SEJA: (((((TODAS AS RELIGIÕES)))))). RESPEITOSAMENTE…

  25. Adilson disse:

    Nós, que temos o ensino religioso baseado na Bíblia sagrada, precisamos trabalhar mais, aprender mais, falar mais.

    Satanás não dorme…

  26. Israel disse:

    ESSE mundo falta amor, respeito pelas pessoas, humildade, estudando Religião e fala principalmente sobre a VIDA de JESUS, tenho certeza que estaríamos caminhado para um Brasil melhor. Somos imitadores do EUA, então vamos copia o q e bom, Antigamente EUA, tinha religião em todas escola, era um país Cristão, deixaram de ensina religião, abandonaram a DEUS, em que EUA, e hoje. Queremos ser rico um país prospero devemos imitar a CRISTO, ensina nossas criança a isso. QuemCompõEsseMovimentoJaeConhecid

  27. Leka disse:

    Escola é para ensinar, ciências exatas, humanas e da natureza, qm quiser aprender sobre religião que vá para escolinhas dominicais cuja função é ensinar religião… e se fosse ensinar religião nas escolas , o que não é correto, que ensine tmbm sobre as diversas religiões, como as religiões afro-descendentes e espiritismo, e não somente um tipo de religião!!

  28. Victor disse:

    Ora, se as aulas de religião são facultativas, do que essa gente está reclamando? Qualquer pessoa tem o diretiro de não querer ter aulas de religião (ou não querer que seus filhos tenham), mas NINGUÉM tem o direito de proibir quem queira, de ter tais aulas.

  29. Marcikely disse:

    Mas um fato vergonhoso para o nosso país, eles que por burrice já não investem na educaccão algo que mais tarde será essencial para o crescimento de um país, agoram estão querendo colocar empecílios para nao levar a religião para as crianças de hoje que serão cidadões de amanhã. Se mesmo com a religião sendo levada para nossas crianças hoje a violência nas escolas infelismente tende-se a se acentuar imagine com essa medida absurda! Que Nosso Bom Deus tenha midericordia de nosso querido Brasil.

  30. Caco Fields - SP disse:

    opa, mas KIT GAY querem (PT) a todo custo colocar no curriculo escolar!

  31. Mario Luiz disse:

    No próprio site destes fala sobre a cultura musical como Hip – Hop, inclusive devem achar que fank s que faz apologia a violência, desvalorização da mulher, sexo livre e outros estilos berrantes, sejam apenas uma cultura normal, mais eles acham que o ensino a religião, que a principio prega o respeito e amor ao próximo seja ofensivo, só sendo muito ignorante para concorda com eles. Moro próximo a uma casa de show que as sexta-feira e sábados fazem barulhos até quatro horas da manhã. Onde estão estas “instituições” para promoverem a educação????

  32. AJ disse:

    Já vimos esse filme antes… nos Estados Unidos. Resultado: mais ateus, menos verdade, mais distância de Deus, etc… aí, acontece os massacres nas escolas, esses absurdos e colocam a culpa em Deus.

  33. ENGRAÇADO. QUEREM TIRAR AQUILO QUE ENSINA AS PESSOAS PARA O BEM, MAS QUEREM COLOCAR A PORCARIA KIT- HOMOFOBIA NAS ESCOLA. ACORDA POVO TEMOS DE ORAR PARA ESSE PAIS NAO ENRAR NA FURIA DO DIVINO DEUS.

Comentários encerrados.