Brasil

MPF denuncia 72 ex-deputados por envolvimento na ‘farra das passagens’

Caso se tornou público em 2009 e revelou compra de passagens com verba parlamentar para amigos e parentes de parlamentares

Caso se tornou público em 2009 e revelou compra de passagens com verba parlamentar para amigos e parentes de parlamentares

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça 28 denúncias contra 72 ex-deputados por envolvimento na chamada “farra das passagens aéreas”, como ficou conhecido o escândalo de viagens irregulares compradas com verba parlamentar. As denúncias são pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público).

A “farra das passagens” foi revelada pelo site Congresso em Foco em 2009. Na época, o site relatou que políticos usaram a cota parlamentar de viagens para emitir bilhetes para amigos e parentes, em alguns casos até com destinos internacionais.

Depois que o caso se tornou público, o então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou mudanças no uso das passagens, restringindo viagens internacionais e limitando o benefício a parlamentares e assessores.

As denúncias do MPF se referem a casos investigados entre 2007 e 2009. As acusações foram enviadas para a Justiça Federal do DF, que agora vai analisar se abre processo contra os ex-deputados.

Entre os denunciados estão políticos conhecidos, como o ex-ministro e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini, o ex-ministro e ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB), e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT).

O MPF considera que os 72 ex-deputados investigados compraram 13.877 bilhetes no esquema irregular e gastaram R$ 8.369.967,69.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

3 comentários

  1. mauro disse:

    O POVO ESTA DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO DEIXANDO A COISA ENGROSSAR MAIS DO QUE JÁ ESTÁ….E QUANDO ENTORNAR O CALDO DA EXCRESCÊNCIA COMUNISTA E TARDE DEMAIS …..SE NOS BRASILEIROS FICARMOS NESSA DORMÊNCIA E NÃO REAGIRMOS COM ESSE SISTEMA COMUNISTA QUE ESTÁ NA POLITICA DESTE PAIS VAMOS PERECER…..

  2. É por esse e outros fatos com o desvio do dinheiro público que o país chegou na situação que nós estamos vendo, ou seja, falido não tem dinheiro para nada como saúde, educação e saneamento básico. Depois de tantos escândalos acredito que o povo acordou e dará uma resposta nas eleições de 2018.

    1. Jão, só o Moro e o judiciário parcial, no Tapetão, podem tirar a vitória do Lula já no primeiro turno. O povo não é bobo como você, o povo sente a falta do PT é na hora das refeições, na hora que vai pagar as contas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Você tem caracteres para usar.