Brasil

Novo juiz assume denúncia contra PT por desvios na Petrobras

A denúncia é sobre o PT ter formado organização criminosa para fraudar a Petrobras. Caso estava no STF e foi enviado à Justiça Federal em Brasília. Juíza declinou da competência atendendo a pedido do MP, que vê conexão com outro processo em que Lula é réu

A denúncia é sobre o PT ter formado organização criminosa para fraudar a Petrobras. Caso estava no STF e foi enviado à Justiça Federal em Brasília. Juíza declinou da competência atendendo a pedido do MP, que vê conexão com outro processo em que Lula é réu

A denúncia de que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, políticos e integrantes da cúpula do PT formaram uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras vai ser analisada por um novo juiz.

A juíza Pollyanna Kelly Alves, da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, que havia recebido o caso quando foi remetido pelo Supremo Tribunal Federal, em março deste ano, atendeu pedido do Ministério Público Federal no Distrito Federal e entendeu que a denúncia tem que ser analisada pelo juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília.

Os procuradores e a juíza entenderam que esse caso tem conexão com outro processo no qual o ex-presidente é réu junto com o sobrinho de sua primeira mulher, Taiguara Rodrigues .

Além de Lula e Dilma, são investigados no caso os ex-ministros Antonio Palocci Filho, Guido Mantega, Edinho Silva e o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto vão virar réus ou não. A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo seguem tendo o caso analisado pelo Supremo.

Ao oferecer a denúncia, no ano passado, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que Lula “foi o grande idealizador da organização criminosa” e os demais políticos se associaram com o ex-presidente para desviar dinheiro da Petrobras.

Ao declinar da competência do processo, a juíza Pollyana destacou que o Ministério Público “narra fatos praticados pela mesma organização criminosa em relevo” e que a denúncia “versa sobre a organização criminosa responsável pelos crimes descritos na ação penal cuja competência é da 10ª Vara da Justiça Federal”.

O processo em que Lula e Taiguara são réus é derivado da Operação Janus, da Polícia Federal. Lula é acusado de usar seu poder e influência na época em que ocupou a Presidência para que a Odebrecht conseguisse empréstimos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em troca, a empreiteira teria contratado uma empresa de Taiguara. A defesa de Lula nega as acusações.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

5 comentários

  1. João Guilherme disse:

    Como falou o Palocci quando foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro, se ele falar tudo que ele sabe o juiz Sérgio Moro ia ter trabalho pra vários anos. De fato ele tem razão, a sujeira dos governos do PT foi a mais grave que já houve num governo brasileiro.

    1. Manoel disse:

      Essa é boa. Sai desse imprensado Tenório Pelegão! Como se não bastasse a senadora do PT foi julgada “inocente” por falta de provas. Quem disse a justiça que as propinas recebidas pela turma do PT tiveram que assinar recibos? Ficou o delator de 4 repasses de R$ 250,0000,00 Mil por “mentiroso?”

    2. Mané, as duas tentativas do Palocci em fazer “delação combinada” não foram homologadas, basicamente, por duas razões:Uma que não apresentou e nem foi encontrada nenhuma prova,estória da carochinha.A outra é porque ele citou a Globo e bancos.Quem manda no Brasil?Sistema financeiro e mídia! Entendeu?

    3. Mané, você está certo, propina dificilmente deixa recibo. Exceto as supostamente destinadas ao PT, todas as demais têm mala, maleiro, doleiro, mula, vídeo, extrato, áudio e fotos, que somados aos depoimentos dos delatores,batem direitinho com a denúncia. Cadê as provas contra o LULA/PT/DILMA? Mané!!

    4. Jão, o Bobão, houve alguma investigação no governo do FHC,barraram e abafaram todas as CPIs.A riqueza do FHC todos conhecem, cadê a do Lula e da Dilma?Cadê as provas, as malas, os extratos bancários, os áudios, os vídeos,as fotos, s maleiros e os doleiros do Lula/Dilma? Lula foi o melhor presidente!

Comentários encerrados.