Brasil

Polêmica: Ministério da Saúde faz apologia a prostituição

Panfleto da campanha pelo Dia Internacional das Prostitutas

Panfleto da campanha pelo Dia Internacional das
Prostitutas

O Ministério da Saúde lançou nas redes sociais no último final de semana uma campanha pela “visibilidade” e respeito às prostitutas, informou reportagem do portal G1 nesta terça-feira (4). O tema da mobilização feita pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais é “Sem vergonha de usar camisinha” e celebra o Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 2 de junho.

Segundo a reportagem, a campanha tem o objetivo de reduzir o estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e Aids.

A mobilização é composta por panfletos e cinco vídeos protagonizados por prostitutas. Os panfletos trazem frases como “não aceitar as pessoas da forma como elas são é uma violência”; “eu sou feliz sendo prostituta” e “o sonho maior é que a sociedade nos veja como cidadãs”. Um dos vídeos mostra uma prostituta que sonhou ter sido respeitada: “Sonhei que sou respeitada, que sou uma flor, uma rosa sem espinhos”, diz a protagonista.

O material, feito em uma oficina de comunicação em saúde para profissionais do sexo em João Pessoa (PB), vai circular na internet até dia 2 de julho. A campanha também homenageia Rosarina Sampaio, fundadora da Federação Nacional de Trabalhadoras do Sexo, que morreu no último dia 25 de março.

Slogan duvidoso

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (4) que o panfleto com a mensagem “Sou feliz sendo prostituta” não deve ser veiculado em campanha do ministério. O G1 viu o panfleto no site do ministério na manhã desta terça, mas ele foi retirado no início da tarde.

“Enquanto eu for ministro, não acho que essa tem que ser uma mensagem passada pelo ministério. Nós teremos mensagens restritas à orientação sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Respeito as entidades e os movimentos que queiram passar essa mensagem, mas é papel deles. O papel do Ministério da Saúde é estimular a prevenção às DST’s”.

Padilha disse ainda que o ministério recebeu sugestões de mensagens para a campanha de “entidades que representam as profissionais do sexo” e que todo o material passa por avaliação.

“Não é a primeira vez que o ministério faz campanhas, ações e materiais específicos para grupos específicos que são mais vulneráveis às DST’s. Não tem remédio, então o Ministério da Saúde toda vez ouve organizações, ouve essas pessoas, para saber qual é a melhor forma de chegar essa mensagem”, disse Padilha.

“Não existirá nenhum material assinado pelo Ministério da Saúde que não seja material restrito às orientações de como se prevenir das DST’s”, completou.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

39 comentários

  1. Marcos Morais disse:

    Para DIJALMA FERREIRA DA SILVA,

    Meu nobre,

    Não questionei o direto de ninguém votar em quem quiser. VOU DESENHAR PRA VC ENTENDER. Esperamos de um pastor que ele tenha o mínimo de coerência entre seu discurso e sua conduta. NÃO É O QUE SE PERCEBE DE UM SUPOSTO PASTOR QUE DIZ SER ELEITOR DO PT COM MUITO ORGULHO. Um mínimo de caráter cristão leva qualquer um a entender as manipulações malignas orquestradas pelo PT. E nós o que temos com isso???? Leia II Co 6:14-18 e descubra.

  2. Erisvaldo disse:

    Uma nação com tanta coisa a ser feita pela juventude não pode se dar ao luxo de usar o bem público promover a libertinagem e a vida distanciada de princípios morais. Isso aqui tem tudo para se transformar em uma Sodoma. O que faz um pais prosperar é o trabalho, a ética, a vergonha, o temor de Deus. Um país sério estará em busca de zelar pelos princípios e valores da família e da vida e não da prostituição, embora saibamos que toda civilização a tenha. Para funcionar ela não precisa de incentivo.

  3. Kildare Silva disse:

    Essa campanha publicitária é o mínimo. Segundo o Art. 230 do Código Penal,é crime produzir e comercializar revistas e vídeos de sexo explícito. Aonde está as autoridades cristãs que não tomam providências? Não há ninguém que tenha a coragem de denunciar o ministro da Justiça por favorecimento à prostituição?

  4. Kildare Silva disse:

    Segundo o Art. 230 do Código Penal,produzir e comercializar filmes e revistas de sexo explícito é crime. Aonde estão as autoridades cristãs do Brasil que não tomam providências? Não é possível que não haja ninguém com coragem para denunciar o ministro da Justiça por favorecimento à prostituição.Essa campanha publicitária é o mínimo.

  5. ROSIANE disse:

    COMO PODEMOS ACEITAR ESSE TIPO DE INCENTIVO PO PARTE DO GOVERNO PARA QUE AS NOSSAS FILHAS SE TORNEM PROSTITUTAS AFIRMANDO QUE SER PROSTITUTA É ALGO BOM E QUE A TORNA FELIZ?
    NÃO HÁ FELICIDADE EM SER ABUSADA ,EXPLORADA, USADA COMO UMA MERCADORIA. CADE A DIGNIDADE HUMANA QUE A CONSTITUIÇÃO TANTO “DEFENDE”. NÃO EXISTE DIGNIDADE EM SER PROSTITUTA, AO INVÉS DO GOVERNO INCENTIVAR AS NOSSAS FILHAS A SEREM MULHERES QUE ESTUDAM E TRABALHAM EM TRABALHOS DIGNOS. E SE FOSSEM SUAS FILHAS,VCS ACEITARIAM ISSO?

  6. Saulo Alves disse:

    Eu sou diácono e jamais votei no PT , pois nos meus tempos de colegial eu tinha a oportunidade de assistir às aulas de OSPB( organização social e política do Brasil) e fiquei estarrecido com o que aprendi sobre o regime comunista. E é por esse regime que o PT tem uma imensa admiração . Se apoiarmos esse partido, poderá acontecer conosco como está acontecendo com a Venezuela, a qual está sucateada e até papel higiênico estão importando. Vejam o caso de Cuba onde se persegue os cristãos.

  7. Sebastião Pinheiro Neto disse:

    Uma vergonha pastores apoiarem esse partido como o PT,vamos abrir o olho povo de Deus e o pastor Reinaldo.

  8. Daniel Lima disse:

    Até que enfim alguém tomou uma posição contra essa palhaçada, que querem fazer com o dinheiro público. Ser prostituta é uma escolha de quem é prostituta, o estado não tem nada a ver com quem decide viver no mundo da prostituição, esse pessoal tem que saber que a escolha que faz tem uma consequência ou boa ou ruim! A verba do Ministério da Saúde tem que ser usado em favor dos cidadãos honestos que pagam impostos caríssimos e não em descaração de quem quer que seja!
    Me Poupe viu! rsrsrs

  9. juscineide lima da silva disse:

    GOSTARIA QUE A VINDA DE CRISTO ACONTEÇA LOGO!! ESTAMOS VIVENDO, DIAS DE VERGONHA, QUAL PRÓXIMO PASSO DO diabo, PRA ENVERGONHAR, O POVO DE DEUS , E FAMÍLIAS? PELO JEITO VAMOS SER INSTINTOS LOGO,,.. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!

  10. wguaracy disse:

    VAMOS ENTÃO ESPALHAR PANFLETOS, de conscientização :
    ” EVANGÉLICO” , Sem desperdicios, sem traição, com educação, com respeito, com a familia e com Deus. Quer mais?

    Divulgar a prevenção com o senso de prostituição que separa os casais, transmite doenças? A situação tá de ponta cabeça mesmo.

  11. Pt nunca mais pastor [Reginaldo]! pense e repense amigo Reginaldo PT nunca mais. Vamos eleger um homem segundo o coração de Deus como presidente em 2014! Sim nós podemos povo evangelico!

  12. jorge disse:

    fim dos tempos logo teremos dias dos traficantes ,dias dos viciados,dia dos assaltantes dia dos assassinos não é isso que estão dizendo aceitar as pessoas como elas são onde iemos parar tenho dó das futuras geração o estrago ja está feito e comprometendo o futuro no futuro teremos
    sexo como os cachorros na rua
    filhos abondonados sem saber quem é o pai e a mãe sem familia
    trabalho não será pioridade e errado serão os casais hetero sexuais o abrimos os olhos agora ou será dai pra pior

  13. ezer tandas disse:

    Se uma prostituta é “uma flor, uma rosa, etc.”, o que será uma mulher que respeita seu corpo?

  14. FABIANO disse:

    QUANDO A GENTE PENSA QUE É O EXTREMO, INFELISMENTE AINDA É O COMEÇO, MEU DEUS QUE MUNDO É ESSE???

  15. HUMMMbertoh disse:

    Ou o povo brasileiro acaba com o PT e seu marxismo, ou o PT acabará com o Brasil. Vejam Cuba, vejam Venezuela, vejam Coréia do Norte, vejam a China (antes do capitalismo chinês), vejam a falência da antiga URSS, e vocês terão uma idéia do que nos pode acontecer: muita fome, muitas mortes, zero liberdade.

  16. Djalma Ferreira da Silva disse:

    Religião nenhuma tem o direito de manipular os seus membros à determinada direção política. Isso no Brasil é crime vulgarmente chamado “Voto de Cabresto”. Em nosso país há liberdade de escolha, Graças a Deus, então o Sr. Reinaldo Tem Sim, o direito de expressar o seu pensamento político, e isso não vai melhorar e nem piorar a sua salvação espiritual. Deus salva o Sr. Reinaldo pela graça, e não por sua posição partidária.
    Sr. Marcos Morais, deveria estar morando no Irã. Lá sim, a religião impõe

  17. sebastião disse:

    Eu so queria saber o que a nobre bancada evangélica anda fazendo em Brasilia.

  18. Felipe disse:

    Reinaldo, cristão votando no PT é igual a judeu votando no partido nazista… você vai continuar votando nos seus carrascos? Procure saber o que aconteceu e acontece com os cristãos nos regimes esquerdistas, na China, Rússia, Coreia do Norte e Camboja.

  19. Leandro disse:

    PT – PARTIDO DAS TREVAS

  20. Rodrigo Nogueira disse:

    O que eu tenho a dizer é o seguinte:
    Na verdade, a colheita é grande, mas os trabalhadores
    são poucos; rogai ao Senhor da colheita que mande trabalhadores
    para a sua colheita. Mt. 9:37
    Gente, me lembro também que Jesus chamou os SIMPLES PESCADORES
    e disse que iria fazer deles pescadores de homens, acredito eu que todos
    nos podemos ser pescadores de homens, ate mesmo em nossas simples
    atitudes no trabalho, vamos lá, vamos professar nossa fé com nossas atitudes
    e falar de jesus a quem quer!

  21. Lucio disse:

    A questão é que na copa a prostituição no Brasil é a porta de recepção para os estrangeiros que virão para o pais em busca de prazeres. Que o povo brasileiro se manifeste a favor de moralização da nossa imagem lá fora que ainda é de um pais colonia e serviente. A imagem que tem é que chegando aqui vão encontrar mulheres nuas e prontas para serem usadas e o pior é que vão mesmo, taí a propaganda dos nossos governantes. Isso é uma vergonha!!!!

  22. Marcos Guimarães disse:

    Irmãos: Um Pastor dizer que é eleitor do PT e tem orgulho disso , precisamos saber se ele é um Pastor chamado ou um chamado Pastor ???

  23. Marcos Guimarães disse:

    Irmãos , se juntar ( PT ) Presidenta Dilma , Marta Suplyci , Paulo Haddad , Padilha , Zé Dirceu , Zé Genoíno , Lula e outros , como dizia o meu Pai . Isso tudo trocado por eka é caro.

  24. Gabriel P disse:

    Grande porcaria, querem combater as DST’s valorizando o erro. As prostitutas precisam de ajuda e não de elogios.

  25. fernando disse:

    Atenção povo de deus, vamos elege um presidente servo do deus altíssimo creio eu podemos elege um presidente evangélico, já somos mais de 30 por cento evangélico…..

  26. Marcos Morais disse:

    Desculpe-me sr Reinaldo,
    mas…ser pastor e “eleitor do PT com muito orgulho” não tem algo incoerente? Em se tratando de PASTOR (vou tentar acreditar nisso) seria mais conveniente o sr afirmar que é defensor dos princípios bíblicos com muito orgulho e isso DEVERIA interferir em quem vc irá votar. A menos que vc seja pastor de qualquer outra coisa que não seja das ovelhas de Deus.

  27. reinaldo disse:

    Sou pastor e eleitor do PT com muito orgulho, noticias como essa não definem em quem vou votar.

  28. CRISTÃO disse:

    gente PT nunca mais

  29. CRISTÃO disse:

    eu acho que de cada 100 prostitutas 1 acha bom o que faz, na verdade a maioria esta por causa do dinheiro e por outro motivos, e querem todas sair desta na hora que der conta. ai ai Brasil, esse governo do PT ta acabando com a moralidade e o dinheiro nosso com campanhas esdruxulas, gente PT nunca mais.

  30. RIBAMAR disse:

    O Brasil vai pagar muito caro por tudo isso.

    Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.

    Não vejo hoje o Deus criador dos céus e da terra, o Deus da Bíblia Sagrada, o Senhor que morreu e ressuscitou, não vejo Esse Deus como o Deus de nossa nação.
    O Brasil está aprovando hoje tudo aquilo que Jesus odeia, obras da carne.
    Então que se preparem porque será pago um preço altíssimo.
    Quem avisa amigo é.

  31. SANTOS disse:

    Está ai a necessidade dos salvos assumir o lugar destas autoridades destituidas de Deus, pois elas fazem o que os demonios pede, por isso devemos sempre orar, por elas e combater com as sagradas escrituras.

  32. regina lúcia rezende mazzocco disse:

    Não consigo entender como q uma pessoa q vive uma vida de total subserviência as fantasias mais nojentas de um ser, dito, humano tem e q usa as prostitutas p coloca-las em prática e pode dizer ou sentir-se feliz. Parabés ao Ministro da Saúde por sua postura firme.

  33. Manoel Pedraça disse:

    É uma pena que aqueles que deveriam saber não sabem ou simplesmente ignoram o conhecimento.
    A bagunça está instalado, falamos mas ninguém nos ouvi porque pregamos a Jesus.
    Muitas pessoas parecem defender estas coisas simplesmente por ódio ou inveja de nosso espantoso crescimento no Brasil. Não respeitam nosso Deus muito menos a nós mesmos. Isso não é novidade. Jesus disse se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos e o servo não é maior que o seu senhor.

  34. Marcio Pedro da Silva disse:

    Isso aí é a prova que nas eleições para presidente, o povo de DEUS não pode se deixar ser levado com pessoas que o tempo todo apoiam. práticas contrárias aos nossos princípios e na época das eleições arrumam lideranças evangélicas que não estão ligados que só querem nosso voto.

  35. Ana Paula disse:

    Eitaaaa que isso ta virando uma palhaçada!!!! Que ridículo essa historia de ser feliz sendo prostituta. So era o que faltava pra desmantelar tudo, um incentivo a coisas erradas, imundas e de pouca vergonha. E muito mais fácil ir procurar uma faxina, uma lavagem de roupa, cursos gratuitos que o governo oferece, enfim, existem muitas outras formas de ganhar a vida e ser bem sucedida, mas isso e mais uma desculpa e mentira do capeta para que se mergulhe a fundo na prostituição. Lamentável!

  36. Casco disse:

    P-R-O-M-O-T-O-R-E-S D-O C-A-O-S !!
    Vide violencia urbana, educação, saude, corruPTos, casamento gay, prostituição, inflação,…
    alguem ainda acha q é “por acaso”??
    Cambada, o anticristo vem aí pra “dar um jeito” no caos!!

  37. jonas ramos disse:

    Acho que se o governo quer que essas pessoas vivam co genuinidade deve as desestimularem a viverem da prostituição oferecendo-as uma oportunidade de um emprego digno essa seria a atitude a serem tomadas ,ao envés de fazer apologia ao que fazem irônico …

  38. Cristina disse:

    Dilma está mostrando sua verdadeira face. A mim ela nunca enganou. Sucessora do presidente que teve a coragem de dizer: ” Eu sabia de nada”, quando falcatruas foram descobertas envolvendo o governo em seu mandato. Aprendiz mentiroso , mentira é. Povo evangélico na próxima eleição vamos dar a ela a devida resposta. NÃO A MENTIRA! NÃO a irresponsabilidade governamental! NÃO a “parceria”( privatização do país). NÃO DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. Leandro disse:

    Este ministerio da saúde , deve estar com a saúde mental arruinada! Ja que devemos aceitar as pessoas como elas são ,vamos aceitar os tarados, ladrão, estelionatário,traficantes… Ja que esta sociedade suplantada na injustiça não consegue resgatar as pessoas de suas práticas ilícitas, vamos apoiar o errado assim a nossa incapacidade altruísta não nos incomoda mais.

Comentários encerrados.