Brasil

Polícia detecta indícios de que sindicatos financiaram black blocs

Inquérito aponta que Sindpetro teria fornecido, além de dinheiro, transporte e alimentação a baderneiros, informa reportagem de 'O Globo'

Inquérito aponta que Sindpetro teria fornecido, além de dinheiro, transporte e alimentação a baderneiros, informa reportagem de ‘O Globo’

A Polícia Civil do Rio de Janeiro detectou indícios de que sindicatos tenham financiado protestos organizados pelo grupo de 23 pessoas cuja prisão preventiva foi decretada na sexta-feira. As informações foram publicadas na edição desta terça-feira (22) do jornal ‘O Globo’. Escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça e depoimentos colhidos pelas autoridades da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática forneceram à polícia indícios de que o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), o Sindprev e o Sindpetro foram procurados pelos black blocs em busca de dinheiro.

De acordo com o jornal, a polícia acredita que o Sindpetro, Sindicato Unificado dos Petroleiros, tenha fornecido não só dinheiro como transporte, carros de som e alimentação a baderneiros que integraram manifestações com episódios de vandalismo, além de ocupações. A entidade teria cobrado em troca assinaturas contra o leilão do Campo de Libra. Ocorrido em outubro do ano passado, o primeiro leilão do pré-sal foi marcado por um confronto travado entre black blocs e agentes da Força Nacional de Segurança, na Barra da Tijuca, ao longo de mais de quatro horas.

As investigações apontam que Jair Seixas Rodrigues, o Baiano, seria o elo entre o sindicato e os manifestantes. Ele teria recebido dinheiro da entidade para mobilizar baderneiros para ocupar prédios, além de ter fornecido transporte ao grupo que realizou o protesto violento contra o leilão na Barra da Tijuca. “Financiado pela Fist (Frente Internacionalista dos Sem Teto) e pelo Sindpetro, Baiano teria pago a pessoas para praticar vandalismo durante o protesto contra o leilão de Libra”, diz trecho do inquérito publicado pelo Globo. “O mesmo teria acontecido nos atos Ocupa Cabral e Ocupa Câmara. Além das refeições, os financiadores teriam fornecido os materiais para confecção de cartazes e as passagens dos ativistas”, prossegue o documento.

Apontada como líder do grupo, Elisa Quadros, a Sininho, também foi flagrada em telefonemas buscando ajuda de sindicatos. Em uma das escutas, pede a um membro do Sepe marmitas para fornecer a manifestantes que integravam um protesto. Segundo o jornal, não é possível saber pelo áudio se ela conseguiu. O contato de Sininho no Sepe é Filipe Proença de Carvalho Moraes, conhecido como Ratão, um dos 23 com prisão preventiva decretada e que está foragido. Durante a greve dos professores no Rio, em outubro passado, o sindicato declarou “apoio incondicional” aos black blocs, que passaram a integrar os protestos da categoria promovendo lamentáveis cenas de vandalismo. Sininho ainda procurou o Sindpetro e o Sindprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal) em busca de marmitas para índios que participavam de uma assembleia organizada por ela referente à Aldeia Maracanã.

o grupo formalmente acusado neste processo, apenas cinco estão presos: três desde o último sábado (Elisa Quadros, Camila Jourdan e Igor D’Icarahy) e dois desde fevereiro (Fábio Raposo e Caio Silva). Outros 18 são considerados foragidos. Eles são acusados de participar da organização e realização de crimes durante protestos nos últimos meses e de planejar atos violentos para a final da Copa do Mundo no Brasil.

Deixe seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

19 comentários

  1. Marco Antônio disse:

    devemos sim votar! e dizer não a tudo o que não nos representa e quer nos humilhar, corromper, escravizar, destruir. Vamos pacificamente, sem discutir, sem brigar, sem quebrar… depositar nas urnas a melhor e mais eficaz das respostas NÃO ao pt e aos candidatos que representam ideais comunistas.

  2. Marco Antônio disse:

    isso já em outubro, infelizmente, votando, ainda no menos ruim, mas toma um engov e vota! O importante é não cairmos na armadilha de não votar, votar em branco, ou votar nulo, pois esta atitude só beneficia aos partidos que possuem gados! e massas de manobra! o voto deles é que prevalece. Então,

  3. Marco Antônio disse:

    continuação… (terroristas sociais=comunistas) que assola e infesta o país com todo tipo de mentira, corrupção, indecência, inversão e destruição de valores, pactos com as FARC,, crime organizado, países comunistas que desrespeitam a vida, a liberdade, a propriedade, a pessoa humana. Podemos …

  4. Marco Antônio disse:

    Vamos mudar isso, primeiro nos conscientizando que precisamos nos informar e socializar os nossos conhecimentos a respeito do que é esta corja de bandidos que assaltam nosso país. Depois, fazer uma corrente de valores e ações decentes, ordeiras, virtuosas para destruir essa imoralidade “vermelha”…

  5. Alb disse:

    Agora eu pergunto; qual será a resposta deste governo sindicalista dos trabalhadores? Que através do seu braço sindical matam, quebram barbarizam as pessoas? E talvez diga; não sei de nada. Tá na hora de por esses membros filiados a esse governo na cadeia e fazer pagar tudo que fizeram. O cidadão es

  6. Jessé disse:

    Todas as prisões e indiciamentos pela justiça foram feitos estritamente dentro da Lei, com base em investigações e escutas telefônicas. Mesmo assim, os petralhas insistem em chamar de “perseguição política” o processo que visa punir atos de violência física e danos ao patrimônio público e privado.

  7. alguem ai lembra em qual candidato votou na ultima eleiçao pra presindente,dep,sen,????vamos mudar o brasil nas urnas…

  8. José Fernando da Silva Silva disse:

    Nós estamos num país em que o Ministro da Justiça apoia todo tipo de crime e ainda cria comissão de advogados em nome dos Direitos Humanos para defendê-los, depois vai pra imprensa que não concorda com a ação da polícia por tirá-los da rua. Pasmem e ainda fala de democracia.(direito só pra bandidos)

  9. Rogério Souza disse:

    ERA SÓ O QUE FALTAVA VAGABUNDO E VANDALO VIROU ATIVISTA. NO BRASIL O CERTO TÁ ERRADO E O ERRADO É QUE TÁ CERTO…

  10. wilson vicente disse:

    das suas casas po seu trabalhos.como poden dize que els Representa o povo sofredo?.vejan as vidas deles como são?.dia dia. tem de tudo na vida. sao diferente.ainda tem a cara de pau dizer que eles Representa os povo sofredo e brincadeira. não sabem oque esta dizendo.nos nao precisamos desas gentes.

  11. wilson vicente disse:

    agora oque mais me deixo com Raiva desa tuma chamado de black bloc falarao que els são os Representante dois povo Brasileiros. e trabalhadores. rsr tenho que Ri. primeiro eles não representa niguém. segundo. eles nao são trabalhadores pai de familia que a corda as 03h; 04; 05; da madrugada pra sai

  12. wilson vicente disse:

    eu acho tbm a unica resposta mesmo que podemos da sera no dia da eleição quando o povo Brasileiro nao comparece nais unas fazer tipo boicote, niguém sai de casa. ou todo mundo viaja. com as suas familia. ai sim meus querido o Brasil vai da certo e so niguem i vota. ai sim iso pode coloca medo neles

  13. wilson vicente disse:

    a unica resposta que podemos da pra esa gente chamdo de : black bloc que pra mim nao pasan de um bando de vagabundo que nao tem que fazer e coloca todos eles na cadeia. e tem mais pra mim esa tuma de pt; pstu; e da tal senhora; chamada de jandira esa tuma toda dese partidos estao por trais diso tudo

  14. Marcos Guimarães disse:

    Como dizia as nossas avós,nesse mato tem cachorro,tem molusco,tem também tucano,é só procurar que vai achar !

  15. Renato Batista disse:

    E que esses protestos são financiados e apoiados por criminosos e autoridades políticas, disso eu não tenho dúvida. Basta ver o quanto eles são ousados e organizados. Essa horda de criminosos têm mesmo é que serem presos e responsabilizados por seus crimes.

  16. Renato Batista disse:

    Esse governo petista está experimentando do seu próprio veneno. Outrora eram eles (membros do PT do governo) que promoviam protestos violentos e confrontos com a polícia. Chegaram até a cometeram crimes graves. Agora eles têm os tais black blocs pela frente. Só lamento pelos inocentes atingidos.

  17. Paulo Sergio Macedo disse:

    Isso eu ja sabia, só queira saber quem é:Poriso que ALGUNS DEPUTADOS FEDERAIS COMO IVAN VALENTE E WILLIAMS DO PSOL FORAM CONTRA AS PRISÕES AI TEM.

  18. emilia saraiva disse:

    Voces nao têm noção do q essa facção é capaz.!

  19. Plínio disse:

    Eu vi na TV um participante dizer que recebia dinheiro por participação. Não me lembro o nome e nem o canal. Fiquei surpreso, mas hoje neste campo acredito que pouca coisa me surpreenderá. Vocês lembram, também na TV de um líder sindical conversando com LÍDER do PCC por telefone??

Comentários encerrados.