Colunistas

Por que a poligamia é pecado e crime se na civilização antiga era permitido?

Entenda uma coisa: além de as leis brasileiras não permitirem o casamento com mais de um cônjuge simultaneamente, Deus também condena a poligamia.

Na civilização antiga, as famílias eram organizadas em tribos e viviam sob o regime do patriarcado, que dava ao homem poderes sobre a família e domínio sobre a mulher. A poligamia era livremente praticada naquela época porque ainda não haviam sido reveladas as leis divinas que regem os relacionamentos e outros aspectos da vida. O padrão de comportamento ético e moral da população era baseado em questões culturais, no senso comum.

Ainda assim, a lição bíblica é clara: a poligamia causou graves problemas ao relacionamento familiar. Vemos isso no Antigo Testamento, na história dos patriarcas e dos reis de Israel.

Por exemplo, o nascimento de Ismael, o filho que Abraão teve com Agar, uma escrava egípcia, provocou tanto ciúme e tanta rivalidade entre ela e Sara, a esposa legítima do patriarca, que Agar foi expulsa de casa com o filho, e Abraão teve de separar-se de Ismael de vez (Gênesis 16.1-9; 21.8-14).

O ciúme que as irmãs Raquel e Leia tinham do marido, Jacó, causou inúmeros problemas familiares a elas, aos filhos e ao patriarca (Gênesis 30.1-24; 37.1-4,17-36).

O menosprezo que Ana sofreu por parte de Penina, a outra esposa de Elcana, causou-lhe muito sofrimento (1 Samuel 1).

Salomão, por motivos políticos, casou-se com 700 princesas e teve 300 concubinas. Por fim, acabou adorando outros deuses, desobedecendo ao Senhor, e sofrendo funestas consequências (1 Reis 11.1-11).

Os países muçulmanos ainda hoje adotam a poligamia, por uma questão cultural. Porém, só a família monogâmica tem a chance de manter um relacionamento estável, tanto na área espiritual como na emocional, porque esse foi o padrão estabelecido por Deus para o relacionamento entre o homem e a mulher; padrão reafirmado por Jesus em Marcos 10.7,8.

Nesse texto bíblico não é dito que o homem se unirá a suas mulheres. Está no singular: um homem se unirá a uma mulher, especificamente à sua mulher, e não à de outrem. Jesus enfatizou o casamento de um homem com uma só mulher, e não o de um homem com várias mulheres, ou vice-versa. Ele condenou o adultério.

Em suma, vários textos sagrados condenam as relações extraconjugais (adultério), a poligamia, o incesto e demais práticas sexuais contrárias aos princípios estabelecidos por Deus. Leia

Êxodo 20.14,17; Levítico 18; Deuteronômio 22.2; 1 Timóteo 3.2,12; Tito 1.6.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Mateus 5.27,28,32; 19.18; João 8.11; 1 Coríntios 6.15,16,18

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

29 comentários

  1. Ana Paula disse:

    Parabéns Pastor por a explicação dada,pois sou totalmente contra a poligamia é permetido ao homem somente uma esposa e que ele venha ama-la e agradeça a Deus por te-la.Deus abençoe todos os casais.

  2. Adauto Amparo dos Santos disse:

    É isso aí pastor Silas que Deus continue lhe abençoando por esse estudo maravilhoso é tudo que os crentes
    precisa saber e ter conhecimento e não de blablabá admiro esse homem de Deus.

  3. Adauto Amparo dos Santos disse:

    É isso aí pastor Silas que Deus continue lhe abençoando por esse estudo maravilhoso é tudo que os crentes
    precisa saber e ter conhecimento e não de blablabá admiro esse homem de Deus

  4. Jose Maria Alves disse:

    O engraçado é que: Tem gente que não ” tem onde cair morto”, e querem “dar” uma de machão…

  5. Osvaldo Gomes disse:

    Pasto Silas gostaria de saber se o sexo oral é condenado por Deus

  6. Jonathan david disse:

    Boa pastor falou tudo…!!!

  7. Simone disse:

    Pois e, Deus criou somente Eva para Adao, se fosse pra ser diferente Deus teria criado mais Evas,

  8. Cecilia- Em 1º Co.- 7- 39 diz que á mulher estar casada enquanto, seu marido vive que quando ele morrer estar livre para casar com quem quizer mas somente no SENHOR …… Porque a lei do Pais; Que viúvas só pode casar no religioso; E tem seus efeitos civis perante as leis do Pais.. Porque estar na Biblia. e nas leis do Pais, E ministerios não aceitam? Me responda no Email.Obrigada por me tirar esta ducida.

  9. Flávio Izaias disse:

    Pergunta: Se um cidadão mulçumano que tenha por exemplo, Três esposas, e vier a se converter a Cristo em seu país de origem. Como ficaria a situação desse homem? ele podia ficar com as três por questões da sociedade em que ele esta inserido ou deveria escolher uma entre as três? Silas me ajude aí para resolver essa possível dilema.

  10. sirlei barbosa neto disse:

    estoou satisfeita com a resposta,nao poderia ser diferente,as pessoas nao querem ter trabalho de estudar as escrituras por isso fazem perguntas tolas.

  11. Fabio Fernando Oliveira Silva disse:

    Flor,nesse caso a qual vc comenta aqui,pelo que eu entendo da biblia sagrada,vc é livre pra se casar novamente já que neste caso vc sofreu traição.Em Mateus 19,9 Jesus diz que sobre esta condição a pessoa que sofreu adulterio é livre pra se casar com tanto que seja no Senhor.

  12. HELENA PEREIRA disse:

    QUE BENÇÃO DE ENSINAMENTO BÍBLICO !! É ISSO MESMO PASTOR MALAFAIA !! HOMEM QUE DEUS PREPAROU CONCEDENDO SABEDORIA ESPIRITUAL, BÍBLICA E TMB SECULAR COLOCANDO NOS LUGARES MAIS ALTO PARA PROCLAMAR O EVANGELHO E TMB DENUNCIAR O PECADO !!! OH GLÓRIAS ! VÁ ENFRENTE PASTOR PORQUE O SENHOR É CONTIGO!!!

  13. RESPOSTA…..AO…….NEEMIAS…..FELIX
    .
    .
    PRESTA……ATENCAO…..NO….QUE……O….PASTOR…..ESCREVEU,…PORQUE……AI
    .ESTA……A……SUA…..RESPOSTA.
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………..
    A…POLIGAMIA….ERA…PRATICADA…PORQUE…..AINDA….NAO….TINHA….SIDO
    REVELADAS……..AS…..LEIS…………D…I…V…I…N…A…S..

  14. ……………D.E.U.T.E.R.O.N.O.M.I.O…..17:.17
    .
    TAMPOUCO………PARA…..SI…..MULTIPLICARA…..MULHERES,
    .
    PARA….QUE….O……SEU…..CORACAO….SE…..NAO….DESVIE;
    .
    NEM….PRATA…..NEM….OURO…..MULTIPLICARA…..PARA…..SI.

  15. RESPOSTA……………..PARA………………..FLOR
    .
    SEM………QUERER………….SER……..CHATO,…………MAS……..JA…….SENDO,
    .
    PROCURE…………VER…..ONDE,,,,,,VOCE,,,,,ESTA………ERRANDO.,……PORQUE
    .
    GERALMENTE….AS……MULHERES…..EVANGELICAS…..QUE……NAO…..TEM
    .MARIDOS….CRENTES,…….SAO….MUITO…….VACILONAS
    [..SE..O...MARIDO...VAI...COMER...NO..RESTAURANTE,...E...PORQUE...A...COMIDA
    DE............CASA...ESTA...SEM...TEMPERO.]

  16. Selmo Cesar Valadares disse:

    Pastor Sila Malafaia por favor me responda no meu e-mail. Olhe bem um casal que casou no civil e no religioso, eles se separam porque um traiu. Este casal biblicamente pode cada um casar com outra pessoa? Tem irmãos que diz que não e outros diz que pode sim.

  17. Sérgio e Laís disse:

    Perfeito!!! Muito bom, Pastor…

  18. André Vincent disse:

    Olá Neemias Felix,
    permita me de tentar esclarecer sua dúvida. Penso que Deus ao longo de nossa história sempre orientou o homem, sem intervir no seu livre abritrio deixando como pano de fundo Sua Lei. Essa Lei de Deus ao contrario das leis dos homens não é taxativa mas sim performativa, quero dizer que o homem em si na sua consciência possui o juiz de seus atos, as causas e seus efeitos levam o homem a se render –sempre que preso na sua autosuficiência –vamos dizer á lógica de Deus: Gn 2,24.

  19. Paulo Clementino Raposo disse:

    Hoje pastor somos todos sacerdotes, por isso DEUS teve o cuidado de preparar este segmento sacerdotal para que hoje vivermos de acorda com a Bíblia. Por favor se possível me responder em meu E-MAIL.

  20. FLOR disse:

    ore por mim nao queria me separar estou sendo obrigada por que ele me trai e tenho vergonha disso sou evangelica serar que DEUSs vai me condenar por isso se nao aceito mais traiçao me responda se me casar eu cometo adulterio? NAO POSSO PAGAR PELO ERRO DE OUTRO …ENTENDO ASSIM

  21. FLOR disse:

    sou casada a 39 anos meu marido me trai desde o inicio cansei t me separando legalmente ele diz trai e traiu sempe

  22. André Vincent disse:

    Olá,
    Jesus vai mais alem, e disse algo de estrema importante que deve deixar os cabelos em pé de muitos homens e mulheres Cristãos. Viver a monogamia como estituição é uma coisa mas devemos cuidar de não viver uma poligamia espiritual : ” Eu porem vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adulterio com ela em seu coração “. As tentações desse mundo que vivemos não estão muito longe do tempo do rei Salomão.

  23. Tatiana Almeida disse:

    Pastor, o senhor poderia ter mais questões como essas, sou convertida porém ainda tenho muitas duvidas e curiosidades a respeito da Bíblia, e dessa forma todos nós poderíamos conhecê-la mais.
    Obrigada, e que Deus te abençoe.

  24. Débora disse:

    O homem e a mulher foram feitos para se completarem.
    Sendo assim um homem basta a uma mulher e uma mulher basta a um homem!!!

  25. ivaneide reis disse:

    Pastor você é muuito sábio.

  26. Adriane - Estados Unidos disse:

    Tem machista que nao esta’ nem ai e trai a esposa na maior cara de pau. Conheco um casal de brasileiros, aonde o marido trai a esposa constantemente e a coitada sabe disso. A coitada da esposa vive em briga com as amantes. Tenho compaixao dessa mulher. Nao sei porque ela nao sai dessa e procure o homem que a valorize de verdade. Sou a favor da restauracao de um casamento destruido, mas existem casos q eu recomendo o divorcio.

  27. Gostei de mais, Deus te abençoe Pastor.

  28. Gostei de mais Deus te abençõe Pastor.

  29. Neemias Félix disse:

    A pergunta mais importante é: Por que Deus tolerava, de certo modo, a poligamia (ou pelo menos não a reprovava claramente)? Nem mesmo Davi deixou de ser “homem segundo o coração de Deus”… Se estivesse hoje numa igreja evangélica, seria duramente repreendido e excluído sumariamente. Quem souber a resposta, por favor, me dê, mas, cuidado. num programa inteiro do Vejam Só, ninguém me convenceu… Em tempo: sou fiel a minha mulher há 34 anos.

Comentários encerrados.