Gospel

Por que celebramos o Natal dia 25 se Jesus não nasceu nesta data?

Imagem: DivulgaçãoSabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, como popularmente se convencionou. Aliás, antes do ano 300 d.C. os cristãos sequer comemoravam o nascimento de Jesus. Isso passou a ocorrer por volta de 330 d.C., quando eles decidiram cristianizar a festa pagã do solstício, que acontecia no início do inverno.

Em Lucas 2.8, temos uma pista de quando Jesus nasceu. Nesse texto, é dito que, na noite em que o filho de Deus nasceu, os pastores estavam no campo, em vigília, guardando o rebanho. Não era inverno em Israel. Logo, não poderia ser em dezembro.

Ele provavelmente nasceu em outubro, durante a Festa dos Tabernáculos, em 15 de Tishrei (no calendário judaico). Essa é uma das três maiores festas judaicas e simboliza a presença de Deus habitando, “tabernaculando”, no meio do Seu povo (Êxodo 25.8).

Se é assim, por que comemoramos o dia 25 de dezembro como o Natal? Porque sendo o tempo de Deus o kairós (o eterno), e não o kronos (cronológico), para o Senhor, o importante é reconhecermos que Ele nos amou de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Porque o mais importante do Natal não é o dia em que Jesus nasceu, e sim o fato de ter nascido como homem, habitado entre nós e nos salvado.

É isto que comemoramos; este é o significado do Natal! Essa festa aponta para a necessidade de Cristo nascer em cada coração, trazendo vida, cura, libertação, comunhão com o Pai!

Então, que você possa celebrar esse maravilhoso Presente, que é Jesus, confraternizando-se nessa data com sua família, seus amigos e irmãos. Que seja um tempo para você louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito; por todas as lutas e vitórias que lhe concedeu! Que seja um tempo de projetar novos sonhos e de realizá-los!

SUGESTÃO DE LEITURA: Lucas 2.8

Pr. Silas Malafaia

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

23 comentários

  1. Jair disse:

    Outra coisa Jesus deve ser celebrado todos os dias, ou você não se alimenta Dele todos os dias… Ele disse que todas as vezes que vou reunirdes em meu nome, comam o MEU CORPO e BEBAM DO MEU SANGUE… Então diariamente quando me reúno com minha família eu celebro a Cristo…

  2. Domingos Rocha disse:

    O nascimento de Jesus é o nascimento da Justiça na famìlia, na empresa, na escola, na gestão dos recursos humanos, materiais e finaceiros, gerando a paz e consecutivamente o crescimento.

  3. Domingos Rocha disse:

    A verdade é que não há sustento bíblico nenhum quanto ao dia do nascimento de Jesus Cristo, só há de facto, presunções. A veracidade do evangelho é q Cristo deva nascer todos dias em nossos coracões mudando o nosso ser e sermos cada dia novas criaturas.

  4. valdek ferreira disse:

    Natal é o nascimento de Cristo, nosso salvador, o resto é falácias. Não importa o dia, ele nasceu e pronto.

  5. Renato Ferreira Batista disse:

    Aleluia !!!……Jesus nasceu!, e pelo seu sangue fomos curados de todos os nossos pecados!!!!, um dia ele virá nos buscar!!!, estejamos preparados!!!!

  6. Unip disse:

    É uma explicação esclarecedora. E que muitos não dao valor .

  7. Kely disse:

    Graças a Deus que ele deu Jesus, seu único Filho pra nascer e morrer em nosso lugar. Devemos comemorar com alegria.

  8. Ev. Eduardo Melo disse:

    Lembro meus filhos, sobre a data e falo para fazer árvore ou esperar papai noel, que somos Centes e não devemos crer em mitos ou em fábulas. E aproveito para ficar em família falando das grandes bênçãos de Deus.

  9. Ev.Eduardo Melo disse:

    Eu tiro este dia, para estar com minha família. Realmente sei que este não foi dia do nascimento de Jesus. Mas faço questão de reforçar , o propósito de seu nascimento. Não faço árvore de natal sempre disse aos meus filhos que este Papai noel é mito, e crente de verdade não crer em mitos.

  10. Edilson disse:

    Em relação a data, sempre digo que se Deus quisesse que soubessimos, certamente estava na biblia. Por tanto o comemoro sò nesta data( imposta pelo pagão) sistema paão

  11. Nós só comemoramos aniversário de quem está vivo,e o Senhor Jesus está vivo e reina entre nós.Mas, se Ele está vivo,Ele mora onde?Ele mora em meu coração…..FELIZ NATAL para quem tem Jesus em sua vida.Glórias a Jesus!

  12. Airton Aparecido Gomes disse:

    Muito interessante, leiam e compartilhem, AMÉM !

  13. LUIZ GONÇALVES disse:

    PARA MIM O QUE POUCO IMPORTA É A DATA,MAS, O SENTIDO ,O NATAL É OPORTUNIDADE DE DEMONSTRAR NOSSA GRATIDÃO A DEUS POR ELE SE FAZER CARNE POR AMOR DE NÓS..
    QUANDO EU ERA CRIANÇA NÃO EXISTIA ESSE AFASTAMENTO DOS EVANGÉLICOS NA COMEMORAÇÃO DO NATAL ,EXISTIA MUITO TEATROS ERA EMOCIONANTE ….

  14. JORGE LUIZ disse:

    QUE JESUS,VENHA NASCER TODOS OS DIAS EM NOSSOS CORAÇÕES.PARA QUE NOSSA ESPERANÇA ESTEJA SEMPRE VIVA,EM TODOS OS SERES HUMANOS.POIS ELE MORREU E RESSUSCITOU,PARA QUE TODA A HUMANIDADE SE ARREPENDA DE SEUS PECADOS E O ACEITEM EM SUA VIDA,PARA ALCANÇAREM O MAIOR PRESENTE.QUE EXISTE NA TERRA.A SALVAÇÃO.

  15. Antônio Pedro disse:

    Elenir, em Mt11:28 Jesus diz, vinde a mim os oprimidos. Faça isso diariamente e Ele te aliviará. O maior presente que vc deveria receber foi sua filha, mas se Ele te deu… foi Ele quem tirou aceite isso é viva em paz!
    Jesus é bom, fiel, verdadeiro amigo!
    Feliz natal!!

  16. Manoel disse:

    Os crentes mais dedicados aos estudos da palavra, sabem a certeza, Jesus, não nasceu nesta data 25/12. Prova disso, o calendário judaico, c/mais de 5 mil anos, comemora 2020 anos, da morte do Herodes, aquele que mandou matar crianças na região de Belém, onde Jesus nasceu. A ICR,não esclarece isso.

  17. O nascimento de Jesus é o maior presente de Deus a Humanidade. Ele é a nossa redenção.
    Mais importante que a simbologia do dia é o nascimento de Jesus em nossos corações.

    Feliz Natal para todos! Deus abençoe a cada um e as suas respectivas famílias.

  18. genesis disse:

    não importa o dia que ele nasceu, o importante é saber que ele nasceu,morreu e ressuscitou e esta sentado a destra do todo poderoso e que um dia voltará para levar a sua noiva. ate que Ele não volte vamos nos alegrar na sua presença, e aproveitar este tempo para encher as casas de sua presença.

  19. elenir machado disse:

    olha é o /3º natal que estou passando sem minha filha.pois perdi ele em um grave acidente 08/07/2012 tinha 22 aninhos o maior presente que peço a DEUS . que ele me de forças para mim .e que presença de jesus me conforte que jesus possa nascer no meu coração todo dia

    1. genesis disse:

      Deus é muito bom e o desejo do meu coração é que o amado espirito santo lhe console e conforte neste tempo.

    2. PEDRO disse:

      Mira em JESUS CRISTO…Não cai uma folha sem que ELE não queira…
      Pense que tua nenem está com JESUS…Logo, logo vocês se encontrarão…

  20. Cris disse:

    Na verdade o único povo que deveria comemorar o natal é exatamente quem reconhece Jesus como Senhor e Salvador, os cristãos.

    1. mirian souza disse:

      concordo! porém tem um grupinho de ”estudioosos” cristão evangélicos que querem demonizar o natal ,Não importa a data que ELE nasceu. o imoprtante é que nasceu veio para pisar na cabeça do diabo. para nos dar a salvação. comemoremos , cantemos GLÓRIA a DEUS NAS ALTURAS!!! como os anjos cantaram !!

Comentários encerrados.