Gospel

Pr. Lucinho fala tudo que pode e não pode no namoro

Imagem: DivulgaçãoUm dos assuntos que mexe com a cabeça de jovens e adultos é a vida sentimental. Por isso, o pastor Lúcio Barreto, conhecido como Lucinho, fala abertamente sobre “namoro”, em entrevista ao portal da Lagoinha.

Com visual moderno e despojado, pastor Lucinho conquista cada vez mais o público jovem. Ele viaja o Brasil inteiro para falar de uma loucura muito saudável.

Loucura que lhe rendeu três livros lançados pela Editora Central Gospel: ‘Manual de sobrevivência para o jovem cristão’, ‘Johnny, esta noite pedirão sua alma’ e ‘Loucos por Jesus – Vol. I’.

Livros do pastor publicados pela Central Gospel, disponíveis na loja virtual da editora

Pastor Lucinho estuda a vida e o comportamento jovem há 20 anos. Seu ministério é conhecido pela ousadia e bom humor com que a Palavra de Deus é pregada.

Durante a entrevista, entre várias instruções, ele descreve como deve ser um namoro santo e como fugir dos desejos da carne. Confira:

Como ter um namoro santo?

Pr. Lucinho Barreto: Um namoro santo só existe quando há entendimento entre o casal, de que formará uma só carne. Não adianta um lado ser santo e o outro não. O compromisso do casal com Cristo precisa ser muito forte. Já vi jovens começarem o relacionamento orando, jejuando e muito comprometidos, mas um dos lados estava só de fachada. O lado forte é quase sempre influenciado pelo lado fraco. Geralmente e infelizmente não são o contrário, quem está muito bem com Deus, geralmente, é influenciado por quem não está e não o contrário. A primeira coisa no início do relacionamento é você saber em qual terreno está pisando. Sempre proponho o período de “corte” para saber se está pisando em areia movediça ou em um chão sólido, pois assim irá construir a base para um namoro santo, sabendo que aquela pessoa com quem está ama a santidade e a pureza.

Como evitar os desejos da carne?

Pr. Lucinho: Eu só conheço uma força no mundo que faz o solteiro, casado ou qualquer pessoa refrear algum desejo, seja o de comprar, o sexual, o de apetite ou o de dormir, essa força se chama Espírito Santo. Só Ele consegue controlar nossos desejos, ainda mais na juventude, em que isso é tão explorado e descontrolado. Muitas vezes o que acontece com o casal de namorados é o famoso daqui pra ali, o casal sai do culto entra no carro e começa a se beijar, depois se encontra sem roupas, podendo até ter consumado o ato sexual.

Conheço um casal em que ambos especificaram o que não seria feito. A moça disse ao rapaz: “Você não vai encostar ao meu pescoço por motivo nenhum, porque ativa algo em mim que eu não quero”, houve honestidade. Não se pode ficar em certos lugares sozinhos, usar roupas provocantes. É preciso impor limites em um relacionamento, tanto ela quanto ele. Às vezes começa conversando, depois pega na mão, sempre o dia seguinte exige um pouco mais do dia anterior. E aí como muitos jovens não têm perspectiva de se casarem cedo, não vê uma data, não vê uma possibilidade, o casal acaba não esperarando.

Apenas a mulher deve impor limites ou os dois?

Pr. Lucinho: Algumas mulheres “partem para cima”, mas atualmente tanto o homem quanto a mulher precisa frear. Na verdade, para mim, o homem sabe que pode levar a namorada dele para a cama, mas pode também optar por não levá-la, por ver que ela está num dia mais carente. E age assim: “Eu poderia aproveitar da sua fragilidade, mas não vou fazer isso”, e a mesma coisa a mulher, porque a gente entrega 365 dias, mas sempre há três ou quatro que estamos “virados” (sensíveis) e as resistências estão mais baixas. Então, temos que pedir a Deus: “Senhor, não deixe coincidir o dia da minha fraqueza com a tentação ideal, se não será ‘prato cheio’ para eu cair”.

O casal é cristão, mas não segue os preceitos bíblicos. Como ajustar o namoro à luz da Palavra?

Pr. Lucinho: Primeiro é um choque de gestão. Tem que parar com o que está fazendo de errado. Penso que a maioria dos jovens precisa, dentro e fora da igreja, de um período de abstinência de tudo, inclusive de namoro. Muitos sentem medo de não ter alguém, e em um, dois, três anos acabam se envolvendo com tanta gente ou com uma só pessoa, e tão profundamente que não dá para sair e entrar em outro relacionamento.

Assim como um drogado precisa de abstinência, muitos necessitam não apenas encontrar alguém para casar, mas se encontrar primeiro, porque a pessoa não está bem com ela mesma. Então, o casal, primeiramente, deve parar o ato sexual. Se possuir hábitos de ir para o motel, precisa deixar de frequentar. Caso o relacionamento esteja sem limites, deve parar com todas as liberdades. Geralmente (os jovens não gostam que eu fale isso), quando o relacionamento já tem sexo, muita coisa está acontecendo, então, sugiro um “dar tempo” ou até mesmo terminar.

O que defendo é o seguinte: se a pessoa que está com você for de Deus para sua vida, independentemente das circunstâncias, ela irá voltar para você. Quando o casal continua junto fica mais difícil para eles se absterem e fazerem a busca pelo Senhor. Podem conversar, mas devem evitar saírem juntos, ficar sozinhos. Isso para quando forem para o casamento dizerem assim: “Puxa, não venci na área sexual só porque me casei, consegui vencer antes”. Acredito na segunda virgindade, que é quando Cristo entra na vida de alguém. A pessoa pode ter tido a vida mais promíscua, mas Jesus a purificou, e do momento para frente é um recomeço.

O que não posso fazer em um namoro?

*Evite ficar sozinho com o namorado (a);

*Evite entregar demais o coração, tem gente que com um mês, dois meses de relacionamento, diz assim: “Você é tudo pra mim, eu morro sem você”. Vá devagar, não entregue suas emoções tão rapidamente;

*Não fique sem orar;

*Não fique sem ler a Bíblia,

*Não fique sem mentores dentro da igreja, e, principalmente, seus pais monitorando passo a passo do namoro;

*Não misture a vida financeira se não tiver noivado ou ter marcado o casamento,

*Não se isole dos amigos, porque muitos quando começam a namorar se afastam dos trabalhos na igreja e ficam sozinhos, apenas os dois. E se o namoro terminar, não terão mais amigos na igreja. Esses são alguns conselhos simples.

Quais lugares frequentar?

Pr. Lucinho: Indico sempre a casa de ambos, dos pais, pois namorar perto dos pais dá temor. Outra sugestão boa é a igreja e os amigos. Tudo que é feito em grupo é legal. Mas veja que engraçado: o motivo número um de divórcio hoje é o arrependimento de não ter curtido a vida de solteiro. Alguns quando se casam pensam assim: “Nossa, não curti a vida de solteiro, vou voltar a sair, a encontrar pessoas”.

Já o solteiro que pode fazer isso não faz, ele se isola. O solteiro está agindo como casado e o casado quer agir como solteiro. Ainda que esteja noivo(a), é solteiro(a), tem que sair muito com os amigos, sair com o grupo. É lógico que às vezes ele irá sair sozinho ou com outro casal de amigos. Enquanto os homens saem juntos para assistirem a um jogo, as mulheres vão para o shopping. Um tem que dar espaço para o outro, a questão do ciúme tem que ser muito bem resolvida. Os sinais sempre aparecem, ninguém se casa enganado. A pessoa tem que ser honesta com ela mesma, ver algumas coisas que apontam para algo ruim, que possam acontecer dentro do casamento.

O namoro só deixa de ser santo se houver sexo?

Pr. Lucinho: Não, umas das piores coisas que pode acontecer ou talvez seja a pior, é a defraudação: gerar no outro um desejo que não pode ser realizado. Um rapaz me perguntou assim: “Até onde posso ir com a minha namorada um milímetro antes de pecar?”. Eu falei: “É a mesma coisa de você me dizer que quer andar na beirada do precipício. Você anda, mas o risco de você cair é muito grande, pois está muito perto. Então vou lhe dar a seguinte resposta: faça com a sua namorada tudo o que você quiser que um rapaz faça com a com a sua filha quando ela namorar”. “Mas como assim, qual será o limite?” Simples o limite, faça com essa jovem tudo que você puder fazer no altar da igreja”. Entenda que as atitudes são um boomerang, fazer com a filha dos outros é legal, mas a vida anda. Hoje você é estilingue, amanhã será a vidraça. Tome cuidado!

O homem olhar para outra mulher ou vice-versa também traz o pecado para o namoro?

Pr. Lucinho: Não, a gente precisa entender que Deus colocou em nós a condição de apreciar sem pecar. Posso olhar um carro, posso olhar uma mulher e dizer: “Olha que bonita!”, e não desejá-la, arrancar-lhe a roupa em minha cabeça e não levá-la para a cama. Quantas vezes eu e minha mulher, casados, assistindo a um filme ou em lugar, cometamos sobre alguém. Exemplo: Eu e a Patrícia estávamos na praia, quando disse: “Paty, veja esse cara. Poxa, ele está cuidando do corpo, parece mais velho, mas está muito bem, em forma”. Hoje a sociedade está tão pecaminosa, tudo é sexo, arrancar a roupa. É possível apreciar, achar legal sem imediatamente cometer pecado.

Como saber se a opinião de outras pessoas (como amigos, pessoas não cristãs) está influenciando?

Pr. Lucinho: Contar tudo só mesmo para quem pode ajudar. Não vou contar para os meus amigos que estou com uma dor, vou a um especialista, ao médico. Pode ser que você irá se abrir com um amigo(a) que está no mesmo grau que você. As igrejas estão cheias de pastores, casais mais velhos que podem ser mentores, sem contar os pais. Temos o hábito de ir atrás de quem não pode acrescentar nada à nossa vida, e não de quem tem todas as ferramentas, porque já passou por experiências semelhantes, e pode aconselhar, mas às vezes não escutamos. O jovem, principalmente, chega a duvidar dos conselhos da mãe: “Ah, o que a minha mãe pode dizer?” É preciso saber que Deus guardou dentro dos pais um amor pelos filhos que ninguém sente. Logo, eles podem dizer o que servirá como solução.

É bom ser acompanhado por alguém?

Pr. Lucinho: É muito importante o acompanhamento de alguém, pois tem coisa na vida que a gente consegue fazer sozinho, mas há aquelas que acontecem somente com ajuda. E a vida sentimental tem se tornado “calcanhar de Aquiles” para muita gente, e essa é a área mais frágil, mais destruída da vida da pessoa. Então, se a pessoa tiver um coach (técnico), alguém que o aconselha aonde ir, como ir, será muito bom. Digo, porque passei por isso, e tenho o privilégio de fazer atualmente aos outros. Vejo que faz toda a diferença, é um presente de Deus!

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Lagoinha

62 comentários

  1. Marcelo Andrade disse:

    Wanderson acredito que deve existir aconselhamento pastoral sobre essa questão. Uma conversa onde se discuta os motivos de ambas as partes. E que a vontade de Deus permaneça.

  2. Carla disse:

    Ah!…. Tanto o homem quanto a mulher deve guardar os seus corpos para serem oferecidos como presente de casamento valioso durante a lua de mel. É romântico, lindo, emocionante e inesquecível.
    Hoje que sou de Jesus, entendo que isso é muito importante.

  3. Escritor disse:

    Estupidez desmedida!
    Um coach para companhar o namoro? Me diga aonde esta escrito isso na Bíblia e contrato um amanhã!

    O problema de alguns ditos pastores é que eles querem ser mais inteligentes que Deus. dai, inventam moda para atraírem aquelas pessoas que cansaram das doutrinas convencionais. Os pais acompanham o namoro dos filhos, nem a igreja, nem ninguém mais e ponto final. O resto é papo furado. Isso termina com esses ditos conselheiros molestando os jovens isso sim.

  4. Rosana soares disse:

    na boa Antonio filho …voce é um invejoso fica julgando o pastor Lucinho ,ele é um pastor muito legal que fala na linguagem dos jovens não é como certos pastores delegados que oprimem suas ovelhas ……e quanto a cheirar a biblia voce devia se informar melhor …ele quis passar para os jovens que é melhor se entorpecer da palavra de Deus do com com drogas…….

  5. Priscilla disse:

    p/ wanderson:
    Querido: se um casal se ama e ambos são cristãos mas seus pais não permitem a relação a melhor coisa a fazer eh orar pedindo a direção de Deus vcs dois devem orar (se consagrar)buscando de verdade a resposta de Deus, mas eh preciso tbm obedecer a seus pais, é o q a biblia nos ensina, se não for a hora ou se n for essa pessoa, descanse em DEUS e prefira sempre a vontade DELE, pois ela é boa perfeita e agradável!

  6. Ronaldo disse:

    Irmãos e irmãs em Cristo, lembrem-se de Tg 1.19 onde se diz “que seja o homem pronto para ouvir (ler) e tardio para falar (escrever). Muitos mal acabam de ler e já vão dando sua opnião, tenhamos o cuidado de fazer uma segunda ou até uma terceira leitura, refletindo no que foi lido. Neste texto muitos não compreenderam o que estava escrito e outros entenderam o contrário do que foi dito. Cuidado irmão pois a palavra falada e a flecha lançada não podemos mais segurar. Amém irmãos?

  7. sadi disse:

    Rogério, vc esta entendendo errado, ele falou que “posso achar uma mulher bonita’, sem deseja-la, querer tirar-lhe a roupa na sua mente. O que ele quis dizer é que podemos achar uma mulher bonita sem pecarmos. O pecado esta em vc dar lugar para pensamentos obcenos e desejo de possui-la, isso Jesus condenou como adultério.

  8. HUMMMbertoh disse:

    É de se esperar que a pessoa regenerada ou nascida de novo busque levar vida santa, mas pela leitura da entrevista do Pr. Lucinho, dá para se ver que os jovens “cristãos” são promíscuos e fornicários, sendo poucos os interessados em formar uma família cristã. Disso se conclui que: Ou o “mundão” entrou fundo nas igrejas (pois o que interessa é o crescimento numérico); ou as pessoas se converteram de fato, mas ainda estão sem renovarem suas mentes, pois não gostam da verdade da Bíblia.

  9. Arnaldo Jr. disse:

    E um dos processos mais difíceis na vida do cristão. Irmaos se vocês querem formar uma família prospera tem que casar-se na legalidade. Queridos não se antecipe no quesito sexo e sejam felizes por toda a vida.

  10. joyce disse:

    na minha igreja não pode namorar,os dois oram se for de Deus,eles começam a conversar mas so na frente da igreja, e depois eles noivam e se casam e la no altar dão o 1 beijo e e lindo,pq esse e o certo, a palavra de Deus n mudou e ele disse,q nao e bom homem tocar em mulher,e se tocar e melhor casar do que viver abrazado,o mais sao toques inlicitos a lascivia!

  11. Rodrigo/AVEC disse:

    Devemos aplicar esses conselhos do Pastor Lucinho,que é baseado na bíblia,mas seguir esses conselhos apenas,não fará muito efeito se não houver orações,por que a carne é fraca,mas o espírito santo deve habitar em nós. Com orações de coração aberto fará DEUS ajudar nós a fugir da tentação.

  12. ANTONIO FILHO disse:

    TÁ MEU PASTOR PREGA ISSO TUDO E MAIS UM POUCO A MAIS DE 40 ANOS…
    É UM HOMEM ATUALIZADO E VISIONÁRIO,
    SÓ PQ SAI NUMA FOTO CHEIRANDO UMA BIBLIA FICA FAMOSO TODO MUNDO DÁ OUVIDOS, CLARO TODOS SABEM QUE O NAMORO DEVE SER SANTO!!!
    MAS CONHEÇO UM MONTE DE FILHOS (AS) PASTORES E CRENTÕES, MUSICOS QUE ERAM SEXUALMENTE ATIVOS E ESTAVAM NA IGREJA E NINGUEM FALAVA NADA…. POR CAUSA DA POSIÇÃO
    AI CASARAM…. E MUDARAM DE ATITUDE PREGANDO OQUE N VIVERAM,
    AGORA UM NOVO CONVERTIDO, OU UÉ MANÉ ERA EXCLUIDO

  13. Sidney disse:

    Tamires…vc interpretou errado a resposta do pastor Lucinho…Ele disse que a defraudação (gerar no outro um desejo que não pode ser realizado) o namoro deixa de ser santo…desculpe meu intrometimento…abraços.

  14. Manoel Ramos disse:

    Excelente artigo do portal. Acredito que este artigo vai ajudar muitas pessoas que conheço e precisam de uma orientação como vimos neste artigo. parabéns pelo artigo. Abraços !

  15. Rogério Martins de almeida disse:

    O homem de Deus, quando tem noção dos seus desejos carnais, não faz questão na sua mente de visualizar uma mulher nua. Se ele tiver o controle do Espírito Santo, ele pode ver uma mulher sensul, num shopping por exemplo, e não sentir nada, mas tudo vai de uma vida diária com Deus. Acredito, que foi um erro de observação do Pr: Lucinho. Admiro muito o senhor. Deus de Abençoe…..

  16. Rogério Martins de almeida disse:

    O homem olhar para outra mulher ou vice-versa também traz o pecado para o namoro?

    Pr. Lucinho: Não, a gente precisa entender que Deus colocou em nós a condição de apreciar sem pecar. Posso olhar um carro, posso olhar uma mulher e dizer: “Olha que bonita!”, e não desejá-la, arrancar-lhe a roupa em minha cabeça e não levá-la para a cama.
    TOTALMENTE ERRADO ERROU Pr: lUCINHO NESTA REPOSTA. SE VOCÊ ARRANCAR A ROUPA E UMA MULHER NA CABEÇA, JÁ INCITAR A MASTURBAÇÃO, MESMO NÃO QUERENDO!!,

  17. sadi disse:

    Thamires presta atenção na pergunta.
    Perguntaram se era só pelo sexo que o namoro deixava de ser santo.
    Ele falou que não, ou seja, o namoro deixa de ser santo quando há sexo e as outras coisas que ele falou.

  18. Raiane Pépe disse:

    Mas ele não falou, ler de novo q vc vai entender

  19. Thamires disse:

    achei mega errado quando ele disse que se no namoro a sexo não deixa de ser santo…na boa errou feio :\

  20. Gilberto Luiz da Silva disse:

    Muito bom!!!! Nossa juventude precxisa de conselhos sabios.
    Graças a Deus hoje estou colhendo frutos de uma vida e um namoro na presença do Senhor.
    Deus vos abençoe!!!

  21. Gilberto Luiz da Silva disse:

    Muito bom!!!! Nossa juventude precisa de conselhos sabios.
    Graças a Deus hoje estou colhendo frutos de uma vida e um namoro na presença do Senhor.

  22. elaine disse:

    Nossa amei, quando eu começar a namorar, quero ser assim e quero que ele pense como eu, porisso a minha espera concerteza valera e vale muita a pena, pos Deus sabe quando queremos agrada-lo, Ele ja abençoa quando pedimos, ainda mas quando a intençõa é ser em agrada-lo, e ser um espelho para outros Jovens, quero ser assim e outro um instrumento de grande valor sem ter que me envergonhar na presença de Deus nosssssssssssssa é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. dara pontes disse:

    amei isso nos edifica bastante !!!!!!!!!!

  24. Rosana soares disse:

    muuuuuuito bom …….acho que todos os jovens deviam ler esta publicação …….foi inspirado por Deus parabéns pastor Lucinho ……

  25. Alerrandro Diego Martin disse:

    É estranho dizer, mas viver de acordo com a Palavra de Deus parece fazer você pensar que algo na sua vida está errado, ainda bem que a Bíblia afirma que o nosso coração é enganoso.

  26. HUMMMbertoh disse:

    É muito bom. Eu acho que o mundo já está bem dentro das igrejas e só um milagre pode levar nossos jovens a uma vida de namoro santo (namoro no bom sentido). Hj em dia é comum a idéia de que o casamento deve ficar para depois do diploma, depois do bom emprego, e assim os jovens não têm como suportar sua fraqueza. A Bíblia ensina o casamento cedo, antes de fornicação, dissolução: “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1Co 7:9)

  27. Vondila Sabino disse:

    Lucas Barros, acho que devias ler mais uma vez esta publicação. Em nenhum momento ele se contradiz. Ele diz que é possível olharmos pra alguém sem imaginarmos esta pessoa nua…. Entendeu….?
    Achei uma benção esta entrevista pois esclareceu algumas dúvidas que tinha.

  28. o comentarista disse:

    duvido quem ta comentando aqui tem ou teve uma vida santa assim

  29. Henco disse:

    Pena ser pouco o espaço pra comentar se não eu escreveria um texto tão grande quanto esse! rsrs

  30. Henco disse:

    Os jovens hj em dia são muito influenciado pelo mundo. Já criou-se uma cultura tão forte que cedo os jovens querem namorar. Sem estar preparado espiritualmente, emocionalmente, psicologica e financeiramente. Não há limites; pouco é ensinado sobre isso. E para o jovem cristão, em geral, o que ele sabe é que é errado, e que Deus não se agrada e que se ele morrer assim, irá para o inferno. Isso já é um grande motivo para ele não se arriscar vindo a cometer os pecados no namoro.

  31. fred junior disse:

    DA hora me ajudou muito essa entrevista e como enfatiza pontos a ser tratados nas nossa geração onde o namoro esta totalmente sem valor …..valeu

  32. Pâmela Kizzi disse:

    Este pastor é benção demais!! A ministração que ele fez com o titulo “Bruna Sufistinha ou alegria completinha” é maravilhosa!! Ele é muito usado por Deus, só faz ministração linda!!

  33. Greicilaine disse:

    Muito bom…todos os jovens deveriam ler…cuido do grupo de jovens da minha igreja…e meu ajudou muito!

  34. wanderson dias disse:

    Ou quando a familia toda nao aceita, mesmo ambos sendo pessoas de Deus???

  35. wanderson dias disse:

    Alguem pode me responder esta minha duvida; e quando o casal se ama e os pais nao permitem, o que fazer???

  36. Matheus Henrique disse:

    muito interessante

  37. Rodrigo/AVEC disse:

    Resistir o impulso sexual antes do casamento é muito difícil. Por isso DEUS levanta pastores como o Lucinho para orientar esses jovens nessa jornada e dúvidas que são muito normais quando somos jovens. Parabéns ao Pastor e Glórias a DEUS por levantar uma pessoa e capacitar para a orientação dos jovens.

  38. Lucas Barros disse:

    ”arrancar-lhe a roupa em minha cabeça e não levá-la para a cama.” Irmão com todo respeito devido a um pastor, mas acho que o Sr. esta indo um pouco longe d +. e até se contradizendo, primeiro aconselha o rapaz a não andar na ”beira do precipício”; Depois me fala que é licito olhar para alguém e imagina-la nua. Irmão tome cuidado pois seus comentários estão influenciando toda um geração.

  39. Giovana disse:

    Gostei desta publicaçao muitas pessoas deveriam comprar o seu livro e dar de presente para o seu filho ou filha é uma aula de vida para os jovens meus parabens

Comentários encerrados.