Brasil

Projeto de Lei dá direito ao vale-transporte sem desconto ao trabalhador

Imagem: DivulgaçãoA Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que isenta o trabalhador de contribuir para o custeio do vale-transporte. Pela lei atual, o empregador pode descontar até 6% do salário do trabalhador para o vale.

A proposta foi aprovada em caráter terminativo na comissão, o que significa que não precisa mais tramitar no Senado, a não ser que haja recurso pedindo uma análise do plenário da Casa. O texto precisa ainda ser aprovado pela Câmara.

Na justificativa do projeto, o autor, senador Fernando Collor (PTB-AL) “isentar o trabalhador de qualquer participação no custo do vale-transporte trará um considerável aumento de renda e um impacto desprezível nos custos e preços das empresas”.

Segundo o Ministério do Trabalho, são quase quarenta milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil. O projeto assegura a todos eles, o direito ao vale transporte sem o desconto no salário.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

29 comentários

  1. alceli disse:

    gostaria de parabenizar quem pensou em nos usuarios que necessitam de vt.pois sera uma ajuda nao descontar esse valor….parabens e que continuem pensando em quem faz das empresas grandes empreendimentos..nos funcionarios

  2. ate quem em fim estão descobrindo o valor do trabalhador brasileiro.

  3. pedro cesar silva macambira disse:

    os trabalhadores brasileiro sofrem com descontos injustos fiquei surpreso agora a camara dos depudados dem que aprovar a lei muito grato a deus

  4. Elisia Furtado disse:

    Seria muito bom se o governo paralelamente a essa lei, ele diminuísse os impostos trabalhistas , por que os pequenos empresários já são taxados de impostos , ou o governo poderia colocar ônibus gratuito para o povo.

  5. Onésimo Oliveira Dos Santos disse:

    Acho muito bom esse projeto de lei, pois será uma renda extra para milhões de Brasileiros que hoje vive com a maior carga tributaria do Mundo,e esse projeto vai de uma forma amenizar o sofrimento do nosso povo, espero que a câmara não demore para votar pois o povo tem urgência e merece respeito…..

  6. clicio disse:

    gostei dá iniciativa independente de quem partiu essa propsta,espero que realmente vire lei esse projeto,e enquanto a intençao politica vota nele quem quer.

  7. Elizabeth Oliveira disse:

    Eu acho tudo isso bem bacana, espero que realmente seja valido, pois nos brasileiros somos roubados diariamente em tudo. Chega de tanta roubalheira.

  8. Marcos Guimarães disse:

    ESSA HISTORIA DE PASSAGENS DE GRAÇA É LOROTA , EU QUERO SABER SE
    ALGUÉM VIU O AMARILDO.

  9. Andre disse:

    Mais um projeto populista que só visa ganhar votos do eleitor ignorante nas próximas eleições.

  10. Charles disse:

    Srª Silvia (comentário postado em 17.10 às 15:58), dificilmente o governo concordaria em alterar a legislação sobre a liberação do FGTS para todos os empregados, independentemente de pedirem demissão ou serem demitidos. O governo, os bancos e os empresários do setor da construção civil ganham rios de dinheiro com o FGTS e a Poupança do trabalhador. Quem menos ganha é o dono do dinheiro – o trabalhador. A remuneração é irrisória. Imagine a sra. o governo fazendo festa com a pólvora alheia, o programa “social” Minha Casa Minha Dívida, que não é de graça, e é dinheiro do FGTS e da Poupança de milhares de trabalhadores que enquanto eles dormem, o dinheiro está movimentando.

  11. HUMMMbertoh disse:

    Se o bom é dar e beneficiar a todos, então por que não prover ‘alimentação’ gratuita, medicamentos, habitação, uma cesta básica de roupas, tudo pago pelo governo? Que tal uma caderneta de controle do Supermercado? É isto que Cuba dá, tudo merreca, inclusive um salário de uns 100 dólares. Quer isto? Vá pra Cuba!

  12. Cleber Queiroz da Silva disse:

    Pelo menos algo de interessante, mais ninguém me convençe do contrario que a atitude do senador em questão nada mais é do que interesse politico e eleitoreiro assim como muitos politicos que nem sabiamos que existiam começam a dar as caras em poucos menos de um ano que se falta para as eleiçoes … que raciocinemos e votemos com sabedoria dessa vez , pois assim evitaremos futuras reclamaçoes de que politicos são corruptos , interesseiros , sendo que os verdadeiros culpados somos nós de elegermos a eles e não cobrarmos quando devemos cobrar …

  13. LIMA disse:

    é o mínimo que este senador collor pode fazer pelo brasileiro.depois de tudo q ele roubou.ele pc farias e sua turma na época de presidente.senhor “fernando collor deve muito mais aos brasileiros”

  14. Márcio Soares disse:

    Muito bom, tomara que venha…

  15. wagner arruda disse:

    é muito bom essa noticia tomara que de liga. Acho que o mesmo deveria ser feito com o fgts, o dinheiro que esta la é meu porque eu não posso ultiliza-lo?

  16. Carlos ferreira disse:

    O q me deixa surpreso é q essa boa iniciativa veio do collor o pior político q eu vi neste país

  17. Carlos ferreira disse:

    sueli faço questão de responder seu comentario a multa resisória tem que ser mantido sempre é a gatantia do trabalhor para nao ser demitido de maneira arbitraria e injusta deixando com q ele passe necessidade agora se na sua empresa os funcionarios nao para ou é porq conseguiu um trabalho melhor com salario melhor ou vc é muito ruim como patroa aponto de nimguém parar na sua empresa

  18. Leandro Varela disse:

    Para as empresas não será problema porque terão como abater do IR mas as que não têm fim lucrativos como os condominos aí vai pesar um pouquinho.

  19. Rejane disse:

    Gostei da ideia e concordo com Sueli quando fala sobre o seguro e o FGTS, não acho certo o FGTS ficar preso sem podermos sacar no momento em que mais se precisa dele. Seria bom a casa agora avaliar também esse desconto dos Sindicatos que todo ano tem que ser descontado do nosso contra-cheque e em muitos casos a única coisa vez que usamos o sindicato é na hora de uma homologação de rescisão que pro lei é gratuita, não consigo entender porque nós é que temos que bancar o sindicato. Parabéns pela iniciativa diante de tantas decepções que o povo tem visto na casa.

  20. Rejane disse:

    Notícia muito boa, mas tenho a impressão q ñ vai pra frente. É bom d++. Concordo com a Sueli. Ñ sou empresária, mas trabalho diretamente c/ a diretoria da empresa. A carga tributária é muito alta e quem paga é o empregador. Se pelo menos o percentual dos impostos diminuíssem seria um avanço extraordinário e poderiam ser gerados + empregos com carteira assinada.

  21. HUMMMbertoh disse:

    É muito bom não pagar transporte. Mas quem vai pagar essa despesa, tendo em vista que não há nada de graça? De graça mesmo só aquilo que Deus nos dá: o sol, a chuva, a força para ganhar dinheiro. No entanto, tudo o mais que nós usamos, sejam produtos, sejam serviços, tudo tem um preço a ser pago. Essa vantagem será mais um ‘direito’ na terra onde ninguém gosta de ‘deveres’.

  22. EDMILSON disse:

    ESPERO QUE NAO FIQUE SÓ NO PAPEL COMO MUITOS BENEFICIOS QUE NAO SÃO PAGO AO TRABALHADOR

  23. SANDRO disse:

    Tem politico que trabalha!!

  24. Sueli disse:

    Como empregadora achei muito boa esta nova lei, o funcionario ser privilegiado é um prazer. Agora tá na hora de para aquela cobrança da multa do FGTS da qual o governo leva uma parcela,o FGTS deveria ser liberado com o afastamento do funcionaria da empresa independente se foi mandado ou pedido demissão, o FGTS é do funcionario e não deveria ficar com o governo em hipotese alguma, isso facilitaria as demissões e os pedidos de demissão. O seguro desemprego também tem ser reavaliado tenho serios problemas em manter funcionarios na minha empresa depois de um ano, ficam loucos para serem demitidos, para ficar em casa recebendo seguro por alguns meses, essa historia de reencaminhar para uma novo emprego não esta sendo funcional na minha região e minha empresa continua com problemas na rotatifidade de funcionarios apos o periodo exigido para receber seguro, o maximo que consigo manter é dois anos e olha lá.

  25. daciel leite da silva disse:

    muito boa essa nova lei a tantos descontos no nosso salario que retirada de um seria uma ajuda de bom agrado.

  26. dore disse:

    concordo plenamento acho um absurdo descontar do salário o vale trasporte até que em fim uma boa noticia espero que ninguém coloque o pé e seja em fim uma boa notícia aos trabalhadores

  27. jhon carlos disse:

    Deus tem ouvido as orações dos trabalhadores brasileiros que a anos sofrem com descontos injustos em seus salários estamos conseguindo aos poucos mudar a realidade da democracia brasileira…..

  28. Thais disse:

    Fiquei surpresa. Não esperava mais nada de bom vindo desse cara.

Comentários encerrados.