Colunistas

Quais os princípios de intimidade devem haver entre marido e mulher?

A sexualidade envolve o que há de mais íntimo na vida do ser humano. Dependendo do modo como é usufruída, pode produzir resultados positivos ou negativos, pois interfere na área biológica, sociológica, psicológica e espiritual.

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua.

O primeiro princípio pode ser apreendido em 1 Coríntios 7.3: O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro.

A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um.

Muitos problemas no relacionamento são fruto da falta de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a personalidade e as motivações um do outro. Casam-se no auge da paixão ou atraídos pela beleza física do outro.

Com o tempo e as adversidades que enfrentam na vida, o fogo se apaga, os cônjuges se afastam, e o relacionamento fica desgastado. Eles não devem permitir que isto aconteça, satisfazendo-se sexualmente, cortejando e conquistando o amor um do outro diariamente.

O marido não deve ser apressado, grosseiro, rude, mecânico ou impaciente na relação sexual; deve manter-se calmo, relaxado. Precisa tratar a esposa com carinho, deixá-la à vontade e ser sensível às necessidades e aos desejos dela no ato sexual, para que tenham prazer juntos. O marido que durante a relação sexual age com impaciência geralmente deixa a esposa insegura e frustrada.

Isto acontece porque a mulher é mais sensível. Precisa, antes de tudo, ser bem tratada ao longo do dia, cortejada, tocada, acariciada. Precisa sentir-se amada e desejada para se entregar ao amado.

O ato sexual em si reflete o envolvimento emocional entre os parceiros, e torna-se mais prazeroso quando envolve carinho e sedução mútuos. Sendo assim, além da benevolência, a entrega mútua (1 Coríntios 7.4) também é importante para um relacionamento saudável e feliz. Isto porque, no casamento, marido e mulher são livres para desfrutar do corpo um do outro, desde que não se violentem emocionalmente. Sendo assim, especialmente o homem não deve ser egoísta nem coagir a esposa a fazer algo que a desagrade. Ele precisa lembrar-se de que, na relação sexual, a mulher tem a primazia.

Esse é o segundo princípio da intimidade do casal. A mulher não pode sentir-se forçada a algo; caso contrário, criará um bloqueio psicológico, e a intimidade conjugal será prejudicada.

O terceiro princípio da intimidade aprovada por Deus que deve ser observado no relacionamento é o consentimento mútuo (1 Coríntios 7.5). De acordo com este princípio, nenhum cônjuge pode tomar nenhuma decisão importante sem o consentimento do outro cônjuge; nem mesmo entregar-se a um jejum. Também não pode usar a atividade sexual como instrumento de chantagem emocional, para obter o que quer do outro.

A relação sexual é uma espécie de “termômetro do relacionamento conjugal”. Quando é corretamente praticada dentro dos critérios bíblicos, reforça a união do casal e traz prazer e felicidade mútua.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Livros Como resolver conflitos nos relacionamentos, de Silmar e Janice Coelho, e Vínculos do amor, de Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

33 comentários

  1. Gabriel P disse:

    Muito bom. As pessoas precisam ser orientadas nesses assuntos que infelizmente muitos estão enganados.

  2. falcao disse:

    O Sagrado livro instrui os casais heteros a se coabitarem conforme o estabelecido. Ou seja : Nem oral, nem anal. Caso contrario e abominacao.

  3. fernandes disse:

    Parabens Pr. SILAS MALAFAIA , conheço os textos e concordo com a sua interpretação perfeita.Gloria a DEUS por isso !Que DEUS te ilumine e te abencoe cada vez mais !

  4. EDSON MOREIRA disse:

    Pessoal, se observarem no dicionário a palavra SODOMIA significa sexo anal com mulheres, e a palavra de DEUS, DIZ ” os sodomitas não herdaram o reino dos céus” Agora tirem cada um as suas conclusões.

  5. Nadila disse:

    Eu acredito q uma pessoa cristã não deve viver pela sua própria consciência, mas sim pelo q diz a palavra do Senhor. De fato temos muitos desejos, e bons por sinal, mas se é contrário a palavra então devemos abandonar e seguir segundo os preceitos d Deus.
    #umabençãoessetexto.

  6. Escritor disse:

    Depois, quando dizem que alguns evangélicos são completamente tapados, eles ficam irritados. Os comentários sobre sexo anal, de uma esposa com seu esposo – é claro, de algumas pessoas aqui, de que eles vão ter que prestar contas a Deus por isso mostra o nível de demência de alguns crentes. Lembro que o pastor Silas ter dito várias vezes que no quarto o casal é absoluto deixando claro que sexo anal é de comum acordo do casal e nada tem a ver com religião.

  7. Adriane - Estados Unidos disse:

    Eu acho o sexo anal muito nojento! Deus criou o anus para outro proposito e nao para ato sexual!
    A higiene e’ muito fundamental na hora do ato sexual. Cuidar da vida espiritual, da mente e do corpo sao muito importantes para uma vida sexual de qualidade e muito prazerosa.

  8. semaias disse:

    Sou casado a 10 anos e se minha consciencia nao me acusa,pra mim tudo bem!quando o apostplo diz:
    ….case-se pois e melhor casar que viver abrasado…..
    entendo que case-se e dentro do casamento satisfaca o teus desejos.
    Prefiro Isso do que ficar fantasiando,por que se for pecado as fantasias tambem sao.

  9. cleusa disse:

    deixa o sexo anal para os sodomitas.

  10. Lúcia disse:

    Pr. sues livros me ajudou melhorar o meu casamento, hoje vivemos melhor que há 18 anos.

  11. Silvia disse:

    LEIAM:”Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.” Romanos 1:26,27

  12. Silvia disse:

    Sula sou mulher tanto quanto vc,mas infelizmente nao entendi o q vc quis dizer com isso ,eu concordo com o Everson,,a palavra de Deus diz em varios textos biblicos sobre esse assunto,eu creio que Deus criou td perfeito,uma mulher que tem esse tipo de relacao alem de passar por uma experiencia de constragedora diante de um medico por isso ainda prestara contas a Deus a respeito disso a biblia eh bem clara,e nao se trata apenas de elasticidade ou nao o sexo anal traz doencas para a mulher…

  13. Roberta Braga disse:

    D ++! FALOU TUDO!! Faaaallaaaaaaa Malafaia! #amo

  14. Sula disse:

    Everson, se você não sabe a vagina também perde a elasticidade devido ao uso, muitas mulheres precisam operar por causa dos partos normais. Se você pensa assim não come gordura, pois aumenta o colesterol, nem açúcar em excesso, pois pode dar diabetes. Enfim, tudo com a devida concordância é permitido, pois não acho que há separação entre uso pra esse ou aquele fim. Cuidado pra não perder sua mulher heim, coabitar buraquinho do lençol não é legal. Desculpem, mas não tive como não falar algo.

  15. joão matos disse:

    sempre e bom ter lideres espirituais e com conhecimento de calça , experiencia,habilidade,bom senso,sabedoria e o mais importante honestidade e eu vejo tudo isso na pessoa do pr.silas malafaia .o brasil precisa de muitos lideres nessa area tão sensivel e que poucos tem coragem de falar!!!! em uma época de ” apostasia” no casamento .

  16. Valesca disse:

    O Pr. Silas sempre me ajudou em várias situações da minha vida com suas sábias e espirituosas palavras. Que Deus continue ungindo mais e mais a tua vida, pastor, e que nossas vidas sejam abençoadas através da sua. Amo o senhor e sua família.

  17. Elcio Sardinha disse:

    O marido tem que entender a mulher sim com certeza em todos os momentos do amor,compriender sempre um ao outro sempre sou muito a favor e obdecer neste momento temos que ter paciencia um ao outro nesta hora tao especial da vida,a mulher tem que estar preparada e acareciar com carinho aos poucos devagar olhando em seus olhos namorar um pouquinho e aos poucos vc vai trasmitindo seu carinho ao pouco a ela ate ela ficar soltinha agradando ela dando atençao a ela.

    Elcio Sardinha de Jacarei

  18. Elcio Sardinha disse:

    Gostei do texto que esplica como podemos te o Amor o Carinho a Dois,sim tem que ser sempre na medida certa mas com respeito tranquilidade,e sempre esta disposto a mulher e saber levar os momentos que tem dias que nao esta preparada mas sempre tem a hora do Amor um para outro mas as palavras sao muito boa o encinamento sao claro de mais isso mesmo esta certo temos que ser assim mesmo um casal um ao outro

  19. Jaqueline disse:

    Muitos maridos deviam ler estes esclarecimentos, pois muitos só pensam em sim mesmo.

  20. Andreia Bessa disse:

    Atraves das mensagens do Pr. Silas, tenho aprendido bastante e tenho um casamento muito abencoado. Mas como triste ver muitos casais,irmaos nossos, tratarem suas esposas com derespeito e asperez,como se nunca tivesse lido a Biblia e nao procurar entender ou pratica-la…e ainda quer que a mulher esteje cheia de amor para dar a noite.Imagine como isso pode acontecer?rsrs

  21. Everson disse:

    aniceia celis de souza lima;
    A bíblia nos fala que aquele que destruir o Templo do Espírito Santo, nosso corpo, será destruído. O sexo anal, é destrutivo, pois com a prática constante, o ânus perde a elasticidade natural, sendo preciso a mulher usar sempre absorventes, pois não tem mais como conter as fezes. Então, o sexo anal é pecado, mesmo no casamento.

  22. Adriane - Estados Unidos disse:

    Tambem sou a favor da higienizacao antes do ato sexual. A mulher ja’ tem que se preparar antes que o marido chegue do trabalho. Tomar um banho, passar um hidratante bem maravilhoso no corpo e uma maquiagem bem bonita nos olhos. Quando o marido chegar do trabalho tambem deve tomar um banho e preparar-se para o show. Nao acho legal fazer amor com o conjugue que esta’ sujo, suado e sem escovar os dentes.

  23. junior disse:

    Oxalá todos os maridos egoístas e machistas leiam esse texto, o que tem de esposa frustrada não é fácil. Deveria constar da grade curricular da escola dominical.

  24. GOSTEI DOS COMENTÁRIOS PASTOR CILAS TENHO 15 ANOS DE CASADA TODOS OS DIAS DE AMOR PRAZER E ALEGRIAS TODOS OS DIAS RENOVO GRAÇAS A DEUS

  25. Rodrigo/AVEC disse:

    Por isso que a diferença entre AMOR e paixão são enormes. Quando existe o verdadeiro sentimento de AMOR mútuos,a relação sexual fica plena,sem egoísmos,sempre dando primazia para a mulher,e acima de tudo compreendendo que haverá dias que a mulher só quer receber abraços e carinhos,sem a relação sexual em si e o homem deve ter essa sensibilidade para entender.

  26. Célya gomes disse:

    PARA MIM LER CADA PALAVRA ESCRITA NESSE TEMA SERVIU DE APRENDIZADO.

  27. carlos ferreira frança disse:

    mateus o texto ja disse tudo CONSENTIMENTO MÚLTUO expoe os seus desejos e vontades pra sua esposa e esculte os dela e de prefenrencia a ela se concordarem de livre expontania vontade ai ñ tem problema

  28. aniceia celis de souza lima disse:

    Obrigada Pr Silas por seus esclarecimentos,mas gostaria de saber se nessa “permissao mútua” esta incluso o sexo anal/oral…e se “eu” praticar esses 2 tipos de sexo dentro do meu casamento com consentimento se estarei pecando.me responda por favor…

  29. Mateus disse:

    Paz do Senhor pastor Silas, gostaria de saber em relação ao sexo oral e as posições no ato sexual. Para nós cristãos, pode ou não pode?

  30. Cláudia Lima disse:

    Muito bom…. Acho que todos os internautas do verdade gospel deveriam lê
    essa coluna. ( Principalmente os que ainda estão solteiros, como Eu que aguardo no Senhor o
    meu Amado) Pq as vezes só queremos casar logo….Mais não pensamos na convivência ao longo dos
    anos vivendo juntos.

  31. manoel laredo junior disse:

    Obrigado pastor por ensinar coisa assim mtas vezes pouco ditas por medo eu por isegurança e nossos líderes! E bom saber dessas coisas antes do casamento para ter felicidade no relacionamento!

  32. aryel elias de oliveira frança disse:

    muito bom,não sou casado ainda mais esta incaminhando!e quando acontecer sera tudo dentro dos critérios biblicos,em nome de JESUS”

  33. ROSIVALDO MACIEL disse:

    gostei muito desse conselho…que DEUS abençôe os casais!!!!!

Comentários encerrados.