Brasil

Saiba como reconhecer e se prevenir do golpe do boleto bancário

Imagem: Divulgação

O boleto de cobrança é um instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado por um fornecedor. Através de um boleto de cobrança, o emissor daquele documento, intitulado “Beneficiário”, receberá em sua conta o valor referente a este produto ou serviço.

Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do “Beneficiário” são de quem lhe vendeu o produto ou serviço. Verifique sempre se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco* que consta no início da linha digitável.

Desconfie se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra alteração que impossibilite o reconhecimento pela leitora. Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade de um boleto de cobrança, consulte diretamente o fornecedor que o emitiu. Evite reimprimir boletos de cobrança em sites que não sejam do banco emissor do boleto. Evite negociar valores de descontos de boletos com pessoas estranhas, ou que se identificam como funcionários dos bancos ou de empresas de cobrança.

O código do banco está descrito nas três primeiras posições do código da linha digitável. O banco correspondente a este código pode ser obtido no site da Febraban pelo endereço “Busca Banco”.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Febraban

2 comentários

  1. Jonas Porfirio da Rocha disse:

    Realmente é preciso que tenhamos bastante cuidado com relação a boletos. os falsários estão sempre articulando um meio de se dar bem. Vamos ter a atenção dobrada, pois todo cuidado é pouco!

  2. Manoel disse:

    O nosso Código Penal, data de 1.941, bastante ultrapassado. O estelionato Art. 171, tem uma punição muito branda. Para que 513 legisladores e não enxergam isso? Quantas pessoas honestas e mal informadas são lesadas por vários tipos de malandragem, e os malandros sabem muito bem da sua impunidade.

Comentários encerrados.