Brasil

Salvo por senadores, Aécio Neves ainda vai encarar Conselho de Ética e STF

Senador tucano teve afastamento rejeitado ontem com margem apertada, mas terá obstáculos no retorno ao Senado

Senador tucano teve afastamento rejeitado ontem com margem apertada, mas terá obstáculos no retorno ao Senado

Absolvido por seus pares por 44 votos a 26 nesta última terça-feira (17), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deverá enfrentar obstáculos tanto no campo jurídico como na esfera política assim que voltar a ocupar sua cadeira no Senado Federal.

Aécio precisava de 41 votos para se livrar da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastá-lo das funções parlamentares e, ao mesmo tempo, de obrigá-lo a permanecer em casa à noite. Portanto, o tucano teve apenas 3 votos a mais do que precisava.

De qualquer forma, está livre para retornar ao trabalho e despreocupado com o recolhimento noturno, então imposto pelos ministros do Supremo.

Com seu nome incluído na lista de senadores em exercício de mandato, quase que imediatamente após a votação, Aécio deverá enfrentar outra representação no Conselho de Ética do Senado.

Em agosto, a Rede e o PSOL protocolaram petição que pede procedimento disciplinar para verificar se o tucano quebrou o decoro parlamentar. Mais recentemente, no último dia 4 de outubro, foi a vez do PT fazer o mesmo pedido.

Ambos estão em tramitação e dependem de análise do conselho. A punição mais severa seria a cassação do mandato.

Não é a primeira vez que Aécio é alvo do Conselho de Ética da Casa. No primeiro semestre, o senador Randofe Rodrigues (Rede-AP) entrou com um pedido de quebra de decoro. Porém, em julho, o Conselho arquivou o processo por 16 votos a 4 e livrou Aécio de qualquer punição.

Esfera jurídica

No STF, o senador tucano ainda poderá se tornar réu, umas vez que a denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em maio, ainda não foi apreciada pela Primeira Turma da Corte. Não há data nem prazo para isso ocorrer.

Aécio é suspeito, segundo o MPF (Ministério Público Federal), de ter praticado os crimes de corrupção passiva e obstrução da Justiça, por suposto “recebimento de vantagem indevida de R$ 2 milhões” do empresário e sócio do grupo J&F Joesley Batista, que está preso em Brasília.

Em nota divulgada na terça-feira, logo após a votação que lhe devolveu os direitos parlamentares no Senado Federal, Aécio disse que a “decisão restabeleceu princípios essenciais de um Estado democrático”.

O tucano disse também que a decisão assegura “a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar cabalmente na Justiça sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi alvo”.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: R7

21 comentários

  1. ´wagner prospero duarte disse:

    embora todos ou quase todos havera um dia do grande julgamento,e Deus julgará a justiça do Senhor não é falha como as dos homens,enquanto isso os homens enganam-se a si mesmos achando que ficara impune ,Deus diz na sua palavra Deus não torna o homem inocente sendo ele culpado Naum cap.1v.2-3

    1. José Diogo guilen disse:

      AMÉM. Certamente chegará esse dia. E esses aí, como estarão? Muito ricos, cheios de luxo e ostentação. Só que eles se esqueçem que no caixão não há gaveta e que o dinheiro não os livrará da segunda morte. Coitados.

  2. No Brasil vale muito ser político, principalmente se for corrupto e ladrão.

  3. Infelizmente somos representados por uma maioria de ladrões, bandidos, safados, imorais, etc.

  4. Já era esperado esse resultado depois de uma decisão covarde do supremo. Que os brasileiros sejam libertos dessa imobilização e saiam as ruas para protestar, se eles vão continuar zombando das nossas caras.

  5. JASIEL ALVES disse:

    Eu acredito que o governo Temer ainda vai ser melhor que o Governo Dilma… HAHAHAHAHHA Canalhas.

  6. leandro disse:

    Eu so fico com pena do eduardo cunha e ze dirceu,todo mundo rouba e so os dois pagam o pato.

  7. marli sabino disse:

    Que Pais é este? Que pouca vergonha é essa?Isso é o fim da linha desse pais que tinha tudo pra dar certo..
    Mas as eleições estão ai, …
    Ageu 2 , “O povo perece por falta de conhecimento”
    Sem mais…

  8. precisamo dar uma resposta para estes corrupto nas urna ´só assim vamos conseguir tira eles do poder.

  9. Mário disse:

    Que o ano que vêm o povo dê a resposta nas urnas.

  10. paulo disse:

    A justiça nesse pais funciona apenas para um lado, se fosse do partido dos trabalhadores ou qualquer outro já tinha perdido o mandato e estava na cadeia não defendo o PT mas infelizmente tudo ta caindo em cima de um único partido por isso que o lula ta forte.

    1. Maria Elena disse:

      Bem Feito!

  11. Alexandre Evangelista disse:

    Existe uma cidade relatada na BÍBLIA que é Lo-debar ( Sem Pasto, Terra do esquecimento), é assim está Congresso, aonde os princípios são esquecidos, moral ao cidadão.

  12. Rejane Cosmo disse:

    Monturo de patifes, serpentes, corruptos, porcos, sujos e imundos, tanto de corpo quanto de alma.

  13. Rejane Cosmo disse:

    Não iremos esquecer essas manobras. Um acobertando o outro para implantar cada vez mais a corrupção no Brasil. O PMDB, PSDB, PT, PSB entre outros partidos, é uma vergonha essa situação no congresso, no planalto e tudo por uma decisão da suprema corte que nada faz. Renovação nas eleições pessoal

    1. JOS DIOGO GUILEN disse:

      ENTENDO QUE NEM DEVERIA TER ELEIÇÕES. PERGUNTO: RENOVAR COM QUEM? SERÁ QUE AINDA TEM ALGUM POLITICO NESTE PAIS QUE MEREÇA NOSSO VOTO DE CONFIANÇA? PENSE BEM………..

  14. silva disse:

    Quando pensamos q o Brasil ia combater a corrupção, esta ocorrendo tudo ao contrário e na cara de todos Brasileiros De modo descarado

  15. a nossa justiça não tem poder para punir estes ladrões são nos que teremos de dar uma resposta para eles na próxima eleição

  16. José Diogo guilen disse:

    BRASILEIROS. COM ESSA DECISÃO ESTÁ OFICIALIZADA A CORRUPÇÃO NO BRASIL. TODOS ESTÃO AUTORIZADOS A SEREM CORRUPTOS E ISSO NÃO LHES SERÁ IMPUTADO COMO CRIME. PARABÉNS SENADORES. PARABÉNS DEPUTADOS. PARABÉNS PRESIDENTE. VOCES ESTÃO CONSEGUINDO DESTRUIR UM PAÍS.

    1. Carlos disse:

      Eu concordo com você meu amada irmão. Ontem aconteceu mais uma vergonha, mais um tapa na cara da sociedade a sociedade que quer justiça né. Falta-me até palavra no mento, o que estou sentindo é vergonha, não de ser brasileiro e sim de ser honesto e saber que os desonestos são os vencem. Isso cansa!

  17. j carlos disse:

    A mesma turma que votou pelo impeachment da Dlma 2016 (sem provas), votou a favor do Aécio (com mala e tudo).

Comentários encerrados.