Brasil

Segredos de Palocci assombram PT e são revés aos planos de Lula; entenda

Acordo de colaboração do ex-ministro petista firmado com a PF tem peso suficiente para atrapalhar a estratégia do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Delação foi confirmada pela corporação policial depois de travar no Ministério Público

Acordo de colaboração do ex-ministro petista firmado com a PF tem peso suficiente para atrapalhar a estratégia do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Delação foi confirmada pela corporação policial depois de travar no Ministério Público

Se a delação do ex-ministro Antonio Palocci seguir a mesma linha da carta de desfiliação enviada ao Partido dos Trabalhadores, o antigo “grão petista” causará efeito suficiente para atrapalhar a estratégia dos petistas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua preso e inelegível, mas a legenda mantém o nome dele como o principal candidato de 2018. Se Palocci delatar esquemas que respinguem em Lula, poderá tumultuar ainda mais a situação do antigo aliado — ou até mesmo dos indicados —, condenado a 12 anos e um mês de cadeia no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O acordo de colaboração premiada foi concluído nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal do Paraná e pela defesa de Palocci. Trata-se de um desejo antigo do ex-ministro, que nunca escondeu a vontade de sair da prisão a qualquer custo — mesmo se fosse necessário passar por cima de sua história com o PT, o que ele fez ao enviar uma carta se desfiliando do partido e atacando antigos aliados, como Lula e a senadora Gleisi Hoffmann (PR). Na ocasião, disse que o ex-presidente é “o pior da política”.

A Polícia Federal diz que Palocci tem como fornecer provas e que avaliará documentos e fatos apresentados. Por isso entendeu que a colaboração é fundamental para recuperar o dinheiro desviado na Lava Jato e provar a participação de políticos, empresários e funcionários públicos em esquemas sofisticados de corrupção. Palocci disse ter documentos que comprovam como era a logística dos pagamentos de propina e informações sobre o mecanismo dos repasses.

Preso preventivamente em Curitiba desde setembro de 2016, Antonio Palocci tenta fechar acordo com o Ministério Público desde outubro, mas nunca teve sucesso. A defesa resolveu, então, negociar com a PF. Advogados afirmam que o ex-ministro trouxe à tona novos fatos e, quase dois anos depois da prisão, enfim, o acordo foi concluído, mas ainda não tem validade.

O Partido dos Trabalhadores preferiu não se manifestar sobre o assunto, alegando que Palocci não faz mais parte da sigla. Ele foi um dos criadores do PT, teve enorme influência entre os companheiros e chegou a ser cotado como substituto de Lula no Planalto, em 2011 — quando Dilma Rousseff foi eleita. Ainda que não tenha chegado à Presidência, Palocci foi homem de confiança dos petistas. Atuou como ministro nas áreas econômica e política das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), sendo ministro da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República, respectivamente. Desfiliou-se do PT em setembro do ano passado. Para valer, a delação tem que ser homologada pela Justiça.

Conflito com procuradores

A delação acertada com a Polícia Federal foi a opção encontrada pela defesa para tentar reduzir a pena do ex-ministro Antonio Palocci, visto como uma pessoa fraca e mais sensível às questões prisionais. Ele tentou negociar com o MPF, mas a questão não seguiu adiante. No Ministério Público, diziam que faltavam detalhes para a celebração do acordo ser vantajosa. Para que o acordo com a PF tenha validade, o Ministério Público precisa acatar e o juiz Sérgio Moro tem que homologar.

“A delação fechada pela Polícia Federal só tem validade se for aprovada pelo Ministério Público Federal (MPF) e homologada pelo juiz, neste caso, Sérgio Moro”, entende o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti.

O procurador explica que a Lei de Organizações Criminosas permite que a PF feche as delações, mas lembra que o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para que o texto ganhasse nova interpretação. A ideia era que apenas as delações aprovadas pelo MPF tivessem validade.

“A delação foi feita pensando no melhor do interesse público. O MPF precisa deixar a polícia fazer o trabalho. Não prometemos amenizar denúncias, pois não somos Ministério Público; nem falamos sobre a fixação da pena, pois não somos juízes. O acordo celebrado com a PF é muito mais vantajoso para o Estado, pois o que se dá em troca de informações é muito pouco. Raramente se vai chegar ao perdão judicial que vemos em outros casos”, explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva.

Desconforto

A questão sobre quem pode fechar os acordos causa certo desconforto entre as duas instituições. Tanto que o processo apresentado por Janot foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), onde sete ministros deram suas opiniões sobre o tema. A reunião dos magistrados ocorreu no ano passado, foi adiada e voltará para a pauta nas próximas semanas. Por ora, o placar é de seis a um a favor dos policiais — mas pode mudar com eventuais recuos de ministros quando o assunto voltar à pauta.

O assunto chegou à Suprema Corte depois que Janot questionou a delação do ex-marqueteiro Duda Mendonça, fechada diretamente com a Polícia Federal — e a única, até então, que ocorreu sem a participação do Ministério Público.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Correio Braziliense

27 comentários

  1. JORGE SANTANA disse:

    BOLSONARO PRESIDENTE,SÃO 30 ANOS NA POLÍTICA LUTANDO PELA FAMÍLIA TRADICIONAL.AS LEIS QUE ERIKA KOKAI,MARIA DO ROSÁRIO E JEAN WILLIS PTRALHAS E PSOL QUEREM IMPLANTAREM NO PAÍS,CRIANÇA DE 12 ANOS MUDAREM DE SEXO SEM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS,LIBERAÇÃO DAS DROGAS,ABORTO,LGBT. É O PT E LULA QUEREM NO PAÍS.

  2. JORGE SANTANA disse:

    FORA CARLOS PTRALHA,LULA DITADOR DO PROLETARIADO,GLEISI FILHA DO DITADOR LULADRÃO.ALIÁS,ASSISTINDO A NOVELA APOCALIPSE VEJO AS MESMAS CARCTERÍSTICAS NO RICARDO MONTANA,O ANTI-CRISTO EM LULA.HÉLIO BICUDO QUE PEDIU O IMPEACHMENT DO POSTE DILMA FALOU COMO LULA É AUTORITÁRIO,DITATORIAL E MENTIROSO.

  3. Herman Joao Froeder Neto disse:

    Tenório, não há como alguém viver com porcos e não sair enlameado e fedorento! Como, no íntimo, já se convenceu da “onesstidade” do luladrão, agora quer erigir uma nova santa? A Dilma está enlameada, só faltam seus crimes virem à tona. Palocci se encarregará disso. Aguarde e confie.

  4. Ricardo disse:

    Esse país só tem uma solução: Debaixo da mão de Deus as forças armadas tomando a frente desse barco.

    1. Ditadura militar só implanta debaixo da mão do Satanás. A democracia está para a vida social e política, assim como o livre arbítrio está para a fé em Deus. Eu sei o que é ditadura militar, não diga aquilo que o fará em breve se arrepender.

  5. Cossich jr disse:

    Esse larápio tem muita coisa podre pra entregar sobre esse partido dos petrahas…
    A onde esse partido maldito pois o “casco” tudo virou maldição para o Brasil…e o povo está sofrendo as consequências!!!
    BOLSONARO 2018!!!

  6. Manoel disse:

    “A PGR não quer que os policiais tenham poder de oferecer a colaboração” Pelegão, eu que sou militar inativo, conheço bem essa história, os superiores sempre gostam de retirar poderes dos seus subordinados, pois quando erram não gostam de serem incomodados, mas no imperativo, dizem: “cala a boca”

    1. Policial ter poder, qual poder? Executivo, legislativo, Judiciário e Policial? Não basta a imprensa que é o único poder deste país? E o Moro é um único juiz? Os policiais têm a obrigação de investigar, é por isso que nos governos Lula/Dilma a PF foi toda reestrutura e modernizada!

  7. eduardo disse:

    Lula tem que apodrecer na cadeia

  8. JORGE SANTANA disse:

    FELIZMENTE,DEUS ME DEU ENTENDIMENTO QUANDO EU INFELIZMENTE ERREI APENAS UMA VEZ AO VOTAR EM 2002 NESSE DITADOR CONTUMAZ LULA.DURANTE ESSE 13 ANOS PERDIDOS ELES DISTRIBUÍRAM NOSSO DINHEIRO AOS POLÍTICOS PROFISSIONAIS,EMPRESÁRIOS,ONGS,INTELECTUAIS,SINDICATOS E PAÍSES DITATORIAIS.AO POVO AS MIGALHAS.

  9. JORGE SANTANA disse:

    OS DITADORES DO PROLETARIADO,NÃO QUERIAM A DITADURA MILITAR,MAS QUERIAM E QUASE IMPLANTARAM A DITADURA DO PROLETARIADO NOS 13 ANOS DO DITADOR LULA E SUA QUADRILHA NO PAÍS,BASTA VERMOS SEUS COMPARSAS.MANDARAM NOSSO DINHEIRO PARA PAÍSES DE DITADORES:ANGOLA,IRÃ,VENEZUELA,CUBA E O POVO COM AS MIGALHAS.

  10. GENARO CONCEIÇAO & PARETO disse:

    Esta faltando alcançar os” coroneis” dos Estados como BAHIA, ALAGOAS,MARANHAO e outros familia que dominam ha decadas a politica e ficaram bilionarias a custa da miseria em beneficio proprio.

  11. Marcelo Jesus disse:

    O POVO JÁ PERCEBEU Á INTENÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO….NÃO TEMOS MUITO ENTENDIMENTO DAS COISAS….TODAVIA NÃO SOMOS CEGOS.

  12. Marcelo Jesus disse:

    O POVO SABE QUE O LULA NÃO É UM “SANTO” PORÉM JÁ É VISÍVEL UMA GRANDE PERSEGUIÇÃO….

    1. Herman Joao Froeder Neto disse:

      Marcelo, “armação, mulequeira” é o que está fazendo o STF(supremo tribunal falido) para livrar a cara do lulixo. Mas tá dificil, não? Os cinco metralhas estão se desmoralizando cada dia, com cada nova chicana jurídica. Como torço por um”fogo amigo” no judasciário, particularmente o stf(minúsculo).

  13. Marcelo Jesus disse:

    QUEM NÃO CONHECE NADA DE POLITICA SABE QUE TUDO ISSO É UMA GRANDE MULEQUEIRA CONTRA O LULA…

  14. Manoel disse:

    “Segredos de Palocci assombram PT” E aí Tenório Pelegão, tu também tá assombrado?
    O Palocci, tá cuspindo no prato que comeu. Os errantes são assim mesmo, quando o arrocho pega, eles entregam até os comparsas.

    1. O Estadão destacou que a PGR e a Polícia Federal têm diferenças em relação a acordos de delação premiada. A PGR não quer que os policiais tenham poder de oferecer a colaboração e inclusive tem recorrido ao Supremo Tribunal Federal questionando essa atividade. Nem o Moro acredita no Palocci!

    2. A ex-presidente Dilma Rousseff disse que o ex-ministro Antonio Palocci usou “peças de ficção” para ter seu acordo de delação premiada aceito pela Lava Jato. Dilma acusa Palocci de mentir e de não ter nada para sustentar suas afirmações, simplesmente “porque tais fatos jamais ocorreram”. DESESPERADO!

    3. O Palocci está se revelando um grande contador de “estórias”, é muito comum,embora eu não concorde, às pessoas que estão com a faca no pescoço se valerem de qualquer artifício,seja distante da verdade, da ética e da responsabilidade, para salvar sua pele, principalmente por estar preso ilegalmente.

    4. E por último, Mané, entre o que dizem o Palocci, você, o Moro, o Temer, o Jucá, o Aécio, o FHC, o Bolsonaro, o Serra, o Alckmin, o Dallagnol, o Janot, a Cármen Lúcia, o Joaquim Barbosa, o Cunha, a Globo, a Folha, o Estadão, o SBT, a Band, o Rodrigo Maia e a Dilma, eu fico com a verdade, com a Dilma!

    5. Manoel disse:

      Pelegão, tu tá ficando doido? Cita o nome de tanta gente, inclusive o meu como se eu fosse alguma coisa, sou apenas um cidadão comum com direito de opinar ok.
      “eu fico com a verdade, com a Dilma!” A Dilma, nos parece não ser corrupta, mas onde tá a verdade nela? É…pode ser poste não se corrompe.

    6. Mané, primeiro, é que ela não é corrupta, segundo, é que o seu primeiro governo foi melhor que o primeiro governo do FHC e do Lula. Pare de se desinformar pela mídia parcial, corrupta e subserviente ao capital.

    7. Manoel disse:

      Vc provou que é um grande Pelegão, dizer que o governo da Dilma foi melhor que dos outros, onde? 13 milhões de desempregados tem responsável, digo: Lula/Dilma/PT. Tu já viu uma pessoa mais sem graça que a Dilma, quando ela falava na TV, eu mudava de canal, só para não ouvir aquela voz enjoada.

    8. Manoel disse:

      Outro dia assistindo a TV Senado, um senador do PT, dizia repetidas vezes: “Deus nos livre de Bolsonaro” Essa raça do PT é travestida de democracia, só eles “prestam.” O PT, é formado pelo bando de comunistas, e se esse sistema de governo prestasse teria dado certo mundo afora. Esquerdopatas fora!

  15. Paulo Cesar Rodrigues disse:

    Em nome de Jesus o Rei dos reis o império da corrupção continuara caindo. Quando o Rei dos reis intervem na sociedade, ninguém segura. Afinal quem pode segurar um Deus que abre porta onde não tem, e destrona ou põe para governar a quem quiser?

    1. Manoel disse:

      Correto…

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Você tem caracteres para usar.