Brasil

Senador evangélico Walter Pinheiro do PT tenta se defender; Pr. Silas comenta

O senador evangélico Walter Pinheiro (PT/BA), que se ausentou da votação pelo fim do PLC 122, se defende apresentando seus motivos. Leia com muita atenção a nota do senador e, a seguir, o comentário do Pr. Silas Malafaia.

Veja tentativa de defesa do senador

O senador se ausentou na votação que desidiria a co

Walter Pinheiro se ausentou na votação pelo fim do projeto que garantia privilégios aos homossexuais

Em seus site, o senador Walter Pinheiro publicou o texto “Intolerância e homofobia: Pinheiro defende a tipificação de crimes no Código Penal e esclarece tramitação do PL 122”. Leia na íntegra:

“O senador Walter Pinheiro (PT-BA) vai continuar defendendo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a inclusão de texto que criminalize toda prática de intolerância e homofobia no Código Penal. Ele lembra que o PL 122 tornou-se inócuo, pois, obrigatoriamente, a tipificação de crime de homofobia terá que ser tratada no Código Penal.

“Agora a matéria será tratada no Código Penal e não mais no PL 122. Ao contrário do que muitos divulgaram, a tipificação de crimes não foi sepultada. Defendemos o pleno e total respeito aos direitos humanos e garantias individuais, além da criminalização de toda prática de intolerância e homofobia, como já conseguimos no combate à violência contra a mulher e ao racismo”, disse Pinheiro, que é membro da CCJ.

O parlamentar fala com experiência de quem já modificou outro código de leis. Pinheiro é autor da emenda à Lei Nº 10.825, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2003, que alterou o Código Civil e garantiu liberdade de culto no Brasil. A emenda estabelece a liberdade de criação, organização e estruturação interna e funcionamento de organizações, associações, fundações, entidades religiosas e partidos políticos.

A ausência do senador durante votação do requerimento que apensou a matéria ao Código Penal vem sendo utilizada para distorcer seu posicionamento. Enquanto o requerimento 1443 era apreciado, no dia 17 de dezembro do ano passado, Pinheiro retornava com um acordo para poder votar o Orçamento 2014 no Congresso, que acabou avançando pela madrugada.

“Não participei nem da votação do PNE (Plano Nacional de Educação) naquele dia. Estive em reuniões com o MEC, na Secretaria de Relações Institucionais com as bancadas que compõem a Comissão Mista de Orçamento, a fim de iniciar a votação da peça orçamentária ainda na noite daquela terça”, afirma.

Divergência e tramitação

Havia divergência com pontos do PLC 122 em vários setores e segmentos. Por diversas vezes foram negociadas modificações no texto para votar a matéria, porém não se avançou nem no conteúdo nem nos encaminhamentos.

Para buscar entendimento, a matéria foi retirada da pauta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) em duas ocasiões, nos dias 20/11 e 04/12. Na tarde do dia 04/12, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros, pautou a votação do requerimento 1443 para o dia 11 de dezembro.

Assim, caminhavam paralelamente o PLC 122 e o requerimento 1443. Na manhã do dia 11/12, o senador Paulo Paim leu seu relatório na CDH e foi concedido o pedido de vistas. O requerimento entrou na pauta nesse mesmo dia, mas a sessão do Senado durou até mais tarde com a discussão do PNE e toda pauta foi transferida para a semana seguinte.

No dia 17 de dezembro, o PNE era a matéria principal em plenário e a apreciação do requerimento 1443 ficaria para o final da ordem do dia, como item 35 da pauta. O presidente da Casa antecipou a votação de outros itens e do requerimento 1443, cuja votação iniciou às 18h31. O PNE foi o último item votado da noite”.

Imagem: DivulgaçãoPr. Silas comenta:

Acredito que o senador Walter Pinheiro perdeu uma gigantesca oportunidade de ficar quieto. Ele está tentando se defender do indefensável, como vou provar, e o desafio a me contraditar:

1 – Na legislatura 2002-2006, Walter Pinheiro era deputado federal, o período em que o PLC 122 estava tramitando na Câmara Federal. Não existe um discurso do ilustre parlamentar contra as barbáries incluídas nesse famigerado projeto, que na verdade não protegia gays contra a homofobia, mas os tornava uma casta superior na sociedade brasileira, e qualquer um que se posicionasse contra o projeto ou contra a prática homossexual, era considerado homofóbico. Eu sou a prova viva dessa safadeza do ativismo gay, que sempre tentou me incriminar como homofóbico. Qual o discurso do então deputado Walter Pinheiro contra esta patifaria? Nenhum!

2 – Há três anos Walter Pinheiro é senador, incluindo que em um desses anos ele foi o líder do PT no Senado, tendo todo acesso a tempo no plenário para discursar acerca do que bem entendesse. Qual o discurso de Walter Pinheiro como senador contra o PLC 122? Nenhum! Durante este período o senador evangélico Magno Malta fez dezenas de discursos contra o famigerado projeto, que tinha como um dos seus alvos atingir pastores evangélicos na sua pregação. Em qual dos discursos Walter Pinheiro pediu aparte para fazer coro com o senador Magno Malta contra esse lixo chamado PLC 122? Eu respondo, nenhum!

3 – Em todos os eventos evangélicos contra o PLC 122, onde estava o senador Walter Pinheiro? Sumia! Manifestação pacífica em Brasília contra o PLC 122, em 1 de junho de 2011? Ele não estava. Na mesma data, entrega de mais de um milhão de assinaturas contra o PLC 122, ao então presidente do Senado José Sarney. Onde estava Walter Pinheiro? Lá com certeza não estava.

A maior manifestação em Brasília depois das Diretas Já, promovida pelas lideranças evangélicas no dia 5 de junho. Cadê o senador evangélico Walter Pinheiro? Lá ele também não compareceu!

4 – O povo que não entende um pouco do funcionamento do Senado Federal precisa saber dessa informação: quando a sessão do plenário se inicia, todas as reuniões de comissões não podem funcionar, e é obrigação dos senhores senadores estar no plenário, ou no mínimo atento ao som da sessão plenária que é escutada dentro dos seus gabinetes.

Mais uma para o povo saber, todos eles sabem a ordem do dia. Mesmo que a pauta sofra uma inversão, os senadores ficam atentos conforme o interesse que cada um tem nas matérias a serem discutidas. Era obrigação do senador Walter Pinheiro, como evangélico, estar atento, pois ele sabia que naquele dia seria colocada em votação a questão do PLC 122. Arrume outra desculpa, senador, você não está tratando com idiotas.

5 – Por último, lamento profundamente que um senador dito evangélico dê preferência a sua ideologia, do que a sua fé. A verdade nua e crua é que Walter Pinheiro se omitiu na votação, porque esta é uma questão ideológica do PT e ele preferiu servir mais ao partido do que as suas convicções cristãs. O apoiei muitas vezes acreditando que a sua fé falaria mais alto. Estou decepcionado, mas podem ter certeza, não desisto, continuarei votando em pessoas e não em partidos. Se errar, deixo de votar ou apoiar o candidato e passo a apoiar outro, porém continuarei a exercer a minha cidadania. Só covardes e medrosos desistem quando erram, ou quando as coisas não dão certo.

Espero que o senador seja humilde para reconhecer o seu erro e corrija sua rota, porque todos nós podemos errar e corrigir nossos erros. Se isso acontecer, daremos espaço no Verdade Gospel, inclusive minha fala no programa de TV. Se isso não acontecer, aí vai a minha recomendação aos cristãos da Bahia: nunca mais votem em Walter Pinheiro!

257 comentários

  1. Nilton disse:

    Eu fico impressionado com a inteligencia do Pastor Silas Malafaia, esse homem é de DEUS, ouço pessoas de outras igrejas inclusive catolicoS elogiarem esse grande profeta que DEUS nos enviou. Parabens Silas Malafaia, que DEUS continue te abençoando lhe dando ainda mais sabedoria pra defender a BIBLIA

  2. jailson lima santos disse:

    EU QUANDO ASSISTI O PROGRAMA NO SÁBADO, MANDEI UMA MENSAGEM PARA A ESPOSA DO ENTÃO SENADOR. ELA TENTOU ME CONVENCER COM ESSES MESMOS ARGUMENTOS. EU ESTOU AQUI NA BAHIA. VOTEI EM WALTER PINHEIRO MAS, NÃO POSSO NEGAR A MINHA FÉ. O MEU VOTO ESSE ANO ELE NÃO TERÁ E ESTAREI FALANDO COM A MINHA IGREJA.

  3. RICARDO disse:

    Eu votei nele aqui na Bahia, mas com isso, não vou votar e vou ainda fazer campanha contra.

  4. paulo disse:

    Só uma coisa, aprendi muitas com o Pr Silas, acredito no senhor, acreditei em Paulo Paim e Simon,mas errei,só peço que Deus tenha misericórdia, desses srs gaúchos, mas ta na hora deles arrumarem suas malas de garupa, e partir, me decepcionei se der pra ficarem ai em Brasília, que bom!

  5. Luiz Felipe Radzki disse:

    Quem se levanta contra O SENHOR JESUS CRISTO, cairá.

  6. Bento francisco r dos reis disse:

    vamos eleger verdadeiros homens de Deus,não vai muito tempo e arrancaremos esse sistema corrupto maldito do comando do nosso Brasil,e seremos o pais do senhor JESUS.

  7. edson bahia disse:

    Lamentável, as vezes não entendemos o porque essa obsessão em tornar uma minoria em casta superior, dotados de proteção máxima, daqui a pouco teremos honras militares impostas a comunidade GLBT. O Walter Pinheiro deveria declarar a verdade e deixar a igreja, princípios Bíblicos são imutáveis

  8. Jair Pereira Lima disse:

    Falar é fácil mas quero ver na nora de dar a cara pra bater, tá cheio desses caras que se dizem cristão mas na hora do vamos ver se escondem, claro que todos estamos sujeitos a errar, mas temos que reconhecer e fazer ima introspecção em tempo e corrigir o que está errado. Que ele se arrependa logo.

  9. Roberto Santos santana disse:

    Que Pena o Irmão preferiu agradar aos homens do que a Deus. Cuidado isto foi uma semente lançada, um Dia colherás.

  10. helga disse:

    Meu Deus do céu o q está acontecendo c o ser humano, não querem mais trabalhar, estão tatuando tdo o corpo,homem se unindo c/ homem e mulher c mulher , familias quase não existem mais mts pessoas morando a sós é horrivel a solidão os pais sendo maltratados pelos filhos não aguentos mais isso.

  11. Jervis Agustinho disse:

    A bíblia diz: “…aquele que está de pé, cuide para que não caia.” Se algum dia este homem teve fé suficiente para acreditar q poderia representar o povo de Deus, perdeu-a pelos gabinetes e corredores sombrios do congresso nacional. Pobre homem!

  12. Vitoriano Martins Dima Filho disse:

    Malafaia o que seria dos cristãos se você para nos deixar cientes das mentiras psicológicas de falsos cristãos.Que os anjos do SENHOR lhe proteja…

  13. FLORentino FINAmore disse:

    Como esse Calhorda, Existe muito mais.
    Obrigado Pastor Silas Por Nos Manter Infor mado

    o Esse calhorda

  14. Charles Eduardo disse:

    TEM BAIXAR O PORRETE PRA CIMA DELE. SAFADO! TAS CERTO SUPER CERTO PASTOR

  15. Eleandro disse:

    Um político, independente de sua fé, deve defender os interesses da sociedade. Se este senador, que se diz evangélico, falta as sessões de interesse pertinente, como então afirmar que o tal é evangélico. É mais um oportunista.

  16. leonardo N.iguaçu disse:

    Povão,vamos ficar de olho em quem vamos votar nessa eleição.
    Quem tem olvido olsa,o que DEUS dis aos inteligentes.

  17. Wander Gomes disse:

    NÃO SOU EVANGÉLICO. SOU PROGNÓSTICO. ESTOU CONVICTO EM AFIRMAR QUE ESTE PROJETO VISAVA CALAR OS RELIGIOSOS PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TEM A BÍBLIA COMO CONVICÇAO DE FÉ POIS SEGUNDO A BÍBLIA A oPRATICA HOMOSSEXUAL É PECADO. O QUE ENTENDO É QUE DEVEMOS RESPEITAR A OPINIÃO DE TODOS .

  18. EDSON LUIS SOARES disse:

    GOSTO DO PASTOR SILAS MALAFAIA,PORQUE VAI DIRETO AO ASSUNTO.ESSE CIDADÃO QUE SE DIZ EVANGÉLICO DEVIA MESMO É SE CONVERTER A CRISTO E NÃO AO MOVIMENTO GAY.SERÁ BANIDO DE SODOMA TODOS QUE SÃO CONTRÁRIO AO REINO DE DEUS.NÃO SOU HOMOFÓBICO,ESTE TERMO TAMBÉM É UMA DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS EVANGÉLICOS.

  19. Isaias Mendonça disse:

    O Pastor Silas diz que vota em pessoas, não em partidos. Eu também voto em pessoas, mas não voto em pessoas coligadas ao PT e outros partidos “avermelhados” (PSOL, PC do B, PCB etc.). Coligados a esses partidos, seja quem for (meu pai, meu irmão, meu pastor etc), não são dignos do meu voto!

  20. Melquizedek disse:

    Esses políticos descompromissados com a palavra de Deus não merece o voto de nenhum cristão.

  21. Marilene disse:

    Se é PT eu estou fora. Esse partido deveria ser extinto. Talvez é melhor não extinguir porque aí saberemos onde se encontram a quadrilha.

  22. jose jarbas gomes bezerra disse:

    tá certo pastor silas malafaia.se esse pl 122 tem sido aprovado o brasil ia se tornar uma verdadeira sodoma e gomorra.o senhor jesus te abençoe mais e mais

  23. ADRIANO ROBERTO MACHADO disse:

    SENHOR SENADOR Walter Pinheiro, SOLICITO Á VOSSA EXCELÊNCIa QUE SE DESFILIE DE UMA DAS PARTES, OU DA POLÍTICA OU DO MEIO EVANGÉLICO, PÓIS COMO O SENHOR BEM DEVE SABER, NÃO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES AO MESMO TEMPO.

  24. Antõnio antino disse:

    O que o sr.Valter pinheiro tem com CRISTO ? NADA , perdi o meu voto , ele não verá nunca mais o meu voto.

  25. ed disse:

    aqui no rio estamos de olho nessa turma do PT

  26. PLACIDO disse:

    PAU QUE NASCE TORTO NÃO TEM JEITO, MORRE TORTO. ESSE TAL SENADOR TÁ MAIS PRA APÓSTATA DO QUE PRA HOMEM DE FÉ CRISTÃ EVANGÉLICA.

  27. sel disse:

    aqui em casa ele teve 5 votos e nao votaremos nele nunca mais

  28. Emerson Carlo Barbosa disse:

    É senador Walter Pinheiro, se vc é realmente evangélico, para mim vc já esta desviado da fé e de Cristo a muito tempo. E não me deixa dúvidas que vc já está sentado na mesa de “Jesabel” e Acabe, ou se quiser ser mais atualizado, Dilma e Lula, há muito tempo. Doido pra ser ministro né?

  29. reginaldo cavalcanti freire disse:

    ESTE DEPUTADO É DA TURMA DO JENUINO E DO MENSALÃO, QUE VERGONHA UM CARA É ELEITO PARA LUTA PELA CAUSA DAS FAMILIA E DEPOIS É VENDIDO PARA O PT. MEUS IRMÃOS DA BAHIA PUXA O TAPETE DESTE SENADOR QUE ELE NÃO MERECE O SEU VOTO COLOQUE NA REDE ESTA PATIFARIA DO SENADOR WALTER PINHEIRO. fora fora fora

  30. Eduardo Paulo Barreto disse:

    sou catolico e tiro meu chapeu para Silas Malafaia vamos unir forças para que a familia não seja dilacerada como alguns (minoria) querem. Vamos dar a resposta na Urna.

  31. NELSON MACHADO disse:

    DEPUTADO..O SENHOR NÃO ESTA DO LADO CERTO…DESFILIE-SE URGENTEMENTE E VOLTE PARA DEUS…

  32. Luiz Augusto de Ceia da Silva disse:

    Esse Senhor nada tem de evangélico,apenas se aproveita do título para ganhar votos,nem ele nem o seu partido são dignos de confiança,o PT é o partido dos enganadores,pegam carona em todas as bandeiras fáceis para ganhar votos,esse sujeito em breve será um zé ninguém,banido do senado e da política.

  33. JUNIOR DE SOUZA LEITE disse:

    A BÍBLIA DIZ QUE QUEM NEGA A FÉ É PIOR DO QUE O INCRÉDULO. VAMOS MOSTRAR PRA ESSES PARLAMENTARES QUE SOMOS INTELIGENTES E QUE NÃO SE MEXE COM O POVO DE DEUS, PRA CIMA DELES PASTOR SILAS.

  34. jivanildo disse:

    Eu e minha família votamos nele.
    Quero dizer que fiquei triste com sua atitude; sei que o senador Walter Pinheiro deve ser um homem de Deus.
    se ele se posicionar terá nosso volto; se não Deus levantará outro candidato para que possamos voltar.

  35. Milton disse:

    Que Deus abençoe esse Pastor; Silas Malafaia, se destaca pela coragem, ousadia e otimismo, estamos com você.

  36. vanderley disse:

    Assim como o Senador Walter Pinheiro muitos politicos que se dizem Evangelicos preferem defender as ideologias politicas do seu partido, não tem coragem de defender a sua Fé na tribuna do Senado

  37. Milton disse:

    Eu já esperava isso do Walter Pinheiro, seu silêncio já nos dizia tudo, esse homem é petista de coração e alma; abre o olho povo baiano.

  38. Jose Guedes Souza disse:

    Sempre assisto os programas do Pr. Silas Malafaia, e achei de suma importância a divulgação da listagem com os nomes de todos os traidores do povo evangélico e em especial dos evangélicos de fachada que só lembram dos evangélicos em épocas de campanhas eleitorais.
    Parabéns, Pr. Silas!

  39. francisco souza disse:

    só uma coisa a falar; o cão só muda de coleira mas o latido é o mesmo, fora senador..

  40. Adailton Batista Da Silva disse:

    Votei em Valter Pinheiro aqui na Bahia acreditando exatamente por que ele era cristão mais agora com essa atitude dele vou pensar direito e pesquizar melhor.

Comentários encerrados.