Brasil

Senadora critica vídeo do PT à TV árabe e provoca discussão no Senado

Para a Ana Amélia (à esq.) conteúdo poderia ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional; Gleisi rebate e diz que há ‘preconceito e xenofobia com os árabes’

Para a Ana Amélia (à esq.) conteúdo poderia ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional; Gleisi rebate e diz que há ‘preconceito e xenofobia com os árabes’

O debate no plenário do Senado esquentou na tarde desta quarta-feira (18) depois que a senadora Ana Amélia (PP-RS) subiu à tribuna para acusar a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman (PR) de violar a Lei de Segurança Nacional, ao pedir, em vídeo gravado para a rede de TV Al Jazeera, que o povo árabe se juntasse à luta em apoio ao ex-presidente Lula, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No vídeo veiculado nesta terça-feira pela emissora de TV do Qatar, Gleisi diz que Lula é um grande amigo do mundo árabe e ao longo da história, o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único presidente que visitou o Oriente Médio. Da tribuna, Ana Amélia pediu ao presidente da sessão, senador João Alberto, que inscrevesse nos anais da Casa como documentos históricos, o vídeo de Gleisi e o editorial do jornal ‘O Globo': “Aécio convertido em réu abala teoria persecutória do PT”.

“Nesse vídeo a presidente do PT faz uma exortação ao povo árabe, com afirmações graves, denegrindo a imagem do STF, do Ministério Público, atacando a imprensa do país, violando preceitos constitucionais e ignorando que estamos vivendo em um estado democrático de direito. Chegou ao cúmulo de dizer que nossa política externa é guiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”, discursou Ana Amélia, lembrando que os próprios senadores lulistas haviam visitado o ex-presidente e atestado que ele estava bem instalado e bem tratado na cela em Curitiba.

No discurso, Ana Amélia disse que o conteúdo do vídeo de Gleisi Hoffman poderia ser enquadrado no Artigo 8º da Lei de Segurança Nacional, que diz: “aliciar indivíduos de outra Nação para que invadam o território brasileiro, seja qual for o motivo ou pretexto”.

“Perderam o poder em 2016, o apoio popular na decretação da prisão de Lula e agora perdem a compostura ao atacar a Imprensa, o Judiciário, e o Ministério Público! É possível que queiram o apoio do Exercito Islâmico para livrar Lula da cadeia”, disse Ana Amélia.

No plenário, o líder da Minoria, senador Humberto Costa (PT-PE) saiu em defesa de Gleisi, até então ausente.

“Reconheço que é uma boa senadora, mas ultimamente tem se concentrado em fazer ataques frontais ao PT e a Lula, em espezinhar uma pessoa presa, condenada injustamente, fazendo espezinhamento e humilhação. Vossa Excelência não precisa disso. Retome a boa linha do seu mandato que sempre teve aqui”, rebateu Humberto Costa.

Em resposta a Humberto Costa, Ana Amélia disse que o ex-presidente Lula fez avanços em seu governo, mas isso não lhe dava o direito de não reconhecer os crimes que praticou. E disse que, ao contrário do que tinha sido apregoado, o país não parou pela prisão de Lula, mas apenas manifestações feitas em Curitiba e no Rio Grande do Sul pelos movimentos sociais ligados ao PT.

“No meu estado, com os trancamentos das rodovias, hoje impediram que uma família levasse o filho para fazer quimioterapia . Como ex-ministro da Saúde o senhor sabe o que isso significa”, disse Ana Amélia.

Nesse momento a senadora Gleisi Hoffman adentou o plenário e foi ao microfone para responder Ana Amélia, mas como seu nome não foi citado explicitamente na fala da senadora gaúcha, o presidente da Mesa, João Alberto de Souza (MDB-MA), não permitiu que falasse.

Gleisi então respondeu em sua conta no Twitter: “A senadora que incentivou a violência contra a caravana do Lula no Sul do país, mandando erguer o relho, agora externa seu preconceito e xenofobia com os árabes, ao me criticar por ter falado com a TV Al Jazeera. Entrevistas que dei com o mesmo conteúdo a BBC, RTP, EFE não a incomodaram”.

Mais tarde, falando como líder do PT, Gleisi contra-atacou Ana Amélia, acusando-a de xenofobia e preconceito.

Ana Amélia ainda tentou rebater, mas como seu nome não foi citado nominalmente, João Alberto também não permitiu que ela aparteasse Glesi.

O vídeo continuou provocando bate boca durante toda a sessão. O senador José Medeiros (Podemos-MT), reagiu com irritação ao líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), que o chamou de ignorante quando dizia que houve uma mensagem subliminar de Gleisi a fundamentalistas.

O líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), disse que o vídeo é uma “verdadeira afronta à soberania nacional” e um “crime de lesa-pátria”. Para Caiado, é uma grande irresponsabilidade a parlamentar petista pedir a intervenção de outros países sob uma democracia consolidada..

“E querer agora lançar uma campanha mundial para tentar vitimizar o ex-presidente Lula? Olha, é uma afronta ao Judiciário e à Procuradoria Geral da República. Até ao decoro do Senado Federal uma atitude como essa”, criticou Caiado. “O que eles queriam é imaginar que podiam amanhã aqui entrar com seus cubanos, que hoje praticam os assassinatos de todo grau de violência contra o povo venezuelano, que são conhecidos como os coletivos”, protestou.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: O Globo

17 comentários

  1. Francisco Salvador disse:

    Palmas para Ana Amélia, vergonha e desespero do PT. Covardes e corruptos.

  2. Paulo disse:

    Não achei nada de estranho a entrevista da greisi é normal para vender seu produto tem que agir dessa forma

  3. Amilton clemente disse:

    O Presidente Luis Inácio Lula da Silva está aí para não me deixar mentir. Prometeu por décadas defender certos ideais. Depois de eleito, esqueceu dos discursos e esforçou-se para continuar a política da administração anterior. Não nego, ele tem seus méritos, criou o Bolsa Escola: uma forma legal e i

  4. Amilton clemente disse:

    uma vergonha comportamento da senadora do pt,colocando rm risco a segurança nacional, è vergonho pt ao devender o corrupto do lula.O Presidente Luis Inácio Lula da Silva está aí para não me deixar mentir. Prometeu por décadas defender certos ideais. Depois de eleito, esqueceu dos discursos e esforço

  5. Estão querendo vender o Brasil a troco de poder, onde estão estes milhões?

  6. Será que não é por isso que está entrando tanto armamento?

  7. Manoel disse:

    Ainda bem que temos a senadora Ana Amélia, para nos defender do antigo e extinto império petista, essa erva daninha PT é um perigo, se deixar apenas uma raizinha pode voltar a brotar e causar um grande a toda sociedade brasileira.

    1. Manoel disse:

      Digo: grande mal.

  8. Denis disse:

    Pode até manda uma bomba no Brasil se acertar só os deputados federais.

  9. GILBERTO CORREIA DE LIMA disse:

    Eu não consigo entender como essa senadora e seu esposo não estão na cadeia por corrupção. Agora chegou o momento dela ser cassada e ir se juntar ao lula. O povo brasileiro não suporta mais tanta impunidade. CADEIA NELES.

  10. Geraldo disse:

    Vemos o que esta por traz de políticos que toma este tipo de atitude, o Brasil é um pais que tem a cultura de ter políticos e agentes públicos muito corruptos, a opressão das elites sobre as classes mais baixa, a Igreja estará em oração dias 20 a 22/04 em Brasília, quebrando o poder das trevas.

  11. EDISON RIBEIRO DE CARVALHO JUNIOR disse:

    Simplesmente essa doida está incitando o EI a agir no Brasil, tem calar a boca dessa corja de corruptos.

  12. JORGE SANTANA disse:

    QUE A PGR E O SENADO E O STF TOMEM PROVIDENCIAS,POIS GLEISI,RENAN,LINDEBERG,COLLOR E OUTROS ESTÃO BUSCANDO APOIO DE TERRORISTAS PARA SALVAREM O DITADOR LULA DA PRISÃO E TRAZER O TERROR E O MEDO AO BRASIL.BASTA VERMOS COMO A VIOLÊNCIA AUMENTARAM NO DESGOVERNO DE LULA E SUA QUADRILHA DURANTE 13 ANOS.

  13. JORGE SANTANA disse:

    POVO,DESSA FILHA DO DITADOR LULA QUE A COLOCOU PRESIDENTE DA QUADRILHA DELE,OS PTRALHAS,SÓ PODEMOS ESPERARMOS DESSA GLEISI E SEU MARIDO QUE ROUBAVA OS EMPRÉSTIMOS DOS APOSENTADOS.ESSE É O TIPO DE ESTRATÉGIA PARA SALVAR O SEU DITADOR,BUSCAR APOIO DELES.CUBA,IRÃ,CHINA,CORÉIA DO NORTE,CHINA.MADURO.

  14. OLAVIO MOTTA disse:

    Assunto como esse eu gostaria de ver um pronunciamento do Pr. Silas Malafaia em vídeo, sempre gosto de vê-lo criticar, haja visto a PGR Dra. Raquel Dodge ofereceu denúncia contra Jair Bolsonaro por racismo e tantos outros absurdos, eu fico preocupado quando pessoas influentes não se pronuncia.

    1. PEDRO ACREANO disse:

      Eu concordo irmão. O antissemitismo, o ódio à Israel ficou evidenciado. Vamos orar pelo nosso Brasil. Está difícil, mas estamos começando a ganhar terreno.

  15. Manoel disse:

    “O povo árabe se juntar ao ex-presidente Lula” para que, seria possível, na cabeça da senadora Gleisi Hoffman, os árabes vir ao Brasil para praticar o terror? Tá mais que provado, com tantas ligações com ditadores, Lula/PT tem ideias imperialistas, depois veem com essa fala travestidos de democracia

Comentários encerrados.