Brasil

STF: Cunha pede suspensão de cassação e devolução do seu mandato

Imagem: DivulgaçãoO ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu nesta quinta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da cassação do mandato dele e a devolução do mandato parlamentar.

Cunha teve o mandato cassado em setembro de 2016, por 450 votos a 10, sob a acusação de ter mentido à CPI que investigou o esquema de corrupção que atuou na Petrobras. Um mês depois, o peemedebista foi preso pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato.

Na ação movida no STF, Eduardo Cunha aponta violação ao “devido processo legislativo” na cassação, pelo fato de ter sido decidida na forma de um “parecer” e não de uma “resolução”.

Dessa forma, argumentam os advogados, tornou-se impossível aplicar uma punição mais branda ao deputado, como uma suspensão do mandato, por exemplo, em vez da cassação.

“O parecer […] limita a manifestação do plenário a uma vontade binária, aprovação ou rejeição, prejudicando deliberações no sentido da reclassificação da conduta punível e, também, de agravar ou abrandar a penalidade sugerida pelo Conselho de Ética”, diz o pedido da defesa de Cunha.

Para os advogados, com a votação na forma de “parecer”, os deputados perderam o direito de “suprimir, substituir, modificar ou acrescentar” a pena imposta ao deputado.

No STF, a ação foi distribuída por sorteio para análise do ministro Ricardo Lewandowski. Como a Corte está em recesso judicial, caberá à presidente, Cármen Lúcia, de plantão, decidir sobre um pedido de liminar (decisão provisória), para suspender imediatamente a cassação.

No mérito (pedido final, a ser apreciado pelo plenário do STF), o deputado quer uma nova votação no plenário da Câmara.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: G1

4 comentários

  1. Gustavo Alves de Mello disse:

    Eduardo cunha simplesmente representa o que há de mais horroroso na política brasileira, chantagista, mal carater, bandido, cínico, sarcastico, avarento etc etc etc, não perde nada pra esses bandidos do pt/psdb/pmdb/dem/.

  2. Jary Guasina dos Santos disse:

    Até agora eu não consigo entender quais os “crimes” EC cometeu!?
    Com todo o respeito à operação lava jato, ainda estou achando que Cunha foi vítima de uma armação descabida. Ora, até a votação que caçou Dilma ele era “anjo” bastou um atitude patriótica pra virar “diabo”. Esse é o BRASIL brasileiro.

    1. Gustavo Alves de Mello disse:

      Achacou empresários – vide os requerimentos preenchidos pelo seu proprio computador. Claro que ele não assumiu.

      Agiu em conluio com Fabio Cleto da caixa economica federal, cobrando pedagios para liberação do FI-FGTS, delatado e devidamente comprovado pelo proprio Fabio Cleto.

      Utilizou-se do cargo

  3. Neuzimar Gomes Silva disse:

    Eduardo Cunha é um homem totalmente isento de escrúpulos, caráter, de humildade, de arrependimento do seu mal ato e consideração pelas pessoas.

Comentários encerrados.