Colunistas

Todo jejum serve?

Uma vida de oração e de jejum faz toda a diferença na trajetória do cristão. Entretanto, existem algumas controvérsias no meio evangélico quanto a essa prática. Vamos então esclarecer o que é jejum.

Jejuar é abster-se total ou parcialmente de água/líquidos e alimentos por um período de tempo, seja por algum motivo espiritual ou por prescrição médica. É, acima de tudo, um sinal de humildade e tristeza pelo pecado, mas também uma disciplina interior que ajuda a limpar a mente e a manter o espírito em alerta.

Antes de começar a jejuar, você precisa definir o objetivo e saber o tempo de duração e o tipo de jejum a ser feito. Pode ser um período de abstinência só de alimentos sólidos, sem incluir líquidos, ou dos dois juntos. Tenha, então, cautela ao definir o tipo de jejum, pois pode trazer sérios prejuízos à saúde. Nesse caso, quem tem problemas deve consultar primeiramente o médico e optar por um período curto de abstinência.

Este ato deve ser feito voluntariamente, após a orientação de Deus, e somente tem validade se unido à oração, ao arrependimento e a uma autorreflexão. É fundamental ter um bom motivo para jejuar, porque sem razões dificilmente haverá um resultado. Não faça, portanto, jejum para fazer barganha com Deus nem para impressionar os seus irmãos. O jejum deve ser apenas um propósito entre você e Deus, e ninguém deve tomar conhecimento (Mateus 6.18).

Outro ponto importante é atentar que, se não houver arrependimento e plena comunhão com Deus, nenhum jejum é eficiente. Jejuar é buscar a Deus. Então, isso não deve ser feito apressadamente. Precisa haver períodos de oração, adoração e leitura da Palavra.

Após iniciar o jejum, cumpra com tudo o que se propôs, pois só assim ele será válido. Ao encerrá-lo, faça uma oração de agradecimento a Deus. Pela fé, creia que Deus respondeu às suas orações, e os seus pedidos serão atendidos no devido tempo, assim como aconteceu com Daniel.

Esse profeta recebeu uma linda resposta divina após buscar em oração e jejum suplicando uma revelação ao Senhor. Daniel travou uma tremenda batalha espiritual com jejum e oração durante 21 dias (Daniel 9.20,21), porque Satanás se interpôs no caminho do anjo para impedir a resposta de Deus a Daniel. Mas o Senhor agiu poderosamente, dissipando a força do mal e abençoando seu servo.

Miguel, o príncipe dos exércitos celestiais, abriu caminho para o anjo passar e ir até onde Daniel estava. Quando o anjo se apresentou a Daniel, comunicou-lhe a resposta do Altíssimo e explicou o porquê da demora de 21 dias.

Se você tem atravessado momentos de lutas e dificuldades em sua vida e ainda não recebeu a resposta de Deus, lembre-se desse episódio narrado em Daniel 10, faça um jejum e ore um pouco mais, até o Senhor lhe responder.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Levítico 23.26,29; 2 Samuel 3.35; 1 Reis 21.4; Esdras 8.21; Ester 4.15,16;

Daniel 10.2,3; Mateus 6.18; 21.22; Salmo 51.16,17; 1 Coríntios 10.31

Pr. Silas Malafaia

Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Veja outros artigos deste colunista

9 comentários

  1. mirian irineu de souza disse:

    muito obrigado pastor Silas por essa mensagem,eu tinha muitas dúvidas sobre o jejum ,mas agora ficou bem claro.Deus te abençoe e guarde-te do mal!!.

  2. adriane disse:

    Pastor muito lindo suas mensagens ,pastor gostaria de comprar uma biblia de estudo mais declarada pois prego a palavra mas tenho dificudades para gardala.las na mente para mulher obrig pastor silas

  3. Deyse Vieira disse:

    Muito bom.

  4. josé alexandre disse:

    pr.pastor Silas o senhor é muito usado por Deus,o homem de uma boa doutrina obrigado por esses ensinamentos.sobre o jejum

  5. SERGIO MELLO disse:

    Pr. Silas , o Sr. é muito usado por DEUS , estava exatamente procurando por orientação sobre jejum por ser a minha primeira vez. Muito esclarecedor

  6. Rute Dalva Santos disse:

    Ótima e esclarecedora reflexão. Deus continue lhe usando, Pr. Silas!

  7. Diêgo Nascimento disse:

    A Paz do Senhor! Pr. Silas.
    Pastor eu gostaria que o senhor mim tirasse uma duvida sobre o jejum. Eu fui orientado que não existe jejum parcial, o jejum tem que ser com abstinência total de liquidos, solidos e tambem do sexo, como o senhor mim orientaria sobre o jejum parcial.

  8. MARCILIO disse:

    VAMOS NOS LEMBRAR O QUE DISSE JESUS CRISTO A RESPEITO DO JEJUM,ELE DISSE QUANDO JEJUAR NAO DEICHE QUE NIGUEM PERCEBA QUE ESTA JEJUANDO E DISSE TAMBEM JESUS NAO SAIA CONTANDO POR AI QUE ESTA JEJUANDO,ELE CHAMOU DE IPOCRITAS AQUELES QUE ESIBEM SEUS ATOS RELIGIOSOS POR AI,JEJUE EM SEGREDO

  9. Helenice Maria Sobral do Rosário disse:

    Importantíssima mensagem e verdadeira, que estão escritas na Santa Palavra do Senhor Deus, (Livro Sagrado Bíblia,e é um dever de nós , cristãos genuínos.

Comentários encerrados.