Brasil

Vaticano desmente PT e diz que papa não enviou terço a Lula; saiba mais

Segundo a Santa Sé, advogado argentino que tentou visitar petista na prisão não é emissário do papa, mas 'ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz'. Rosário foi entregue ao ex-presidente na tarde desta segunda-feira (11)

Segundo a Santa Sé, advogado argentino que tentou visitar petista na prisão não é emissário do papa, mas ‘ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz’. Rosário foi entregue ao ex-presidente na tarde desta segunda-feira (11)

O Vaticano desmentiu nesta terça-feira (12) a informação publicada pelo PT e pelas redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (11), de que o papa Francisco enviou um terço ao petista e que o emissário do Santo Padre, o argentino Juan Gabrois, foi impedido de visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso há mais de dois meses.

Apresentado no site e nas redes sociais de Lula como “assessor do papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz”, Gabrois é, na verdade, “ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz”, conforme o Vatican News, portal de informações oficial da Santa Sé.

“O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula”, diz nota do Vatican News.

A Santa Sé ressalta que Juan Gabrois “nunca declarou que foi o papa a enviar o terço, mas simplesmente que se tratava de um terço que tinha sido ‘abençoado’ pelo papa”. Ainda segundo a nota de esclarecimento, “terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares”.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz desconhecer o envio do rosário a Lula.

Na noite desta segunda-feira, o perfil do ex-presidente no Twitter havia publicado que “o papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba”.

Já o PT, também em sua conta na rede social, escreveu: “Papa Francisco envia rosário a Lula, mas emissário é barrado na PF”. “Funcionário do Vaticano denuncia caráter ‘estritamente político’ de decisão da PF de impedir que ele visitasse Lula e desse recado enviado pelo papa”, tuitou o partido.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

23 comentários

  1. Manoel disse:

    O Tenório, cita o capitalismo, não sou Pastor, sou apenas um crente em Jesus, que contribuo com minha igreja, nunca na minha vida, retirei qualquer vantagem da minha denominação, mas me alimento da palavra junto aos meus irmãos em Cristo. Disse Jesus: “A minha graça te basta” 2 Cor. 12:9.

    1. Mané, de que lado você está, do opressor (Império Romano – Neoliberalismo) ou do oprimido?

  2. Manoel disse:

    Richardson, criticar é quando por opinião própria deprecio aquilo que os outros creem. A princípio nada contra católico, já que falamos da fé cristã e Deus na sua inerrante palavra, não dá o direito, por mais antiga que seja minha denominação de mudar o propósito do Criador, ou seja, invenções.

    1. Manoel disse:

      Para que serve um rosário? Melhor será examinar as escrituras sagradas, fazendo aquilo que Jesus nos manda, digo: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” João 5:39. Isso sim, não é crítica, mas um mandamento do Sr Jesus…

    2. Manoel disse:

      Pense e tenha sabedoria, de que serve um barbante enfiado numas bolinhas e um crucifico pendurado? pode isso ensinar alguma coisa? Agora, se vc pega a bíblia e ler sob a orientação do Espírito Santo, meu amigo, ninguém segura, porque agindo assim, saberá o bom e propósito de Deus em nome de Jesus…

    3. Manoel disse:

      Richardson, por outro lado, peço desculpas, não porque tenha citado a palavra de Deus. A palavra de Deus é: sim sim e não não, Mateus 5:37, mas porque vejo que vc e o Tenório se sentiram ofendidos – OK, fiquem em paz.

    4. Richardson André disse:

      Manoel mais uma vez você desrespeita a fé alheia. O Terço não é para ensinar é para rezar. Do mesmo modo, posso fazer analogia sobre o Lenço umedecido de suor, Fogueiras Santas, Canetas ungidas, Óleos ungidos, o uso/ obrigação de roupas e não corte de cabelo. Entre outras coisas típicas…

    5. Richardson André disse:

      O que sempre passo para os meus catequizandos e minha assistida… Muito melhor o testemunho da sua vida em Deus, do que ficar berrando em praça pública ou fazendo proselitismo na porta da casa dos outros. Muitos irão/ poderão se converter vendo a sua vida, transformada em Cristo, do que berrada…

    6. Mané, tem que ter coerência, se vale o que Jesus disse, então pare de defender os opressores com a sua máquina de opressão (o neoliberalismo). Se quer seguir Jesus, leia os evangelhos por inteiro, não fique pinçando aquilo que te convém. Leia Mateus 25, 31-46. A tradição dos apóstolos conta sim!

  3. Michel disse:

    Independente de quem enviou o terço,esse bandido tem que permanecer preso e pagar pelos crimes que cometeu!!!

  4. Consultor do Papa confirma envio de rosário a Lula. Juan Grabois,em extensa carta ao ex-presidente Lula,diz-se consternado com o encaminhamento dado pela grande mídia e agências de checagem de notícias ao ato de entregar a ele um rosário abençoado pelo Papa. MÍDIA RIDÍCULA E SUBSERVIENTE AO CAPITAL!

  5. Manoel disse:

    O cristão deve fazer o que Jesus manda. “E respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão” Luc 19:40. Boca fecha não é sinônimo de cristandade.”Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mat. 22:29.

    1. Manoel disse:

      Mandamento: “Mas, se avisares ao ímpio, ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma” Ezequiel 3:19.
      Sem medo de errar:purgatório, rosário, missa de 7 dias e celibato não é bíblico, portanto, não estou desrespeitando a sua fé.

    2. Manoel disse:

      Com base na palavra de Deus, quem ensina uma doutrina não contida na bíblia, comete heresias e engano.
      “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” Gálatas 1:8.

    3. Se for para pregar o Evangelho, principalmente com o seu exemplo, é bom que abra a boca. Mas se for para julgar, discriminar e falar outras bobagens, é melhor que perca a língua. E o debate tratava da veracidade ou não do envio do rosário, mas você aproveitou para agredir. Cristo não faria isso!

    4. Mané, eu disse evangelhos, Ezequiel é antigo testamento. Cristo disse na última ceia que o sangue dele selava a NOVA e ETERNA ALIANÇA. Não me surpreende, os cristãos na sua maioria esmagadora está correndo dos evangelhos, porque o capitalismo foi condenado pelo Senhor Jesus. OU Deus ou mamom!

    5. Richardson André disse:

      Manoel, sim você está desrespeitando a fé alheia… O que me intriga é você questionar a doutrina católica, a qual está fundamentada há 2006 anos. Sob os ensinamentos dos Apóstolos de Jesus. Mostra desconhecimento sobre o purgatório, o rosário, a Missa de 7 dias e o celibato.

    6. Richardson André disse:

      Purgatório tem doutrina fundamentada na Bíblia, mas o Sr. Lutero retirou do canon bíblico protestante os livros que dão subsídio. Rosário (Terço) é sinal exterior de fé, objeto usado para auxiliar o fiel a rezar/ orar. Missa, toda e qualquer missa o foco é Jesus.

    7. Richardson André disse:

      A lembrança do fiel falecido ocorreu num determinado momento, durante a Oração Eucarística. Acrescentando que durante uma Missa de 7 Dias a leitura do Evangelho é Jo 11,21-26. Celibato é uma disciplina da Igreja e, pode ser mudado.

    8. Richardson André disse:

      Apenas Padres Católicos do Rito Romano são obrigados a ser celibatário. Espero que tenha entendido e, não critique o que não conhece…

    9. Manoel disse:

      Tenório Pelegão, com o surgimento do Novo Testamento o Velho não foi eliminado por Jesus, toda a bíblia é a palavra de Deus, agora, existe mandamentos do VT, que foram determinados para os judeus, ou seja, guardar o sábado, serpente de Moisés e a queima de incenso.

  6. Manoel disse:

    Esse negócio de rosário é de nenhum préstimo, ninguém evangeliza uma pessoa dando rosário. Vc quer ser evangelizado e evangelizar os outros? Leia a e distribua a bíblia!
    “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” Romanos 10:17, é bem claro, a fé é pelo ouvir e não pelo ver.

    1. Se você quer ser chamado de cristão, aja como quiser ou continue agindo assim.Mas se você quiser seguir a Cristo,antes de falar ou agir pense na forma que Ele agiria na mesma situação.Certamente que ficar calado é muito mais cristão que desrespeitar a fé alheia.O vaticano já confirmou o envio!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Você tem caracteres para usar.