Brasil

Vídeo: Magno Malta cobra redução da maioridade penal no Senado

O senador Magno Malta (PR-ES), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (17), opinou que o governo terá dificuldade de derrubar no Congresso projetos de redução da maioridade penal. Ele argumentou que a proposta tem expressivo apoio popular e que os parlamentares terão de prestar contas a seus eleitores. (Veja o pronunciamento no vídeo abaixo).

Malta ironizou a declaração do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que afirmou que a base de apoio ao governo votará contra a redução da maioridade. “Será que a base ouvirá a voz de comando de um ministro, só porque ele quer? E os estados? E os municípios? E as periferias?”, indagou.

Malta informou que pediu ao senador Pedro Taques, relator da comissão que estuda as alterações do Código Penal, que leve todos os projetos que sugerem a redução da maioridade para a discussão naquele colegiado. Um deles, de sua autoria, determina que quem cometer crime de natureza hedionda, independentemente da idade, perderá a menoridade para fins de responsabilização. Ele ainda sugeriu a criação de centros de reeducação esportiva que orientem os jovens infratores à prática de esportes de alto desempenho.

No pronunciamento, o senador citou pesquisa do Instituto Datafolha segundo a qual 93% dos moradores da capital paulista apoiam a redução da idade para imputabilidade (responsabilidade) penal.

Leia também: Alckmin propõe 8 anos de pena para menor reincidente em crimes

Em apartes, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) declarou apoio à redução da maioridade penal ao considerar que no Brasil o voto é permitido desde os 16 anos, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) declarou sua convicção de que a garantia de uma renda mínima afasta adolescentes do crime.

Qual é a sua opinião sobre este tema? Deixe o seu comentário no Verdade Gospel e participe da nossa enquete, localizada no final da página principal do portal.

Fonte: Agência Senado

Assista ao vídeo:

152 comentários

  1. Pr: Abmael Barros disse:

    Vamos pedir AOS POLÍTICOS para que o voto e a licença de habilitação que aos 16 anos é permitido seja cassado, é mais que justo. Vamos ver se os políticos vão aceitar.

  2. ires disse:

    Certíssimo, Senador!!
    Um garoto de 12,13,14,15,16,17,18 anos sabe muito bem o que está fazendo. Sem disciplina a situação tende a piorar.

    Atitude já!!

  3. Anna Paula disse:

    Tem sim que reduzir a maioridade penal porque o jovem sabe muito bem o que faz. E apesar da vida triste de muitos no passado nada justifica o cometimento de um crime.

  4. mauro disse:

    SE DILMA CONTINUAR NADA VAI MUDAR . DEVIDO SUA IDEOLOGIA E POLITICA EQUIVOCADA JA COMPROVADA EM 12ANOS DE PT. ESTAO SENDO OMISSOS OU IMPROFICIENTES NOS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES. MUDANÇA JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA´!2014

  5. wal disse:

    PLEBISCITO JÁ BRASIL!!!

  6. Nelson Luperini disse:

    Parabéns Senador Magno Malta! È de homes como o Senhor e o Pastor Silas Malafaia que precisamos aí no senado, para combater essa pouca vergonha , e esses malditos assassinos de menores que estão deixando tada população sem o ssossego familiar que todo brasileiro tem direito. Como pode ocidadão com 16 anos poder votar para escolher talvez políticos inescropulosos, como a maioría que existe em nosso país e não ter responsabilidades com os atos de criminilibidade que cometem? Eu acho que a penal

  7. Walter Quirino Fiel disse:

    Concordo plenamente com V.Excia, Senador Magno Malta, assim como a grande maioria dos brasileiros. Parabéns por seu posicionamento

  8. antonio fernandes de andrade disse:

    Se a maioridade penal não for reduzida neste pais,é melhor que seja fechado o congresso nacional e seja ignorado as leis inoperantes que temos,Senhores prestem atenção no verdadeiro interesse que a maioria dos legisladores tem,acorda Brasil o combustivel desses senhores é o voto,negue isso a eles voçe manda apesar de não saber disso.Vçe tem o poder nas maos, exija.

  9. PAULO disse:

    Parabéns ao senador Magno Malta pelo discurso !!!

    o povo pede REDUÇÃO DA MAIORIDADE JÁ !!!

  10. Alan Reis disse:

    Absolutamente CONTRARIO ao Projet de redução da maioridade penal. Em sua maioria, os jovens que adentram na estrada do crime são guiados pela condição de miserabilidade social a que são impostos, onde o grande responsável é o Estado.

  11. JAIRO ROBERTO ZANIS disse:

    Parabéns Senador Magno Malta, é de Pessoas como você que o nosso Brasil Precisa..Magno Malta para presidente Já…

  12. esses bandidos de menores deverão entrar é em bala na cara, comecem a matar os de menores pra ver o que vai acontecer, os dereitos humanos vai dizer ó coitado, coitado e o carai.

  13. Selmo Cesar Valadares disse:

    Sou a favor, devemos colocar leis mais duras neste país sim. E devemos, sim reduzir a maioridade penal já. Que Deus nos abençoe nesta luta.

  14. Josias disse:

    CONCORDO EM NUMERO GÊNERO E GRAU ESTOU MUDANDO MEU DOMICILIO ELEITORAL
    PARA NÃO FICAR SEM ESSA VOZ NO SENADO

  15. ANTONIO SILVA FIGUEIREDO disse:

    concordo com o senador magno malta.

  16. Adilson disse:

    Redução da idade penal sim, para bandido, garantia de renda mínima, sim, é só parar de dar cesta básica, bolsa disso,bolsa daquilo, e dar trabalho renumerado!! Eu trabalhei com carteira assinada pra ganhar meio salário mínimo, uma ninharia, uma miséria, porém não tive tempo pra tramar barbaridades, eu tive trabalho, e é claro, faltou apoio sim, não é somente meio salário mínimo que vai resolver o problema, precisa ser tratado de forma mais ampla, mais macro e começa pelo trabalho!!!

  17. Roberto Dias dos Santos disse:

    Esse negocio de manter idade penal aos dezoito é conversa de quem é ligado ao trafico de drogas, vai ver tem gente ai recebendo propina de traficante para não reduzir a idade penal. E vai ai um recado pra CNBB, Se vocês estão passando a mão na cabeça dos pseudos menores, porque é que vocês não criam centros de recuperação para menores infratores, ou abrir em todo o Brasil cursos profisinalizantes? Já que vçs tem tanto dinheiro pra gastar com marketing do congresso mundial de Jovens.

  18. maria disse:

    DEUS É CONTIGO SENADOR MAGNO MALTA ,PARABENSSSSSSSSSSSSSSS.

  19. Izaqui disse:

    Eu concordo com o Senador Malta : Temos que classificar os crmes e não a idade . O julgamento deve ser de acordo com a periculosidade e não com idade , e responsaves serem penalisados tambem .

  20. Sulamita disse:

    UOL, IG e TERRA são portais GAYS, já bloquei estes 3 sites para que minhas crianças não tenham acesso… FAÇA O MESMO E ESPALHEM!!!!

  21. Manoel Germano de Oliveira disse:

    Santa Luzia-Ma. Senador Magno Malta, eu tenho 63 anos mais plenamente com a redução da menoridade penal. anos atrás, os debates eram para 16 anos. Já se passaram vários ano. Porém eu em meu ponto de vista crítico, não dar mais para 16 anos. Muitas coisas mudaram e esses homens estão muito mais informado em relação a tudo, eu diria que essa redução deveria ser de 13 anos, ou então, a lei a ser aprovada deveria ser aplicada para quem tira a vida, não importando a idade, seja criança ou velho.

  22. jorge helt neto disse:

    nConcordo com o Senador Magno Malta pela redução da maioridade penal, só não concordo com ele quando ele se solidarisa com a Dilma e todo esse pessoal do PT que no passado quiseram botar fogo no nosso País e transforma-lo numa Cuba.

  23. Carlos Madeira disse:

    Sou favorável à responsabilidade penal a partir dos 12 anos.

  24. Não devemos abusar de uma Democracia, achando que tudo pode, a liberdade também tem seu limite dentro de uma Sociedade justa,hoje o jovem de 16 anos tem o saber do que é mal ou não, e a lei que responsabiliza aos pais, não funciona mais, o governo se isenta dessa responsabilidade também,, então faça o que a sociedade quer, penalizar os bandidos acima de 16 anos, retirando a sua irresponsabilidade, e pagando o seu crime de acordo com o código penal para todos os que pratica.

  25. Ferreira Junior disse:

    Os “menores” escolhem os seus governantes mais não respondem pelo seus crime isto é Brasillllllll

  26. menores que praticam crimes hediondos, são criminosos,lugar de criminoso é na cadeia,não?, quanto ao suplici, como é devagar., magno malta meu representante no senado.

  27. Euclides santos disse:

    Sou sim a favor da redução da maioridade penal, e também acho que já estamos muito atrasado neste assunto, quantos cidadãos Brasileiros ainda vão precisar morrer nas mãos desses bandidos menores para se tomar uma providência?. E mais, o Brasileiro gosta tanto de copiar o Americano principalmente o idioma, as vezes chegamos em uma loja, em um restaurante, parece mais que estamos nos Estados Unidos, por que não copiam as leis Americanas.

  28. Euclides santos disse:

    Parabéns ao senador Magno Malta, apesar da descrença do povo Brasileiro nos políticos, eu creio que ainda existem alguns políticos honrados que tem a coragem de lutar pra mudar a situação do nosso País

  29. Ijefisson Barros Neves disse:

    Excelente discurso. Excelente fala. Excelente exemplo.
    Concordo em gênero,número e grau.
    Conheço o Senador Antonio Malta, desde sua juventude,ainda quando era Seminarista, estudante de Teologia em Recife, e que alguns finais de semana fica em nossa casa.
    Esse é sério, acima de tudo crente, e de caráter.
    Deus o abençoe mais e mais;

  30. eliete ferreira disse:

    Querem esses bandidos como crianças e as crianças mesmos que precisam de proteção não tem assistência necessária, quem vive defendendo esses criminosos que não tem mais de menores, estão provando que não sabem a verdadeira situação do país!!!

  31. Francisco da Silva Barbosa disse:

    Pergunto, qual o interesse do governo do PT ser contra a redução da maioridade? Tem um fundo nisso! Nos Estados e a maioria da Europa, menor matar, roubar e estuprar será julgado e condenado na condição de maior de 18 anos. A corda Congresso voces estão aneziados!

  32. alb disse:

    Eu concordo com o Senador Malta. Qualquer crime praticado por qualquer ser humano por devida escolha ou irresponsabilidade, deve ser castigado sob pena da lei. E acrescento mais; nos crimes bárbaros e crueis, pena escrape.

Comentários encerrados.