Mundo

‘Vivas': artista cria bonecas perfeitas que parecem humanos

O programa ‘Fantástico’, da Globo, fez matéria sobre uma artista criadora de uma intrigante boneca. Laurence Ruet mora em Dijon, a uns 300 quilômetros de Paris. Ex-secretária, ela se apaixonou pela possibilidade de virar artista, criar algo muito diferente de um objeto tão simples como uma boneca.

Ela explica que as pessoas olham e meio que se apaixonam. É como se fossem chamadas, atraídas – não resistem.

O formato da cabeça é talhado numa bola de isopor, coberta de papel-alumínio. Depois é a hora de uma camada de massa de modelagem. Mesmo faltando as orelhas, o cabelo, dá para reparar como a expressão já é perfeita. É como se estivesse não só olhando, mas sendo olhado.

Os olhos dos bonecos franceses são importados da Alemanha

Laurence Ruet foi se aperfeiçoando ao longo dos últimos 17 anos. Ao reparar os dedos, a mãozinha, a delicadeza, a perfeição da boneca, nota-se que é uma mistura de um trabalho de artista, mas também de artesã.

Tudo demora para ser feito. Cada uma precisa de 80 horas de trabalho, e assim ela produz sozinha não mais que 20 unidades por ano. Que podem custar até R$ 6 mil.

Cada boneca leva cerca de 80 horas para ficar pronta

Uma coisa que chama atenção na expressão das bonecas de Laurence é que são raras as que estão sorrindo. E isso é de propósito, exatamente para distanciar o trabalho dela das bonecas comerciais que são vistas nas lojas, que na maioria das vezes têm uma carinha com um sorrisinho. Aliás, isso é algo que as crianças sempre reparam e perguntam.

Laurence costuma dizer às crianças que elas não riem o tempo todo. E ela sempre diz não aos pais que pedem para ela reproduzir a foto de um filho vivo ou que se foi.

“Não sou Gepetto”, ela diz. As bonecas dela não são Pinóquio que voltam à vida, como na história infantil.

Brasil

No Rio de Janeiro, Lenira Alvarenga só faz bebês. Quer dizer, ela constrói bonecas que também parecem nenéns de verdade, com feições, peso e roupas. Custam a partir de R$ 1 mil.

“São obras exclusivas. Eu nunca mais vou conseguir fazer um bebê igual a outro”, diz Lenira, que dá nome a cada um e cria uma ‘espécie de registro’ para cada criação.

Ednalva Pereira, que trabalha em uma creche, é uma colecionadora e admiradora do trabalho da artista carioca. Já tem cinco bonecas.

Sem filhos, ela diz que sente carinho pelos bebês de mentira. Ednalva é mais um prova viva de que boneca tem sempre o seu valor.

Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Fantástico

9 comentários

  1. Cleidenir aparecida Barbosa disse:

    Maravilhoso trabalho e quero que me retorne pois quero uma boneca dessa!!! Perfeito e abençoado trabalho.

  2. leticia disse:

    HA! É LEGAL ESSE TIPO DE TRABALHO,SÓ NÃO PODEM FAZER DE UMA BONECA UMA ALMA VIVA POR EXEMPLO, DE UM FILHO QUE JÁ MORREU!!!

  3. rosana dos santos disse:

    Gostária de saber o valor das bonecas,são lindas.
    Aguardo resposta,obrigada…abraços

  4. Lucila Edwiges da Silva disse:

    Eu amo esta tecnica da modelagem tenho muita abilidade e gostaria muito de aprender esta técnica da Laurence !! Alguém poderia me ajudar??? Please!!!

  5. Eliane disse:

    Illuminatis empurrando a agenda transumanista

  6. ricarda disse:

    Eu gostaria d sber aqui no rio o endreco da artista plastica

  7. HUMMMbertoh disse:

    Eu ia dizer que é um talento e tanto. Mas espero que Laurence não seja chamada a fazer um “nossa senhora”. porque nesse caso os idólatras iriam se aperfeiçoar no pecado da idolatria. Eu já vi pessoas, inclusive padres, “conversando” com imagens e beijando-as, como se elas pudessem ouvir ou ver.

  8. vivanei (nei recanto das emas 601) disse:

    bem, tudo aquilo que vc adora ou tem sentimento como sendo augo vivo e capaz de receber este carinho , tem augum receptor as bonecas sao objetos inanimados (para mim até asustadoras) porem as pesoas compram e pagam crisimo por elas e veem nelas crianças, dão carinha,afeto como se asim fosem augo canaliza esta devoção pode cre, as carinhas tristes leva as pessas a querer,a amar e proteger estas bonecas que horor heim?

  9. Mauricéa Moura Santos disse:

    Gostaria de saber o endereço ou outra forma de me comunicar com a sra. Lenira Alvarenga, sobre os bebes que ela fabrica, queria adquirir os mesmos.

Comentários encerrados.